Músico Responde, Leitores Questionam

As músicas cantadas pelos grupos da IASD possuem letras baseadas em diversos assuntos, amizade, amor e há muitas letras cristocêntricas, e realmente poucas letras que falam sobre o sábado, mas o que me deixa chateado ao ler um comentário, como esse do irmão Carlos, é ver a forma maldosa que é feita, a forma maldosa de julgar o trabalho missionários de outros irmãos.

Pode ser que as músicas cantadas pelos grupos de hoje não falem sobre o sábado, mas falam sobre o amor de Cristo, digo isto porque o meu grupo canta principalmente sobre o amor e a necessidade de ter Cristo em nossa vida. E o fato de não termos músicas falando sobre o sábado não significa que não estejamos pregando o evangelho. Existem várias formas de pregar o evangelho. Se o irmão Carlos pudesse ver o retorno desse trabalho, tenho certeza de que ele iria se arrepender do que escreveu.

Tenham certeza de que o trabalho realizado através da música vem trazendo muitas pessoas para Cristo. E tenho uma solução para o irmão Carlos, se ele continua vendo isto como problema. Faça composições de letras falando sobre o sábado e mande para os músicos da igreja. Tenho certeza que em breve teremos mais músicas no repertório falando sobre o sábado. Abraço -- Roberson Sagaz


Tenho lido muito a respeito de música e não entendo uma coisa. Nestes debates que são feitos, os que são contra bateria e outros instrumentos, ou contra esta ou aquela música, falam como se eles pudessem distinguir música santa de música não santa.

Não entendo muito de música (sou apenas apreciador), por isso gostaria de saber se na igreja como organização existe algum critério de seleção de músicas. Faço esta pergunta porque ouço alguns hinos com sons de bateria e ritmo agitado que tem excelente letra e que considerado inspiradores e, ao mesmo tempo, ouço hinos consagrados na igreja (que estes mesmos irmãos, que se escandalizam ao ouvirem hinos um pouco agitados consideram maravilhosos e em louvor a Deus) e não percebo diferença entre eles e músicas de seresta de um clube noturno próximo a minha casa, apesar de possuírem boas letras.

Ou seja, música agitada não pode, pois é rock (mesmo que não tenha nada a ver com rock), mas um hino lento, com ritmo de seresta é totalmente aceitável. Por quê? -- Julio Cesar.


Olá irmãos,

Por um acaso fiquei sabendo destas notícias procurando por páginas sobre música sacra na rede. Pois já estou acompanhando a bastante tempo o estado degradante da nossa música. Acho estas notícias muito interessantes. Não me alarmo com isto. Venho de uma igreja que escravizou a humanidade por vários séculos. Gostaria de saber como começou tudo isso. Aqui em Brasília somente ficamos sabendo do caso da Nildes, mas o caso foi desviado a atenção para o pastor Jacó. De certa forma fiquei muito feliz com certas descobertas. A verdade acima de tudo. Percebo também que os sermões pregados , somente para serem bonitos; nada de mudanças ou reformas. Envie-me mais informações sobre demais coisas. -- Francisco.


Li um comentário sobre músicos da IASD, que não se preocupam em compor músicas falando do Sábado. Sou um Adventista de berço, mas aos 13 anos sai para viver o mundo e tocar em bandas de rock e, agora, aos 30 anos, voltei para Jesus. O meu Deus me chamou e eu ouvi seu chamado e estou acabando de gravar meu CD que tem o titulo, NÃO DESISTA DE DEUS. Estará incluída neste trabalho uma música que fala sobre o Sábado e a Santa Lei de Deus, pois não poupei a inspiração dada por Deus. Em breve, estarei divulgando este trabalho para todos os que quiserem. -- Obadias de Azevedo.


Réplica para o irmão Sagaz

Irmão Sagaz, espero que a sua resposta não seja a mesma dos outros músicos da igreja adventista, pois não resolveu as minhas dúvidas. Hodiernamente, infelizmente, o que nós vemos é uma diversidade enorme de religiões e crenças.

Todos sabemos que a doutrina, a teoria certa está na Igreja Adventista e uma das principais diferenças entre a IASD e as outras religiões é exatamente o dia santo que é o dia de sábado. Aliás a irmã Ellen White já havia falado sobre isso, que no fim o que vai realmente fazer a diferença é o sábado e por isso devemos falar muito sobre ele e passar também através da música, pois é através dela que pessoas de outras religiões podem saber da verdade. 

Não adianta só cantar e vender discos para membros de outras igrejas, se as mensagens são idênticas as dos conjuntos musicais dessas igrejas, aliás devemos sim é não permitir o ecumenismo, devemos ficar à parte como a religião que prega a verdade e só ela nos libertará.

Sinceramente tenho dó de você e peço para que Deus coloque em sua cabeça que o objetivo dos conjuntos musicais da IASD deve ser o de passar a verdade que as outras religiões não sabem, pois estamos chegando perto da volta dEle e não podemos permitir que a verdade não seja exposta para todos os habitantes da terra.

Aprenda a não criticar as pessoas, isso com certeza não vem de Deus. Eu apenas fiz uma pergunta e ao mesmo tempo procurei tentar abrir a cabeça daqueles que são responsáveis por elaborar as músicas, para que possam fazer a vontade de Deus.

Só para finalizar, eu não sou compositor e nem tenho pretensão de o ser, portanto deixo esta tarefa para quem sabe fazer, o que com certeza não faltará na IASD.

Um abraço e fique com Deus.

Carlos


Tréplica...

Que pena que minha resposta não sanou suas dúvidas, mas pelo que você escreveu entendi que a pergunta era se os grupos de hoje em dia estão cumprindo a missão de pregar o evangelho, tenho certeza que falar do amor de Cristo também é pregar o evangelho, se depois disso se ainda perdura sua dúvida é só ler Ellen White e ver que falar do amor de Cristo também é pregar o evangelho. Se você for verificar como funciona um estudo bíblico vai ver que ele é por partes, um evangelista nunca começa um estudo falando sobre o sábado, por ser um assunto que exige entender o amor de Cristo primeiro, e é isso que os grupos fazem preparam os interessados para depois receberem a conclusão dos estudos, que deve ser feita por irmãos como você que mencionou que não possui o dom do canto.

Peço desculpas por entender mal sua colocação a respeito da sua pergunta: Estão eles cumprindo sua missão? Como acompanho os inúmeros comentários sobre música no site, vejo em alguns deles a crítica e o julgamento embutidos neles, que como você disse, isso não vem de Deus, e só lhe peço uma coisa não precisa ter dó de mim porque eu sei e entendi qual o meu papel como músico na igreja, e vamos continuar nossa missão unidos, eu pregando do amor de Cristo através da música e você pregando sobre o sábado, com os respectivos dons que Deus nos deu e se todos fizerem isto com certeza abreviaremos sua volta.

Abraço

Roberson Sagaz

Leia mais sobre Música na Igreja.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com