Irmã Ângela Relata Trabalhos e Responde ao Pastor Roberto Nayde

Olá Robson,

Estou lhe enviando resposta à apostila do Pastor Roberto Nayde. Não pude enviar antes por motivo de viagem.

Eu e minha irmã Marta de Lucca estivemos durante vinte dias no Estado de Rondônia advertindo almas a respeito do momento que estamos vivendo dentro do calendário profético de Deus, e exortando-as a buscarem um verdadeiro reavivamento e reforma, posicionando-se assim em defesa da verdade pura, da fé uma vez entregue aos santos.

Fizemos estudos Bíblicos e do Espírito de Profecia sobre as três mensagens angélicas, sobre a necessidade de prega-las ao mundo pra que Cristo possa voltar.

Fizemos também palestras informativas a respeito de tudo o que está acontecendo no mundo adventista, os irmãos ficaram muito gratos, pois pra alguns a informação é precária e muitos não possui acesso a internet. Tivemos a oportunidade de nos reunir com irmãos de seis cidades, nas circunstâncias mais adversas, em galpões de oficina mecânicas, sala e varandas, visto que não podemos mais pregar no templo pois estamos proibidas de faze-lo.

Foi uma benção. Em todos os lugares almas sinceras assumiram posição ao lado da verdade como ela é em Jesus. Tomei conhecimento hoje da segunda apostila do Pastor Roberto Nayde. Irei estudá-la, se necessário prepararei outra resposta.

Um abraço, Ângela.

Resposta da Irmã Ângela ao Pastor Roberto Nayde

Prezado Pastor,

Compreendo sua preocupação, com relação aos artigos apresentados. Acredito que o que mais o surpreendeu foio fato de  esses artigos terem sido apresentados por mim, alguém que você conhece e, por diversas vezes, até comentou a respeito da atuação do poder de Deus em minha vida, quando como pastor distrital eu era ovelha do seu rebanho.

Depois de estudar sua apostila, digo que, os argumentos apresentados tendo como base comentários e dicionários Bíblicos que não sejam apoiados por textos do Espírito de Profecia, para mim não podem ter peso, pois é o próprio Espírito de Profecia que me faz essa recomendação. "Não devemos aceitar a opinião de comentaristas como sendo a voz de Deus; eles eram mortais, sujeitos ao erro como nós mesmos. Deus nos tem dado a faculdade do raciocínio tanto como a eles. Devemos tornar a Bíblia o seu próprio expositor." Testemunhos para Ministros, pág. 106.

Nunca questionei o fato de Ezequiel 8 ter se cumprido no Israel literal, pois sei que Ellen White faz referência a isso em Profetas e Reis. Porém a igreja nos ensina até em lições da Escola Sabatina que há profecias com duplo significado; e também sabemos que a história se repete. Por isso dizer que Ezequiel 8 e 9 não possui aplicação alguma ao presente é exagerar. Pois a maior evidência disso é a situação atual da igreja. Talvez seja por isso todo esse esforço para se provar o contrário, porque o maior argumento, que não apenas eu possuo, mas também as demais pessoas que se tornam conhecedoras do assunto, é a real condição do professo povo de Deus, pois qualquer membro por simples que seja está percebendo e comentando que alguma coisa não anda bem em nosso meio. É por isso que continuo crendo no que apresentei, e advertindo almas a respeito da presente condição.

Gostaria de saber porque o Pastor em sua extensa apostila não comentou o seguinte texto, que apresentei em meu artigo. "Vemos aí que a igreja - o santuário do Senhor - foi a primeira a sentir o golpe da ira de Deus. Os anciãos, aqueles a quem Deus dera grande luz, e que haviam ocupado o lugar de depositários dos interesses espirituais do povo, haviam traído o seu depósito." Testemunhos Seletos II, págs. 65, 66. Melhor, gostaria de ouvir o seu comentário a respeito do capítulo todo do referido livro, intitulado "O Selo de Deus", onde a Serva do Senhor relaciona claramente o selamento, (que começou desde que foi dada a mensagem do Terceiro Anjo, portanto de 1844 para cá,) com o capítulo 9 de Ezequiel.

Em Ezequiel 9:4, está escrito que o selo é para os que gemem por causa das Abominações que se cometem no meio dela (Jerusalém). Se não são as Abominações relatadas no capítulo 8, quais são?

O próprio Pastor em sua apostila, citando o parágrafo anterior e posterior para explicar o texto que citei de Testemunhos Seletos I, pág. 334, no texto posterior diz "Cairão na destruição final dos ímpios, representada na obra dos cinco homens que tinham as armas destruidoras na mão. Notai cuidadosamente este ponto: Os que receberam o puro sinal da verdade, neles gravado pelo poder do Espírito Santo, representado pelo sinal feito pelo homem vestido de linho, são os que "suspiram e gemem por todas as abominações que se cometem "na igreja. ... Lede o nono capítulo de Ezequiel." Ibdem, 336. Que Abominações seriam estas?

