Estudo Bíblico 3:
Como Aguardar a Chuva Serôdia

A experiência cristã é algo muito espetacular e merece toda a nossa atenção e estudo. A semente do evangelho brota em nossos corações com a experiência da conversão e deve ser nutrida diariamente através da oração, estudo da Palavra de Deus e testemunho (Chuva temporã); este crescimento, ou a capacidade de compreensão das Escrituras será ampliado por ocasião do derramamento final do poder do Espírito Santo e 'toda a terra será iluminada pela Sua glória' (Chuva serôdia).

Diante destes fatos, é necessário que façamos um inventário das nossa vidas em relação ao plano de Deus para cada um de nós. A minha vida até este instante está me levando para mais perto de Deus? Se Jesus vier para mim hoje estarei pronto para a eternidade? Quais são as condições para que eu possa participar da Chuva serôdia?

Estudo nº 3 -- COMO AGUARDAR A CHUVA SERÔDIA

"A chuva serôdia amadurecendo a seara da Terra representa a graça espiritual que prepara a igreja para a vinda do Filho do homem. Mas, a menos que a chuva temporã haja caído, não haverá vida; a ramagem verde não brotará. Se a chuva temporã não fizer seu trabalho, a serôdia não desenvolverá a semente até a perfeição". - TM, pág. 506.

"Vi que muitos negligenciavam a preparação tão necessária, esperando que o tempo do refrigério e da chuva serôdia os habilitassem para estar em pé no dia do Senhor, e viver à Sua vista. Oh! Quantos vi eu no tempo de angústia sem abrigo! Haviam negligenciado a necessária preparação, e portanto não podiam receber o refrigério que todos precisam ter para os habilitar a viver à vista de um Deus santo... Vi que ninguém poderia participar do refrigério a menos que obtivesse a vitória sobre toda tentação, orgulho, egoísmo, amor ao mundo, e sobre toda má palavra e ação". - PE, pág. 71.

01 - Quando deve ser realizada a preparação para a Chuva Serôdia? Rm 13:11-13; Jo 12: 35, 36; Lc 21:36; Mr 3:37.

"... O período de tempo em rápida diminuição entre nós e a eternidade, deve impressionar-nos mais profundamente. Cada dia que passa deixa-nos um dia menos a completar nossa obra no aperfeiçoamento do caráter... Enquanto houver muitos adormecidos, muitos dissipando divertidamente as preciosas horas em descuidosa indiferença, por assim dizer no próprio limiar do mundo eterno, os que crêem precisam ser sóbrios, precisam despertar, ser zelosos e diligentes, e vigiar em oração..." - MM (Maranata) 1977, pág 219.

"É agora que devemos lavar as vestes de nosso caráter, tornando-as alvas no sangue do Cordeiro. Agora é que devemos vencer o orgulho, as paixões, e a indolência espiritual. Agora é que devemos despertar e fazer decididos esforços para dar simetria ao nosso caráter". - TS, vol 2, pág. 70, 71.

02 - O que o Espírito Santo fará por nós? Jo 14:26; 16:8,13; At 1:8 Ap 18:1.

"Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes de cima. A benção vem quando, pela fé, a alma se entrega a Deus. Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus". - DTN, pág. 122.

"Só podemos ser habilitados para o céu mediante a operação do Espírito Santo no coração... Para que tenhamos a justiça de Cristo, precisamos diariamente ser transformados pela influência do Espírito". - ME, vol. 1, pág. 374.

"Implantando-lhes no coração os princípios de Sua Palavra, o Espírito Santo desenvolve nos homens os predicados de Deus. A luz de Sua glória - Seu caráter - deve refletir-se em Seus seguidores". - PJ, pág. 414.

03 - Qual é a nossa maior e mais urgente necessidade? Lv 20:26; Tg 1:22; Ipe 3:15, 16; IICo 6:17, 18; Ipe 2:9; IICo 7:1.

"Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação... Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção. Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração. Enquanto o povo se acha tão destituído do Espírito Santo de Deus, não pode apreciar a pregação da palavra; mas quando o poder do Espírito lhes toca o coração, então os sermões não ficarão sem efeito. Guiados pelos ensinos da palavra de Deus, com a manifestação de Seu Espírito, no exercício de sã discrição, os que assistem a nossas reuniões adquirirão preciosa experiência e, voltando ao lar, acham-se preparados para exercer saudável influência... Precisamos entrar na obra (de reavivamento e reforma) individualmente. Precisamos orar mais e falar menos... Se intentarmos esquadrinhar o próprio coração, afastando nossos pecados, corrigindo nossas más tendências, nossa alma não se inchará em vaidade. Desconfiaremos de nós mesmos, possuindo permanente senso de que nossa suficiência é de Deus." - ME I, pág. 121 e 122.

"Tem que ter lugar um reavivamento e reforma, sob o ministério do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diferentes. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, uma vivificação das faculdades do espírito e do coração, um ressurgimento da morte espiritual. Reforma significa reorganização, mudança de idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não produzirá os bons frutos da justiça a menos que esteja ligada a um reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem fazer a obra que lhes é designada, e para fazerem essa obra têm de se unir". - SC, pág. 42.

"Dia a dia deveis aprender alguma coisa nova das Escrituras. Pesquisai-as como se buscásseis tesouros escondidos, pois contêm as palavras da vida eterna. Orai pedindo sabedoria e entendimento a fim de compreenderdes esses santos escritos. Se isso fizésseis, encontraríeis novas belezas na Palavra de Deus; sentiríeis que recebestes nova e preciosa luz sobre assuntos relacionados com a verdade, e as Escrituras receberiam constantemente nova valorização em nosso apreço..." - MM (Maranata) 1977, pág. 42.

"À medida que a verdade é introduzida na vida prática, a norma deve ser elevada cada vez mais alto para satisfazer aos requisitos da Bíblia. Isso requererá oposição às modas, costumes, práticas e máximas do mundo. As influências mundanas, quais ondas do mar, erguem-se contra os seguidores de Cristo a fim de os demover dos verdadeiros princípios de Sua mansidão e graça; mas nós devemos ficar como uma rocha, leais aos nossos princípios... Não devemos elevar nossa norma só um pouquinho acima das normas do mundo. Mas devemos tornar a diferença frisante..." - MM (Maranata) 1977, pág. 45.

"Minha alma é oprimida quando vejo a grande falta de espiritualidade entre nós. As modas e os costumes do mundo, orgulho, amor às diversões, amor à ostentação, extravagância no vestuário, em casas, em terras - estas coisas estão esbulhando o tesouro, dedicando à satisfação do próprio eu os recursos que deveriam ser usados para transmitir ao mundo a luz da verdade. Propósitos egoístas tornam-se a principal consideração..." - MM (Maranata) 1977, pág. 49.

"O Senhor reprova e corrige o povo que professa guardar Sua Lei. Aponta-lhes os pecados e manifesta-lhes a iniqüidade, porque deles deseja separar todo pecado e impiedade, a fim de que aperfeiçoem a santidade em Seu temor, e estejam preparados a morrer no Senhor, ou serem trasladados para o Céu. Deus os repreende, reprova e castiga, de modo a serem purificados, santificados, elevados, sendo afinal exaltados a Seu próprio trono..." - MM (Maranata) 1977, pág. 51.

Estamos preparados para receber a chuva serôdia, quando fruímos completamente as bênçãos da chuva temporã.

Analisemos mais detalhadamente as condições para se alcançar a promessa do Espírito Santo, conforme PE, pág. 121, 122. 

Antes, porém, não nos esqueçamos nunca por onde deve-se iniciar a verdadeira reforma na vida do cristão: Pv 4:23; Mt 6:33; Rm 13:14.

"Jamais serão os homens verdadeiramente temperantes sem que a graça de Cristo seja um permanente princípio no coração. O irmão e a irmã não praticarão a temperança em todas as coisas enquanto o seu coração não for transformado pela graça de Deus.
O que Cristo opera no interior, será manifesto no exterior sob os ditames de um intelecto convertido. O plano de iniciar pelo exterior e procurar operar interiormente, tem sempre falhado e falhará sempre. O plano de Deus para vós é começar na própria sede de todas as dificuldades - o coração - e então do coração hão de jorrar os princípios da justiça; a reforma será tanto externa como interna". - CSRA, pág. 35.

04 - CONFISSÃO:

04.1 - Qual é a instrução divina concernente à confissão do pecado? Nu 5: 6, 7; Lv5:5.

