Filha de Médico, Nora de Pastor e Esposa de Obreiro-Cantor Discorda de Críticas a Músicos

Olá amigos!

Esta é a primeira vez que escrevo nesse site. É inclusive a primeira vez que entro nele e será provavelmente a última também pois a verdade é que não me interesso muito por internet e muito menos por sites como esse.

Meu marido às vezes ao chegar em casa me conta de uma coisa ou outra que leu aqui, de críticas feitas a essa ou aquela pessoa, de opiniões emitidas sobre determinado assunto, etc. Não costumo dar muita importância a isso e até esqueço muitas vezes o que ele me conta. Contudo de uns tempos prá cá há algo que realmente está me incomodando e foi por isso que pela primeira vez resolvi escrever aqui.

Meu nome é Mônica, sou adventista de berço. Minha família direta é toda adventista. Meu pai é médico, obreiro há quase 30 anos, meu sogro é pastor há quase 40, meu marido é obreiro também além de cantar e já ter 2 discos solos e este ano vai para o terceiro. Tenho uma cunhada também cantora adventista com 2 discos gravados e eu que às vezes canto e trabalho com versões de músicas para vários cantores e grupos da nossa igreja. Esta introdução que fiz foi para você que está lendo saber um pouco de mim.

Como disse antes há algo que me incomoda profundamente já há algum tempo e a gota d'água foi umas folhas impressas deste site que meu marido outro dia me levou em casa para que eu lesse com respeito ao programa feito me parece em outubro do ano passado, pelo grupo Novo Tom no IAP.

Nas folhas impressas, pude ler ali algumas opiniões, comentários, réplicas e pontos de vista com relação ao concerto realizado. Após ler tudo aquilo, confesso que cheguei a rir de alguns comentários feitos, me entristeci com outros e me revoltei com vários.

Comecei então a refletir seriamente em uma realidade que mais e mais está se tornando comum em nosso meio e pouca gente se apercebeu dela. Por que será que ainda existe tanta gente que se julga tão perfeita a ponto de achar que a sua opinião pessoal é a mais correta e que Deus pensa igual?

Por que será que a única preocupação de certas pessoas é julgar os atos dos outros, a música dos outros, o sermão do pastor,a roupa daquela moça ou o batom que ela usa, o rapaz que foi com uma camisa de uma cor mais forte e tantas outras coisas e nos esquecemos completamente de olhar para nós mesmos e corrigir nossos próprios erros e faltas?

Por que será que existem pessoas que se acham iguais a Deus a ponto de terem a pretensão de querer entrar nos pensamentos e no coração de alguém, tirar conclusões baseadas no que acham e emitir essa conclusão expondo de maneira vergonhosa o outro?

Amigos, são perguntas que não querem se calar...

Todos temos o direito a ter gostos diferentes, gostarmos de estilos diferentes de música e acharmos que para nós determinado tipo de música fala mais ao coração ou nos enleva mais. Até aí tudo bem. Eu mesma, particularmente gosto mais das músicas mais calmas e tranqüilas, que fazem mais o meu gosto apesar, de tambem gostar de várias mais rápidas e com mais ritmo.Temos gostos diferentes sim e ainda bem não é? Imaginem se todos nós gostássemos das mesmas coisas!

O que para mim entretanto é um absurdo sem tamanho são pessoas entrarem em um site e ali de uma maneira vil e inconsequente exporem sem pena alguém que nem conhecem, fazendo comentários maldosos e preconcebidos das intenções dela colocando-a com o título de "mensageiro do diabo". Acharam o termo forte? Você tem razão. Mas foi exatamente assim que imaginei o pobre compositor. Sentado num tribunal como réu sendo condenado.

Sabe, se me permitem um simples conselho, em vez de ficarem perdendo o tempo precioso de vocês com este tipo de sites que só estimula críticas destrutivas, contendas e julgamentos descabidos, tempo este que um dia terão de dar conta ao nosso verdadeiro juiz, por que não o gastam lendo alguns versos preciosos da Bíblia, verdadeiras pérolas ditas pelo nosso Senhor e que nos ensinam qual é a verdadeira religião e o que é ser um verdadeiro cristão?

Versos como Mat.7:1-5: "Não julgueis para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados..." Notem amigos o v.5. "Hipócritas..." Isso é muito mais sério do que pensamos.

Rom.2:1: "...porque ti condenas a ti mesmo naquilo que julgas a outros"

Rom.14:10-12: "Mas tú tambem por que julgas a teu irmão? ...Pois todos haveremos de comparecer ao tribunal de Cristo".

Esses sim, amigos serão pecados que impedirão muita gente de entrar no céu, são pecados que afastam muita gente da igreja e impedem que outras tantas entrem e como somos peritos nisso não é? Julgar, julgar e julgar.

