UCB Usa Folheto "Igreja de Deus, Uma Família Unida" para Dividir a Igreja Contra a "Oposição"

(Comentários em Negrito)

A IGREJA DE DEUS,

Aparentemente o redator (Pr. Tércio Sarli) está falando sobre a igreja.

UMA FAMÍLIA UNIDA

Aparentemente o redator está referindo-se a igreja de Deus como uma família unida.

À medida que se aproxima o fim de todas as coisas, avulta-se a olhos vistos um dos sutis estratagemas de Satanás para enganar as multidões: a confusão das igrejas.

Sendo um redator adventista o tema apropriado seria ecumenismo.

A cada dia aparecem novas igrejas, novas organizações religiosas atraindo o povo em suas proclamações de milagres, curas, manifestações sobrenaturais e prosperidade material. O que importa para esses falsos pregoeiros é iludir o povo com promessas ilusó­rias, encher salões, impressionar as massas com sensacionalismos, explorar o sentimento das pessoas das pessoas com toda sorte de engano, propositadamente ou por ignorância.  Para esses líderes da confusão e da balbúrdia não importa a fundamentação bíblica, a sã doutrina, a teologia correta.

Aparentemente o redator está referindo-se a novas igrejas, mas depois o leitor vai perceber que o assunto do folheto é outro.

Dentro desse quadro, sem dúvida alguma, o movimento carismático, em todas as suas formas, é a  obra prima de Satanás nestes últimos dias.  E crescerá mais e mais.

Aparentemente sendo um redator adventista deveria referir-se ao ecumenismo.

Quão diferente à a natureza da igreja que Deus levantou na Terra para dar a última mensa­gem de misericórdia ao mundo!  Essa igreja não vem com aparato exterior; não lança mão de meios sensacionalistas, não vive de pretensos sinais e prodígios como base de sua pregação, mas foi estabelecida sobre os sólidos fundamentos da profecia, e tem um corpo de doutrinas bem firmado na Palavra de Deus.

O redator está falando da igreja, não cabe nenhum comentário.

Profecias como a de Daniel 8:14, que descreve o grande período dos 2.300 anos que culminaram com o surgimento do movimento adventista em 1844; a predição de Apocalipse 12, que apresenta a luta do dragão contra "os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus"; a descrição das sete igrejas de Apocalipse 2 e 3, mostrando Laodicéia, a igreja do juízo, como a última igreja da história deste mundo.

Aparentemente o redator quer resumir a história da igreja, mas pelo último parágrafo deduzimos que ele está se referindo a organização  adventista como inatacável por ser a ultima igreja deste mundo.

Essas e outras passagens das Escrituras mostram, meridianamente, que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a que cumpre com exatidão a proclamação da mensagem para estes dias finais, mensagem esta tão vividamente exposta na figura dos três anjos de Apocalipse 14.

Breve comentário: deveria cumprir.

Sim, em meio à confusão dos tempos em que vivemos, Deus tem a Sua igreja na Terra!

Com uma missão especial. Com uma mensagem especial.

Estamos cumprindo a missão especial? Estamos transmitindo a mensagem especial?

E já é perfeita esta igreja? Não.

Aparentemente o redator esta falando da igreja, mas esta falando da organização.

Ela tem problemas, pois ainda é a igreja militante.

O redator não está defendendo a igreja, está defendendo a organização.

Mas vejam o que escreveu Ellen White, a serva do Senhor: "Testifico a meus irmãos e irmãs que a igreja de Cristo, débil e defeituosa como possa ser, é o único objeto na Terra ao qual Ele dispensa Seu supremo cuidado." - (A igreja Remanescente, pág. 11).

Dispensa tanto cuidado que Deus deixou para sua igreja a mensagem a Laodicéia.

Lendo o parágrafo abaixo o leitor vai perceber que na verdade o redator estava referindo-se à organização.

Uma das características importantes da igreja de Deus é a sua organização. A igreja não um movimento acéfalo, desestruturado, ao léu das opiniões humanas.

Novamente o redator está falando da organização.

Deus dirigiu nosso pioneiros na organização da igreja, de acordo com Sua sabedoria e onisciência.

Aparentemente o redator está referindo-se aos pioneiros, mas lendo o texto abaixo percebe-se que o mesmo faz uma defesa da organização em seus dias atuais.

A organização da igreja em seus vários níveis administrativos, departamentos, ministérios, funções, responsabilidades, não foi fruto de invenção humana.