"A confissão verdadeira tem sempre caráter específico e faz distinção de pecados. Esses pecados podem ser de natureza que devam ser apresentados a Deus unicamente. Podem ser faltas que devam ser confessadas a pessoas por elas ofendidas. Ou podem ser de caráter público, devendo então ser confessadas com a mesma publicidade. Toda confissão, porém, deve ser definida e sem rodeios, reconhecendo justamente os pecados dos quais sois culpados". CC, pág. 36.

04.2 - O que acontece sempre que a pessoa tenta esconder seus pecados? Pv 28:13; Hb 4:13.

04.3 - Que promessa faz o Senhor a quem reconhece sua culpa e confessa seu pecado? Is 1:18,18; 55:7; Jl 2:12, 13, 23: IJo 1:9.

"Hoje deveis ter purificado o vosso vaso, a fim de estar pronto para o orvalho celeste, pronto para os chuveiros da chuva serôdia; pois a chuva serôdia há de vir, e a benção de Deus encherá toda a alma que estiver purificada de toda contaminação." - E, pág. 702.

04.4 - Qual é a razão dada para a prontidão de Deus em perdoar o pecado? Sl 51:1; 86:5: Mi 7:18; Sl 78:38.

04.5 - Que exortação se baseia no fato de Deus nos haver perdoado? Ef 4:32: Mt 6:14, 15.

04.6 - Se uma pessoa comete um pecado e morre antes de confessá-lo, está salva ou perdida?

"Enquanto há esperança, até que eles resistam ao Espírito Santo para sua ruína eterna, os homens são guardados por seres celestiais." - MM (Nossa alta vocação) 1962, pág. 21.

Da mesma forma que os verdadeiros cristãos vivem em atitude de oração, também devem viver em atitude de arrependimento. Seu amor a Cristo os leva a se arrepender tão imediatamente como Pedro: bastou um olhar de Jesus (Lc 22:61). O arrependimento verbal é importante, mas Jesus lê o coração.

05 - HUMILHAÇÃO:
05.1 - Que fantástica mudança nos seguidores de Cristo tornou possível o pentecoste? At 4:32.

"Notai que só depois de haverem os discípulos entrado em união perfeita, quando não mais contendiam pelas posições mais elevadas, foi o Espírito derramado. Estavam unânimes. Todas as divergências haviam sido postas de lado." - TS, Vol. 3, pág. 211.

"A fim de cumprirmos os desígnios de Deus, há porém uma obra preparatória a fazer. O Senhor nos pede que esvaziemos o coração do egoísmo, que é a raiz de toda a alienação. Ele anseia derramar sobre nós Seu Espírito Santo em fartas medidas, e que aplainemos o caminho mediante a renúncia. Quando o próprio eu for entregue a Deus, nossos olhos serão abertos para ver as pedras de tropeço que nossa dessemelhança com Cristo tem posto no caminho dos outros. Tudo isso Deus nos manda remover. Ele diz: 'Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis.' Tg 5:16. Então poderemos ter a certeza experimentada por Davi quando, depois confessar o seu pecado, orou: 'Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão.' (Sl 51:12, 13) - MM (E Recebereis Poder) 1999, pág. 292.

06 - ARREPENDIMENTO:

06.1 - Quem é chamado ao arrependimento? Lc 5:32.

06.2 - O que acompanha o arrependimento? Lc 24:47.

06.3 - Que leva os pecadores ao arrependimento? Rm 2:4.

06.4- Por que o arrependimento é um pré-requisito para o derramamento do Espírito Santo? Jl 2:12-19, 23.

"Aqueles que reconhecem sua necessidade de arrependimento para com Deus, e de fé em nosso Senhor Jesus Cristo, terão contrição de alma e se arrependerão de sua resistência ao Espírito do Senhor. Confessarão seu pecado em rejeitar a luz que o Céu lhes enviou tão graciosamente, e abandonarão o pecado que entristeceu e ofendeu o Espírito do Senhor. Eles se humilharão e aceitarão o poder e a graça de Cristo, reconhecendo as mensagens de advertência, repreensão e encorajamento. " - MM (E Recebereis Poder) 1999, pág. 294.

Converter-se a Deus com 'jejum, choro e pranto' não significa que podemos conseguir o arrependimento pela tristeza. Essa não é a causa do arrependimento, é uma conseqüência. Ao irmos ao Senhor, com o desejo sincero de mudar de coração, Ele nos concede o arrependimento como um presente. Arrependimento é tristeza pelo pecado e libertação desse pecado. Constante estado de arrependimento não significa viver chorando pelos pecados do passado; é uma freqüente e regular volta a Cristo, que é o único que nos pode livrar do pecado.

