Começa Hoje o Ano da Recuperação da Supremacia Papal: Veja os Detalhes!


TENDÊNCIAS E DEBATES

O Grande Jubileu do ano 2000

LUCAS MOREIRA NEVES

Na noite santa de hoje, antes da missa do Natal, o papa João Paulo 2º, com três marteladas rituais, estará abrindo, na basílica de São Pedro, no Vaticano, a Porta Santa.

Esse rito vem se repetindo há sete séculos desde o primeiro Ano Santo, em 1300, sob o papa Bonifácio 8º, quando a porta se abriu a um peregrino especial, entre muitos outros -Dante Alighieri, o genial poeta florentino. Fechada ordinariamente, a Porta Santa permanece aberta durante os anos jubilares, proclamados pelos papas de 25 em 25 anos.

O Jubileu do qual estamos nos aproximando é especial. Assinala a passagem de século e de milênio. Celebra, se não cronologicamente, ao menos idealmente, 2.000 anos do mistério da encarnação e do nascimento do redentor Jesus Cristo.

Quem visita Roma de dois ou três anos para cá encontra a cidade transformada em um canteiro de obras. Se lamenta os inconvenientes criados pelas muitas obras, recebe como resposta: "São para o Jubileu!". Corre assim o perigo de conceber o Jubileu como um "business" envolvendo milhões de turistas, como uma gigantesca empresa de viagens e de hotéis ou como uma produção midiática... E é verdade que poderia transformar-se nisso.

No espírito de João Paulo 2º, ao contrário, desde a primeira vez em que falou do assunto, na sua primeira encíclica, "Redemptor Hominis", depois na carta apostólica "Tertio Miliennio Adveniente", na bula de proclamação do Ano Santo "Incarnationis Mysterium" e em tantas outras ocasiões, vem incansavelmente sublinhado o lado espiritual do Jubileu. Em uma reunião de preparação, ouvi, feliz, o representante das igrejas protestantes acentuar esse fato como altamente positivo. É o que permitirá cruzar a soleira do milênio sem "milenarismos", sem angústia, sem profecias de mau augúrio, sem festejos superficiais.

Alguns pontos desse lado espiritual são de primordial importância. 

O primeiro é a referência do Jubileu à Santíssima Trindade. Não por acaso, mas com a intenção de pôr em relevo essa referência, o santo padre desejou colocar os três últimos anos, 1997-99, como tempo de meditação adorante sobre as três pessoas divinas.


O Jubileu é uma chamada forte à transcendência, ao absoluto de Deus na vida do homem

Num tempo ameaçado pelo ateísmo, pelo secularismo ou por concepções errôneas ou incompletas de Deus, sobretudo no meio da juventude, o Jubileu é uma chamada forte à transcendência, ao absoluto de Deus na vida do homem.

Em Deus-Trindade, o Jubileu evidencia sobretudo a indulgência, a infinita bondade. As indulgências obtidas durante o Jubileu são apenas pálida imagem do atributo primeiro do Deus de Jesus Cristo, o qual, diversamente das divindades de outros cultos, se define como amor, como aquele que amou primeiro. Essa benignidade de Deus, a consciência que dela toma o homem e a atitude humana correspondente são capitais no Ano Santo.

Em terceiro lugar, o Jubileu quer voltar os olhos, não só dos católicos, mas de todos os cristãos -e até dos não-cristãos e dos que não professam nenhuma religião-, para a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Comemora-se o bimilenário da sua vinda entre nós. Recorda-se o fato de que, queiramos ou não, a história se divide em duas partes: antes e depois do nascimento de Cristo. O Jubileu não poderia deixar de ser um fato cristológico.

Nossa atitude humana durante o Jubileu é, antes de tudo, de conversão, isto é, de caminho para a frente, ao encontro do Deus que nos procura e ao qual com facilidade voltamos as costas. Conversão que é mudança de vida radical, individual e coletiva. A Igreja em jubileu se esforça por tornar-se o que ela é no plano de Deus e no projeto de Cristo. Na Igreja cada um se esforça por encontrar a própria identidade.

