Debate: Obediência X Fé

Prezado Robson,

Nao adianta debater o que importa é OBEDECER.

A questão que hora foi levantada para debate e outras do site,nao precisava de tantas palavras escritas,de paginas e livros escritos,de doutores da lei do século 21 tentando amenizar ou justificar tais atos.

Ninguem tampouco perguntou se é um pecado imperdoavel. A unica questão é responder com um claro sim ou não?.

Fica mais simples,porque quanto mais o homem tenta responder,mais ele se complica e leva duvidas.Ou a palavra de Deus é suficiente para esclarecer o assunto ou não,Agora se voces chegarem a conclusão que a palavra de Deus está equivocada ai é outro problema.

Sabe o que me deixa admirado? É ver que fariseu com diplomas em pastorado, mestrado, Phd, e doutores em divindade se dividirem na questão., e dai apontam o dedo para os fariseus menores da igreja,e depois viram a artilharia para os menbros,inclusive pedindo-lhes que metam isso na cabeça, num total ato de desespero.

Penso que os senhores pensam ser os PADRES da igreja adventista,que quando falam tem que ser assim porque os senhores compraram esse direito assentados em bancos de universidades. E o que é que voces ganharam com isso.NADA.

So deixaram foi a duvida tomar conta de vossos pensamentos.As vezes dizem que a biblia está correta,mas no mesmo instante se contradizem,bastam ler o artigo do Ernesto Sarmento para chegarem a essa conclusão.,que nem a sra White e nem Jesus Cristo falaram o que falaram.e interessante dizem ser defensores dos escritos de ambos.

Realmente são fariseus modernos (nao estou tambem me dirigindo a pessoas,mas a linha de raciocinio), são portadores de propria luz e visão.Graças ao bom Deus que a sua palavra foi dada aos simples e suas orientação para o homem humilde de coração.

Posso até crer que vcs não sabem me responder quem foi o maior fariseu da biblia……Pense um pouco e procure me responder essa questão.Comecem estudando o que erá necessario para ser considerado fariseu e façam em seguida uma lista daqueles que voces suponham ter sido o maior deles,e depois se tiverem coragem põe na NET.

Não se esqueçam tambem que o grande problema do adventismo hoje é o pecado da tolerancia.

Isso nao quer dizer que nao devamos nos suportar uns aos outros em amor,mas tolerar o que é errado pra fazer uma média é pecado.O mundo esta necessitando de homens……esse texto voces conhecem,e, para ser esse homen nao precisa de curso superior,nem tampouco estudar em universidades fora do adventismo porque dai a coisa piora.

Ja temos pastores na igreja,chamada de organização que agora nesse momento esta desorganizada,que defendem a predestinação,o batismo por aspersão,falam em linguas,tinha um no Brasil no interior de Sao Paulo que até acendia pé de cadeira e tudo ficava iluminado.Creem nas grandes orientações de agostinho,são celebres seguidores de Dr. Ford,mas nao querem ser seguidor de Jesus Cristo, aquele… (Lembram-se dEle?) …aquele, que ja com 12 anos de idade no templo deixou todos eles doutores, professores, pastores, sacerdotes, mestres, Phd, de boca aberta com os seus ensinamentos.

Ao invés de escreverem tantos livros e provocarem tantos debates, pratiquem as simples coisas que estao escritas na palavra de Deus. Isso requer obediencia sem perguntar…porque tem que ser assim,simplesmente pratiquem.

Se a duvida é casamento, pratiquem e vivam o evangelho.Se a duvida é sobre a observancia do sabado, pratiquem sem questionamento,se o problema e adoração,reverencia,musica,vão a igreja e pratiquem a reverencia,ensinem vossos filhos a fazerem o mesmo,assentados em casa ou andando pelo caminho o conselho é pratiquemos, esse, é o conselho de Deus para seus filhos.

E se porventura alguns de voces ou todos voces quizerem me qualificar de ignorante ou idiota,como fizeram com Amós, a resposta tambem é identica.Não sou profeta,não sou Phd,não sou doutor em divindade, sou simplesmente um homen que a biblia chama de filho de Deus.E graças a Ele que morreu por minha causa e nao pelos meus certificados e titulos. E para finalizar provem pra mim que quando chegarmos na nova terra voces com todos esses titulos vão entrar na minha frente,ou se irão pedir para alguns de vcs fazerem um discurso antes.

