"Idéias do Plano Esperança 2000 Podem Ter Sido Copiadas do Programa do Gugu!"

É o que pensa um dos leitores desta homepage, após ter lido o texto Celebração dos Seis Sentidos, que está (esteve!) publicado no site da União Nordeste Brasileira desde junho de 99. As recomendações fazem parte do Plano Esperança 2000, que deveria servir como "guia de atividades para a igreja no novo milênio", mas acabou suspenso pela União Central-Brasileira que o atribuiu a um hacker.

Acatando a sugestão desse leitor, publicamos mais duas celebrações que não foram incluídas em nossa primeira matéria sobre o tema:

Celebração "Sentindo na Pele"/Câmera Escondida

"Ele não irá julgar pelo que vêem os olhos, mas vai julgar com justiça, e fazer julgamentos corretos". Isso é o que a profecia diz de Jesus.

Aqui estão duas idéias que levarão as pessoas a pensar em quão freqüentemente nós julgamos pelas aparências - e como erramos!

a) Nós sempre falamos como Jesus era amigo de todos, mas como agimos com pessoas que não são do nosso grupo? Esse jogo envolve vestir alguém como um mendigo, e ver como a igreja o trata. Isso requer discrição. Use alguém desconhecido para a igreja, ou faça uma boa maquiagem em alguém conhecido. Roupas em trapos, chapéu velho, postura desalinhada. Talvez até pingue vinagre ou algo em suas roupas para cheirar mal.

Peça para a "visita" ficar perto de onde as pessoas vão entrando para a igreja. O mendigo deve estender a mão às pessoas pedindo ajuda.

Ponha alguém perto para observar sem ser notado. O trabalho dessa pessoa é observar como os membros respondem e notar como o mendigo é tratado. Como parte do culto, entreviste o observador e o "mendigo". Descreva como as pessoas se comportam, e como eles se sentiram com isso.

Seria bom ter uma câmera pequena escondida para filmar disfarçadamente, e apresentar depois o vídeo. Aí você poderá entrevistar os passantes e saber porque agiram assim.

Você pode também tentar fazer isso fora e em diferentes igrejas no fim de semana e comparar quem ajuda mais e por que. Você pode também comparar a reação das pessoas perto de um prédio público como um banco ou estação de metrô.

Sentindo na Pele
Este é o mais novo quadro do "Domingo Legal". Foi exibido pela primeira vez no programa do dia 26/10/97. A idéia é fazer do multifacetado Gugu um personagem diferente a cada semana. Assim, ele viverá as mais diferentes experiências do cotidiano. Na estréia, Gugu se passou por um mendigo, sentindo na pele como é a vida dessas pessoas. Clique para ler mais. 

Certifique-se de dar qualquer dinheiro arrecadado para uma entidade como a ADRA, para os necessitados.

Tudo isso leva a uma fascinante discussão de como nós tendemos a julgar pela aparência ao invés de primeiro conhecer a pessoa. Use Tiago 2:1-9 e a história do Bom Samaritano como parte da discussão.

b) Outra forma de fazer isso é pedir a duas pessoas diferentes irem ao Banco ou Loja e pedir algo para alguém. Faça a primeira pessoa ir mal vestida, com roupas baratas, com o cabelo desarrumado. A segunda pessoa deve ir muito bem vestida. Compare a atitude das pessoas frente a cada um, e como foram tratados. Se alguém puder esconder uma câmera numa bolsa e filmar, será melhor. De qualquer modo, a conversa na igreja ajudará a guiar os membros além do óbvio, e considerar a pessoa em si.

Adivinhe O Que é?

Essa atividade permite aos dedos, através de tudo o que eles podem identificar através do toque, se tornarem os "olhos, ouvidos, e narizes" da congregação. Similar ao "ADIVINHE O CHEIRO" sobre o olfato, essa atividade pode ser feita na igreja ou fora, para a comunidade.

Recursos Necessários

  • Três "tocadores"
  • Dez objetos a serem tocados que contenham algo da história Bíblica. (Estes estarão escondidos em caixas de papelão para que a pessoa possa chegar e tocar... e adivinhar o que há na caixa)
  • Algumas mesas
  • Versos Bíblicos do tamanho ideal que as pessoas possam ler a uma distância de dois metros.
  • Membros prontos para contar as histórias bíblicas relacionadas com cada objeto escondido.

Local da Celebração

Essa atividade deve ser num lugar aberto, como uma praça, etc... Embora possa ocorrer num salão, o ar fará um bom trabalho de espalhar os odores e não deixar que se misturem.

Processo

Pegue os objetos, planeje o programa, escolha o lugar, arrume as mesas, numere os itens e comece ajudando as pessoas a aprender mais sobre Deus através de seus dedos.

Seqüência do Programa

Melhor do que "programa", bem planejado, esse evento faz com que as pessoas venham e vão, cada um gastando tempo com a atividade.

  1. Atraia as pessoas para as mesas (através de cartazes, convide a quem possa vir e tocar os objetos)
  2. Faça-os testar suas habilidades de toque, tocando os três principais itens da mesa. (Esses podem incluir coelho de pelúcia, madeira polida, e vários outros itens)
  3. Faça-os testar o seu toque pegando as 10 caixas e identificando os objetos
  4. Veja se eles podem identificar a história bíblica com o objeto
  5. Convide-os a irem à sua igreja e aprender mais sobre o Deus do toque e amor.

*** Procure ter um "prêmio especial" para a pessoa que advinhar as dez histórias.

Possíveis Histórias da Bíblia para os objetos (você pode criar dúzias mais com a ajuda das crianças):

  1. Os braços peludos de Esaú - Pêlo de cabra
  2. A capa de José de muitas cores - Tecido de muitas texturas e cores
  3. A coroa de espínhos de Jesus - Galhos de espinhos torcidos, galho de rosa, ou outra planta
  4. As pedras de Davi - Pequenos seixos
  5. A cevada de Ruth - Grãos de cevada
  6. Sandálias de Boaz - A sola de uma sandália gasta
  7. A refeição da meia noite de Paulo e Silas - Macarrão com molho de tomate
  8. A sopa de lentilha de Jacó
  9. Os "ossos secos" de Ezequiel - Dois ossos secos
  10. Água da vida- Jarro de água - com 1/3 de azeite
Segundo o leitor, essa prova do "toque" é também uma adaptação de conhecida brincadeira de palco do apresentador Augusto Liberato e até estaria sendo imitada por Ed Banana (?), da Rede Record. "Daqui a pouco, vamos ter pastor incremetando o batismo com a brincadeira da banheira do Gugu", diz o leitor.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com