Parábola do Bom Samaritano "Ao Vivo"

samaritano2.jpg (32864 bytes)"Hospitais Tentam Ajudar Esquecidos" (pág. 9)samaritano1.jpg (68102 bytes)
Em 06/03/00, o jornal Folha do Povo contou parte da história do irmão que os pastores se recusaram a ajudar. 

Internado há vários dias no Hospital Universitário de ......................., um homem de setenta e poucos anos, diabético, cuja perna teve de ser amputada, espera por socorro da igreja com quem contribuiu com seus dízimos e ofertas durante quase quarenta anos. Participou da recolta para Hospital Adventista da cidade onde mora em várias ocasiões. Segundo soube, ele participava das reuniões da igreja até três anos atrás, quando a doença se agravou, obrigando-o a permanecer no quartinho que lhe foi cedido por um outro irmão, também pobre e idoso, da igreja do Bairro Tiradentes. Ele o abrigou e partilhou o alimento que tinha até que a situação se agravou.

Esse homem doente é espanhol e está com seu visto vencido. Veio para o Brasil no final da década de 50, para reiniciar nova vida após desentendimento com a esposa. Foi batizado em 1963, na igreja do Bairro Amambaí, que fica próxima à sede da Associação. Perdeu a perna, mas não perdeu a esperança e prega a todas as enfermeiras e funcionários do hospital que dele se aproximam. 

Foi assim que uma das assistentes sociais soube que se tratava de um indigente adventista do sétimo dia. Ela telefonou para a Associação e pediu para falar com o responsável pelo setor de Assistência Social:

-- É o Pastor C., da Adra. Um momento que já vai lhe atender...

-- Pois não...

-- Pastor, aqui é do HU, temos um paciente da igreja de vocês que está precisando muito de sua ajuda. Ele é espanhol, está com o visto vencido, teve a perna amputada e necessitaria de um acompanhamento especial...

-- Olha, minha senhora, nossa igreja não tem como cuidar desses casos, não... Encaminhe para o serviço social da prefeitura, sei lá. Se ele está irregular, com o visto vencido, avise a Polícia Federal...

A assistente social retornou pesarosa para o quarto e informou ao irmão Guilherme o que havia acontecido. Ele não perdeu a esperança.

-- É que a senhora falou com o pastor errado... Tem de falar com o pastor do distrito...

...

-- Pastor D., aqui é do HU, temos um paciente da igreja de vocês que está precisando muito de sua ajuda. Ele é espanhol, está com o visto vencido, teve a perna amputada e necessitaria de um acompanhamento especial...

-- Tudo bem, vou ver o que posso fazer...

...

E o pastor decidiu pedir a ajuda de membros. Um deles, cego, já conhecia o setor de serviço social da prefeitura, talvez pudesse ajudar... Uma outra, assistente social, conhece esse pessoal da Associação, sabe que não se pode contar com eles numa hora dessas... Não teria ela uma outra saída?

...

-- Tenho, sim, pastor. É só ligar para um dos centros espíritas aqui da Capital e imediatamente eles conseguem um local para que este senhor fique e seja atendido... Mas seria conveniente? Entregar um irmão nosso para que os espíritas cuidem?

-- Não tem problema, eu o visitaria de vez em quando... E os espíritas são muito bons nisso. Já fiz até batismo numa instituição dessas!

...

Essa irmã, que é minha irmã de sangue e nem sabe que estou escrevendo isto aqui, ainda não se decidiu... Telefona ou não para os espíritas? O que você acha? (Utilize o formulário abaixo para responder.)

Como Ficou

Este foi um caso verídico que se desenrolou durante todo o mês de fevereiro em Campo Grande, MS. Omiti propositalmente os nomes dos pastores envolvidos porque esperava que estes voltassem atrás e optassem por uma outra providência mais humana e cristã. Ou iria a parábola do bom samaritano se repetir? O sacerdote passou direto, o levita não ajudou, faria o samaritano o trabalho? 

Na sexta-feira, 25/02/00, o irmão Guilherme recebeu a primeira visita de um pastor e ficou muito feliz! Mas seu drama continuou por mais alguns dias. Tivera alta há cerca de vinte dias e não tinha para onde ir. Uma opção seria removê-lo para uma entidade espírita. Outra, hospedá-lo no Hospital Adventista de ..............., mas a Organização sequer cogitou essa possibilidade. Felizmente, a assistente social que o atendia, que pertence à igreja batista, buscou ajuda do consulado espanhol para interná-lo em uma instituição voltada a pessoas dessa nacionalidade e conseguiu.

