Estudo Bíblico 2
O Que é a Chuva Serôdia

Caros irmãos em Cristo,

Como pudemos observar em nosso estudo anterior, a chuva temporã é imprescindível para quem deseja participar da serôdia. Pudemos verificar também que a chuva temporã, na verdade, é a experiência diária com o batismo do Espírito Santo, através da recepção constante de poder e graça divinos por intermédio da Sua palavra.

Neste estudo verificaremos de uma maneira mais detalhada o que é, como age e qual o resultado da chuva serôdia na experiência individual do cristão.

Como os irmãos puderam perceber, apenas indicamos as referências bíblicas, sem transcrevê-las. Isto se deve ao fato de acharmos importante o manuseio, a consulta e a meditação nos textos bíblicos, de forma particular ou em grupo, aumentando assim nossa apreciação pela Palavra de Deus.

A CHUVA SERÔDIA

01 - O que é graça? O que os seguintes textos revelam sobre a origem e propósito da graça divina? IICo 8:9; Tt 2:11; At 20:32; Ef 2:8, 9.

Levando-se em conta tudo o que o Novo Testamento menciona sobre a graça, podemos defini-la como: "o infinito amor de Deus pela humanidade caída e tudo o que esse amor O levou a fazer pela nossa salvação".

A graça de Deus "é Seu ilimitado e irrestrito amor transformador em relação aos homens e mulheres pecadores". - SDABC VI, pág. 504.

"Graça é a mais importante palavra da Bíblia... Sua definição mais simples é: um favor prestado à pessoa que não pode contar com qualquer favor..." - D. Martyn Lloyd-Jones, The Cross, pág. 74.

"A graça do Salvador efetua nossa redenção, regeneração e exaltação a co-herdeiros de Cristo". - PJ, pág. 250.

02 - Quais os resultados da graça divina? Ef 2:4-7.

A graça é uma característica de Deus. É o poder que transforma uma pessoa que crê, de um arrependido pecador em uma nova criatura, e preenche nossas necessidades espirituais a cada dia. É também um favor concedido a alguém que absolutamente não o merecia.

03 - O que mais a bíblia fala sobre a graça? Lc 2:52; IPe 1:2; IIPe 3:18.

04 - Como e por que a graça é multiplicada? IIPe 1:2-4; Tt 2:11-14; IICo 4:15; IICo 9:8.

05 - Como é possível crescer em graça?
"...Só nos é possível à medida que esvaziamos o coração do próprio eu, e o apresentamos ao Céu, para ser moldado segundo o Modelo divino. Podemos ter ligação com o vivo conduto de luz; podemos ser refrigerados com o orvalho celeste, e os aguaceiros do céu podem descer sobre nós. Ao nos apoderarmos da bênção de Deus, seremos aptos a receber maiores medidas de Sua graça.

"Como crianças estamos sentados aos pés de Cristo, aprendendo dele a como trabalharmos com sucesso. Devemos pedir a Deus um espírito de são juízo e luz para transmitir a outros. Há necessidade de conhecimento que é fruto da experiência. Não devemos permitir que passe um dia sem conseguirmos aumentar nosso conhecimento tanto nas coisas materiais como espirituais. Não devemos plantar estacas que nos induzam a não querermos arrancá-las para firmá-las mais adiante, mais próximo de onde queremos atingir. A mais alta educação é encontrada no treino da mente a avançar dia a dia. O término de cada dia deve encontrar-nos mais próximos um dia na marcha para a conquista da vitória. Dia a dia nosso entendimento deve amadurecer. Dia a dia estamos chegando a conclusões que nos trarão uma rica recompensa nesta vida e na vindoura. Olhando dia a dia para Jesus, ao invés de para aquilo que temos realizado, faremos decido avanço quer no conhecimento temporal quer no espiritual". - MM 'O cuidado de Deus', 1995, pág.102.

06 - Dentro do contexto que acabamos de observar, como podemos definir o termo "crescer em graça"?

"... crescer em graça quer dizer possuir crescente capacidade de compreender as escrituras". - OE, pág. 142/MM 'Exaltai-O', 1982, pág. 201.

07 - Uma prescrição divina: IICo 3:18; IITe 1:11, 12; IICo 9:8; Mt 10: 8.

