Trindade: Sim ou Não? A Resposta de um Judeu.

Colaboração enviada por leitor.

על־פי התלמיד של ישוע

A questão sobre trindade, é muito polêmica. Esse assunto já causou muitas discussões que não rendem fruto algum, mas eu vou tentar explicar mais uma vez.

Visto que o próprio Yeshua afirmou o que seria o caminho para vida eterna crer no único D-us verdadeiro e no seu enviado, conforme esta escrito em Yochanan / João 17:3.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único D-us verdadeiro, e a Yeshua Ha Mashiach, a quem enviaste”.

Primeiramente devemos ter em mente o pensamento judaico.

Há mais de 3000 anos, o povo hebreu recita duas vezes por dia:

שמע ישראל הי אלוקינו הי אחד

"Shemá Israel Ad-nai Elokeinu Ad-nai Echad"

"Ouve Israel, Ad-nai é nosso D-us, Ad-nai é UM" - Devarim / Deuteronômio 6:4. - Traduzido do original hebraico.

Essas palavras foram reveladas a Moshê (Moisés) pelo próprio Eterno e ordenadas ao povo de Israel. Yeshua citou essas palavras quando foi indagado sobre qual era o maior dos mandamentos (Marcus / Marcos 12:28-30).

O Eterno não criaria uma confusão tão grande como o pensamento da trindade.

O que diz a trindade ?

D-us é um ser que tem 3 pessoas. Essas pessoas são: "Pai", "Filho", e "Espírito Santo", e todas essas 3 pessoas compartilham da mesma "substância".

Um dos maiores problemas desse pensamento é que existe uma hierarquia entre o Pai e o Filho. O Pai é maior do que o Filho, como o próprio Yeshua afirmou (Yochanan / João 14:28). Então vemos que essas pessoas não compartilham do mesmo "status", sendo uma subordinada à outra, o que quer dizer que "D-us Filho" teria um "chefe", digamos assim. Então já vemos que não são 3 pessoas iguais, o que cai no politeísmo.

Yeshua também afirmou que só faz o que o Pai ensina (Yochanan / João 5:19), ou seja, ele só tem poder porque o Pai deu poder a ele, ou seja, Yeshua não tem poder se o Pai não der. Se Yeshua não tem poder, então ele não pode ter o mesmo "status" de D-us.

O que as pessoas confundem é que quando Yeshua diz "eu e o Pai somos um", ele não quis dizer que os 2 eram D-us, que aliás ele quase foi apedrejado porque entenderam dessa forma (Yochanan / João 5.18). O que ele quis dizer é que ele e o Pai estavam unidos em um propósito. Do mesmo jeito que o Eterno disse em Bereshit (Gênesis)
"Deixará portanto o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão ambos uma só carne" - Bereshit (Gênesis) 2:24 , Matitiyahu (Mateus) 19:5-6

Em hebraico:

לבשר אחד - "lebassar echad"

A palavra "uma" nesse versículo é a mesma usada por Yeshua em Yochanan (João) 10.30 no texto hebraico,
אחד - "echad" - "um". Ao contrário do que ensinam muitos [enganadores] por aí, essa palavra não quer dizer "unidade composta", e uma prova disso é que quando vamos dizer em hebraico, por exemplo:

"E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi." - Bereshit (Gênesis) 1.9

Em hebraico:

אל-מקום אחד
- "el-maqom echad"

Pergunto eu: onde existe "unidade composta" na palavra "lugar" ?

Simplesmente não existe.

A palavra "echad" no hebraico funciona como a palavra "um" no português, que define tanto "unidades compostas" como "unidades absolutas", que essas mesmas pessoas afirmam ser em hebraico a palavra יחיד - "yachid". Só que a palavra "yachid" em hebraico significa "único", como por exemplo na frase:

"um homem tinha um único filho"

היה לאיש בן יחיד

"hayah leish ben yachid"

Portanto, quando o Eterno diz:

שמע ישראל הי אלוקינו הי אחד

"Shemá Israel Ad-nai Elokeinu Ad-nai Echad"

Ele quer dizer que Ele é UM, que não existe ninguém, nem uma pessoa que seja junto com Ele, que compartilhe Seu status de D-us único e verdadeiro (Yochanan / João 17.3)

Então, como todos podem ver, é mentira dizer que "echad" significa "unidade composta" e que "yachid" significa "unidade absoluta", e não acreditem nessas pessoas, procure um estudioso do hebraico ou um Rabino para tirar essa dúvida, caso ainda existia.

Então depois de ter explicado as palavras "echad" e "yachid", podemos agora retornar ao objetivo principal do estudo.

