O Juízo Investigativo na Bíblia - 6

 

Que YHWH te abençoe e te guarde...

O GRANDE JULGAMENTO DE MATEUS 25

Antes do grande julgamento citado pelo Messias, em Mateus 25:31-46, haverá o julgamento, conforme predito pelo profeta Daniel - 7:10, 22 e 26 e 8:14 (בתי אניד – dînā’ ‘etib) – assentou-se o Juízo ou assentou-se o Tribunal. – (אניד – Juízo [Tribunal]).

No entanto, antes de falarmos deste “Tribunal” em Daniel, será fundamental que se perceba, primeiro, o que o Messias declarou em Mateus 25:31: “Quando vier o Filho do homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória”. – (ARA).

Na P4 foi dito: estes Textos de Mateus são bem conhecidos: 7:21-23 e 25:31-46.  Sabemos que esta é uma referência que aponta para o grande julgamento apresentado em Apoc. 20:11-15. Mas o Texto de Mateus 25:31-46 não está dizendo que, o Messias irá separará os salvos, justos e santos dos perdidos que serão condenados, apenas naquele dia. Contudo, naquele dia será lido ou revisto o Livro da Vida (Apoc. 20:15). Assim, “aos que estiverem à sua direita” – aos que estiverem com o nome “no Livro da Vida do Cordeiro” (Apoc. 21:27 - ARA), “dirá” entrem “na posse do reino” (Mat. 25:34 – ARA), eles receberão o “galardão” (Apoc. 11:18 - ARA). Mas “aos que estiverem à sua esquerda” – aos que não estarão com o nome “inscrito no Livro da Vida”, “dirá” “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno” (Mat. 25:41 – ARA). Os Textos de 1Tes. 4:16 e Apoc. 20:4-6, deixam claro que a separação ocorre no mínimo mil anos antes do Juízo Final.

Agora, perceba o que disse o autor da Epístola aos hebreus, ao fazer uma declaração sobre o Sumo sacerdote assentado no trono da graça: “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”. – (Heb. 4:16 – ARA). Por que, então, o Messias ainda está no “trono da graça” e não “no trono da sua glória”? O próprio livro de Hebreus responde. Porque ele ainda está tirando os pecados de muitos (perdoando); mas “aparecerá a segunda vez, sem, pecado, aos que o aguardam para a salvação”. – (Heb. 9:28 – ARA).

Hoje, o Cordeiro do Elehym, ainda está recebendo pecado – ainda é o Cordeiro substituto; mas, quando o Messias-Cordeiro deixar o “trono da graça”, Ele não mais estará perdoando pecados. Por isso foi dito: “aparecerá a segunda vez, sem, pecado, aos que o aguardam para a salvação”. Portanto, nem na Sua segunda vinda, nem no Juízo Final, haverá perdão dos pecados. Nessas duas ocasiões todos os casos já estarão decididos.

 

ASSENTOU-SE O TRIBUNAL

No que diz respeito a julgamento, o livro de Daniel, em seu capítulo sétimo, tem alguns detalhes interessantes. Vejamos alguns:

ASSENTOU-SE O TRIBUNAL

Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente”. – (Dan. 7:9 _ ARA).

Compare esse verso com Apoc. 20:11-12. Aqui fala duas vezes: “tronos” e “trono”. No verso 11 diz: “um grande trono branco”. Já Daniel viu: “tronos”; depois destacou o “trono” do Ancião de Dias, dizendo: “o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente”. João vê “um grande trono branco”, Daniel vê um trono, que “eram chamas de fogo”.

Continua o relato do profeta Daniel.

Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos”. – (Dan. 7:10 - ARA).

Compare com Apoc. 20:11-12. Aqui, no 11 é dito que de sua “presença fugiram a terra e o céu”. Mas em Daniel nada fugiu. Por quê? Porque não é o tempo da ira - “daquele que se assenta no trono e do Cordeiro” – “o grande Dia da ira deles”. (Apoc. 6:16-17 [14-15]); nem o Juízo Final. Além do mais, Daniel também apresentou “milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele”. Por isso, percebam que em Daniel os seres presentes servem ao Ancião de Dias. Em Apoc. 20:12 João viu “os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono”.

Em Daniel, embora não tenha sido dito que o Livro da Vida foi aberto; e sim que “os livros foram abertos”. Na presença do Ancião de Dias que - “Assentou-se para o juízo”. No entanto, em nenhum momento (até o final do capítulo) foram apresentados os mortos sendo julgados. Em Apoc. 20:11-15 são os mortos que são julgados.

 

O QUARTO ANIMAL CHEGA AO FIM

Continua o relato do profeta Daniel.

Qual o verdadeiro sentido da frase: “vi que o animal foi morto”?

Então, estive olhando, por causa da voz das insolentes palavras que o chifre proferia; estive olhando e vi que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito e entregue para ser queimado”. – (Dan. 7:11 – ARA).