Escreveu Ellen White: "O erguimento desta estrutura custou-nos muito estudo e orações em que rogávamos sabedoria, e as quais sabemos que Deus ouviu.  Ela foi edificada por Sua direção, por meio de muito sacrifício e lutas.  Nenhum de nossos irmãos esteja tão iludido que tente derribá-la, pois acarretaria um estado de coisas que nem é possível imaginar­se.  Em nome do Senhor declaro-vos que ela há de ser firmemente estabelecida, robustecida e consolidada.  Ao mando de Deus: 'lde, avançamos, quando as difícul­dades a serem superadas faziam com que o avanço parecesse impossível Sabemos quanto custou no passado executar os planos de Deus, que fízeram de nós o povo que somos.  Portanto, cada um tenha o máximo cuidado para não conturbar a mente no tocante a estas coisas que Deus ordenou para nossa prosperidade e êxito no avançamento de Sua causa." - (A igreja Remanescente, págs. 23 e 24).

Prezados irmãos, em nossa vida cristã, e no que concerne à igreja, só há segurança se seguirmos as orientações divinas.

Esse folheto tem orientação divina?

Deus tem também, dentro desta igreja, um ministério, formado por homens que escolhe­ram atender ao chamado do Senhor para servir a causa inteiramente, em vez de buscar riquezas e honras terrestres.  São eles perfeitos.  Não.  Mas são servos de Deus, ungidos para a pregação do evangelho e para o pastoreio do rebanho do Senhor.

Mais uma vez alguém utiliza o termo ungido para defender uma classe.

O Senhor estabeleceu, outrossim, um meio para levar avante Sua obra, através dos dízimos e ofertas de Seu povo fiel..

Não estaria o dizimo hoje substituindo as indulgências ? Salvação pelo dízimo não é salvação pelas obras?

E graças ao caráter mundial da igreja (não apenas local)... 

Este parágrafo é uma crítica aos que entendem que o dizimo deve ser usado localmente.

...E à maneira como os recursos da igreja são distribuídos, é que estamos hoje presentes, como igreja, em 205 países, dos 230 existentes no mundo.

Só falta pregar o evangelho em 25 países, o que nos impede?

E na realização da grande tarefa da pregação do evangelho a todo o mundo, Deus conta com Sua igreja como um todo: desde a criança até os jovens, os adultos, os idosos, homens e mulheres, de mãos dadas com seus pastores e demais líderes espirituais.

Aparentemente o texto fala que todos somos importantes crianças, jovens, adultos, idosos, leigos, homens e mulheres, mas quando fala de mãos dadas com seus pastores e demais lideres espirituais, coloca os pastores acima dos leigos e os demais lideres espirituais acima dos leigos.

Somos um corpo só, 

Sim, inclusive a oposição faz parte desse corpo.

tendo como cabeça Cristo, embora cada um tenha seu trabalho, seu lugar, sua responsabilidade dada por Deus.  Deve ser deixado de lado todo espírito faccioso, dissensão, critica, maledicência, amargura, descontentamento.

Aqui realmente começa o ataque à oposição.

Essas coisas são obras da carne, que só dividem e enfraquecem.  Mas é dever da igreja unir-se no espírito da oração de Jesus: "Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nos o somos Eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade" (João 17:22 e 23).

E é nessa unidade, conforme declara Ellen White, que a obra será terminada; na união de esforços de pastores e membros: "A obra de Deus na Terra nunca poderá ser fínalízada enquanto os homens e mulheres que compõem nossa igreja não cerrem fíleiras, e juntem seus esforços aos dos ministros e oficiais da ígreja," - (Obreiros Evangélicos, pág. 365)

No contexto real em que este texto foi escrito provavelmente Ellen White referia-se à união dos membros da igreja , mas se ela estivesse referindo-se a alguma situação especifica diria juntem-se aos ministros e oficiais fiéis da igreja que não desviam os dízimos.

Se assim cremos, precisamos buscar cada vez mais esse congraçamento, pois só dessa forma Deus nos poderá usar como Seus instrumentos para a concretização de Seu traba­lho. Unidade de ação, unidade de doutrina e de crença, eis a grande necessidade da igreja.

Unidade de ação também pode ter o significado de unidade de ação para atacar a oposição, pode significar inquisição adventista.

O texto abaixo confirma esse entendimento:

Mas aqui e acolá, vez ou outra, levantar-se-ão vozes destoantes, pregadores de novidades, às vezes críticos ferozes e acusadores, aparentando grande zelo pela igreja e pretendendo ter nova luz a apresentar.  Algumas dessas pessoas são almas sinceras, mas equivocadas, Pois querem realizar a obra de forma particular e paralela.  Mas Deus se revela e age através de Sua igreja.  A palavra inspirada para esses casos é: "O tempo atual é de grande perigo para o povo de Deus.  O Senhor está conduzindo um povo, não um indivíduo aqui e ali." - (Mensagens Escolhidas, VoL pág. 79),

Num novo contexto: o tempo atual é de grande perigo para o povo de Deus, um individuo aqui e ali pode usar a palavra da serva do Senhor fora de seu contexto.

