RELIGIÃO

Autódromo em SP poderá receber até 2 milhões de pessoas no próximo domingo

Padre Marcelo Faz Missa em Interlagos

da Reportagem Local

O padre-cantor Marcelo Rossi celebra no próximo domingo uma missa no autódromo de Interlagos (zona sul de São Paulo) que poderá ter um público de 2 milhões de pessoas.

O número, correspondente ao espaço reservado para os fiéis no local, equivale à platéia presente à celebração realizada pelo papa João Paulo 2º, no Rio, em 97.
Apesar da promessa, feita no Dia de Finados, de reunir 1 milhão de fiéis no autódromo, Rossi ontem se recusou a falar em números concretos.

""O Dia de Finados assustou (600 mil pessoas participaram de celebração). Por isso temos espaço para quase 2 milhões de pessoas. Mas estaremos saindo do réveillon, tivemos pouca divulgação e vai depender do tempo também. Números não me preocupam", declarou.

Batizado de ""Reconciliar-se é viver", o evento, segundo o próprio padre, marca a união de Rossi com a Rede Globo para a realização de grandes eventos religiosos em 2000. ""Escolhi a Globo porque é um grande meio de comunicação e eu quero atingir um grande número de pessoas. Mas não há contrato nem exclusividade. Esse é um momento histórico. Será a primeira grande celebração do ano e eu não poderia deixar de comemorar", afirmou ele, que disse não receber cachê pela realização da missa.

Segundo Rossi, cerimônias de massa nos moldes da de domingo poderão ser preparadas em parceria com a emissora em datas como o Dia das Mães, a Páscoa e o dia 26 de abril, data da primeira missa no Brasil. Os gastos com a infra-estrutura do evento serão custeados pela Globo, que se recusou a divulgar valores. A missa será transmitida ao vivo para todo o país.


Milhares de Crianças Terão Encontro com o Papa 

Roma, 30 (NE) - Serão aproximadamente 50 mil crianças, cujas idades variam entre os sete e quatorze anos, que viverão neste domingo, junto com o Papa João Paulo II - que sempre manifestou uma especial atenção aos menores -, uma significativa festa de fé. A celebração no dia 2 de janeiro do Jubileu das Crianças será um dos primeiros eventos importantes do Grande Jubileu do ano 2000, durante o qual os pequeninos darão seu testemunho de alegria e de encontro com o Senhor Jesus.

Provenientes de diversas partes do mundo, de países como França, Alemanha, Indonésia, Colômbia, Peru, Burundi, entre outros, terão um encontro com o Santo Padre neste domingo na Praça de São Pedro e uma jornada de fé e de festa. A mais numerosa delegação será a da Itália, constituídas por cerca de 40.000 crianças. As delegações dos outros países, que chegarão a Roma nestes dias, participarão em diversos atos prévios ao encontro com o Santo Padre dia 2 de janeiro.


Igreja Prepara Peregrinação pela Paz em Honduras

Tegucigalpa, 30 (NE) - O santuário da Virgem de Guadalupe, no município de Dipilto, será, na próxima semana, a meta de uma grande peregrinação na qual os fiéis, tanto de Honduras como da Nicarágua se reunirão em oração pela paz entre ambos países. Bispos destes dois países estarão presentes na celebração que, conforme a informação do diretor de uma rádio católica local, tem como objetivo "orar por um fim comum que é a paz, a concórdia e o amor entre ambas nações, que durante anos são maiores os laços de amizade que os une que os conflitos". A celebração Eucarística será realizada no próximo dia 2 de janeiro. A iniciativa promovida pela Igreja em ambas nações tem como objetivo rezar pela paz, procurando que o conflito de limites territoriais surgido entre as duas nações seja resolvido pela via diplomática e pacífica.


México Adverte sobre o Perigo das Seitas para a Sociedade

Cidade do México, 30 (NE) - O Estado mexicano, através da "Fundação Mexicana sobre Assuntos Religiosos e Culto" advertiu recentemente sobre o caráter de "alto risco" de algumas seitas que têm proliferado na região de Morelos. Psicólogos, advogados e trabalhadores sociais realizam há alguns anos estudos de "análise social" sobre estes grupos pseudo-religiosos. Pelo menos 60% das seitas -informam os estudos- foram classificados como "de alto risco" pelo uso de drogas, promoção de suicídios, prostituição e dibersos delitos. Também foi detectada a presença de grupos religiosos-políticos que buscam uma mudança social mediante a violência, como os chamados sinarquistas.


Visita à Terra Santa Fortalece a Fé dos Cristãos

Vaticano, 29/12/99 (NE) - A celebração do Grande Jubileu na Terra Santa e a visita papal serão de muita ajuda para fortalecer a fé da comunidade cristã local. Assim destacou recentemente o Nuncio Apostolico na Terra Santa, Dom Pietro Sambi. Ele afirmou ter vivido "com grande emoção a abertura do Grande Jubileu em Roma". "Foi uma grande intuição de fé e de sensibilidade pastoral que levou o Papa João Paulo II a querer que, pela primeira vez na vida da Igreja, o Jubileu tivesse dois pólos; o centro da cristandade e os lugares ligados a salvação". "Estou convencido - afirmou - que a celebração do Grande Jubileu na Terra Santa ajudará a criar uma atmosfera de paz em toda a região".

Por outro lado, Dom Sambi indicou que entre a população dos Lugares Santos, os cristãos representam apenas um decrescente 2%. Este fenômeno veio ocorrendo devido a "pressão nacionalista hebréia e a pressão islâmica", expressou o Núncio. Entretanto, destacou que "os grupos de peregrinos não irão visitar somente as pedras sagradas desta terra, senão que também encontrarão as pedras vivas, quer dizer: a comunidade cristã da Terra Santa".


Igreja Monta Capela no Aeroporto para Lucrar Indulgências

Roma, 29/12/99 (NE) - Não apenas os peregrinos que visitem as Basílicas Patriarcais, mas tambem aqueles que cheguem de aviao a cidade de Roma e ai permanecam durante alguns minutos, poderao ganhar indulgências no Ano Santo. Com efeito, os passageiros que se encontrem de passagem no aeroporto Leonardo Da Vinci de Roma poderao ganhar uma indulgencia visitando a capela deste terminal aereo. Assim afirma um recente decreto episcopal, que como parte das iniciativas no marco do grande Jubileu do ano 2000, indicou a capela do terminal C no setor internacional como um lugar de visita que permitiria aos peregrinos lucrarem indulgências. "Os peregrinos que transitem pelo aeroporto provenientes de todos os cantos do mundo poderão obter uma indulgencia plenária durante sua escala", afirma o Paroco do aeroporto.


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com