Compare com o que foi escrito em Apoc. 20:10: “a besta como também o falso profeta” (ARA) no “lago de fogo e enxofre” (ARA), onde foram lançados antes dos mil anos. (Apoc. 19:19-21). Já o profeta Daniel disse: “vi que o animal foi morto”. Mas também foi dito: “e o seu corpo desfeito e entregue para ser queimado”.

Vejam! Quem Daniel viu morto foi “o quarto animal” (Dan. 7:7 - ARA). A “ponta pequena” estava no “quarto animal”, mas ela não era e não éo quarto animal”. Lá em Apoc. 20:7-15 não há como se ter menção do “o quarto animal”, ele já não existe mais. Portanto, o que sobrou do Império Romano (“o quarto animal”), que ainda sobrevivia com Roma Papal, foi desfeito de 1798 (inclusive com a República decretada em Roma em 1849) até 1870 com as várias Repúblicas instaladas na Europa e com unificação da Itália por (Garibaldi) e Victor Emanuel II. Por isso foi dito: “o seu corpo desfeito”. O corpo do Império Romano, que era conduzido pela ponta pequena, foi fragmentado. E o “para ser queimado”, significa que não foi sem lutas e mortes que foi desfeito o que havia do Império Romano.

Continua o relato do profeta Daniel.

Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia, foi-lhes dada prolongação de vida por um prazo e um tempo”. – (Dan. 7:12 – ARA).

Nenhum império ou reino ímpio continuará após o Juízo Final. (Por enquanto só esse comentário sobre esse verso).

 

O FILHO DO HOMEM COM AS NUVENS

Continua o relato do profeta Daniel.

Em Mateus 24:30, o Messias em resposta aos apóstolos disse que o sinal de Sua vinda é: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”. – (ARA – Leia Apoc. 14:14-20).

Mas, como se percebe no verso abaixo, a descrição do profeta Daniel aponta outro evento. Onde Ele dirige-se ao Ancião de Dias, antes de vir a Terra. Veja:

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho de Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele”. – (Dan. 7:13 – ARA).

Compare esse verso com Apc. 20:11-15. Eles tratam do mesmo assunto? Qual o motivo do Filho do Homem se dirigir ao Ancião de Dias, somente após Daniel relatar que o quarto animal havia sido morto?

 

AS BODAS DO CORDEIRO

Continua o relato do profeta Daniel.

É nas bodas que será dado ao Messias: “domínio, e glória, e o reino”.

Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas às línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído”. – (Dan. 7:14 – ARA).

Compare esse verso com Mateus 25:21. Compare também com a parábola de Mat. 25:1-13; e com Apoc. 19:1-10.

Eis as Bodas do Cordeiro!! É nessa época que os últimos convites para as bodas são feitos. É nesta época que os convidados são inspecionados, para se saber se estão ou não com veste nupcial (Mat. 22:1-14). É nesta época que a porta da graça se fechará (Mat. 25:1-13). Porque se as Bodas do Cordeiro fosse realizada no Céu, após o fechamento da porta da graça, fica estranho alguém entrar no Céu sem ter sido salvo; por isso ter que ser expulso de lá.

Vejam! Comparem especialmente Dan. 7:14 com Apoc. 11:15-17 que diz:

O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”. – (Apoc. 11:15 – ARA).

Por que somente aqui, e antes das nações se enfurecerem, e antes da ira do Eterno e do Cordeiro, conforme já foi comentado, que nos é relatado que o reino do mundo passa a ser do Eterno e do Messias? Isso está de acordo com o que foi profetizado por Daniel 7:13-14.

Continuando o relato de Apocalipse foi dito: “E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque assumiste o teu grande poder, e passaste a reinar”. – (Apoc. 11:16-17 – ARA).

Por que será que o Pai e o Filho passam a reinar juntos, justamente antes das iras das nações e das pragas, que precedem o milênio e o julgamento dos mortos?

 

O GRANDE ATO DO TRIBUNAL DE DANIEL 7

Continua o relato do profeta Daniel.

Além de tirar o domínio do quarto animal e da ponta pequena e de conceder: “domínio, glória e o reino” ao Messias, há outro Ato importante no Tribunal apresentado por Daniel.

Até que veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino”. (Dan. 7:22 – ARA).

Olhem!! Como alguém pode afirmar que o Pai a ninguém julga? Como pode o Ancião de Dias está em um Tribunal e fazer justiça a alguém, sem que Ele não esteja julgando?

Esse Ato do Tribunal Celestial, não é apenas punir os inimigos do povo santo. O Tribunal foi estabelecido, principalmente, para fazer justiça aos santos. E fazer justiça aos santos, nada mais é que justificá-los, com a mediação do melhor Advogado, perante o mais competente Juiz no único Tribunal imparcial.

É nesse Tribunal que os santos são justificados. É pra esse Tribunal que Apocalipse 14:7 está apontando e advertindo os habitantes da Terra.

Portanto, é somente após os santos serem justificados, que eles possuirão o reino e reinarão com o Messias por mil anos. (Dan. 7:27 e Apoc. 20:4-6). – josielteli@hotmail.com

Que YHWH faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti...

 

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com