Depois, como no jubileu judaico descrito no livro do Levítico (Lv 25), todo jubileu -e especialmente este- deve ser de reconciliação entre os irmãos; a restituição do patrimônio, o perdão das dívidas de país a país (inclusive, por que não, da dívida externa) fazem parte assim do Jubileu. A graça do Jubileu é a do perdão das ofensas, a do amor ao próximo, inclusive aos inimigos, a do esquecimento dos próprios interesses na busca do bem comum, sobretudo dos mais desassistidos. É significativo que na bula "Incarnationis Mysterium" o papa sublinhe fortemente que, para viver o Jubileu, se não se pode fazer peregrinações e outras iniciativas, são mais importantes os atos de misericórdia, as ações em favor do próximo mais necessitado, a atualização da parábola do bom samaritano.

O Jubileu não seria completo se não trouxesse consigo uma atitude de autêntico ecumenismo espiritual, doutrinal, prático; uma dimensão missionária da Igreja em direção aos que não conhecem Jesus Cristo ou aos que vivem como se não o conhecessem; uma dimensão de penitência dos próprios pecados; uma memória dos antigos e modernos mártires da fé, caridade, justiça, postos como modelos de opção cristã; uma presença revivida de Maria, que, "em obediência perfeita ao Pai, gerou para nós na carne o filho de Deus" ("Incarnationis Mysterium").

Expressões normais do Jubileu, vividas em Roma e em todas as dioceses do mundo, são a oração, a prática sacramental, a caridade para com o próximo, as peregrinações...

De hoje, noite santa do Natal de 1999, até o dia 6 de janeiro do ano 2001, viveremos jubilosos -depende de cada qual- o grande evento jubilar.

D. Lucas Moreira Neves, 74, cardeal, é prefeito da Congregação para os Bispos do Vaticano. Foi primaz do Brasil e arcebispo de Salvador (BA), de 1987 a 1998, e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), de 1995 a 1998.

Folha de S.Paulo - Opinião - 24/12/1999


O novo carrão do papa

Presente dado a João Paulo II cria desconforto

CIDADE DO VATICANO - O novo papamóvel, dado de presente pela Fiat anteontem ao Vaticano, já está dando dores de cabeça à Santa Sé. A notícia de que a companhia teria dado ao papa uma lembrancinha de quase US$ 2 milhões foi assunto dos principais jornais da Itália ontem. Rapidamente a Cúria Romana e a fábrica de automóveis desmentiram o levantamento de custos feito por uma revista especializada em veículos, mas o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, disse que, se tivesse imaginado "a sensação negativa criada [pelo presente] possivelmente o carro não teria sido aceito".

O Vaticano chegou dizer que consideraria "inoportuno" um presente tão caro. "Pareceria um insulto aos pobres, um presente milionário para o papa às vésperas do Natal, enquanto muitas pessoas no mundo inteiro não terão como festejar", disse Navarro Valls. O porta-voz afirmou que o cálculo dos custos do veículo estavam errados, argumentando o mesmo que a Fiat.

A fábrica informou que o carro - um novo Lancia - é ainda um protótipo, embora em fase final já. De acordo com a Fiat, nos cálculos feitos por uma revista estão incluídos gastos relacionados à pesquisa para a fabricação em série desse modelo, que a empresa pretende lançar em breve.

O novo papamóvel doado pela Fiat é uma limusine conversível com um grande assento para o papa e outro, menor, para seu secretário. O carro tem quase cinco metros de comprimento, pesa duas toneladas, ganhou uma blindagem especial e dispõe de um sistema de alto-falantes para o papa poder falar com os fiéis em seu trajeto.

Numa atitude que contrasta com o recebimento do presente milionário, o Vaticano convidou ontem um mendigo para assistir à cerimônia de abertura do Jubileu 2000. O mendigo, figurinha fácil do Vaticano, se aproximou há alguns dias do Portão de Bronze da Basílica de São Pedro e pediu para presenciar o evento, informou o Navarro Valls.

Para marcar o jubileu, o papa abrirá, pela primeira vez na história, as portas santas de São Pedro e das três grandes basílicas de Roma - São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. Para a abertura do Portão de Bronze de São Pedro, hoje, um total de 62 mil pessoas reservou lugar no Vaticano. A maior parte assistirá tudo da Praça de São Pedro. Só 8,2 mil poderão entrar na basílica - entre elas o mendigo, que ficará entre personalidades como o presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi.