Voltando ainda ao capítulo "O Selo de Deus" de TS II, está escrito: "As abominações pelas quais os fiéis suspiravam e gemiam era tudo o que podia ser discernido por olhos finitos, mas os pecados incomparavelmente piores, os que provocavam o zelo de um Deus puro e santo, achavam-se encobertos. O grande Esquadrinhador dos corações sabe todo pecado cometido secretamente, pelos obreiros da iniqüidade. Essas pessoas chegam a sentir-se seguras em seus enganos, e por causa da longanimidade divina, dizem que o Senhor não vê, e depois procede como se Ele houvesse abandonado a Terra. Ele, porém, descobrir-lhes-á a hipocrisia, e revelará perante outros os pecados que tão cuidadosos eram em ocultar." Pág. 66.

Volto a perguntar, poderia o Pastor dizer que Abominações são estas? Note que a Serva do Senhor usa a mesma linguagem do profeta, em Ezequiel 8:12.

Observe o que diz Ezequiel 9:11 "E eis que o homem que estava vestido de linho, a cuja cintura estava o tinteiro, tornou com a resposta, dizendo: Fiz como me ordenaste". Relacionemos agora esse verso, com o texto do livro Primeiros Escritos, capítulo: "A Terceira Mensagem Encerrada". " Vi anjos indo aceleradamente de um lado para o outro no Céu. Um anjo com um tinteiro de escrivão ao lado voltou da Terra, e referiu a Jesus que sua obra estava feita, e os santos estavam numerados e selados." Pág. 279.

Mais uma pergunta: Já se encerrou a Terceira mensagem Angélica? Se não, Quando se encerra? Para se obter a resposta leia o restante do capítulo. Mas o comentário do Dicionário Bíblico, apresentado pelo Pastor diz: "y la visión del hombre con el tintero del Cp 9 anuncia el fin del período de prueba de la ciudad." Desculpe, mas não posso aceitar esse comentário, pois além dos textos apresentados anteriormente como tendo cumprimento futuro, encontrei outro ainda mais convincente. "Estudai o nono capítulo de Ezequiel. Estas palavras serão literalmente cumpridas"... Carta 106, 26 de Setembro 1909.

Gostaria também que pudesse explicar apenas mais um texto: "Cristo diz o seguinte daqueles que se ufanam de sua luz mas não andam nela: "Por isso Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós outros. E tu, Cafarnaum [adventistas do sétimo dia que tiveram grande luz], que te ergues até aos céus [com referência a privilégios], serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operam, teria ela permanecido até hoje". Eventos Finais 43, 44.

Pensa por isso que não acredito no triunfo final da igreja? Creio sim, com todas as forças do meu ser, Mas na igreja descrita em Atos dos Apóstolos, pág 11: "Almas fiéis constituíram desde o princípio a igreja sobre a Terra". Creio portanto na vitória desta igreja, almas fiéis sobre a plataforma da verdade eterna, defendendo o Assim Diz o Senhor. O Senhor sempre terá um povo fiel, e esse povo que na igreja militante se houver demonstrado fiel, tornar-se-á a igreja triunfante, que como o próprio nome diz: Triunfará.

O Pastor também não comentou nada sobre os textos que dizem que ministros insistirão com o povo tanto do púlpito sagrado como em reuniões ao ar livre, quanto a necessidade de observar o primeiro dia da semana.

Também não foi apresentada nenhuma explicação a respeito do que aconteceu em 1957. O pastor simplesmente transcreveu a crença fundamental, 4 e 23, e disse que nossas doutrinas estão mais sólidas do que nunca. Mas isso não convenceu.

Agradeço o editor deste site por todas as informações que nos fornece. Dentre elas as "Cartas Para as Igrejas" de Autoria do Pastor M. L. Andreasen, que nos relata com detalhes o que aconteceu nesta data. Bom seria se todos pudessem ler estas cartas, pois nelas o referido Pastor que é também o autor do livro "O Ritual do Santuário", identifica a crise de 1957 como a apostasia ÔMEGA predita por Ellen White em Mensagens Escolhidas I, pág 200.

Não questionei o fato de o Espírito Santo ser simbolizado pelo fogo. Sei disso tanto pelas Escrituras como pelo Espírito de Profecia. O que argumentei e protestei foi o fato de usarmos como marca distintiva, uma vez que essa marca é símbolo de outras crenças, e em tudo o Senhor quer um povo separado e acima de tudo identificado com a sua missão: Pregar ao mundo as Três Mensagens Angélicas.