07 - FERVOROSA ORAÇÃO:

07.1 - De quem, segundo a Bíblia, é Deus galardoador? Hb 11:6.

07.2 - Que se diz da boa vontade com que Deus ouve e atende a oração? Mt 7:11.

07.3 - Sob que condições nos são prometidas as bênçãos necessárias? Mt7: 7, 8; Tg 1:6,7; Mr 11:24.

"A oração e a fé são aliadas íntimas, e necessitam de ser estudadas juntas. Na oração da fé há uma ciência divina; é uma ciência que tem de compreender todo aquele que deseja fazer do trabalho um êxito. Diz Cristo: 'Tudo que pedirdes orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis'. Mr 11:24.

Ele deixa bem esclarecido que o nosso pedido deve estar de acordo com a vontade de Deus; devemos pedir as coisas que Ele prometeu, e o que quer que recebamos deve ser empregado no fazer a Sua vontade. Satisfeitas as condições, a promessa é certa.
Podemos pedir o perdão do pecado, o Espírito Santo, um temperamento cristão, sabedoria e força para fazer Sua obra, ou qualquer dom que Ele haja prometido. Então devemos crer que recebemos, e agradecer a Deus por havermos recebido. Não precisamos esperar por qualquer evidência exterior da bênção. O dom acha-se na promessa. Podemos empenhar-nos em nosso trabalho certos de que o que Deus prometeu ele pode realizar, e de que o dom, que nós já possuímos, se efetivará quando dele mais necessitarmos... A oração é uma necessidade, pois é a vida da alma. A oração particular e em público tem o seu lugar; é, porém, a comunhão secreta com Deus que sustenta a vida da alma..." - MM (Maranata) 1977, pág. 85.

07.4 -De acordo com Zacarias, quando deveríamos orar pela chuva serôdia? Quão insistentes deveriam ser nossas orações? Zc 10:1 (Lc 15:5-13; Ef 6:18; ITe 5:17; Lc 18:1).

"Podem as circunstâncias parecer favoráveis a um abundante derramamento dos chuveiros da graça. Mas Deus mesmo deve ordenar que caia a chuva. Não devemos, portanto, ser remissos nas súplicas. Não devemos confiar na operação comum da providência, devemos orar para que Deus descerre a fonte da água da vida. E nós mesmos devemos receber água viva. Oremos, pois com coração contrito e com maior fervor, para que agora, no tempo da chuva serôdia, os chuveiros da graça sejam derramados sobre nós." - TM, pág. 509.

"Foi-me mostrado o povo de Deus esperando que ocorresse alguma mudança - que um compulsivo poder deles se apoderasse. Mas ficarão decepcionados, pois estão em erro. Precisam agir, precisam lançar por si mesmo mão ao trabalho, e clamar fervorosamente a Deus por um genuíno conhecimento de si próprios. As cenas que estão passando diante de nós, são de magnitude suficiente a fazer-nos despertar, levando insistentemente a verdade ao coração de todos os que quiserem escutar". - P.Ch.S., pág. 20.

"Cristo ordena: 'Orai sem cessar'... os que não cultivam o espírito e o hábito de oração não podem esperar receber o áureo azeite da bondade, paciência, longanimidade, delicadeza e amor". - TM, pág. 511.

"Foi pela confissão e pelo abandono do pecado, por meio de fervorosa oração e da entrega pessoal a Deus, que os discípulos se preparam para o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. O mesmo trabalho, apenas em grau mais elevado, deve ser feito agora". - TM, pág. 507.

"É chegado o tempo para se realizar uma reforma completa. Quando esta reforma começar, o espírito de oração atuará em cada crente e banirá da igreja o espírito de discórdia e luta". - SC, pág. 53.

"Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles'. As convocações da igreja, como nas reuniões campais, as assembléias da igreja local, e todas as ocasiões em que há trabalho pessoal em favor das almas, são oportunidades determinadas por Deus para dar tanto a chuva temporã como a serôdia". - TM, pág. 508.

