O Leitor Pergunta:
"Quem é e o Que Pretende o Autor desse Livro-Bomba, Que Questiona o Dízimo?"

"Li o artigo "Dízimo Que Não é Dízimo! Pode?" e estou mais confuso ainda. O que o autor argumenta ali realmente tem coerência, entretanto, não encontrei sequer uma alusão ao espírito de profecia. Até que ponto então esse artigo é digno de credibilidade? Estaria a irmã White totalmente equivocada quanto ao dízimo? Ou ela é uma falsa profetisa? Sinceramente, mas penso que talvez seria melhor o irmão retirar esse artigo do site, pois o mesmo poderia induzir alguns membros a tirarem conclusões precipitadas e errôneas sobre o dízimo. O autor desses textos é adventista?"

Veja a resposta do autor:

Quem Sou?

Fiz Teologia no IAE em Engenheiro Coelho entre 1992-1997. Desde o primeiro ano eu dizia que não queria ir para Obra e assim o fiz apesar de toda pressão familiar e de amigos que sobre na época da formatura. Formei-me aos 38 anos. Com dois filhos adolescentes não quis encarar os "contratos" oferecidos na épocas ou os "chamados" para lugares difíceis para uma famíia como a minha. Além do mais, antes de eu me formar minha esposa (pedagoga) já era obreira no IAE, lecionando na Escola de I Grau.

Depois de formado, ainda morei lá por dois anos (no campus). Não agüentava mais a chatice que é ser esposo de obreira no meio daqueles lobos vorazes, tendo por vizinhos todos aqueles tubarões da Obra.

Voltei para minha terra, Rio de Janeiro. Somos membros da igreja de Macaé-RJ. Tenho hoje 41 anos. Sou comerciante. Distribuo material evangélico há treze anos. Meu filho mais velho começa este ano na UFRJ o curso de Biomedicina e pretendo sair do interior (MACAÉ - Região dos Lagos, perto de Cabo Frio) para Niteroi afim de dar-lhe todo apoio nos estudos. Minha outra filha tem 15 anos e está no IACS fazendo segundo grau.

O Que Pretendo?

Sou adventista "roxo". Nasci adventista. Sou filho e neto de adventistas. Como líder de igreja sempre achei que o problema de nossa igreja não é doutrinário, mas administrativo. O rebanho está morrendo à míngua sem pastor, devido a esta "nomenklatura", devido a esta burocracia doentia que domina nossa organização. Penso que deixando de mandar dinheiro para estes administradores, enfraqueceremos a estrutura que terá ser re organizada. Este é meu sonho. UM AMPLA, GERAL E IRRESTRITA REFORMA ADMINISTRATIVA na nossa amada igreja. O modelo ora em funcionamento foi bolado em 1901. Já caducou. O institucionalismo e o secularismo são um câncer em nosso meio que precisa urgentemente ser erradicado.

Logo, logo, enviarei o artigo "Ellen White e o Dízimo". Este, sim, vai dar o que falar!

Minha bibliografia básica sobre dízimos é composta dos seguintes livros e autores:

  • Tithing and the Church, de Gary North
  • Lie of the Tithe, de R. Johnston
  • Did the Apostle Paul teach tithe to the Church?, de Jonathan Kithcart 
  • Beyond Tithing and Offerings, de Sharon Brown
  • What Tithing is Not: What Nation is He Speaking To?, de Willian Thomas Gregory
  • The Real Truth About Tithing, de Mark T. Barclay
  • The Fat Lady and the Kingdom, de George Knight (autor adventista)
  • The Fragmentism of Adventism, de Johnsson (autor adventista)
  • A History of Tithe,  uma tese de mestrado, de que não consigo me lembrar o nome do autor agora.

Paulo Gomes do Nascimento, formado em Teologia pelo IAE-SP. É membro da Igreja Adventista de Macaé, RJ.

Leia também:

Arquivo Www.Adventistas.Com:

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com