Justificação e Santificação pela Fé: 
O Segredo dos 144.000

Nossa igreja nasceu em 1844 (ou 1863 oficialmente) sem que parte dos pioneiros entendesse completamente a maravilhosa mensagem da justificação pela fé. Como ninguém inicialmente observava a lei de Deus, porque simplesmente não sabiam sequer que deveriam guardar o Sábado, nossos pioneiros se especializaram na defesa desses tópicos. Eram imbatíveis no que dizia respeito à lei e ao sábado. Mas isto, sem que a maioria percebesse, acabou transformando-os num povo legalista. 

Então, à medida em que se aproximava a data de 1888, Deus lhes enviou mensagens que lhes deveriam ter aberto os olhos para esse equívoco. Mas não o perceberam. Por isso, quando finalmente as duas posições se encontraram - Butler-Smith X Waggoner-Jones - era inevitável que houvesse polêmica. Butler e Smith uniram para-se defender o que chamavam "os antigos marcos". Aliás, Butler viu-se impedido de assistir à Conferência, mas enviou cartas aos seus seguidores para que não deixassem que "os antigos marcos" sofressem qualquer alteração. Por outro lado, a juventude de Waggoner-Jones deixou os mais antigos com muitas dúvidas em relação à veracidade de sua mensagem, embora esses dois jovens mantivessem o ponto de vista correto em relação à justificação pela fé. 

Havia uma distorção muito grande neste ponto. Butler e Smith tinham cometido exatamente os mesmos erros que os fariseus nos tempos de Cristo. Cristo também foi rejeitado, pelo fato de ter apresentado a verdade em relação à justificação pela fé. As declarações mais tristes da pena da irmã White vêm desta experiência. Lembro-me de uma passagem que sempre me deixa muito pensativo. Ellen G. White diz que o Espírito Santo veio à congregação, movimentou-se no meio dela e, não encontrando ninguém que estivesse disposto a recebê-Lo, voltou para o Céu...

Autores contemporâneos afirmam que temos conseguido grandes triunfos e lições preciosas do que aconteceu em 1888 em Mineápolis. Não concordo plenamente com isso. O que eu vejo é que o desastre de Mineápolis em 1888 ainda não foi superado. Isso quer dizer que Deus ainda está aguardando que nós O aceitemos plenamente, sem restrições! Isto não tem acontecido, porque simplesmente ainda não temos entendido corretamente o que é justificação pela fe!

No início, deu-se uma importância muito grande à lei. Historicamente, talvez até fosse necessário assim fazer. Mas o que não precisava ser feito era esquecer que a justificação é pela fé e não pelas obras! Como diz a irmã White: "Nós somos salvos pela fé e não pelas obras; mas se não tivermos obras não seremos salvos". Isto mostra que a fé genuína sempre produz obediência.

Com o decorrer do tempo, a posição inicialmente "legalista" tem se desviado para o lado da "presunção". Isso aconteceu aos pouquinhos e, hoje, escuta-se cada vez mais em nossos púlpitos dizer que a salvação é somente pela justificação (justification-alone salvation). Como se a santificação e a glorificação não fizessem parte do processo de salvação do homem.

Cada vez se fala menos em santificação. Acontece que nós separamos essas duas justiças de Cristo (imputada e comunicada) somente para efeitos de estudo, porque na prática elas vão SEMPRE juntas! É IMPOSSÍVEL ser santificado se não há justificação. É impossível ser justificado se não há uma entrega total da minha vida e da minha vondade ao meu Senhor. A irmã White afirma que somos justos enquanto mantivermos uma comunhão vital com Cristo todos os dias!

A justiça imputada é para solucionar os nossos pecados já cometidos, os que já fazem parte da nossa ficha. Mas a justiça comunicada é para que eu não venha a ceder à tentação e não acrescente novos registros à ficha. Bem diferente da outra, é para que eu não venha a cair! 