Eu não sou mulher e nem minha esposa é um homem, mas estamos unidos pelo amor, e caminhamos em um só propósito, portanto é dessa forma que somos "echad" - "um".

Quantas vezes, Sha'ul haShaliach (Apóstolo Paulo) e outros apóstolos se referiram a D-us como sendo "o D-us e Pai de nosso senhor Yeshua haMashiach" (Romanos 15:6; I Coríntios 15:22-28; II Coríntios 1:3; II Coríntios 11:31; Efésios 1:3; I Pedro 1:3; Revelação 1:6)?

Como pode D-us ter um D-us ?

Outra questão importante, é o fato dos cristãos interpretarem Yochanan (João) 1.1 de forma errada:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com D-us, e o Verbo era D-us"

Rejeitando completamente o contexto judaico, os cristãos chegam à conclusão que Yeshua era o Verbo (mas ninguém sabe o que é Verbo no contexto judaico), e como o verbo era D-us, então Yeshua é D-us.

A questão é: O que é "Verbo" no contexto judaico? Os "targumim", traduções aramaicas do Tanakh (Torah + Profetas + Escritos), traziam a palavra "Verbo" (em aramaico: "Memra" e "Miltha") para as manifestações do Eterno de uma forma que o homem entendesse, como por exemplo, uma coluna de fogo.

Moshê (Moisés) via aquela manifestação, e entendia que era uma coluna de fogo. Ou mesmo como a sarça pegando fogo, Moshê (Moisés) viu aquilo e logo conseguiu discernir que era uma sarça pegando fogo. Então o Verbo era uma manifestação do Eterno que o homem entendesse e identificasse a forma daquela manifestação.

Essa manifestação também era chamada de "Shekhinah" que é uma palavra que tem em sua raiz a palavra
שכן - "habitou", da qual também deriva a palavra מישכן
- "mishkhan"- tabernáculo, que era o tabernáculo que D-us mandou Moshê (Moisés) fazer no deserto.

Então quando diz que "No princípio era o Verbo" , Yochanan (João) quer dizer que D-us antigamente, se manifestava como o Verbo. Prosseguindo: "e o Verbo estava com D-us", porque a manifestação vinha de D-us, "e o Verbo era D-us", porque era o Eterno se manifestando daquela forma, lembrando que não era o próprio Eterno já que o homem não poderia ver Sua Glória (vemos que Moshê (Moisés) teve que se virar quando o Eterno passou em sua frente), então o Verbo, era o poder de D-us se manifestando.

E finalmente, Yochanan (João) diz: "e o Verbo se fez carne e habitou entre nós..." (Yochanan / João 1:14), quer dizer que aquela manifestação que havia nos escritos antigos se tornou um homem e viveu como um homem. Então finalmente vemos que a interpretação trinitariana das escrituras é completamente errada e infundada, se olharmos pelo contexto judaico (que é o original) das escrituras.

Yeshua recebeu uma "porção" do espírito do Eterno, como foi descrito em Yeshayahu (Isaias) 11. Mas não quer dizer que ele faz parte de uma trindade.

A hierarquia da qual existe no céu, só permitiu que Yeshua visse o Eterno, nenhum outro ser jamais viu ou verá o Eterno D-us. (Matitiyahu / Mateus 11:27)

Quanto ao Espírito Santo, há uma interpretação ainda mais errada, pois o que interpretaram como Espírito santo, quer dizer na verdade "sopro / vento santificador" , do hebraico רוח הקודש - "Ruach haQodesh".

E como as escrituras dizem que o Espírito Santo se "entristece", então chegaram à conclusão de que a “Ruach haQodesh” era outra pessoa, quando na verdade, esses textos são poéticos. Ou seja, as pessoas sabem ler poesias quando convém, mas quando querem, interpretam textos poéticos literalmente. Isso é a falta do pensamento judaico no seio da igreja, foi Israel que foi escolhida pelo Eterno para ser o seu povo.
 
Os apóstolos, como judeus, nunca pensaram em uma trindade ou em um deus que se fez homem. Aliás, como poderia D-us morrer ? Não há resposta coerente para essa pergunta, porque simplesmente é impossível, D-us é Imortal. Quero lembrar também que a vida eterna, segundo o próprio Yeshua em Yochanan / João 17:3 é que conheçam ao Eterno de Israel como Único e Verdadeiro D-us e a Yeshua Ha Mashiach, Seu enviado.

Prestemos mais atenção no que foi dito diversas vezes por Yeshua Ha Mashiach: Yochanan / João 20:17 “Disse-lhe Yeshua: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.

Shalom!

Retornar  

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com