O Juízo Investigativo na Bíblia - 2

 

JULGAMENTO (ΚRÍMA) X JULGAMENTO (KRÍSIS) - PARTE 2

 

ABSOLVIDO OU CONDENADO?

Em um tribunal, quando uma pessoa está sendo julgada, há a possibilidade dela ser absolvida ou condenada. Não há outra alternativa. Mas a minha mente limitada não consegue entender o porquê de muitas pessoas que estudam a Palavra do Eterno, não conseguir perceber o verdadeiro significado deste verso: Rom. 8:1. 

Está havendo um mal entendido, no que diz respeito ao verso mencionado verso apresentado. Assim está escrito:

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” - (Romanos 08:01).

Quem disse que um tribunal só é estabelecido com a finalidade de condenar? Se o irmão, leitor, estudar corretamente o Texto Sagrado, perceberá que o verso é explicito ao dizer: “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Agora eu pergunto: e para quem não estáem Cristo Jesus”, há ou não condenação?

Portanto, irmãos, quem está e permanecerem Cristo Jesus” já está e permanecerá absolvido “em Cristo Jesus”. Porque ele já foi condenado – ao morrer -, e justificado – ao morrer e ressuscitar. (Rom. 6:7-9).

 

COMO PODEMOS SABER SE ALGUÉM ESTAR “EM CRISTO JESUS”?

Como nós seres humanos podemos saber se alguém está ou não “em Cristo Jesus”? Somente conhecendo o Livro da Vida do Cordeiro (o Livro da Vida). Nós não temos acesso a esse Livro. Mas sabemos que aqueles que estão “em Cristo Jesus”, são os que estão inscritos no Livro da Vida do Cordeiro (Fil. 4:3; Apoc. 21:27).

A Escritura Sagrada apresenta um tempo de angústia em Dan. 12:1. Nele é dito o seguinte: “... haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro”. (ARA).

Com certeza, esse tempo de angústia de que trata Daniel 12:1, obrigatoriamente tem que ser antes do evento apresentado por João, em Apoc. 20:11-15. Porque Dan. 12:2 fala de uma ressurreição; mas Apoc. 20:15 trata da condenação final. Além do mais, quando for ocorrer o evento apresentado em Apoc. 20:11-15, por João, todos os mortos: salvos e ímpios já estarão ressuscitados. Tanto os da primeira, quanto os da segunda ressurreição.

Portanto, irmãos, os seres humanos não têm certeza absoluta de quem está com o nome no Livro da Vida do Cordeiro. Se cada um tivesse a certeza de está ou não com o nome no Livro, qual a necessidade de um julgamento, conforme predito em Dan.7:10, 22 e 26 e Apoc. 20:11-15? Em função disso, irmãos, a única certeza que temos é que todos os que estão “em Cristo Jesus”, também estão e permanecerão com os nomes no Livro da Vida do Cordeiro.

 

COMO SÃO CHAMADOS OS QUE FAZEM PARTE DA 1ª RESSURREIÇÂO?

Os que fazem parte da primeira ressurreição são chamados de quê? Por quê? E por que eles ressuscitam na primeira ressurreição? De acordo com Rom. 8:1, verso apresentado pelo irmão, “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. E o apóstolo Paulo, escrevendo aos tessalonicenses diz: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. (1Tes. 4:16 – ARA).

Todos os salvos que fazem parte da “primeira ressurreição” ou os que “ressuscitarão primeiro”. Todos eles, ressuscitam porque foram absolvidos em um tribunal que julgou a favor deles (Dan. 7:22, 26-27). Portanto, não serão condenados. E “ressuscitarão primeiro” porque estão “mortos em Cristo”. O apóstolo João afirma positivamente: “Os restantes dos mortos não reviveram até que se completasse os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”. – (Apoc. 20:5-6 – ARA).

Portanto, está claro que “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”; mas para os que não estãoem Cristo Jesus”, haverá condenação. Ficou claro também que todos os que participarão da primeira ressurreição é porque “estão em Cristo Jesus”. E todos os que ressuscitarão, somente, após os mil anos é porque não estãoem Cristo Jesus”. Há dois grupos: os salvos – “os santos e bem-aventurados”, que não serão condenados, e os que serão condenados no Juízo Final (Apoc. 20:11-15).

 

QUANDO É QUE UMA PESSOA PASSA A TER O NOME INSCRITO NO LIVRO DA VIDA?

Quando e como é que uma pessoa passa a ter o nome inscrito no Livro da Vida do Cordeiro? Basta nascer? Não temos um Texto explicito dizendo como; mas sabemos que todos os salvos são chamados filhos do Eterno. Diante disso, sabemos que pra uma pessoa ser chamada filho do Eterno ela deve aceitar o Messias como Seu Salvador. Por isso, que o apóstolo João, falando do Messias, escreveu: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. – (João 1:12 - ARA). O apóstolo Paulo fala do “Espírito de adoção” (Rom. 8:14). Fala também que são predestinados “para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo”. (Efésios 1:5 – ARA).

Fato interessante, também, de ser lembrado é que foi dito pelo Messias aos seus apóstolos e discípulos: “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submete, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus”. – (Luc. 10:20 – ARA). Por que a alegria deles deveria ser estar com os nomes arrolados nos céus? Será que algum deles poderia ter o nome riscado/apagado do Livro que está no Céu?

Portanto, podemos dizer que uma pessoa passa a ter o seu nome inscrito no Livro da Vida do Cordeiro, quando essa pessoa o aceita como o Cordeiro de Elohym que tira o pecado do mundo – o Cordeiro substituto.

 

ALGUÉM PODE ESTAR “EM CRISTO JESUS” E DEPOIS DEIXAR DE ESTAR NELE?

Moisés, após o pecado da nação de Israel, no deserto, em relação ao bezerro de ouro, disse: “Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste”. – (Êxodo 32:32 – ARA). Mas o Eterno, por sua vez, disse a Moisés: “Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim”. – (32:33 – ARA).

Não sei se está dando para os irmãos perceberem. Mas ninguém é obrigado a ter o nome no Livro da Vida do Cordeiro. Além do mais, nem todos têm ou terão o seu nome escrito no Livro da Vida. Contudo, todos os que estão com o nome no Livro do Cordeiro, estão sujeitos a ter o seu nome riscado/apagado. Porque o Eterno foi explicito: “Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim”. E de acordo com a Escritura Sagrada, segundo as palavras do Messias, o que realmente é pecado?

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim”. – (João 16:8-9 – ARA).

Diante disso, falando do Livro da Vida ou do Livro da Vida do Cordeiro, devemos entender melhor estes Textos Sagrados: Salmos 69:27-28; Apoc. 3:5. Nos Salmos 69:27-28, falando diretamente contra os ímpios, e indiretamente dos justos, Davi escreveu:

Soma-lhes iniqüidade a iniqüidade, e não gozem da tua absolvição. Sejam riscados do Livro dos Vivos e não tenham registros com os justos”. – (ARA).

Mas em outro lugar, o Messias fala diretamente aos vencedores: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. (Apoc. 3:5 – ARA).

Está evidente que uma pessoa poderá ter o seu nome mantido no Livro da Vida do Cordeiro; bem como poderá ter o seu nome riscado/apagado do Livro da Vida.

Portanto, por esses dois versos está claro que alguns ou muitos serão riscados/apagados do Livro da Vida. Quando acontecerá isso, no momento em que a pessoa peca ou no Juízo Final? Ou temos uma terceira opção? (Antes do Juízo Final). – josielteli@hotmail.com

Que YHWH faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti...

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com