Outros desejam mudar o sistema organizacional da igreja. 

Perceberam irmão que este folheto na verdade é um ataque velado à oposição?

... e, a exemplo de movimentos religiosos do mundo que nada têm a ver com o modelo dado por Deus, apregoam sistemas independentes de ação como o chamado CONGREGACIONALISMO, ou seja, em vez de uma igreja mundial, como uma grande família, desejam esses pretensos mestres estabelecer congregações independentes, com tênues ligações com o corpo.

Nem toda a oposição pensa dessa forma bastaria uma organização transparente que não usasse folhetos missionários para atacar a oposição.

Não é plano de Deus que isso aconteça, Deus nos deu abundante luz sobre como deve agir Sua igreja, e seria loucura buscar caminhos estranhos às orientações divinas, Ellen White adverte seri­amente sobre esse assunto.  Eis suas veementes palavras: "Sei que o Senhor ama Sua igreja.  Ela não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto a minima coerência; não existe a mínima evidência de que tal coisa venha a se dar.  Aqueles que derem ouvidos a essa falsa mensagem e procurarem fermentar outros, serão enganados e preparados para receber mais avançados en­ganos, e virão a nada... Advirto a Igreja Adventísta do Sétimo Dia a ser cuidadosa quanto a maneira porque recebe toda idéia nova e aqueles que pretendem ter grande iluminação.  O caráter de sua obra parece ser acusar e despedaçar.. Dêem os crentes  ouvidos à voz do anjo que disse: 'Uní-vos.  Na união está a vossa força.  Amai como irmãos, sede compassivos, corteses.  Deus tem uma ígreja, e Cristo declarou: 'As portas do inferno não prevalecerão contra ela' (Mat 16., 18)." - (Mensagens Escolhi­das, VoL /I, págs. 68 e 69).

O Senhor realmente ama a sua igreja e por isso revela a verdadeira identidade de seus folhetos atuais. A igreja não deve unir-se ao mundo como parece pretender. Uma igreja adventista ecumênica que tem medo de chocar o mundo com sua doutrina não revela a Cristo.Ai daqueles que utilizarem os textos bíblicos e os textos do espírito de profecia para induzirem irmãos contra irmãos.Aqueles que derem ouvidos a mensagens veladas e fermentarem outros para atacarem os irmãos sinceros e fiéis dos últimos dias terão seu encontro com o Senhor.

A organização deve ser advertida que o dinheiro do dizimo deve ser usado para trabalho missionário e não para dividir a irmandade.

A igreja deve ler com atenção todos os seus folhetos e obras atuais, deve analisar se não está havendo mudanças na doutrina em nome do ecumenismo.deve analisar onde é aplicado o patrimônio da igreja pois a mesma se não perceber as sutilezas corre o risco de usar o patrimônio da igreja contra a obra de Deus.

Sim, em união a igreja deve avançar.  Esse é o plano de Deus.  Não há nenhum outro plano em vista.

Qual será o plano de uso deste  folheto? Colocar os irmãos contra os oposicionistas?

E com respeito àqueles que insistem em querer levar desunião e divergência às nossas congregações.

Aqui realmente está declarada a função deste folheto.

A Sr. Ellen White tem uma severa orientação: “Os que se põem a proclamar uma mensagem sob sua responsabilidade pessoal, e que, ao mesmo tempo que declaram ser ensinados e guiados por Deus, constituem sua obra especial derribar aquilo que Deus durante anos tem estado a erguer, não estão cumprindo a vontade de Deus. Saiba-se que esses homens se encontram do lado do grande enganador: Não os creais. Estão-se aliando com os inimigos de Deus e da verdade. Porão a ridículo a ordem estabelecida no ministério, considerando-a um sistema eclesiástico imperialista. Afastai-vos desses: não tenhais comunhão  com sua mensagem, por muito que eles citem os Testemunhos e atrás deles busquem entricheirar-se. Não os recebais: pois Deus não os incumbiu dessa obra” – (Testemunhos Seletos, Vol. II, pág. 357)

Aí daqueles que usam o texto do espírito de profecia fora do contexto com o pretexto de atacar os irmãos que querem esclarecimentos da organização. Aí daqueles que se põe a utilizar o dizimo para publicações que subliminarmente sirvam para acirrar os ânimos entre os irmãos.Ai daqueles que usam sua inteligência para substimar a inteligência  que Deus deu a seu povo. Porque não afirmar claramente que este texto é um ataque aos sites de oposição, ao pensamento da oposição, as dúvidas da oposição?