Jornal do Brasil - Internacional - 24/12/1999


RELIGIÃO

Jerusalém, Belém e Roma concentram as principais celebrações dos 2.000 anos de nascimento de Jesus

Terra Santa aguarda 3 mi de cristão

PAULO DANIEL FARAH
enviado especial a Jerusalém

Os cristãos comemoram a partir de hoje o Grande Jubileu dos 2.000 anos do nascimento de Jesus Cristo com grandes eventos no mundo inteiro. Roma, Jerusalém e Belém concentram as principais celebrações religiosas.

Em Roma, o papa João Paulo 2º abre a porta santa da basílica de São Pedro e faz o discurso "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo).

A Igreja da Natividade celebra a Missa do Galo, à meia-noite, no local onde Cristo nasceu, em Belém. Na "cidade da paz" -Jerusalém-, religiosos carregam cruzes e rezam na Via Crucis.

Milhões de peregrinos participam das festividades de Natal e Ano Novo, que incluem, além das missas tradicionais, concertos de música sacra e vigílias pela paz.

O Ministério do Turismo da Itália espera cerca de 26 milhões de turistas em Roma no ano que vem. À Terra Santa devem vir mais de 3 milhões. Eventos megalômanos marcarão o dia 31 em locais como a Times Square (Nova York), a torre Eiffel (Paris) e o Domo do Milênio (Londres).

Religião com o maior número de adeptos (cerca de 2 bilhões), o cristianismo influenciou diversas culturas. Os calendários em quase todo o mundo ocidental se baseiam no nascimento de Cristo, ainda que essa data tenha sido estabelecida no século 6 com base em cálculos errados -Cristo nasceu provavelmente em 4 a.C..

Embora a chegada do ano 2000 seja, em princípio, uma festividade apenas cristã, países com outras maiorias religiosas, como Egito, Israel e Índia, também promovem grandes festas. Muçulmanos, judeus e hindus seguem calendários próprios.

O Vaticano dedicou especial atenção a esse momento. Os três anos anteriores a 2000 -1997, 1998 e 1999- foram instituídos pelo papa como período de preparação da igreja e dos católicos para o Jubileu. Os sínodos (reuniões de cardeais), que normalmente acontecem a cada quatro ou cinco anos, passaram a ser anuais nesse período. E a Igreja Católica ampliou os processos de beatificação e canonização.

Visita à Terra Santa
O papa realiza, em março, um de seus maiores desejos: visitar a Terra Santa. O roteiro incluirá Belém (cidade natal de Cristo), Jerusalém (onde ele foi crucificado) e Nazaré (onde cresceu).

João Paulo 2º, 79, tem uma saúde frágil. O último papa a visitar Jerusalém foi Paulo 6º, que esteve lá em 1964.

Na eminência do terceiro milênio, o papa vem promovendo uma campanha ecumênica e inter-religiosa. Em maio, ele realizou a primeira visita de um líder da Igreja Católica a um país de maioria ortodoxa: a Romênia.

Folha de S.Paulo - Internacional - 24/12/1999


RELIGIÃO

João Paulo 2º inicia celebração dos 2.000 anos do cristianismo; cidade espera 26 milhões de peregrinos

Papa abre hoje em Roma o Jubileu do ano 2000

Associated Press- 17.dez.99
A nova iluminação da basílica de São Pedro, no Vaticano, que será acesa hoje logo após a abertura da porta santa pelo papa João Paulo 2º, o que dará início oficialmente ao Jubileu do ano 2000.

MICHEL BÔLE-RICHARD
do "Le Monde", em Roma

Em Roma, o ano 2000 começa na noite de Natal. Mais exatamente às 23h30 de hoje, quando João Paulo 2º abrirá a porta santa na basílica de São Pedro, e a luz iluminará todo o edifício, até então envolvo pela penumbra. O papa se ajoelhará e os coros cantarão "Cristo ontem e hoje, fim e começo". Assim começará o Ano Santo, destinado a comemorar os 2.000 anos do cristianismo. Será a abertura de uma série de eventos essencialmente religiosos que irão até 6 de janeiro de 2001.