Quando pergunto em meus sermões se é possivel deixar de pecar agora mesmo, a resposta tem sido sempre a mesma: isso é impossível! Nossos queridos irmãos, não estão entendendo ainda o que realmente é a justificação pela fé... E enquanto não entendermos isso, não haverá santificação. Assim, quando o conflito explodir e a porta da graça for fechada para os Adventistas do Sétimo Dia (e essa porta se fecha primeiro para nós!), então teremos que lamentar muitas, muitas perdas de irmãos queridos. 

Enoque santificou-se pela fé

Fiz uma compilação no CD do Espírito de Profecia a respeito de Enoque. Consegui mais de 40 páginas de comentários de Ellen White. Esse material está disponível em minha página. É o item 168 de www.fortunecity.com/victorian/twain/1024. Entre as citações da irmã White, destaco duas: "O caráter da última geração deverá ser igual ao caráter de Enoque." Na outra, diz: "E hoje também há Enoques."

Se você ler esta compilação, vai entender o que significa "caminhar com Deus" durante 300 anos. Enoque foi trasladado porque ele chegou a ser perfeito! Ele entendeu a justificação pela fé na íntegra. Ele aceitou as faces completares da justiça de Cristo: a imputada e a comunicada. Por isso chegou a ser perfeito em Cristo. (Cuidado para não interpretar mal as palavras "em Cristo". Muitos estão dizendo que se eu estou "em Cristo" posso fazer o que bem entender e ainda assim ser salvo. Isto não é o que Paulo ensinava.)

A maior parte das religiões cristãs no mundo hoje tem feiro o mesmo que membros da nossa igreja estão fazendo. Enfatizam apenas a justiça imputada como se esta fosse suficiente para sermos salvos. Noutras palavras, têm ficado apenas com a cruz do Calvário. Note que não estou reduzindo a tremenda importância do sacrifício expiatório de Cristo na cruz. Ele é muito importante, mas não é todo o evangelho. É "apenas" o primeiro passo. Um passo decisivo na direção correta. O segundo passo (e estes passos têm que ser dados todos os dias) é a intercessão de Jesus no santuário celestial. Isto é santificação (ou justiça comunicada). 

Assim na Terra como no Céu

Estamos no ano 2000 e o problema de 1888 ainda não está resolvido. O pior é que aparentemente existem cada vez menos chances de assim seja. Noutras palavras, o Senhor vai ter que usar aqueles pouquinhos que estão dispostos a serem transformados totalmente. Aqueles que depõem o eu totalmente e deixam realmente que Cristo habite neles. Esses serão os 144.000! Os 144.000 estão sendo formados aqui e agora! Você quer ser parte desse pequeno grupo? Então ore como nunca você o fez até hoje. Estude a sua Biblia todos os dias, como você nunca o fez até aqui. Aborreça o pecado, assim como Cristo o aborrece. Peça para Cristo derramar sobre você todo o Espírito Santo! Obedeça pela fé, em tudo. 

Rejeitar a luz é rejeitar a Cristo! Não há outro caminho. Ou somos de Cristo ou não somos dEle. No Céu, não existirá cristãos mornos. Isso é mentira. Esses serão fatalmente vomitados... A única pergunta que nos cabe responder é: Você conhece a Cristo? 

A irmã White diz que enquanto Jesus estiver intercedendo pelo Seu povo no santuário celestial e estiver putificando o santuário dos pecados deles, é necessário que uma obra similar esteja sendo feita por nosso povo aqui na terra. Ou seja, se está havendo uma obra de purificação no Céu, então também têm que haver uma obra de purificação dos seguidores de Cristo aqui na terra. Cristo está purificando o santuário celestial das nossas imundicias, mas nós continuamos a conspurcá-lo todos os dias com novas imundícies. Resultado: Ele simplesmente não consegue sair do santuário nessas condições...

O que esta acontecendo hoje é mais ou menos o seguinte: por um lado estamos
orando e pedindo para que o Senhor venha logo. Por outro, continuamos a pecar todos os dias. Temos colocado a Cristo numa situação muito complicada e constrangedora. Se Ele realmente saísse agora do santuário, que aconteceria conosco aqui na Terra? Ficaríamos sem intercessor. Quem poderia perdoar então os nossos pecados? Ninguém. Estaríamos totalmente perdidos. 