08 - A OBRA DE REAVIVAMENTO E REFORMA:

08.1 - Qual é o chamado de Deus para o Seu povo? Lc 1:17; Rm 12:1; Fl 2:15; Ipe 2:12.

" A igreja, atualmente, necessita de homens que, como Enoque, andem com Deus, revelando Cristo ao mundo. Os membros de igreja precisam atingir uma norma mais elevada. Mensageiros celestiais esperam comunicar-se com os que perderam de vista o próprio eu e cuja vida é um cumprimentos das palavras: 'Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim'. De tais homens e mulheres deve compor-se a igreja antes que sua luz possa projetar-se sobre o mundo em raios claros e distintos. Nossa opiniões sobre o Sol da Justiça são obnubiladas pelo egoísmo. Cristo é de novo crucificados por muitos que pela condescendência consigo mesmos permitem que Satanás obtenha domínio sobre eles..." MM (Maranata) 1977, pág. 108.

"Estejam despertas as igrejas antes que seja tarde demais. Promova cada membro o seu trabalho pessoal, e honre o nome do Senhor pelo qual é chamado. Que a fé firme e a zelosa piedade tomem o lugar da ociosidade e descrença. Quando a fé se apossa de Cristo, a verdade deleitará a alma, a prática da religião não será árida nem enfadonha... Diariamente, ao praticardes o cristianismo que professais, tereis rica experiência. Converter-se-ão pecadores...MM (Maranata) 1977, pág. 109.

"Nesta época, exatamente antes da segunda vinda de Cristo nas nuvens do céu, tem de ser feita uma obra como essa de João. Deus chama homens que preparem um povo que crê no breve aparecimento de Cristo, temos uma mensagem a proclamar: 'Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus' (Am 4:12). Nossa mensagem deve ser direta como foi a mensagem de João... Para dar uma mensagem como a que João deu, precisamos passar por uma experiência espiritual igual à dele... Precisamos contemplar a Deus, e contemplando-o perder de vista o próprio eu". - MM (Maranata) 1977, pág. 114.

"Os que devem preparar o caminho para a segunda vinda de Cristo, são representados pelo fiel Elias, assim como João veio no espírito de Elias, a fim de preparar o caminho para o primeiro advento de Cristo. O grande assunto da reforma deve ser agitado, e a mente do público deve ser estimulada. Temperança em todas as coisas deve estar associada com a mensagem, a fim de converter o povo de Deus de sua idolatria, glutonaria e extravagância no vestir e em outras coisas... Deus tem mostrado que a reforma de saúde está tão intimamente relacionada com a mensagem do terceiro anjo como a mão está com o corpo. Não se encontra em parte alguma tão grande causa de degenerescência física e moral como a negligência deste importante assunto. Os que condescendem com o apetite e a paixão, e fecham os olhos à luz por temor de que irão ver pecaminosas indulgências que não estão dispostos a deixar, são culpados perante Deus." - MM (Maranata) 1977, pág. 116.

"Tornar clara a lei natural e insistir na obediência a ela, é obra que acompanha a mensagem do terceiro anjo... [Deus] deseja que o assunto seja debatido, e a mente do público profundamente despertada a investigá-la. Pois é impossível aos homens e mulheres apreciarem as verdades sagradas enquanto se acham sob o poder de hábitos pecaminosos, destruidores da saúde e enfraquecedores do cérebro..." - MM (Maranata), 1977, pág. 117.

"A reforma da saúde, foi-me mostrado, é parte da terceira mensagem angélica, e está com ela tão intimamente relacionada como está o braço e a mão com o corpo humano. Vi que nós como um povo precisamos fazer um movimento de progresso nesta grande obra. Ministros e povo precisam agir em harmonia. O povo de Deus não está preparado para o alto clamor da terceira mensagem angélica. Eles têm uma obra a fazer por si mesmos, e que não pode ser deixada para outro". - CSRA, pág. 32.

"Disse o anjo: 'Abstende-vos das cuncupscências carnais que combatem contra a alma'. Tendes tropeçado ante a reforma de saúde. Ela vos parece um apêndice desnecessário à verdade. Não é assim; ela é parte da verdade. Aqui está diante de vós uma obra que se tornará mais achegada e será mais probante que qualquer outra coisa que nos tenha sido imposta. Enquanto hesitais e dais as costas, deixando de vos apegar às bênçãos que é vosso privilégio receber, sofreis perda. Estais tropeçando na própria benção que o Céu tem posto em vosso caminho para tornar menos difícil o vosso progresso. Satanás vos apresenta isto sob a luz mais objetável, a fim de que combatais aquilo que se vos provaria o maior benefício e que seria para a vossa saúde física e espiritual". - CSRA, pág. 39.