João Paulo 2º abrirá ainda as portas santas de três outras basílicas romanas nas quais peregrinos pedirão perdão por seus pecados: São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros. Depois, datas comemorativas quase incontáveis se sucederão. A primeira é o dia das crianças no dia 2 de janeiro, seguido por um dia das famílias, um para os jovens, um para os esportistas, um para os policiais etc.

A afluência a Roma, segundo previsões, será imensa: pelo menos 26 milhões de peregrinos, sendo 17 milhões italianos e 9 milhões estrangeiros, praticamente o dobro do número normal de visitantes (14 milhões em 1998).

Isso preocupa a cidade, que tem 2,7 milhões de habitantes. Mais de 50 mil pessoas já pediram para assistir à missa de Natal na basílica de São Pedro. Sete mil felizardos terão esse privilégio. Os outros acompanharão o evento em grandes telões junto à fachada, restaurada, da igreja.

Muitas outras igrejas da capital se beneficiaram da operação. Foi um festival de restaurações. Roma quis se reconstruir em beleza, ganhar um brilho renovado para a passagem do milênio. Era um processo necessário. Mas sua realização não ocorreu sem obstáculos, causando um caos gigantesco e muita polêmica.

Giovanna Melandri, ministra dos Bens e Atividades Culturais, no entanto, demonstra completa satisfação. "Missão cumprida. Era um desafio, mas nós vencemos", alega, oferecendo uma série de números para corroborar sua opinião: 245 dos 263 programas de restauração foram concluídos. E 99% dos US$ 22 milhões destinados pelo governo aos projetos foram utilizados.

Só na cidade de Roma, 83 igrejas, 35 museus e 30 monumentos ou locais arqueológicos foram restaurados, reformados ou recuperados. Só restam 15 para os quais os prazos não puderam ser cumpridos. Trata-se de uma notável injeção de juventude, uma mudança radical para recuperar o valor de um passado muitas vezes negligenciado, quase abandonado, desprovido de recursos.

As 263 intervenções realizadas têm importância desigual, algumas modestas, outras essenciais, como na Galeria Nacional de Arte Moderna, que foi reestruturada, com a abertura de 20 salas dedicadas à pintura da primeira metade do século 20, onde há 600 obras em exposição.

Nas Termas de Caracalla, será agora possível visitar as galerias subterrâneas, enquanto que em Ostia Antica, o velho porto romano e o Museo Ostiense serão reabertos, e novos percursos serão possíveis. Na primavera do ano 2000, o Museu das Termas de Diocleciano, completamente restaurado, uma vez mais estará acessível, com novas salas para exposições temporárias.

Roma se tornará ainda mais bonita, rica, atraente e, sobretudo, aberta, graças a horários mais flexíveis e estruturas renovadas.

Roma mudou. Felizmente, porém, não muito. Ela revelou novos tesouros e se preparou para a entrada do próximo milênio, a tal ponto que Giovanna Melandri afirma: "creio que não haja nenhuma cidade do mundo que tenha realizado tanto no curso dos dois últimos anos".

Para o Jubileu, a previsão inicial envolvia outras obras, como um verdadeiro plano de modernização da cidade a fim de melhorar seu funcionamento bastante caótico. Mas as grandes ambições se reduziram sensivelmente.

No campo da infra-estrutura, a prefeitura se contentou em fazer o mínimo necessário para atender ao maciço afluxo de peregrinos, mas sem empreender trabalhos indispensáveis para evitar a paralisia e dotar a capital de potencial para o desenvolvimento futuro.

Depois do regime fascista de Benito Mussolini (1922-1943), praticamente nada mais foi construído na Cidade Eterna, e o grande auditório, obra do arquiteto Renzo Piano e símbolo da renovação, não será concluído antes do ano de 2002.

É verdade que é difícil deitar fundações em um subsolo cravejado de vestígios. Nova demonstração disso foi oferecida com a construção da garagem subterrânea sob o monte Janículo, quando foi encontrada uma casa supostamente pertencente a Agripina, mãe do imperador Nero. Sempre que esso tipo de coisa acontece, as polêmicas sobre a destruição do patrimônio histórico se renovam. Resultado: a obra pouco avançou.

Isso não quer dizer que a necessidade de dar a Roma uma infra-estrutura digna de uma capital seja menor. O governo em geral se limita a realizar reparos, os quais representam melhoras, com certeza, mas não facilitam profundamente a vida cotidiana, que pode se transformar num pesadelo ao longo do Ano Santo.

