Abertura de Portas das Basílicas Romanas pelo Papa Marca Início de Nova Fase para a Igreja Católica

CIDADE DO VATICANO (AP) -- Pela primeira vez na história, o papa abrirá as Portas Santas das quatro basílicas romanas para comemorar a chegada do novo milênio cristão. Funcionários do Vaticano deram detalhes das cerimônias e das inovações que o papa João Paulo II introduzirá nas celebrações do ano 2000.

A Igreja Católica celebra os Anos Santos desde o século XIV e o início de cada um deles foi comemorado com a abertura de uma porta especial que se encontrava fechada. A tradição data de 1423.

Para os fiéis, as Portas Santas são um símbolo do caminho para a salvação.

O Ano Santo de 2000 começa oficialmente em menos de duas semanas, na véspera de Natal. Nessa noite, em uma cerimônia que relembrará o passado da Igreja e abraçará seu futuro geograficamente diverso, o sumo pontífice abrirá as duas portas de bronze da basílica de São Pedro e depois se ajoelhará em frente a um altar para rezar.

Católicos da Ásia e do Sul do Pacífico enfeitarão a entrada com flores e perfumes, enquanto um grupo de músicos interpretará peças típicas do Japão e da China.

O papa entrará na basílica ao som de cornetas africanas que simbolizam a alegria de um ano tão especial.

As flores, o perfume, a música e os fiéis do mundo todo deverão representar "a universalidade da salvação e a missão da Igreja", disse o bispo Piero Marini, encarregado da liturgia pontifícia.

Além das portas da basílica de São Pedro, também serão abertas as da igreja de São João, no dia de Natal; as de Santa Maria, em primeiro de janeiro e as de São Paulo, no dia 18 do mesmo mês.

Fonte: http://www.cnnbrasil.com 


 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com