Divórcio e Novo Casamento: Opinião do Leitor - 1

A respeito do assunto do divórcio, questiono: O que a Igreja crê e orienta aos irmãos casados que sentem que o amor não existe mais, que conscientemente só estão juntos por causa dos filhos? Você pode pesquisar sobre isso, ou perguntar a algum pastor? Se não, deixe em aberto para debate na net. Fui questionado sobre o assunto e nunca parei para pensar neste assunto. Por isso, não tenho uma opinião formado nem tão pouco sei qual é a posição da igreja. -- Leitor


Caro Robson,

Como faço quase que diariamente, ao olhar seu site hoje (adventistas.com), me chamou a atenção um dos novos assuntos em debate - Divórcio - e gostaria expor minha opinião sobre este interessante tema, para sua apreciação e talvez publicação.

Inicialmente, gostaria de dizer que no artigo "A Questão do Divórico - Sim ou Não?", o divórcio em si, foi durante todo o tempo tratado como pecado, sendo que, quando lemos a resposta de Jesus à pergunta dos fariseus, fica muito claro que não podemos dizer generalizadamente que o divórcio é pecado.

Ali Jesus especificou que o que é pecado é o divórcio não motivado pela infidelidade conjugal e além disto, precisa que as pessoas que se divorciaram casem-se novamente.

Neste caso, quando não há infidelidade, os dois, caso incorram em alguma outra relação, estão em adultério, bem como as pessoas com as quais se relacionarem.

Portanto, caso haja divórcio não motivado pela infidelidade, porém não haja outro relacionamento durante este período, não há pecado.

A vontade de Deus quanto ao casamento, como dito pelo próprio Criador, é "... Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem." Mat. 19: 5 e 6.

Portanto o divórcio é contrário à vontade de Deus.

Mas por causa da dureza do nosso coração, Moisés (Deus) permitiu que se desse carta de divórcio. Portanto, qualquer situação na qual não esteja presente a infidelidade conjugal, não é motivo aprovado por Deus para se divorciar. Não adianta pintar um quadro negro (embriagues, violência, incompatibilidade de gênios, etc etc etc) para dizer que o divórcio é aceito por Deus. NÃO É!

A única situação em que é permitido, e não obrigatoriamente, é quando há infidelidade conjugal, e isto ainda devido à dureza dos nossos corações, pois nos planos de Deus, não era para acontecer nunca.

"Ah, mas nós tentamos de tudo, e continuar casados sob as condições em que estamos, é a mesma coisa que estarmos separados, pois já estamos em 'apostasion', e não é benéfico para nossos filhos etc etc." Ora, então corrija o que está errado e passe a viver bem com seu cônjuge. "Mas é muito difícil!"

Isto é mesmo - e os próprios fariseus acharam, pois disseram que se fosse sob estas condições, era melhor ficar sem casar. Por isto que Cristo disse que o bom era ficar sem casar mesmo (para quem quisesse e pudesse) e Paulo deu o mesmo conselho.

Deus está totalmente disposto a ajudar quem quer que seja a viver bem com seu cônjuge e possibilitar todas as condições de viverem bem. Se o divórcio, a não ser por motivo de infidelidade, for permitido e correto para um caso, terá que ser para todos os demais, e daí teremos que institucionalizar o divórcio como algo normal.

Só que a Bíblia ensina que o divórcio não motivado pela infidelidade, impossibilita os separados de se relacionarem com outra pessoa, sob o risco de incorrerem em adultério. E não adianta dizer também que no sermão do monte Cristo estava dizendo outra coisa, em outro contexto etc. Estava dizendo a mesma coisa, assim como Paulo. 

"O que juntou Deus não o separe o homem"... a não ser ... Mas, e se eu estou em uma situação de pecado (relacionado ao divórcio), Deus me perdoa ou não? Claro que sim! Sem dúvida que sim! Basta para isto, que se cumpra as condições para se obter o perdão de Deus - ou será que o perdão de Deus é incondicional?

Se alguém separou-se, não motivado por infidelidade conjugal de seu cônjuge, e estabeleceu relacionamento com outra pessoa, de acordo com a Bíblia, está em adultério. Conforme dito acima, ainda assim Deus lhe perdoa. Basta para isto arrepender-se e sair da condição de pecado na qual você se encontra.

Uma coisa que acho interessante, é algumas pessoas dizerem que os escritos do Espírito de Profecia devem ser lidos com cautela, pois tem que ser respeitado isto e aquilo para que tenhamos a compreensão adequada.

Se alguém perguntar para um Adventista do Sétimo Dia: "Você crê que o domingo será imposto como dia mundial de guarda e que o domingo é o sinal da besta"? sendo que a resposta positiva implicará em ser preso, açoitado e até possivelmente morto, qual deveria ser a resposta dele? Ou seja, será que algum Adventista do Sétimo Dia, deveria estar disposto a ser preso e sofrer para defender sua crença nos escritos do Espírito de Profecia, ou nós só precisamos ter este comportamento em relação à Bíblia?

Digo isto, pois quando se trata de alguns assuntos, pelo fato de o mesmo ser abordado de forma muito clara nos Testemunos da Sra.EGW, já se toma inicialmente o cuidado de "tirá-los" de cena, sendo que não há nenhum problema usá-los desde que não estejam em conflito com a Palavra de Deus (Bíblia). Quanto ao assunto do divórcio, por exemplo, e dízimo e bestas do apocalipse, etc etc etc.

Bem Robson, muito obrigado por sua atenção e que Deus continue lhe abençoando, como tenho plena certeza que tem feito, e gostaria muito de conhecê-lo por ocasião na volta do nosso amado Salvador (caso não nos conheçamos antes).

Um grande abraço, Alexandre - SP

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com