Nesta segunda-feira, 06/03/00, o irmão Guilherme decolou rumo a São Paulo. Ele foi adotado pela Sociedade Beneficente Rosália de Castro, mantida pelo consulado de seu país. A assistente social batista pedira ao pastor distrital que preparasse os pertences dele para a viagem. O pastor apareceu com algumas roupas numa caixa de papelão, que foi recusada como bagagem pela companhia aérea. O irmão Guilherme viajou para São Paulo apenas com a roupa do corpo. As passagens foram pagas pelo consulado.

Em conversa com minha irmã, que é adventista, o pastor distrital disse lamentar que a Associação não tenha se interessado pelo caso. Mas afirmou estar feliz porque "esses pastores desumanos estão cumprindo as profecias e, assim, apressando o retorno de Cristo." 

Veja abaixo como foi que os leitores reagiram às perguntas: O que você acha disso? Sou locutor de rádio, devo contar tudo isso no ar?

Remetente: E-mail:

Bom Samaritano? Só na Bíblia!

O padrão estabelecido por Deus para nossa assistência social (ADRA) foi mudado há muito tempo. Há, sem dúvida, aqueles que tentam preservar o lado voluntário. Mas o fator lucro superou em muito a perspectiva cristã do samaritano. Os 62% que pertencem ao governo americano ainda não é o bastante para cobrir as despesas dos nossos líderes, sem contar na corrupção de diamantes que houve na ADRA em Angola. A comida que chegava era dirigida apenas para os que ofereciam diamantes! Esteve em minha casa uma médica que denunciou este caso e por isso foi mandada embora para Portugal.

Jaime B. Donegá


Os Líderes Estão em Situação Pior

Não me surpreende nada mais que aconteça nesta gigantesca casa de faz-de-conta, que é a IASD. Apenas lastimo. Muito mais que pelo sofrido irmão espanhol, lastimo pelos nossos irmãos administradores, responsáveis (ou irresponsáveis?) em primeiro plano pela defesa, ao menos, da imagem que a centenária IASD deveria apresentar à sociedade descrente.

Oro ao nosso Deus para que se apresse em abalar esta torre de marfim erigida em Seu nome.

Grato.

Carlos Rocha, adabel@zaz.com.br


Roupa Suja se Lava em Casa...

Eu acho que devemos lavar nossa roupa suja dentro de nossas portas para evitar o que palavra de Deus tanto frisa: "o escândalo".

Romilton do Ouro, romo@e-net.com.br

Resposta: Com certeza, a melhor maneira para se evitar o escândalo neste caso seria os pastores procurados atenderem ao irmão em dificuldade. Escandalosa é a omissão deles! E a divulgação do fato só acontece por causa disso. No caso da parábola original, tratava-se de uma história conhecida. Jesus poderia não a ter comentado, mas desde então toda a humanidade soube do comportamento desses líderes judeus, o sacerdote e o levita.


Falta Amor, Sobra Orgulho

Enquanto casos deste tipo continuarem no anonimato, as pessoas (não apenas pastores) continuaram tratando seres humanos com uma classe social inferior, como animais. É triste dizer, mas muitos irmãos (pastores e leigos) agem como se fossem grande coisa, se esquecem que todos nós voltaremos ao pó.

É hora de deixarmos o nosso orgulho e passarmos a conversar com todos, ricos e pobres, irmãos ou incrédulos, sejam eles moradores de rua, prostitutas, drogados ou homossexuais. Precisamos espelhar nossa vida em Cristo e agir como Ele agiu, amando a todos para que sentissem nele o amor do Pai.

Kelli


Divulgação Serviria Como Alerta

Sim, deve contar tudo isso no ar, em seu programa de rádio. Por quê não contar? Por quê ocultar isto de outras pessoas? Certamente, não é a divulgação de fatos como este que abalarão a fé de uma pessoa que tenha comunhão diária com Deus! Pelo contrário: Serve-nos de alerta para que vejamos se não estamos cometendo tais atos, como do sacerdote e do levita da parábola do bom samaritano em nossos dias.

Dilmar de Oliveira Santos - dilmar@sunnet.com.br


"Entreguem o Caso nas Mãos de Deus"

Olá, sou Jociliano. Sou adventista. Primeiro queria parabenizar a sua irmã pelo ato de humanidade, quero lhe dizer que, se lhe entregarem para os espíritas, a reputação da igreja adventista que já anda horrível, cairá por água abaixo. Mas que pena que o pastor não ajudou o irmão! 