Quanto a dizer que, meus artigos, e outros publicados tem, "contaminado o rebanho do Senhor", sinceramente acho que não refletiu bem ao fazer esta afirmação. Pois informações e artigos desta natureza levam as pessoas a investigarem a verdade, e Deus usa isso como meio para provocar a investigação e despertar os espíritos que de outro modo se abandonariam ao sono. Nesta busca, muitos se deparam com a verdade, pois o Mestre das Assembléias está ao lado de todo indagador sincero das Escrituras.

Dentre as muitas coisas que contamina o rebanho do Senhor, uma das principais é: Os atos pecaminosos da vida de alguns ministros diante das ovelhas, que santifica o pecado à vista delas, e estas nunca mais olharão o pecado com a repugnância com que Deus o considera. Ver Testemunhos Seletos II, Pág 34, 35.

Quanto a me subestimar por eu não possuir conhecimento teológico, exegético e hermenêutico, fiquei impressionada em ver como a história se repete nos menores aspectos. Desde os dias de Jesus os principais dos Sacerdotes e fariseus, ridicularizava o povo comum (que não havia feito teologia) por crerem em Jesus, dizendo: "Creu nele porventura alguma das autoridades, ou alguém dentre os fariseus? Mas essa multidão, que não sabe a lei, é maldita" João 7: 48, 49.

Acredito que essa tentativa de me subestimar, só revela sua preocupação quando diz que, só conseguirei iludir aqueles que tem o mesmo conhecimento da Bíblia e do Espírito de Profecia que eu, pois como você bem sabe é muito maior a classe de pessoas que possuem o meu tipo de conhecimento. Vou mais além, talvez sua preocupação se dê ao fato de que como Diretor do Espírito de Profecia da MMT, o Pastor saiba muito bem que a obra do Senhor terminará por meio de pessoas simples, mas que aos olhos do Senhor são preciosas, pois tem andado em toda a luz que receberam. Finalizo com alguns desses textos que talvez o preconceito não o tem permitido compreender o verdadeiro significado.

"A Bíblia com suas preciosas gemas de verdade não foi escrita para o sábio somente. Ao contrário, destina-se ao povo comum; e a interpretação que lhe dá o povo comum, quando auxiliado pelo Espírito Santo, harmoniza-se melhor com a verdade como é em Jesus," Testemunhos Seletos II, pág. 316

"Os líderes judeus imaginavam-se demasiado sábios para necessitar de instrução, demasiado justos para necessitar de salvação e demasiado honrados para necessitar da honra que vem de Cristo. O Salvador afastou-Se deles para outorgar a outros os privilégios de que tinham abusado e a obra que haviam negligenciado. A glória de Deus tinha de ser revelada e Sua Palavra confirmada. O reino de Cristo tinha de ser estabelecido no mundo. A salvação de Deus tinha que se tornar conhecida nas cidades do deserto; e os discípulos foram chamados para fazer a obra que os líderes judaicos deixaram de fazer". Atos dos Apóstolos, pág. 16.

"Assim como outrora chamou pescadores para serem Seus discípulos, Ele suscitará dentre o povo comum a homens e mulheres que realizem Sua obra. Em breve haverá um avivamento que surpreenderá a muitos. Os que não percebem a necessidade do que deve ser feito serão passados por alto, e os mensageiros celestiais trabalharão com os que são chamados de pessoas comuns, habilitando-as a levar a verdade a muitos lugares".

"Na última e solene obra se empenharão poucos grandes homens. ... Deus realizará uma obra em nosso tempo que poucos esperam. Ele suscitará e exaltará entre nós os que são mais adestrados pela unção de Seu Espirito do que pelo preparo das instituições de científicas. Estes meios não devem ser desprezados ou condenados; eles são ordenados por Deus, mas só podem fornecer as habilitações exteriores. Deus mostrará que não depende de seres humanos instruídos e cheios de si". Eventos Finais 175,176.

"Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo. Ao chegar o tempo para que ele seja dada com o máximo poder, o Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço. Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhe dá." Grande Conflito, 612.

"Haverá nas igrejas uma admirável manifestação do poder de Deus, mas ele não influirá sobre os que não se humilharem perante o Senhor, abrindo a porta do coração por meio de confissão e arrependimento. Na manifestação daquele poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, discernirão apenas algo que, em sua cegueira, consideram perigoso, algo que desperte seus temores, e se empenharão em resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com seus conceitos e expectativas, opor-se-ão à obra. "Porque", dizem eles, "não conheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra há tantos anos?" Porque não atenderam às advertências e instâncias das mensagens de Deus, mas disseram persistentemente: "Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma." Review and Herald, 23/12/1890; Meditação 99, pág. 299.

Ângela, Cuiabá MT


Artigos da irmã Ângela:

Reportagens, Artigos e Documentos que Comprovam Denúncias da Irmã Ângela:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com