IASDL: Igreja Adventista do Sétimo Dia do Lessa!

Sonhei que estava no litoral, passando um fim-de-semana entre um barco furado e uma  casa sobre a areia (ver capas da Revista Adventista de novembro e dezembro de 2003). Eu havia levado uma pedrada teológica do Rubens Lessa na cabeça e, depois desse incidente, tive uma visão.

Vi que o Lessa pensava que era deus e que, nesse estado, clamava declarava a plenos pulmões: “Minha igreja está crescendo!” como se ele fosse deus e se a IASD fosse obra dele.

Foi-me mostrado o pobre Lessa em seus delírios literário-teológicos, vagando por mais de 40.000 lares (através da Revista Adventista), proclamando: “Minha igreja está crescendo. Em 1897 eram apenas 200 adventistas e hoje, graças às edições que faço da Revista Adventista, meus sermões, meus livros e meus editorais são mais de 12 milhões!”

E imaginando-se um grande pai daquela multidão, Lessa, em seu editorial, angustiava-se: “Como posso cuidar de toda essa gente? Onde estão os filhos da IASDL – Igreja Adventista do Sétimo Dia do Lessa?!

Além de escrever livros, artigos, sermões, editoriais e meter o bedelho no noticiário. Lessa em sua delirante onipotência e onisciência, visita ao mesmo tempo templos, igrejas, grupos, capelas e salões e vê a IASDL lotada nos sábados e quase vazia nos domingos e quartas feiras!

Então, como o zeloso pai da parábola do filho pródigo, Lessa dizia de si para consigo mesmo: “O que mais me preocupa é o fato de muitos filhos meus estarem como o personagem da parábola, longe da igreja...”

“Por onde andam”, indagava Lessa alucinado. “Oh, o que estão fazendo? Onde estarão agora?”

Rubens White Lessa pôs-se então a pensar nas virtudes e fraquezas de seus seguidores. Houve silêncio ao redor por meia hora. E como um deus, satisfeito com uma parte de seu rebanho, Lessa felicitou-se a si mesmo: “A maioria de nossos irmãos está unida pela mesma fé e pela mesma doutrina "bíblica" (compilações manipuladas, doutrina da Trindade e Revista Adventista).”

“Por outro lado, -- acrescentou Lessa, olhando fixamente com seu olho direito para o olho esquerdo, de um jeito meio vesgo -- temos alguns irmãos que não se harmonizam com os princípios e normas propagadas pela minha bíblia, a Revista Adventista.”

“Alguns membros da igreja de Lessadicéia -- a Laodicéia do Lessa -- são submissos e obedientes. Já outros rebeldes, irônicos e teimosos...”

Nesse momento, o deus Lessa, no auge de suas alucinações, pensa que a Revista Adventista é o Monte Sinai e passa a tratar o editorial da Revista como se fosse a primeira tábua da Lei do Lessa!

“Minha está crescendo e é chegado, pois, o momento de lhe outorgar meus quatro primeiros mandamentos (No mês que vem, tem mais?):

I – Viver em união.

II - Seguir a doutrina.

III – Praticar as normas.

IV – Olhar para Jesus.”

No primeiro mandamento –- Viver  em união -– Lessa prega que os seguidores de sua igreja devem sentar e conversar com maturidade, coisa  que ele não faz com os leigos. Afirma também que seus seguidores não devem fazer acusações nem guardar ressentimentos, como se a capa de sua revista de dezembro de 2003 não demonstrasse acusação e ressentimento velado.

 

O segundo mandamento da IASDL é: “Seguir a doutrina”.

Nesse mandamento, Lessa esclarece que a sua igreja não tem doutrina para todos os gostos, como querem alguns rebeldes, teimosos , acusadores e ressentidos, mas que sua igreja tem 27 doutrinas fundamentais, dentre elas a trindade, o dízimo, e a Ellenwhitelatria.