Sem dúvida, os trabalhos de aperfeiçoamento das estações ferroviárias, de ampliação da estrada que conduz ao aeroporto e do anel rodoviário que cerca a cidade, bem como o aumento do número de vagas em hotéis e hospitais, não podem ser esquecidos, mas é estranho vê-los não como algo corriqueiro e sim como realizações excepcionais.

Mas sem dúvida houve progresso, e a maior parte dessas 700 obras, grandes e pequenas, deve estar concluída até o final do ano, segundo Francesco Rutelli, o prefeito de Roma, que estima que 91% delas serão concluídas em tempo. Falta pouco tempo para conferir.

Tradução de Paulo Migliacci

Folha de S.Paulo - Mundo - 24/12/1999


Papa abençoará atletas da Maratona do Milênio

ROMA - O papa João Paulo II dará a benção aos participantes da Maratona do Milênio, marcada para o dia 1º, em Roma. O pontífice decretará a partida da corrida, na Praça de São Pedro. Os corredores passarão por Roma Antiga, pelo Coliseo e pelas Termas de Caracalla, pontos turísticos da cidade, até chegarem ao Fóro. Os quenianos Josephat Kiprono, Philip Tanui, Sammy Korir e Tegla Loroupe são os favoritos ao título da prova.

Estado de S.Paulo - Esportes - 24/12/1999


RELIGIÃO

Papa João Paulo 2º lançou campanha

Igreja de SP apóia o perdão de dívidas

da Reportagem Local

A Igreja Católica está engajada na campanha internacional de perdão das dívidas dos países pobres. Essa posição, defendida pelo papa João Paulo 2º, é apoiada pelos bispos brasileiros e será reforçada durante as comemorações do Grande Jubileu do ano 2000.

Os festejos começam neste Natal e vão até o dia 6 de janeiro de 2001. Os jubileus ocorrem de 25 em 25 anos e são celebrados desde 1300. Segundo o Antigo Testamento, nesses anos, além do perdão aos pecados, os cristãos também poderiam ter suas dívidas perdoadas.

O arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, fará uma caminhada amanhã no centro da cidade como parte da inauguração das comemorações.

João Paulo 2º determinou que no ano jubilar qualquer católico pode receber indulgência pelas faltas praticadas se visitar um santuário indicado pelo papa ou pelos bispos diocesanos e lá confessar, comungar e rezar.

Folha de S.Paulo - Brasil - 24/12/1999


Papa destaca o valor do ministério petrino

Vaticano, 22 (NE) O Papa Joao Paulo II recordou ontem o valor do ministerio que o Sucessor do primeiro Apostolo exerce, ao longo de um encontro com membros do Colegio Cardinalicio e da Curia Romana para a tradicional saudacao pelo Natal. Em suas palavras, o Santo Padre destacou o servico que significa o ministerio petrino, ressaltando que se a vocacao do sucessor de Pedro, rodeado por seus colaboradores, possui um significado particular na Igreja é porque constitui efetivamente um ministerio, um servico. Cristo disse a Pedro: 'Confirma teus irmaos'".

"Somente em virtude da forca de Cristo -recordou o Papa ao refletir sobre a missao do Pontifice- pode dar apoio aos seus irmaos, a pesar de sua debilidade pessoal. E necessario ter presente esta verdade sobre o 'ministerium petrinum'. Nao pode ser esquecida jamais por aquele que como Sucessor de Pedro exerce este ministerio e nao devem esquecer aqueles que, de alguma maneira, participam nela".

Da mesma forma, o Santo Padre recordou os anos de preparacao que vieram se realizando em vistas ao grande Jubileu do Ano 2000. Alentando a promocao de uma "cultura da caridade", recordou que "o anuncio da salvacao nao pode deixar de estar acompanhado por um testemunho ativo de caridade".


