Batismo de 20 Mil Pessoas em Uma Semana Provoca Reflexão

Deu no noticiário oficial:

"Mais de 20.000 pessoas foram batizadas como resultado daquela que os organizadores estão chamando a série evangelística mais bem-sucedida já realizada pela Igreja Adventista do 7º Dia na República Dominicana. A série de 7 noites, intitulada 'Jesus é a Esperança', foi conduzida pelo evangelista e líder adventista Alejandro Bullón...

Para muitos administradores da Igreja, ter milhares e milhares de batizados parece uma reedição do Pentecostes, mas essa forma de medir o êxito da Igreja mais parece uma falsificação humanista do que será a Chuva Serôdia, (manifestação do poder do Espírito Santo realizada sobre um povo que aceitou a repreensão a Laodicéia e buscou uma reforma e reavivamento verdadeiros).

Posso-lhes dizer algo como leigo do Peru, o país que tanto já serviu como exemplo de "safari-evangelístico" nesse assunto. Sem desmerecer o trabalho dos Pequenos Grupos nem dos pastores, que foi MUITO árduo, também se está vendo muita irresponsabilidade nas Igrejas e na Administração em relação à devida preparação dos candidatos batismais.

Pessoalmente, soube de "interessados" batizados sem que renunciassem a seu velho homem, que não foram ensinados em toda a Luz e continuam praticando graves vícios, como o Jogo, ignorando que o sistema Católico-Romano é denunciado no Apocalipse como o Anticristo, ignorando como observar corretamente o Sabbath e qual é sua essência espiritual, ignorando ABSOLUTAMENTE o dom de profecia evidenciado no ministério do Ellen G. White e -- que coincidência! -- ignorando igualmente o relativo ao Santuário Celestial. Tratam-se de exemplos com que lidei diretamente, entre alunos de minha classe "pós-batismal" no ano passado e lhes asseguro que não são casos isolados.

Uma das razões fortes é muito simples, e até diria -- com certa amargura -- simplória. Os pastores locais têm que exibir "gráficos em azul e em ascensão" de batizados para alcançar "os alvos". (Estaríamos coisificando as pessoas?) Para ser considerados "pastores eficientes" e seguir avançando em sua carreira profissional, os da União devem demonstrar o mesmo perante a Divisão, e os irmãos da Divisão devem mostrar o mesmo diante dos administradores da Associação Geral. Depois, comemoram juntos o avanço da pregação da mensagem dos três anjos. Mas será que todos os novos membros sabem quem são esses três anjos?

Apesar de nossos esforços por nos apresentar sob luz adequada perante o mundo, com esses procedimentos estaremos nos posicionando verdadeiramente como uma seita, cuja principal obsessão é recrutar, recrutar e recrutar novos membros. (Isto não quer dizer que seja mau fixar metas, mas não é preciso fazer disto o fim principal!)

Digo isto com pena e em voz alta. Muitíssimos leigos e pastores o sentimos em nível mundial. Quando irá parar? Quando haverá uma mudança? Quando surgirem entre nós rebeldes desafiadores, que nos ameaçam com dissidências? Por que não aprendemos do passado? Um abraço para todos. -- Hermano Laico (Traduzido da internet.)

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com