Felizmente, o Senhor na sua misericórdia ainda está aguardando que nós finalmente possamos entender, de fato, o que significa a justificação pela fé, porque então deixaremos de pecar de uma vez por todas. Isso têm que acontecer agora mesmo. Não é uma impossibilidade. Satanás poderia estar falando para Jesus: "É realmente esse o Teu povo? Mas olha como eles me obedecem a mim..."

Agora, se você não tiver os conceitos suficientemente claros na mente ou coração, jamais você vai começar a dar passos decididos nessa direção, na direção da santificação.

Justificação>Santificação>Glorificação

Muitos pensam que quando Cristo vier, seremos então completamente transformados. Mas nosso caráter tem que ser transformado hoje. Não haverá transformação moral quando Cristo vier. Naquele grande dia, acontecerá a última ou terceira etapa da justificação pela fé: a glorificação. Não pode, porém, ser glorificado alguém que não tenha sido santificado. Todos terão que passar por essas três etapas cumpridas nas suas vidas. Isto é algo estritamente pessoal, entre você a Jesus.

O oléo da minha vasilha não poder ser transferido para o meu irmão ou parente. Comentando a parábola das dez virgens, a irmã White diz que as insensatas estavam destituídas do Espírito Santo. E na parábola das bodas, ela diz que aquele que entrou sem as vestes nupciais, outorgadas de graça pelo rei, a obra do Espirito Santo lhe era estranha! Eis por que precisamos urgentemente ser transformados à imagem e semelhança de Cristo. Só assim poderemos receber a Chuva Serôdia, sem a qual não estaremos em condições de passar pela glorificação. A Chuva Serôdia será uma espécie de santificação acelerada.

"Na parábola, todas as dez virgens saíram ao encontro do esposo. Todas tinham lâmpadas e almotolias. Por algum tempo não se notava diferença entre elas. Assim é com a igreja que vive justamente antes da segunda vinda de Cristo. Todos têm conhecimento das Escrituras. Todos ouviram a mensagem da proximidade da volta de Cristo, e confiantemente esperam Sua aparição. Como na parábola, porém, assim é agora. Há um tempo de espera; a fé é provada; e quando se ouvir o clamor: 'Aí vem o Esposo, saí-Lhe ao encontro', muitos não estarão preparados. Não têm óleo em seus vasos nem em suas lâmpadas. Estão destituídos do Espírito Santo". Parábolas de Jesus, pág. 408.

"O homem que foi à ceia sem a veste de bodas representa a condição de muitos hoje em dia. Professam ser cristãos e reclamam as bênçãos e privilégios de evangelho; contudo não sentem a necessidade de transformação de caráter. Nunca sentiram verdadeiro arrependimento dos pecados. Não reconhecem a necessidade de Cristo, nem exercem fé nEle. Não venceram suas inclinações para a injustiça, herdadas e cultivadas. Contudo pensam ser bastante bons em si mesmos, e confiam em seus próprios méritos em vez de nos de Cristo. Como ouvintes da Palavra, vão ao banquete, mas não tomaram a veste da justiça de Cristo. Muitos que se chamam cristãos são meros moralistas humanos. Recusaram a dádiva que, somente, podia habilitá-los para honrar a Cristo com representá-Lo ao mundo. A obra do Espírito Santo lhes é estranha. Não são obradores da Palavra". Parábolas de Jesus, pág. 315.

Eles recusaram a justiça comunicada de Cristo. Não podem ser salvos... Seu caráter continua sendo o mesmo que eles tinham antes de ser batizados. Não entenderam a justificação pela fé. Meu querido irmão, você esta nessa situação hoje? Pois então saia dela o quanto antes! - Erwin Eulner, colporto autônomo no Chile, mantém uma homepage com 3.650 páginas de artigos e sermões digitalizados em www.fortunecity.com/victorian/twain/1024.


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com