Patriarca Latino de Jerusalem envia mensagem de paz e esperanca neste Natal

Roma, 22 (NE) Uma "mensagem de paz e esperanca, fundada na presenca de Deus entre nos no misterio de sua Encarnacao e Natividade", foi enviada pelo Patriarca Latino de Jerusalem, Michel Sabbah, por ocasiao da celebracao do Natal. "O Natal este ano e especial -destaca o Patriarca Sabbah- pois celebra o 2000 aniversario do nascimento de Nosso Senhor e Deus Jesus Cristo... Aclamamos ao Senhor por este dom e pelo misterio da Encarnacao do Verbo Eterno".

A mensagem do Patriarca destaca de modo especial a necessidade da paz na Terra Santa. Lamentando as diversas tensoes que afetam esta regiao, recorda tambem que "a paz sera fruto da justica". "O ano Jubilar, enquanto nos colocamos ante o misterio de Deus que se fez nosso companheiro e e o Senhor da historia, nos recorda que a paz e possivel, e que temos o dever de busca-la e alcanca-la".

Da mesma forma, O patriarca Sabbah recorda com alegria a proxima peregrinacao do Papa a Terra Santa. "Por ocasiao do Grande Jubileu, o Santo Padre realizara uma peregrinacao espiritual a Terra Santa. Sera uma visita de fe e oracao". Uma visita que sera uma bencao para todos, destaca, "uma voz do Espirito em nosso pais, uma mensagem de paz para nossos povos que estao em busca da paz".

"Deus nos acompanha na historia que realizamos dia apos dia. Que o mundo, em seus esforcos para criar uma nova ordem, acolha o Espirito de Deus: somente o Espirito renovara a face da Terra, o coracao da humanidade, e restaurara a justica nas relacoes entre os povos e pessoas". "pedimos a Deus -conclui- que derrame sua graca sobre nos para que o escutemos e o vejamos, em todas as nossas acoes e em todos nossos irmaos e irmas".


A Santa Missa em Belem novamente "ao vivo" e  direto através da internet

Roma, 22 (NE) Pelo segundo ano consecutivo, os navegantes de Internet podem ver, ao vivo e em direto, atraves do ciber-espaco a Missa do Galo, que sera realizada em Belem, presidida dpelo Patriarca Latino de Jerusalem, Michel Sabbah. Esse servico sera oferecido novamente na pagina Al-Bushra, que transmitira diretamente a meia-noite, em Belem, a celebracao Eucaristica. Esta pagina pode ser visitada em http://www.al-bushra.org/ , onde se podera ver, em tempo real, a celebracao Eucaristica que sera realizada na cidade onde nasceu o Senhor Jesus dois mil anos atras. Al-Bushra anunciou que oferecera, na sua pagina, uma gravacao para as pessoas que nao possam ver a transmissao diretamente.


Doam ao Papa um sino de cinco toneladas com ocasiao do Jubileu

Roma, 22 (NE) Pesa cinco toneladas e tem uma circunferencia de seis metros. Sao algumas das dimensoes de um enorme sino, doado ao Papa Joao Paulo II com ocasiao do Ano Santo do Ano 2000 e que lhe sera entregado no dia 2 de janeiro, com ocasiao do Jubileu das Criancas. O sino, feito especialmente para o Santo Padre pela Pontificia Fundicao Marinelli di Agnone, sera levado a Praca Sao Pedro pouco depois da celebracao do Natal. Segundo informou a agencia italiana ANSA, o sino leva gravado o escudo do Papa Joao Paulo II, assim como a inscricao "Jubilaeum MM". A Pontificia Fundicao Marinelli di Agnone e uma das mais antigas do pais e a unica que atualmente conserva o titulo de pontificia, desde 1923. Durante a apresentacao do sino, que sera presenteado ao Santo Padre, Pasquale Marinelli, diretor da fundicao, indicou que se trata de um sonho iniciado com a visita do Santo Padre a fundicao no ano de 1995.


Prelado norte-americano destaca objetivos do Jubileu

Washington, 22 (NE) "Este natal sera veradeiramente unico se guardamos juntos o aniversario de 2000 anos do nascimento de Cristo, em Belem, e comecamos a celebrar o Ano do Grande Jubileu", afirmou o Monsenhor Paul S. Loverde, Bispo de Arlington, na sua mensagem de Natal, publicada na ultima edicao do semanario "Catholic Herald". O Prelado indicou a especial insistencia do Papa Joao Paulo II em lembrar que o Jubileu tem como objetivo "abrir de par em par as portas a Cristo" atraves da evangelizacao, da reconciliacao e da celebracao da fe. "Permitamos que a sua presenca nos impregne completamente e que faca que o testemunho de nossas vidas faca mais clara a Boa Nova do seu Amor e impulsione a reconciliacao e a unidade".