"... é dever sagrado viver à altura da luz que Deus graciosamente tem dado. Tão pecado é violar as leis de nosso ser, como quebrar um dos Dez Mandamentos, pois não podemos num caso como no outro deixar de quebrantar a lei de Deus... Estamos diariamente reduzindo nossa força para glorificar a Deus, quando é certo que ele reclama toda a nossa força, todo o nosso entendimento. Mediante nossos hábitos errôneos estamos debilitando o sustentáculo de nossa vida, e, no entanto, professando ser seguidores de Cristo, preparando-nos para o toque final da imortalidade.

"Meu irmão e minha irmã, tendes uma obra a fazer que ninguém pode fazer por vós. Despertai de vossa letargia, e Cristo vos dará vida. Mudai vosso modo de viver, de comer e de beber, e vosso sistema de trabalho. Enquanto continuardes no caminho que tendes seguido por anos, não podereis discernir com clareza coisas eternas e sagradas. Vossas sensibilidades estão embotadas, e vosso intelecto obscurecido. Não tendes estado a crescer em graça e no conhecimento da verdade como é vosso privilégio. Não tendes crescido em espírito, mas aumentado em trevas". - CSRA, pág. 44-45.

"Necessitais de mentes claras, enérgicas, a fim de apreciar o exaltado caráter da verdade, apreciar a expiação, e dar a devida estimativa às coisas eternas. Se seguis uma errônea direção e condescendeis com errados hábitos no regime alimentar, enfraquecendo assim as energias mentais, não dareis à salvação e à vida eterna aquele alto apreço que vos inspirará a pôr a vida em conformidade com a vida de Cristo; não fareis, para obter inteira conformidade com a vontade de Deus, aqueles diligentes, abnegados esforços que são requeridos por Sua Palavra, e necessários para dar-vos o preparo moral para o último toque da imortalidade". - CSRA, pág. 47.

09 - Qual é a advertência divina para aquele que desperta e se levanta? Ef 6: 11, 12; Mt 24: 24; Ap 13: 13; IICo 11: 14

"Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O Espírito e o poder de Deus serão derramados sobre Seus filhos. Naquele tempo, muitos se separarão das igrejas em que o amor deste mundo suplantou o amor a Deus e à Sua Palavra. Muitos, tanto ministros como leigos, aceitarão alegremente as grandes verdades que Deus providenciou fossem proclamadas no tempo presente, a fim de preparar um povo para a segunda vinda do Senhor. O inimigo das almas deseja estorvar esta obra. E antes que chegue o tempo pra tal movimento, esforçar-se-á para impedi-la, introduzindo uma contrafação. Nas igrejas que puder colocar sob seu poder sedutor, fará parecer que a benção especial de Deus foi derramada. Manifestar-se-á o que será considerado como grande interesse religioso. Multidões exultarão de que Deus esteja operando maravilhosamente por elas, quando a obra é de outro espírito. Sob o disfarce religioso, Satanás procurará estender sua influência sobre o mundo cristão". - MM (Maranata), pág. 166.

"Em todo avivamento está ele [Satanás] pronto para introduzir os de coração não santificado e desequilibrados de espírito... Nenhuma reforma, em toda a história da igreja foi levada adiante sem encontrar sérios obstáculos. Assim foi no tempo de S. Paulo. Onde quer que o apóstolo fundasse uma igreja, alguns havia que professavam receber a fé, mas introduziam heresias que, uma vez aceitas, excluiriam finalmente o amor da verdade". - GC, pág. 396.

"Em todo avivamento da obra de Deus o príncipe do mal está desperto para atividade mais intensa; aplica atualmente todos os seus esforços em preparar-se para a luta final contra Cristo e Seus seguidores". - GC, pág. 593.

"Desperte do sono o povo de Deus, e inicie com fervor a obra de arrependimento e reforma; investigue as Escrituras para aprender a verdade como é em Jesus; faça uma consagração completa a Deus, e não faltarão evidências de que Satanás ainda se acha em atividade e vigilância. Com todo o engano possível manifestará ele seu poder, chamando em seu auxílio aos anjos caídos de seu reino". - GC, pág. 398.