Afastai-vos desses: não tenhais comunhão com suas mensagens, por muito que eles citem os testemunhos e atrás deles busquem entricheirar-se. Não os recebais: pois Deus não os incumbiu dessa obra”

Embora essas palavras pareçam até mesmo ásperas, são necessárias para nos alertar dos perigos que rondam a igreja. Uma coisa porém podemos fazer: Orar por essas pessoas que estão se enveredando por caminhos tortuosos, para que voltem a unidade do corpo de Cristo.

Estou orando por você, irmão redator. Você é uma pessoa inteligente, hábil, que tem condições de servir grandemente ao Senhor. Deus deu ao senhor inteligência e  meios para direcionar a igreja para cumprir o seu papel dentro das profeciais. Deus deu-lhe uma grande responsabilidade. Quando vier o decreto dominical a igreja como organização provavelmente vai se dissolver , faça o que deve ser feito antes que seja tarde demais.

E agora irmãos uma palavra final. Quando Ellen White estava em seus últimos anos de vida, enviou à igreja uma mensagem de fé e confiança, que deve encher o nosso coração de alegria no Senhor. Eis suas palavras:

“Quando à noite não consigo dormir, elevo o coração a Deus, e Ele me fortalece e me dá a certeza de que está com os Seus  servos  ministradores no campo nacional e em terras distantes. Cobro animo e sinto-me abençoada ao reconhecer que o Deus de Israel ainda está guiando o Seu povo, e continuará com eles até o fim.” A Igreja Remanescente, pág. 79)

Quando ao ler alguns folhetos da igreja adventista como este  não consigo descansar e elevo meu coração à Deus. E ele me fortalece e me dá a certeza de que está com os leigos que ajudarão a terminar a obra final. E que os leigos interpretarão o que está por detrás dos folhetos e decodificarão a mensagem para que muitos possam entender. E que há ministradores leigos em todo o mundo pois o Deus de Israel ainda está guiando Seu povo,apesar de algumas atitudes de algumas lideranças.

Avante, pois irmãos! Permaneçamos firmes no redil do Senhor. Em breve Jesus voltará.

Permaneçamos firmes no redil do Senhor e oremos pedindo que nossa organização cumpra seu verdadeiro papel profético. Não é tempo de redigir folhetos atacando a oposição é tempo de trabalho missionário. Em breve Jesus voltará.

Pr. Tercio Sarli
União Central Brasileira.

Palavras de Confiança:

“Ao recapitular a nossa história passada havendo revisado cada passo de progresso até o nosso nível atual, posso dizer: Louvado seja Deus! Ao ver o que Deus tem obrado, encho-me de admiração e de confiança na liderança de Cristo. Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que ministrou no passado.”- E. G. White, 19l5 . Testemunhos Seletos, Vol. III, pág. 443.

Ao recapitular as denúncias da oposição, havendo revisado cada passo das denúncias, posso dizer: louvado seja Deus por ter aberto os meus olhos, louvado seja Deus por ter incutido em minha mente que por pior que sejam os lideres quem dirige a igreja é Cristo, louvado seja Deus por ter me tornado adventista,  louvado seja Deus por manter-me firme na doutrina apesar dos pesares humanos, louvado seja Deus por ter suscitado  oposição ao inimigo, louvado seja Deus por ter suscitado Martinho Lutero, em oposição à organização de sua época, louvado seja Deus por ter suscitado os profetas que atacavam a Babilônia, louvado seja Deus por ter suscitado Noé que sobreviveu no barco da oposição, Louvado seja Deus por ter suscitado Amós que foi oposição à apostasia do povo de Israel, louvado seja Deus que levou Jonas a fazer oposição à incredulidade de Nínive, louvado seja Deus por ter suscitado a oposição de Elias a Jesabel., louvado seja o Senhor que suscitou a oposição de Moisés à opressão dos egípicios, louvado seja o Senhor por suscitar uma oposição à nossa atual situação.

Quem sabe, esta seja a hora solene de nossos líderes, reavaliarem nossa condição de Laodicédia e voltarem-se para Deus.

“Com ousadia os homens designados por Deus denunciarão a união da igreja com o mundo. Com ardor convidarão a homens e mulheres a apartar-se da observância de uma instituição humana para guardar o verdadeiro dia de repouso. Proclamarão a toda nação: “Temam a Deus, e lhe dêem honra; porque a hora de seu julgamento é vinda; e adorem a aquele que fez o céu e a terra e o mar e as fontes das águas...(Apoc. 14;7-10. PR: 139.

Observação: recebi este folheto em minha igreja há um mês atrás e na mesma época descobri esse texto no site da Associação Paulistana.

OBSERVADOR LEIGO

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com