Papas Pio IX e João XXIII serão elevados aos altares

Vaticano, 21 (NE) Os Papas Pio XI e João XIII poderão ser proclamados beatos durante o Grande Jubileu do ano 2000. Assim confirmaram ontem os decretos da Congregação para as Causas dos Santos, lidos durante uma cerimônia em presença do Papa João Paulo II. Entre os futuros beatos anunciou-se também o nome de Guilherme José Chaminade, sacerdote francês fundador da Sociedade de Maria. Durante a cerimônia, foram apresentados dois decretos sobre milagres atribuídos à intercessão dos Beatos José Maria de Yermo y Parres, sacerdote mexicano fundador da Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus e dos Pobres, y Maria Faustina, religiosa polonesa do Instituto das Religiosas da Bem-Aventurada Virgem da Misericórdia.

Da mesma forma, foram lidos os decretos sobre os milagres atribuídos à intercessão de seis veneráveis Servos de Deus, entre eles o Papa Pio IX e Guilherme José Chaminade, assim como Carlos Manuel Rodríguez Santiago, leigo porto-riquenho que poderá vir a ser o primeiro beato nascido no Caribe. Posteriormente, foram apresentados seis decretos sobre as virtudes heróicas de Servos de Deus, entre os quais se encontrava o Papa João XXIII.

Antes da promulgação dos decretos, Dom Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, destacou entre as 18 causas sobre a canonização, beatificação, declaração de martírio e reconhecimento do exercício heróico das virtudes, as relativas aos Papas Pio IX e João XXIII. Ao recordar o Papa Pio IX, Dom Saraiva Martins destacou que "a definição do dogma da Imaculada Conceição de Maria Santíssima, a convocação do Concílio Vaticano I e a reafirmação do Primado de Pedro mostram o ânimo do homem de Deus exclusivamente entregue ao seu serviço de Pastor Universal da Igreja".

Destacando também o pontificado do Papa João XXIII, que se estendeu desde 1958 a 1963, o Arcebispo recordou que havia promulgado duas "significativas Encíclicas, a 'Mater et Magistra'sobre a evolução social à luz da doutrina cristã, e a 'Pacem in terris' sobre a paz entre todos os povos". Para a beatificação do Papa João XXIII, que convocara o Concílio Vaticano II, é necessário agora a aprovação de um milagre atribuído à sua intercessão. Espera-se que ele ocorra prontamente, dado que a investigação encontra-se em um estado bastante avançado, o que leva a supor que sua elevação aos altares ocorra durante o ano 2000.


Fiéis cubanos poderão ver a abertura da Porta Santa

Miami, 21 (NE) Os fiéis em Cuba poderão participar, como o farão milhares de pessoas em distintos lugares do mundo, do início do Ano Santo que será realizado na Basílica de São Pedro. Segundo deu-se a conhecer ontem, a Igreja em Cuba conseguiu a autorização por parte do governo para que se transmita a cerimônia de abertura da Porta Santa e início do Grande Jubileu 2000, que será presidida pelo Papa João Paulo II na noite de Natal. À pedido da Conferência Episcopal de Cuba, a cerimônia poderá ser vista em diferido às 22:00h hora local.


Bispos nos EUA pedem "autêntico desenvolvimento humano" para os mais necessitados

Saint Louis, 21 (NE) Através de um recente comunicado, a Conferência dos Bispos de Missouri, Estados Unidos, fez uma exortação a realizar "uma busca genuína do bem comum" no processo de distribuição de mais de 6 bilhões de dólares pagos pelas companhias de tabaco a este estado norte-americano.

"Esperamos que as necessidades e idéias dos cidadãos ordinários não sejam passadas por alto em favor de grupos de interesse bem organizados", afirmaram os Prelados em seu comunicado, recordando a importância de colocar em primeiro lugar os mais necessitados, assim como a promoção de "um autêntico desenvolvimento humano".

