Pai Deserda Filho que Decidiu Estudar Para Ser Pastor

(Confissões de um Ex-Pastor - IV)

 

O clima, na sala da minha casa, tinha realmente ficado tenso. Acredito firmemente que dois poderes antagônicos estavam atuando ali, naquele momento. Um era satânico, usando meu próprio pai, para desviar-me do meu objetivo de servir Jesus e Sua igreja.
O outro era a influência do Espírito Santo, falando-me ao coração, da vida que Deus estava me oferecendo: Pegar a minha cruz e seguir o Amado Mestre, numa vida de abnegação e serviço para Deus, como fora a vida terrestre do próprio Cristo.

Após a ameaça de que eu não devia mais citar a Bíblia, sob pena de ter que "engoli-la", meu pai acalmou-se novamente. Sentou-se no outro sofá, sempre de frente para mim, acendeu o cigarro, olhou a fumaça, parecendo buscar nela seu próximo argumento.

Calmamente disse:

K, vou te fazer uma proposta. Pense bem, antes de responder.

Eu permaneci em silêncio, e mentalmente orava, pedindo sabedoria. Ele prosseguiu:

Você vai deixar esta igreja de lado. Ela não vai levar você a lugar nenhum, e eu quero que você seja alguém na vida. Nada de ser crente, ou padre.

Neste momento, eu o interrompi dizendo:

Não é padre, e, sim, um pastor.

Para mim, K é tudo igual. Padre ou pastor, os dois querem fugir da realidade. O objetivo da vida K é ser alguém, ter posses, dinheiro. Você reparou que quando vamos ao banco, todos, principalmente o gerente, me chamam de doutor? Você sabe, que eu só tenho o ginásio. Mas sou um comerciante muito bem sucedido, e o dinheiro impõe respeito. Quero o mesmo para você, aliás, quero que você tenha muito mais que eu. A proposta é esta: Você deixa esta vida de fanático, e eu te dou de tudo. Você irá fazer a faculdade de medicina ou a de direito, eu pagarei qualquer uma das duas. Vou te comprar um carro zero. Você escolhe o tipo. Dinheiro não é problema. Você não terá que trabalhar, só estudar, como tem sido até hoje. Também vou deixar na tua mão, a chave do meu apartamento no litoral, para quando você quiser fazer uma farra com mulheres...

Neste momento ele sorriu. Ele sabia que a proposta era irrecusável.

Neste momento eu pensei em Jesus me dizendo: "O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?"

Um silêncio profundo se fez na sala, por causa da demora da minha resposta para aquela proposta.

Então K, o que você me diz?

Eu nada dizia. Pensei em Jesus de novo e na Sua tentação: "Eu tudo te darei, disse Satanás, se prostrado me adorares."

O sorriso do meu pai se desfez e então veio a ameaça:

Se você recusar a minha oferta, pode fazer as malas. Nunca mais você pisará nesta casa. Eu te deserdo, K. Faço um testamento, deixando tudo para sua irmã, que, aliás, não para de chorar lá na cozinha, por pensar que você está louco.

Neste momento, minha irmã entra na sala, e me pergunta:

K, você não nos ama? Não ama teu pai? Vai nos trocar por causa destes crentes ridículos?

Pensei em Jesus dizendo: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim."

Eu finalmente quebrei meu silêncio, me pus em pé na sala e disse:

Vou fazer minhas malas.

 

Sabe, meus amados irmãos, eu deixei muitas coisas para trás para seguir Jesus. Muitos, pelo poder do Espírito Santo, fizeram o mesmo. Viemos para a Igreja de Deus, esperando encontrar nela uma nova família, já que a nossa nos desamparou, por aceitarmos o evangelho. Jesus avisou que isto iria ocorrer: "Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa."

Existe, hoje um testamento, feito pelo meu pai, me deserdando. Não me preocupo com isso. O que me causa dor no coração é que aqueles que deveriam ter me chamado de irmão e me mostrado que meu pai estava errado na sua visão materialista da vida, fizeram justamente o contrário.