É nesse mandamento que Lessa revela o real objetivo de seu editorial, ao declarar: “Evitemos essa coceira doutrinária que existe por aí. Não demos atenção a esses mercadores de idéias novas.”

Para o deus Lessa, os adventistas que não admitem a doutrina da trindade são “pó de mico doutrinário” e mercadores de idéias novas, como se a idéia da existência de Deus e seu Filho como os únicos a serem adorados fosse uma idéia nova e não fosse uma verdade bíblica.

O que Lessa chama de “coceira doutrinária” ,nada mais é do que a sacudidura que está ocorrendo dentro da IASD porque muitos irmãos descobriram e estão revelando muitas falsas doutrinas da igreja, sendo a principal delas a da trindade.

A doutrina do Lessa era revelada subliminarmente, porém o deus Lessa está mudando de estratégia e atacando diretamente o movimento leigo ao afirmar na capa de sua revista que “Deus está guiando um povo, não ramificações transviadas.” Não percebe que a frase tanto descarta a idéia de que o Deus único e verdadeiro dirija uma denominação específica, pois “está guiando um povo” e adverte que o Eterno não conduz “ramificações transviadas”, como a IASD, que abandonou as crenças de seus pioneiros...

 

3º mandamento: “Praticar as normas.”

O deus Lessa, em seu terceiro mandamento, informa que a IASDL tem princípios e normas que devem ser seguidos. Depois, como se estivesse repetindo Paulo, afirma que “nosso corpo é o templo do Espírito Santo” esquecendo que se o Espírito Santo é uma pessoa, não poderia entrar dentro de nossa pessoa, como uma outra pessoa, mas tão somente como um poder ou influência.

Falando de conduta, o deus Lessa quer que os seus seguidores sejam honestos, sinceros e amorosos. Mas está Lessa sendo honesto em seu editorial?

“Coceira de doutrina” é o máximo que ele pode deduzir do movimento de resgate da verdadeira fé mantida por décadas pelos pioneiros adventistas?

Está Lessa sendo honesto ao afirmar que a doutrina antitrinitariana é uma nova idéia?

Lessa nunca leu a Bíblia em sua vida?

E a você que está se perguntando se não estamos jogando muito duro com o pastor Lessa, pergunto: Está Lessa sendo amoroso, quando permite que José Carlos Ramos escreva em sua revista que “os infelizes que negam a personalidade e divindade do Espírito Santo continuarão carnais e precisamente por isso perdidos” (pág. 13)?

 

Lessa está sendo sincero quando prega o seu quarto mandamento? “Olhar para Jesus.”

Ao referir-se a esse mandamento, Lessa trai-se e revela verdadeiramente a quem adora. Subliminarmente, o deus Lessa que, além de ser a virtuose literário-teológica que é, também demonstra seus saberes como cientista e revela: “ Um princípio da Física diz que duas coisas iguais a uma terceira são iguais entre si.”

Ora essa, deus Lessa, o senhor está falando de Jesus ou da doutrina que prega que dois deuses iguais são iguais a um terceiro deus? Você está pedindo para olhar para Jesus, ou para adorar a trindade?

A Revista Adventista deste mês nos revelou mais uma face do deus Lessa, Deus esse identificado na Revista do mês passado por um outro internauta.

Esse retrato falado ao lado visa a ajudar você a amorável fisionomia do deus Lessa. É uma montagem que fiz, juntando uma foto antiga do rosto do pastor Lessa com a ilustração da matéria de capa.

Confesso aos irmãos que não tive esse sonho. Não tive essa visão. Infelizmente, isso não é sonho, não é visão. Os delírios do Lessa são verdadeiros e encontram-se em seu editorial na Revista Adventista, deste mês de dezembro.

E depois de tudo isso, dá para responder a pergunta que consta na capa da Revista Adventista de dezembro de 2003: “Deixou a igreja adventista do Sétimo Dia de ser a igreja de Deus?”

Resposta: Sim, ela é agora a IASDL: Igreja Adventista do Sétimo Dia do Lessa!

(Colaborador anônimo.)

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com