"Muitos anseiam crescer na graça; oram sobre o assunto e ficam surpresos quando suas orações não são atendidas. O Mestre tem-lhes dado uma obra a fazer por meio da qual eles crescerão. De que vale orar quando há necessidade de trabalhar? A questão é: Estão eles buscando salvar almas por quem Cristo morreu? O crescimento espiritual depende de transmitirmos a outros a luz que Deus nos deu. Deveis estar dispostos a fazer o melhor no trabalho ativo do bem, e somente o bem, em vossa família, em vossa igreja, e entre vossos vizinhos.

O Senhor Jesus é nossa força e felicidade, o grande celeiro do qual, em qualquer ocasião, os homens podem tirar força. Ao estudá-Lo, ao falar dEle, tornamo-nos mais e mais capacitados para imitá-lo - à medida que nos aproveitamos de Sua graça e recebemos as bênçãos que nos oferece, temos alguma coisa com que auxiliar a outros. Cheios de gratidão comunicamos aos outros as bênçãos que de graça nos têm sido concedidas. Assim, recebendo e repartindo, crescemos em graça". - MM 'O cuidado de Deus', 1995, pág. 223.

08 - Qual o conselho que a Bíblia nos dá? Os 6:3.

09 - Que outro título é usado para a chuva serôdia?

"Muitos tem em grande medida deixado de receber a chuva temporã. Não tem obtido todos os benefícios que Deus assim para eles tem provido. Esperam que as falhas sejam supridas pela chuva serôdia. Quando a maior abundância da graça estiver para ser outorgada, esperam poder abrir o coração para recebê-la. Estão cometendo um erro terrível... se não progredirmos, se não nos colocarmos na atitude em que tanto possamos receber a chuva temporã como a serôdia, perderemos nossa alma e a responsabilidade jazerá à nossa porta". - TM, pág. 507 e 508.

10 - O que é, na verdade, a chuva serôdia? É uma 'maior abundância da graça', isto é, uma maior abundância da capacidade de compreensão da Palavra de Deus. Lc 24:27, 32, 44-49; At 4:29-31, 33; 14:3; 20:32; Rm 12:3; Gl 2:9; Ef 3:8; Hb 13:9.; IITi 2:7.

"À medida que os membros do corpo de Cristo se aproximam do tempo do seu conflito final, 'o tempo de angústia do Jacó', crescem em Cristo, e participarão em escala maior de Seu Espírito. À medida que a mensagem do terceiro anjo se converter em forte pregação, e à medida que um grande poder e glória coroar a terminação da obra, o povo de Deus participará desta glória. É a chuva serôdia, o que revive e fortalece os filhos de Deus para que passem pelo tempo de angústia. Seus rostos brilharão com a glória da luz que o terceiro anjo faz brilhar". - RH, 27.05.1862, republicado em 7SDABC, pág. 984.

"A mensagem há de ser levada não tanto por argumentos como pela convicção profunda do Espírito de Deus... Agora os raios de luz penetram por toda  parte, a verdade é vista em sua clareza, e os leais filhos de Deus cortam os liames que os têm retido." - GC, pág. 617.

"Ouvi os que estavam revestidos da armadura falar sobre a verdade com grande poder. Isto produzia efeito. Muitos tinham sidos amarrados; algumas mulheres pelos maridos e crianças pelos seus pais. Os honestos, que tinham sido impedidos de ouvir a verdade, agora avidamente a ela aderiam. Fora-se todo o receio de seus parentes, e somente a verdade lhes parecia sublime. Haviam estado com fome e sede da verdade. Esta lhes era mais querida e preciosa do que a vida. Perguntei o que havia operado esta grande mudança. Um anjo respondeu: 'Foi a chuva serôdia, o refrigério pela presença do Senhor, o alto clamor do terceiro anjo". - PE, pág. 271.

11 - Qual é o duplo propósito da chuva serôdia?

"Ao início do tempo de angústia fomos cheios do Espírito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente... Nesse tempo a chuva serôdia, ou o refrigério pela presença do Senhor, virá para dar poder à grande voz do terceiro anjo e preparar os santos para estarem de pé no período em que as sete últimas pragas serão derramadas". - PE, pág. 85, 86.

"É a chuva serôdia que os reaviva e os fortalece [os filhos de Deus], a fim de poderem passar pelo tempo de angústia". - RH, 27.05.1862, republicado em 7SDABC, pág 984.

12 - Qual é a importância e a necessidade da chuva serôdia?

"Esta prometida benção, reclamada pela fé, traz consigo todas as demais bençãos. Ela é concedida segundo as riquezas da graça de Cristo, e Ele está pronto a suprir cada alma de acordo com sua capacidade de receber". - OE, pág. 285.

As virtudes e as bênçãos são os frutos do Espírito Santo em Gl 5:22, 23.