Você deve estar pensando: "Mas teu exemplo deve ser Cristo". Sim, eu concordo com você, meu irmão, mas é difícil não pesar no coração da gente a existência de tanta ganância e fome pelo poder eclesiástico.

Não sou ingênuo. Sei que se meu pai viesse para a igreja, seria tratado como doutor, pelo seu altíssimo dízimo. Igual como via no seu banco. Gostaria muito de estar errado, mas eu estive entre os pastores, fui um deles, participei dos concílios, dos passeios, congressos e garanto que vi e ouvi muita coisa, mas do que vocês podem imaginar.

Gostaria de finalizar, dizendo o seguinte, amados irmãos:

Nas noites de insônia, ouço a voz de Satanás dizendo: "Está vendo K? O que te adiantou levar essa vida de sacrifícios? Por que não aceitou a oferta do teu pai?" Mas ouço também, outra voz, suave e amorosa dizendo: "Eu te amo, K. Você pode não ter nada na Terra, mas no céu você ajuntou tesouros..."

E com Jesus falando ao meu coração, eu adormeço. -- Ex-Pastor K


Mensagem solidária de outro ex-pastor

Prezado Pr. K.

Não desanime. Deus ainda tem um plano para você! Os planos de Deus não estão limitados à Obra Adventista... Nunca coloque a Obra de Deus tão perto dos teus olhos a ponto de que você não possa ver as possibilidades ao redor. Não permita que a Obra limite seu campo de visão mais amplo. Ore, peça a iluminação do Espírito Eterno e Santo de Deus. Ele lhe dará sabedoria.

Não sofra pensando que o seu valor acabou ao sair da organização adventista. A Organização não é nada. Não significa nada para Deus. Mas as pessoas, sim...

Elas são a razão de seu profundo e intenso amor! Também fui pastor desta igreja por sete anos. Também me dediquei e dei o meu melhor para a Obra. Deus sabe. Ele viu, assim como Ele sabe e vê o teu coração... Também fui discriminado e rejeitado. Não recebi visitas, meus antigos amigos, que na verdade nunca foram. Esqueceram-me. Mas Deus me mostrou o que Ele queria de mim fora do covil onde eu estava metido... Assim, Deus está do seu lado também.

É natural você se revoltar. Você está sofrendo... Essa dor ninguém vai entender. Só quem passou. Só Deus... Não é uma dor por perder um emprego ou salário. É mais profunda. E os corruptos e gananciosos não entendem, mas um dia eles terão de dar contas diante do Trono Eterno por tanta maldade e frieza. Confie, creia, não desanime... Deus ainda tem um plano para você!

Com consideração e respeito a você como ser humano, seu irmão em Cristo:

Jorge N. N. Schemes


Mensagem solidária de ex-membro da IASD

Caro Pastor K:

Sua historia se parece um pouco com a minha, guardadas as devidas proporções e com a diferença de que eu não fui obreiro. Mas as injustiças e as calhordices que você pôde presenciar, eu também as presenciei e as senti e decidi botar um ponto final, saindo da igreja. O que me adianta estar na igreja da verdade, onde ninguém as vive?

Doutrina não salva ninguém. Estava precisando de amor de paz e comunhão com Deus e não de regras e doutrinas, as quais meus líderes burlavam ao seu bel prazer. Resolvi deixar IASD e me dedicar não a uma denominação, mas a um ministério de evangelismo em que eu possa falar do amor de Deus e sua salvação.

Tenho nojo do que eu tenho visto e vivido dentro da IASD, não só ao nível local, mas mundial. Mas Jesus é maior que IASD. Salvação é maior que meras regras e doutrinas. Pastor K, continue a levar a palavra de Deus onde for

PS: Por favor, Robson, preserve meu anonimato para não gerar represálias a minha família, okay?


Aviso ao leitor: Se ainda não leu os textos anteriores, incluindo a reação de leitores e a resposta do ex-pastor K, conviria fazê-lo para acompanhar a seqüência do raciocínio desde o início:

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com