O que sei é que de um lado teremos Jesus Cristo e do outro Adão alto e sublime e toda a raça Humana ao lado dele..com certeza estarão ali tambem muitos que estudaram aqui na terra e foram doutores e ele Adão vai olhar para a nossa estatura e ver a desgraça que ocasionou a desobediencia .Vai ser o maior dos encontros,portanto deixemos essas questões de lado que tem feito muitos loucos e desanimados, e vivamos o evangelho da obediencia,veremos que é tão mais facil e não precisamos ler muitos livros,basta a biblia e ela somente.

Com amor Cristão, Tony, Los Angeles.


Caro irmão Tony

Eu não tenho nenhum diploma de Phd, nem tenho posição de liderança na Igreja, portanto suas palavras "vigorosas" passam bem alto para atingir outras pobres vítimas de sua metralhadora giratória anti-intelectual.

Você tem razão: a obediência é essencial. Contudo, lembre-se que um dos mandamentos a serem obedecidos é: "não julgueis para que não sejais julgados". Condenando os semelhantes assim tão intolerantemente, atribuindo-lhes títulos como de "fariseus" e assemelhados só por terem aparentemente "cometido" o "pecado mortal" de  cursar estudos superiores na área de Teologia, não me parece também harmonizar-se com outro importante mandamento bíblico que devemos obedecer: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo".

Embora a obediência seja essencial, lembre-se que "nossas obras de justiça são trapos de imundície". Às vezes o seu texto deixa a impressão de que espera que a nossa obediência  "conte pontos" para a salvação. . .  Cuidado, lembre-se que somos justificados somente pela fé, sem participação alguma das nossas obras. Isso não significa que negligenciaremos o caminho estreito da obediência. O equilíbrio nessa questão é fundamental também para entender o que seja o evangelho.

Que a Bíblia deve ser a base fundamental de nossa fé e prática creio ter deixado por demais claro em meu "Estudo Bíblico", sobre o qual não pretendo ter atingido a perfeição, mas aceito quaisquer sugestões para melhorá-lo.

Tenha um feliz ano 2002 na companhia do nosso amado Mestre.
Prof. Azenilto G. Brito


Prezado irmao Azenilto,

Gostaria de ter entrado em contato antes, mas o tempo tambem nao permitiu. Gostaria inclusive se possivel ter o seu e-mail para futuros contatos, pois sei que tens muita coisa boa a oferecer. Se minhas palavras foram "vigorosas " peço desculpas, a intenção nao foi ser "vigoroso "nem contra o irmao , nem contra nenhum escritor dessa pagina. Quanto a "meu "julgamento o que falo é a respeito daquilo que leio mesmo aqui na internet.

As vezes, ser autentico machuca,assim foi com muitos homens e mulheres  de Deus quando falaram contra algun aspecto ou atitudes da igreja no passado e porque nao dizer tambem do presente. Tambem nao é minha pretensão ser O HOMEM DE DEUS, embora gostaria de reunir qualidades que muito admiro nos personagens da palavra de Deus. Mas creio que iremos chegar um dia nessa condição com a ajuda do Senhor Jesus. Por isso, acredito que eu, o irmao e todos os que aqui escrevem deveriamos raciocinar  no poder do Espirito Santo e ser o que Ele quer que sejamos, e nao, o que desejam os nossos proprios pensamentos.

Quando falei em "obediencia", nao falei em legalismo ou em ser legalista. Os exemplos vem da palavra escrita e os exemplos como Tiago,Paulo,Pedro, João (o filho do trovão), que mudaram de vida pela tranformação dos pensamentos.

Poderia citar todos os outros discipulos, todos os profetas da biblia e muitos cristãos em todas as eras. Veja! Simplesmente obedeceram, seguindo uma ordem das escrituras e todos esses com base no mesmo critério, e os discipulos com algo mais especial que foi o ensinamento vivo do messias.

Não me recordo de nenhum deles ser citado como legalista, porque resolveram no seu coração fazer a vontade de Deus. Antes porem foram chamados de filhos obedientes, portanto a solução do problema continua sendo não ter medo de ser o que Deus quer que sejamos.

Um forte abraço e tenham todos um feliz 2002!

Tony, Califórnia.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com