"Em nenhum ponto de nossa experiência podemos nós dispensar a assistência daquilo que nos habilita a fazer justamente o começo. As bênçãos recebidas sob a chuva temporã, são-nos necessárias até o fim. No entanto só isso não nos basta. Embora acariciemos as bênçãos da primeira chuva, não devemos, do outro lado, perder de vista o fato de que sem a chuva serôdia, para encher a espiga e amadurecer o grão, a colheita não estará pronta para a ceifa, e o trabalho do semeador terá sido em vão. Necessita-se da graça divina no começo, da graça divina em cada passo de avanço; só a graça divina pode completar a obra. Não há lugar para nós descansarmos em descuidada atitude. Nunca devemos esquecer as advertências de cristo: 'Vigiai em oração.''Vigiai pois em todo o tempo, orando.' A ligação a cada momento com o Agente divino é essencial ao nosso progresso. Podemos ter tido uma medida do Espírito de Deus, mas tanto pela oração como pela fé devemos buscar continuamente mais do Espírito. Nunca dá resultado cessarmos os nossos esforços. Se não progredirmos, se não nos colocarmos na atitude em que tanto possamos receber a chuva temporã como a serôdia, perderemos nossa alma e a responsabilidade jazerá à nossa porta". - TM , pág. 507, 508.

13 - Qual o critério para o derramamento do Espírito Santo? ICo 12:11,31; IIPe 1:10, 11; Hb 11:6; 10:35-38; Ef 4: 7, 11-16

"A medida do Espírito Santo que recebemos será proporcional à intensidade de nosso desejo, à fé exercida neste sentido e ao uso que fizermos da luz e do conhecimento que nos forem concedidos". - RH, 05.05.1896.

13 - O que é necessário para recebermos a chuva serôdia?

"Hoje deveis entregar-vos a Deus, para que sejais esvaziados do próprio eu, esvaziados da inveja, ciúmes, ruins suspeitas, tudo quanto seja desonroso para Ele. Hoje deveis ter purificados vosso vaso a fim de estar prontos para... os aguaceiros da chuva serôdia; pois a chuva serôdia virá, e a benção de Deus encherá toda alma que estiver purificada de toda contaminação. É nossa obra hoje entregar nossa alma a Cristo, para estarmos preparados para o tempo de refrigério... preparados para o batismo do Espírito Santo." - ME, vol 1, pág. 191.

"Podemos estar certos de que quando o Espírito Santo for derramado os que não receberam nem apreciaram a chuva temporã, não verão nem compreenderão o valor da chuva serôdia". - TM, pág 399.  

13 - Que advertência nos é dada? IICo 13:5; IIPe 3: 11, 12, 14, 18.

"Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia. Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso redor, mas nós não a discerniremos nem a receberemos". - TM, pág. 507.

14 - Qual é a promessa divina para nós? Dt 11:13-15; Lc 11:13.

"Não é por qualquer restrição da parte de Deus que as riquezas de Sua graça não fluem para a terra em favor dos homens... Se todos estivessem dispostos, todos seriam cheios do Espírito... O Senhor está mais disposto a dar o Espírito Santos àqueles que O servem do que os pais a dar boas dádivas a seus filhos. Cada obreiro devia fazer sua petição a deus pelo batismo diário do Espírito". - AA, pág. 50

"A descida do Espírito Santo sobre a igreja é olhada como estando no futuro; é, porém, o privilégio da igreja tê-la agora. Buscai-a, orai por ela, crede nela. Precisamos tê-la, e o Céu espera para concedê-la". - RH, 19.03.1895, republicado em E, pág. 701.

"Neste mesmo momento Seu Espírito e Sua graça são para todos que os necessitam e queiram aceitar Sua palavra ao pé da letra". - 8T, pág. 20 (1909), republicado em SC, pág. 310.

"Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes". - GC, pág. 611, 612.

"O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a 'chuva temporã', e glorioso foi o resultado. A chuva serôdia será mais abundante, porém". - TS III, pág. 211.

Referências:
PJ - Parábolas de Jesus
OE - Obreiros Evangélicos
MM - Meditação Matinal
TM - Testemunhos para Ministros
GC - Grande Conflito
RH - Review and Herald
TS - Testemunhos Seletos
SDABC - Comentário Bíblico Adventista
PE - Primeiros Escritos
ME - Mensagens Escolhidas
AA - Atos dos Apóstolos
E - Evangelismo
T - Testimonies for the Church
SC - Serviço Cristão


Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com