ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - 1
A Chuva Temporã, Preparo para a Chuva Serôdia

Olá, caro irmão em Cristo, Robson. Tudo bem? Tenho acessado com freqüência vosso site e me alimentado verdadeiramente através de diversos artigos publicados no mesmo. O que tenho notado (talvez esteja enganado) é que carecemos muito de assuntos realmente doutrinários, além dos devocionais, pois, como diz a palavra de Deus, 'o Meu povo perece por falta de conhecimento'.

Diante disto, estarei colocando à vossa disposição alguns estudos que tenho preparado relacionados a diversos assuntos (tais como Chuva temporã e serôdia, Juízo em suas três fases, 144.000, 2.300 tardes e manhãs, etc...). Solicito a gentileza de apreciá-los e, caso julgue relevantes, autorizo-o a disponibilizá-los em seu site.

Um abraço. Feliz sábado!

Valdir Abreu

Estudo Bíblico

01 – O que Cristo disse aos Seus discípulos, pouco antes de Sua ascensão?

        Lc 24:49

02 – Com que, disse Cristo, os discípulos seriam batizados?

        At 1:5

03 – Para que obra os havia de preparar esse batismo?

        At 1:8

04 – Quais foram alguns dos resultados da pregação do evangelho sob o derramamento do Espírito Santo?

        At 2:37-41; 5:12-14; 6:7

05 – Que profecia se cumpriu nos dias dos discípulos?

        At 2:14-18 (ver Jl 2;28,29)

06 – Que mais Joel diz a respeito desta profecia?

        Jl 2:23

        “Na Palestina, as chuvas temporãs (que vem, ou sucede, antes do tempo próprio) preparam o solo para a semeadura, e as serôdias (que vem, ou sucede, no fim da estação própria) amadurecem o grão para a colheita. Assim, o primeiro derramamento do Espírito preparou o mundo para a extensa semeadura da semente evangélica, o derramamento final virá para amadurecer o áureo grão para a ceifa da terra, que Cristo diz ser o ‘fim do mundo’.” – EB, pág.160.

07 – Por que a chuva temporã é tão importante?

        “Se a chuva temporã não fizer o seu trabalho, a serôdia não desenvolverá a semente até à perfeição...” – TM, pág. 506.

08 – Qual é a chuva temporã para o crente individualmente?

        Jo 3:5-7; Ef 3:14-20; Tg 5:7,8

        Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor, Ele entra em nosso coração pelo Espírito Santo, e começa nossa experiência com a chuva temporã. No sentido espiritual, a divina semente da verdade brota com a experiência do novo nascimento e é nutrida diariamente pela presença contínua do Espírito Santo.

        “As bênçãos recebidas sob a chuva temporã, são-nos necessárias até  ao fim... Ao irmos ao Senhor em busca do Espírito Santo, este operará em nós mansidão e humildade, bem como consciente confiança de que Deus nos concederá a aperfeiçoadora chuva serôdia.” – TM, 507, pág. 509.

        “Só podemos ser habilitados para o céu mediante a operação do Espírito Santo no coração, pois temos de ter a justiça de Cristo; precisamos diariamente ser transformados pela influência do Espírito, a fim de sermos participantes da natureza divina. É obra do Espírito Santo enobrecer o homem todo.” – ME I, pág. 374.

        Nossa resposta diária à influência do amor santificador de Deus, corresponde à nossa recepção da chuva temporã, ou seja, é o batismo diário com o Espírito Santo.

09 – Qual o exemplo que Cristo nos deu?

        “Cristo recebia constantemente do Pai, para que nos pudesse comunicar... Vivia, meditava e orava não para si mesmo, mas para os outros. Depois de passar horas com Deus, apresentava-se manhã após manhã para comunicar aos homens a luz do céu. Cotidianamente recebia novo batismo do Espírito Santo.” – PJ, pág. 139.

10 – O que a chuva temporã produz?

        “A chuva temporã produz conversão.” – EF, pág. 161.

11 – Como podemos ter a presença contínua do Espírito Santo em nós?

        Jo 6:35, 53, 56, 63; Ef 5:14-21

        “Comer a carne e beber o sangue de Cristo é recebê-lo como Salvador pessoal, crendo que ele perdoa nossos pecados, e nEle estamos completos. É contemplando o Seu amor, detendo-nos sobre Ele, sorvendo-O, que nos havemos de tornar participantes de Sua natureza... Um conhecimento teórico não nos fará bem nenhum. Precisamos alimentar-nos dEle, recebê-Lo no coração, de modo que Sua vida se torne nossa vida... A vida de Cristo, que dá vida ao mundo, acha-se em Sua palavra... toda a bíblia é uma manifestação de Cristo, e o Salvador desejava fixar a fé de Seus seguidores na palavra. Quando Sua presença visível fosse retirada, a palavra devia ser sua fonte de poder. Como seu mestre, deviam viver ‘de toda a palavra que sai da boca de Deus’... Como a vida física se mantém pela comida, assim é a espiritual mantida pela palavra de Deus. E toda alma deve receber, por si própria, vida da palavra de Deus... Cumpre-nos estudar cuidadosamente a bíblia, pedindo a Deus o auxílio do Espírito Santo, para que possamos compreender a palavra. Devemos tomar um versículo e concentrar a mente na tarefa de averiguar o pensamento nele posto por Deus para nós... A palavra de Deus, recebida n’alma, molda os pensamentos, e entra no desenvolvimento do caráter... Ao alimentarem-se de Sua palavra, acharão que ela é espírito e vida. A palavra destrói a natureza carnal, terrena, e comunica nova vida em Cristo Jesus... Pela transformadora influência de Sua graça, a imagem de Deus se reproduz no discípulo; torna-se uma nova criatura... É isto que significa ‘viver de toda a palavra que sai da boca de Deus’. Isto é comer o pão que desce do céu.” – DTN – pág. 371-373.

        Estarmos cheios do Espírito significa estarmos cheios da palavra de Deus.

12 – Que mais a bíblia diz sobre a santificação (regeneração) e a palavra de Deus?

        Jo 17:17; Ef 4:22-24; IPe 1:22, 23; Ef 5:25-27; 6:10, 11; Rm 13:14

        “A palavra de Deus é a semente. Toda semente tem em si um princípio germinativo. Nele está contida a vida da planta. Do mesmo modo há vida na palavra de Deus. Cristo diz: ‘As palavras que  Eu vos disse são espírito e vida’. Em cada mandamento, em cada promessa da palavra de Deus está o poder, sim, a vida de Deus, pelo qual o mandamento pode ser cumprido realizada a promessa. Aquele que pela fé aceita a palavra de Deus, recebe a própria vida e o caráter de Deus.” – PJ – pág. 38.

13 – Que conselho a bíblia nos dá?

        Rm 12:1, 2

14 – Que advertência Deus nos dá?

        “Muitos tem em grande medida deixado de receber a chuva temporã... Esperam que as falhas sejam supridas pela chuva serôdia... Estão cometendo um erro terrível...” – TM, pág. 507.

15 – Que promessa Cristo nos dá?

        Jo 15:3-5

Referências:

  1. EB - Estudos Bíblicos

  2. PJ - Parábolas de Jesus

  3. TM - Testemunhos para Ministros

  4. EF - Eventos Finais

  5. ME - Mensagens Escolhidas

  6. DTN - O Desejado de Todas as Nações

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com