Na verdade, quero lhes dizer que por enquanto não entreguem. Orem a Deus e, se for da vontade de dEle, o irmão irá para o lugar espírita. Olhem para o lado bom. Se ele não for, e ficar com a igreja, ele ficará acomodado com os irmãos. Mas se ele for para o centro espírita, ele pode pela ajuda de Deus, pregar para os espíritas, como ele fez no hospital.

Irmãos, orem a Deus. Deus sabe o que faz, entregue nas mãos dEle e tenham certeza de que Deus vai lhes ajudar. Mandem-me um e-mail dizendo como ficou o caso. Por favor, não se esqueçam. 

jacilane.vix@zaz.com.br


Não Adianta Só Reclamar

Tem mais é que contar mesmo. Dizer que, reclamando internamente, o problema será resolvido não é uma verdade. O povo já reclama disso há muito tempo e não mudou nada. 

Harosh


Injustiças em Série Enfraquecem Nossa Fé

Jesus tem que voltar logo. Estamos vivendo em tempos semelhantes aos de quando Ele veio pela primeira vez. Nossos líderes são pegos em corrupção, expulsam membros que falam a verdade, desamparam irmãos necessitados empurrando-os para que o Mundo cuide deles... 

Não tenho mais fé neste maldito mundo e cada dia que passa minha esperança na liderança de nossa organização é diminuída. Minha esposa é professora da Escola Adventaista e durante sua gravidez foi desprezada e humilhada pela direção, só porque teria de gozar os 4 meses de licença maternidade. O último pastor de nosso distrito abusou de seu poder e forçou a exclusão de algumas pessoas que estavam fracas espiritualmente, e já não participavam mais dos dízimos (um deles um amigo muito querido que está apostatado porque ninguém quis caminhar uma milha com ele, ou seja o pastor). Agora esta história deste irmão idoso e desamparado. ONDE VAMOS PARAR?

Robson, na minha opinião este irmão tem que ser entregue aos cuidados de quem quer ampará-lo. Se são espíritas, umbandistas ou satanistas, que diferença faz? E você deve sim divulgar isso na rádio e não só lá, nos jornais também, TV se possível. Chame a produção do Ratinho, que eles vão amar esta reportagem. E ponha estes canalhas de gravata que estão na direção da Associação................. a dançar miudinho para explicar para a imprensa e para a União, Divisão, Conferência Geral e o raio que os parta.

(Identidade Preservada)


Deixe Quem Pode e Quer, Ajudar

Aquele senhor está precisando de ajuda. Se os crentes não querem fazê-lo que ele seja levado a quem quer e pode ajudá-lo. Acredito que ele deve ter suas crenças bem fundamentadas e não creio que qualquer onda o leve, prova disso é que continua andando com Deus mesmo depois do desdém por parte do pastor que representa a ADRA na Associação.............................

Se Jesus contou a parábola do Bom Samaritano, tu também podes contar essa história. Sugiro que o faças visando mostrar nossa hipocrisia, nossa arrogância descabida, que nem sempre o que é moral é ético e que Deus dá salvação de graça a quem crê nEle, independente da crença... e ponto final.

Quem sabe o pastor da ADRA não se arrepende do seu pecado? Ele também é digno dessa oportunidade.

Keila


A Parábola Revela Dois Problemas

Esse é um caso que precisa ser meditado dos dois lados:
1) A necessidade imediata e urgente do senhor espanhol [agora e já].
2) A necessidade imediata e urgente de nós fazermos um autoexame de consciência e comprovarmos se estamos vivendo nosso batismo como Deus manda, ou se somos meros hipócritas. Há algo que corrigir? Façamo-lo urgente, agora, sem procurar 1001 desculpas.

"A pessoa é mais importante do que a instituição!". Sempre assim será. Deus sempre preservou a vida das pessoas; e ensinou isso até no centro dos seus 10 mandamentos. Deus, na pessoa de Jesus, veio a nos ensinar que o melhor caminho para a perfeição é amar ao nosso irmão sempre e em toda circunstância; e não dar honra e glória a alguma instituição em particular. Quando falamos de Igreja, consideremos o corpo místico de Cristo, união de pessoas na fe; e é àquelas pessoas que a formam que devemos amar [sem esquecer o resto do mundo].

Penso que o efeito que Robson está tendo com sua obra é positivo. Faz os adventistas pensarem sobre coisas que antes não davam tanta importância ou ficarem sabendo de error que nunca antes tinham percebido. Isto provoca discernimento e procura de soluções. Tenho certeza de que essas soluções são e serão para o bem da própria igreja.