Os Bispos de Missouri destacaram a importância de recordar especialmente o critério de "bem comum", o qual definiram com o Catecismo da Igreja Católica como "o conjunto daquelas condições da vida social que permitem aos grupos e a cada um dos seus membros conseguirem mais plena e facilmente sua própria perfeição".


Santa Maria, modelo de preparacao para o Natal, recordou o Papa Joao Paulo II

Vaticano, 20 (NE) O "Natal se converteu, e com toda razao, na festa dos presentes, pois celebra o presente por excelencia que Deus nos concedeu a humanidade na pessoa de Jesus". Assim recordou o Papa Joao Paulo II, ao dirigir-se aos peregrinos congregados na Praca Sao Pedro para a oracao do Angelus Dominical. Ao celebrar esta festa, destacou o Santo Padre, "e necessario que esta tradicao seja vivida em sintonia com o sentido do acontecimento, com um estilo simples e sobrio".

Como preparacao para este Natal, no qual se celebra o aniversario numero 2000 do nascimento do Senhor Jesus, o Papa convidou a seguir o modelo da Santissima Virgem. De maneira especial, destacou sua atitude de fe, que consiste em escutar a Palavra de Deus para acolhe-la com plena disponibilidade de mente e de coracao".

"Ao abrir a Porta Santa, a Igreja expressa simbolicamente que Deus abriu ante todos o caminho da salvacao. A cada um lhe corresponde responder, como Santa Maria, com um "sim" pessoal e sincero, abrindo assim o espaco da propria existencia ao amor de Deus". "Que o exemplo e intercessao de Santa Maria -concluiu- nos ajudem a acolher o Salvador, para receber em plenitude o autentico dom de sua Natividade".


Argentina: impressionante manifestacao de fé prepara o Grande Jubileu

Buenos Aires, 20 (NE) Por varias horas, a tao transitada Avenida 9 de julho, na cidade de Buenos Aires, ficou sem trafico, enquanto milhares de fieis argentinos se congregavam no Obelisco, para celebrar como uma verdadeira festa de fe o "Natal do Milenio". Fontes oficiais calcularam que mais de 400.000 pessoas compareceram ao evento eclesial, realizado no sabado, quase as vesperas de que se de inicio ao Grande Jubileu do Ano 2000.

A celebracao Eucaristica foi presidida pelo Arcebispo de Buenos Aires, Dom Jorge Mario Bergoglio, e contou com a presenca de varias autoridades da nacao, entre eles o presidente Fernando De la Rua. Fieis de diversos pontos do pais viajaram especialmente para a celebracao, que incluiu tambem um vistoso espetaculo de luz e som. As imagens do ato se projetaram em telas colocadas ao longo da avenida 9 de julho.

Centenas de sacerdotes estiveram presentes desde horas da tarde para confessar a multidao que se aproximou em grande quantidade ao sacramento da Reconciliacao, como preparacao imediata para a celebracao do Ano Santo. Igualmente, durante a jornada, realizou-se uma coleta especial, destinada a acao da Caritas do pais.

Somente se permitimos que Jesus "esteja conosco, como o permitiram Maria e Jose, se torna possivel uma cultura do encontro, na qual ninguem esta excluido, na qual todos olhamos como irmaos", recordou Dom Bergoglio durante a sua homilia. "Dois mil Natais, e o Menino nao se desilude de seu povo fiel, de nos -destacou tambem o Prelado-. Segue se colocando confiante em nossas maos, neste gesto de entrega que e a Eucaristia".


Monsenhor Cipriani destaca a importancia da unidade da Igreja

Lima, 20 (NE) O Arcebispo de Lima, Monsenhor Juan Luis Cipriani, destacou neste fim de semana a importancia de alentar a unidade na Igreja, em comunhao com o Sucessor de Pedro, o Bispo de Roma. Ao reunir-se com um grupo de alunos saidos este ano da Faculdade de Teologia Pontificia e Civil de Lima -os quais elegeram a Monsenhor Cipriani como o "padrinho" da promocao-, o Prelado indicou a necessidade de viver tal unidade "cum petro et sub petro". Durante a sua homilia Monsenhor Cipriani convidou os estudantes da promocao "Nossa Senhora de Guadalupe" a viverem a humildade para depois alentar a um especial respeito e reverencia com a liturgia da Igreja.


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com