O Evangelho Eterno de Apocalipse 14

Qual é ou o que constitui o "Evangelho do Reino", que precisa ser pregado para que venha o fim (Mateus 24:14)?

"E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a Terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória; porque vinda é a hora do Seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu e a Terra, e o mar, e as fontes das águas." Apoc. 14:6 e 7.

Essa mensagem, caso seja atendida, chamará a atenção de toda nação, e tribo e língua e povo a um acurado exame da Palavra, e à verdadeira luz quanto ao poder que mudou o sábado do sétimo dia para um sábado falso. O único Deus verdadeiro tem sido abandonado, Sua lei, rejeitada, Sua sagrada instituição do sábado foi pisada no pó pelo homem do pecado. O quarto mandamento, tão claro e explícito, foi passado por alto.

O memorial do sábado, que declara quem é o Deus vivo, o Criador dos céus e da Terra, foi violentamente arrancado, e foi dado ao mundo, em seu lugar, um sábado falso. Assim foi feita uma brecha na lei de Deus. Um sábado falso não podia ser estandarte verdadeiro.

Na mensagem do primeiro anjo os homens são chamados a adorar a Deus, nosso Criador, que fez o mundo e tudo quanto nele há. Eles têm rendido homenagem a uma instituição do Papado, anulando a lei de Jeová, mas deve haver um aumento do conhecimento nesse assunto.

A mensagem proclamada pelo anjo voando pelo meio do céu é o evangelho eterno, o mesmo evangelho que foi anunciado no Éden quando Deus disse à serpente: "Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gên. 3:15. Aí está a primeira promessa de um Salvador que havia de erguer-Se no campo de batalha para contestar o poder de Satanás e prevalecer contra ele.

Cristo veio ao nosso mundo a fim de representar o caráter de Deus assim como ele é representado em Sua santa lei; pois esta é uma transcrição de Seu caráter. Cristo era tanto a lei como o evangelho. O anjo que proclama o evangelho eterno proclama a lei de Deus; pois o evangelho da salvação leva os homens à obediência da lei, pela qual seu caráter é formado segundo a semelhança divina.

No capítulo cinqüenta e oito de Isaías, é especificada a obra dos que adoram a Deus, o Criador dos céus e da Terra: "E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração." Isa. 58:12. [Diz a versão atualizada: "Levantarás os fundamentos de muitas gerações."] O memorial de Deus, Seu sábado do sétimo dia, será erguido. "Serás chamado reparador de brechas, e restaurador de veredas para que o país se tome habitável. Se desviares o teu pé de profanar o sábado [não mais o pisares sob teus pés], e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia, mas se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor digno de honra, e o honrares...; Eu te farei cavalgar sobre os altos da Terra, e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse." Isa. 58:12-14.

A história da igreja e do mundo, os leais e os desleais, é aqui plenamente revelada. Os fiéis, sob a proclamação da mensagem do terceiro anjo, puseram os pés no caminho dos mandamentos de Deus, para respeitar, honrar e glorificar Aquele que criou os céus e a Terra. As forças da oposição têm desonrado a Deus fazendo uma brecha em Sua lei, e quando a luz de Sua Palavra tem chamado a atenção para Seus santos mandamentos, revelando a brecha feita na lei pela autoridade papal, então, para se livrarem da convicção, os homens têm buscado destruir toda a lei. Podem eles, porém, destruí-la? Não; pois todos os que examinarem as Escrituras verão por si mesmos que a lei de Deus permanece imutável, eterna, e Seu memorial, o sábado, durará pelos séculos eternos, apontando ao único Deus verdadeiro em distinção de todos os deuses falsos.

Satanás tem sido perseverante e infatigável em seus esforços para levar avante a obra que começou no Céu - mudar a lei de Deus. Tem tido êxito em levar o mundo a crer a teoria que ele apresentou no Céu antes de sua queda, de que a lei de Deus era defeituosa e necessitava ser revisada. Grande parte da professa igreja cristã, por sua atitude, se não por suas palavras, mostra que aceitaram o mesmo erro. Se, porém, a lei de Deus foi mudada num jota ou num til, Satanás ganhou na Terra aquilo que não pôde obter no Céu. Ele preparou seus enganosos laços, na esperança de levar em cativeiro a igreja e o mundo. Mas nem todos serão enlaçados. Está sendo traçada uma linha de distinção entre os filhos da obediência e os filhos da desobediência, os leais e verdadeiros e os desleais e infiéis. Dois grandes partidos se desenvolvem - os adoradores da besta e sua imagem, e os adoradores do Deus vivo e verdadeiro. Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 106ss.

Quando realizará a igreja o trabalho a ela indicado? Ela é representada como um anjo de luz, voando pelo meio do céu, tendo o evangelho eterno para proclamar ao mundo. Isso indica a rapidez e a maneira direta com que a igreja deve realizar sua obra. Medicina e Salvação, p. 131.

A partir dos trechos supracitados, bem como outros sobre o mesmo tema, vemos que o EVANGELHO ETERNO é contestação precisa, clara e direta, pelas obras e pela palavra, aos sofismas satânicos dos últimos dias. O último convite ao exame das escrituras com disposição de observância integral de todos seus preceitos e príncipios sagrados.

Os expositores fieis deste evangelho aceitam toda a Escrituras Sagradas, porém, nos últimos dias se ocupam, especialmente, em manifestar, confutar e destruir as sedutoras e fatais heresias e sofismas ofertadas pelos espiritismo, catolicismo e pelo protestatismo apostatado, sobretudo, as mais populares (imortalidade da alma, falso sábado, a santidade do papado, etc)...

Esta derradeira pregação simboliza a último sonido divino de constatação plena, prática e teórica, de Deus manifestando, claramente, as perversões dos ensinos escriturísticos engendradas pelo Diabo, e propaladas por Babilônia e suas filhas.

Assim, anunciado este evangelho, o mundo será inexcusável no juizo, pois o caráter do Diabo e suas mentiram restaram precisa e cabalmente contestadas pelos pregadores de Deus. Todos os enganos foram denunciados com precisão celestial, todos as heresias desmascaradas a luz das correta exposição das escrituras. Apenas os que duvidarem dos derradeiro testemunho de Deus manifestados, claramente, pelos guardam os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus, serão enganados, e pela sua terrivel incredulidade serão, com justiça, condenados.

"O justo viverá pela fé", logo, o impio perecerá pela falta de fé.

Paz seja convosco, Humberto Caputo.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com