Robson, confio em que saberás decidir fazer o correto, porque não vejo maldade em tua intenção. Se você publicar o fato, desejo que seja para bem da igreja e corrija o que estiver errado. O que for necessário fazer, seja feito para o bem desse paciente que está em necessidade. Não percas tempo! Ajuda-o. Espero que esses tais "pastores" adventistas também não percam tempo em se autoexaminar [digo isto no sentido de como você contou a história]. O autoexame muitas vezes não suficiente, porque a pessoa pode reconhecer seu erro, sem se corrigir [perseverar no erro].

Deus abençoe a todos.

Antonio Baliellas, católico, Chile


Conte! O que se faz escondido hoje, amanhã será espalhado aos ventos. Em Cristo. 

Gedoz


Irmão Sugere Publicação do Nome de Pastores Envolvidos

Os pastores só tomarão iniciativa depois de ver seus nomes rolando pelos navegadores adventistas. Meu voto não é mandar o homem para os espíritas, mas sim divulgar os nomes dos pastores.

Anônimo


Leitor Anônimo Reage Contra a Divulgação do Caso

Seu hipócrita, por que você já não fez alguma coisa? O tempo que você gastou escrevendo o que escreveu poderia ter usado para fazer algo. Sugiro que se não for capaz de fazer algo por esse nosso irmão, então ore. Não por ele, mas por você que está em uma situação muito pior que a do irmão Guilherme.

Anônimo

Nota da redação: Reação idêntica deve ter ocorrido no tempo de Cristo, uma vez que o caso descrito na parábola era real. É bem provável que um dos fariseus da época lhe tenha dito: E você, Jesus, por que não fez nada? O anonimato da mensagem parece indicar que tenha sido enviada por um dos pastores envolvidos no caso, ou por pessoa de seu relacionamento. Se bem que há maus pastores incomodados com essa homepage em todo o país...


"Sim" e "Não"

Sim, tua irmã deve ligar para os espíritas... Uma pessoa precisa de ajuda... Não importa de onde venha...O que importa, do ponto de vista do irmão em necessidade, é que seja feito.... Se eu, pessoalmemente, não tenho condições de fazer, vou procurar quem possa ajudar... A pessoa é mais importante do que a instituição!

Não, você não deve contar o caso na radio. Ainda penso que não se deve dar munição aos que querem ridicularizar a igreja. Mas deve "por a boca no trombone" nos canais competentes. E por canais eu me refiro aos da igreja...Grande abraço!

Levi, Guarulhos. SP


Todas as Denominações São Assim...

Acho que deve contar no rádio, de forma editada.  Não necessita dar o nome aos burros, para não agravar ainda mais a situação. Essa atitude desumana, egoísta e hipócrita existe infelizmente na maioria, se não mesmo em todas as denominações. É uma falha do ser humano. Assim, creio que essa história poderá beneficiar a muitos. Faz pensar em nível individual.

luz1888@aol.com


"Isto é Muito Vergonhoso!"

Sabendo que a IASD possui uma equipe social muito boa, recomendada até por governos, chamada ADRA, chega a dar nojo o que acontece. Será que a Organização também não tem dinheiro suficiente para fazer uma boa ação? Será que esses carinhas de paletó e gravata que vivem em escritório com ar condicionado, mesa em madeira de lei e tudo o mais, são incapazes de um simples gesto de caridade?

A direção da IASD tem furado a bola em vez de pisar sobre ela! Gostaria de saber se fosse o pai desse Pastor C., se ele mandaria dedurar para a Polícia Federal ou mandaria para a Assistência Social da prefeitura.  A história merece ser divulgada para fazer as pessoas refletirem por si mesmas, com elas e Deus, com exame de consciência, qual tem sido o seu papel neste e em outros episódios semelhantes. O drama humano pode e deve ser divulgado. O que não pode é dar munição aos que querem jogar pedras na igreja.

alfa@bel.sol.com.br


Talvez Esteja Sendo Aberta uma Porta...

Foi muito desagrádavel a resposta dos representantes de nosso igreja! E isso acontece em várias cidades. Mas focalizando a nossa opinião exclusivamente ao fato e deixando de lado a irresponsabilidade de outros, primeiramente deve-se orar muito e lembrarmos que é nosso dever amar o nosso próximo.

Acho que ela deveria aceitar a ajuda da instituição espiríta sim, já que não recebeu ajuda de seus irmãos. Quem sabe essa não seja uma porta para este irmão com a ajuda de Deus, alcançar o coração de muitos? Deus tem muitos planos para a nossa vida. Sobre a narração no rádio, penso que não deveria fazer. Mas de alguma forma essa notícia deveria chegar à liderança de nossa igreja. 

Ellen Castro

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com