"O fanatismo aparecerá em nosso próprio meio. Virão enganos, e de tal natureza que, se fora possível, desviariam até os escolhidos". - ME, vol. 2, pág. 16.

"Quando o Senhor opera mediante instrumentos humanos, quando os homens são movidos com poder do alto, Satanás leva seus agentes a exclamar: 'Fanatismo!' Cuidem todos quanto a soltar esse brado; pois, conquanto haja moedas falsas, isso não diminui o valor da que é genuína. Porque há reavivamentos e conversões espúrios, não se segue daí que todos os reavivamentos devam ser tidos em suspeita. Não mostremos o desprezo que os fariseus manifestavam quando disseram: 'Este homem recebe pecadores". - OE, pág. 170.

10 - Quais são as características adicionais da verdadeira reforma?

"Em visões da noite passaram perante mim representações de um grande movimento reformatório entre o povo de Deus. Muitos estavam louvando a Deus. Os enfermos eram curados, e outros milagres eram operados. Viu-se um espírito de intercessão tal como se manifestou antes do grande dia de Pentecostes. Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda parte para a proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celestial. Grandes bênçãos eram recebidas pelo fiel e humilde povo de Deus. Ouvi vozes de ações de graças e louvor, e parecia haver uma reforma como a que testemunhamos em 1844". - TS, vol. 3, pág. 345.

11 - Qual foi o resultado do pentecostes para os discípulos? At 1:8.

"... Milhares se converteram num dia. A espada do Espírito cintilava à direita e à esquerda. Novamente afiada com poder, penetrava até à divisão de alma e do espírito, e das juntas e medulas. A idolatria que andara misturada com o culto do povo, foi derribada. Novo território foi acrescentado ao reino de Deus. Lugares dantes estéreis e desolados, entoavam-Lhe os louvores. Os crentes, reconvertidos, nascidos de novo, eram um vivo poder para Deus. Um novo cântico foi posto em seus lábios: constante louvor ao Altíssimo." - MM (E Recebereis Poder) - 1999, pág. 286.

13 - Qual a responsabilidade de cada crente? Mt 24:14; 28:19; 19:20.

"Apenas os que estão a receber constantemente novos suprimentos da graça, terão o poder proporcional à sua necessidade diária e sua capacidade de usar esse poder. Em vez de aguardar um tempo futuro, em que, mediante uma concessão especial de poder espiritual recebam uma habilitação miraculosa para conquistar almas, rendem-se diariamente a Deus, para que os torne vasos próprios para Seu uso. Aproveitam cada dia as oportunidades do serviço que encontram a seu alcance. Diariamente testificam a favor do Mestre, onde quer que estejam, seja em alguma humilde esfera de atividade no lar, ou em algum setor de utilidade pública." - AA, pág. 55.

14- Qual será o resultado da chuva serôdia? Ap 14:6; 18:1.

"O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a terra toda com Sua glória, não há de ter lugar enquanto não tivermos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que seja ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito. Mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da Igreja não forem cooperadores de Deus." - SC, pág. 253.

15 - Qual deve ser a nossa atitude diante da promessa divina?

"Não precisamos nos preocupar com a chuva serôdia. Tudo quanto temos que fazer é manter o vaso limpo e com o lado certo para cima e estar preparados para receber a chuva celestial, orando continuamente: 'Que a chuva serôdia caia em meu vaso. Que a luz do anjo glorioso que se une ao terceiro anjo resplandeça sobre mim; dá-me uma parte na obra; que eu soe a proclamação. Que eu seja um colaborador de Cristo.' Assim buscando a Deus, permite-me contar-vos, Ele vos está preparando todo o tempo, concedendo-vos Sua graça". - OA, pág. 277. -- Valdir Abreu dos Santos

Referências:

ME - Mensagens Escolhidas
E - Educação
MM - Meditação Matinal
TS - Testemunhos Seletos
TM - Testemunhos para Ministros
AA - Atos dos Apóstolos
SC - Serviço Cristão
OA -
EB - Estudos bíblicos
DTN - O Desejado de Todas as Nações
PJ - Parábolas de Jesus
CSRA - Conselhos sobre regime alimentar
GC - O Grande Conflito
OE - Obreiros Evangélicos

Estudos Anteriores:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com