Quantas vezes perto dos nossos filhos à mesa em pleno sábado gastamos nosso tempo em criticar a música que foi cantada, aquela moça que estava na plataforma ou o pastor que não falou muito bem e tantas outras coisas e esquecemos que nossos filhos estão bem ali ouvindo tudo, assimilando todas as nossas palavras e quando crescem começam a ver defeitos em tudo e em todos, saem da igreja e então nos perguntamos: Por que Senhor? Que tamanha responsabilidade!

Já é mais que tempo de pararmos e pensarmos. Isso é sério demais para ser tratado com descaso.Quando Jesus voltar teremos que dar conta dos nossos atos e tão-somente nossos. Precisamos nos conscientizar da importância de nos prepararmos e entendermos que há coisas muito mais sérias que um instrumento, seja ele  qual for,e nós não estamos nem aí. Coisas que realmente nos afastam de Deus, que estão nos levando para a perdição certa.

Imagino que no dia do juízo estarão ali muitas pessoas dizendo a Deus:"Senhor, em Teu nome condenei aquele cantor,aquele instrumento e critiquei aquele músico que não estava compondo uma música boa". E sabe o que Deus dirá a essas pessoas? "Apartai-vos de mim pois nunca as conheci". Que vergonha não será isso, amigos! Quanto tempo gasto criticando, condenando,apontando defeitos...E para quê?

É claro que devemos ajudar as pessoas, aconselhar e quem sabe emitir alguma opinião. Isso não é errado e o próprio Deus nos aconselha que ajudemos os nossos semelhantes. Mas o tipo de "ajuda" que observo existir aqui, me desculpem a franqueza, mas essa sim vem de Satanás.

Há pessoas que podem jurar estarem sendo usadas por Deus mas na verdade é o diabo que está fazendo todo o trabalho. Não deixemos que a pretensão, a soberba, julgamentos preconcebidos, achismos e inveja nos impeça de vermos Deus face a face um dia.

O que podemos fazer pelos outros é orarmos. Jesus disse que orássemos uns pelos outros mas não me lembro de ter visto na bíblia nenhum verso que diga para julgarmos, expormos e criticarmos o trabalho de alguém. E você, se lembra de ter visto?

Termino com um dos versos mais lindos que se encontram na Bíblia: Rom.13:8: "A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor com que vos amei. Porque quem ama aos outros cumpriu a lei". Amigos, esse verso por si só se explica. Nosso único dever e obrigação é nos amarmos. O resto... vamos deixar isso com Deus!

Um abraço a todos,

Mônica.


A Liberdade de Sair do Recinto

Sou adventista de berço também. Sou formado em piano e clarineta, fiz meu 2o grau no IAE e sou filho de obreiro. Se é um assunto que eu entendo, é música. Tenho navegado neste site há muito tempo e até que enfim apareceu um adventista que realmente soube expressar o verdadeiro motivo em ser um cristão em relação a música.

Vejo várias pessoas que só sabem criticar as outras e na verdade, se formos olhar para a vida delas, são uns falsos puritanos. Pessoas que não contribuem com nada, recalcadas, invejosas e aproveitam um espaço como esse, para vomitar todas as suas frustrações.

Concordo que, na nossa igreja, houve uma invasão de músicas não apropriadas. Mas isso não me dá o direito de sair por aí criticando-as. Temos a liberdade de sair de um recinto, caso não goste de uma apresentação. Seria muita falta de inteligência permanecer num local que não agrada. Será que fazemos melhor? Quem somos nós para julgar? Quem somos nós para levantar uma pedra? A que ponto chega o recalque das pessoas!

Indiscutivelmente, a música adventista é a melhor se formos comparar com as demais. Principalmente os conjuntos! Conheço diversos grupos de músicas e cantores de outras denominações e definitivamente, nossa música é de ótima qualidade; nossos compositores e músicos são realmente inspirados por Deus. Destaco: Lineu Soares, Jader Santos, Júnia Mequita, Regina Mota, Rogério Reis, Grupo Cantar-te, Tom de Vida e diversos outros.

Na realidade, sinto pena desse pobre adventista, que gastou o seu tempo precioso para assistir uma programação do Tom de Vida no IAP, e no final dela, não teve a capacidade de assimilar a mensagem de Deus.

Gostaria de parabenizar essa minha irmã na fé, Mônica, por saber colocar o seu ponto de vista de uma maneira nobre e elegante. Desta forma, acredito que certos navegadores, poderão se conscientizar mais um pouco e refletir nas suas próprias vidas, em primeiro lugar. E deixar que o julgamento seja feito por Jesus, porque Ele é o único que tem poder e onisciência para julgar.

Um abraço. -- Livingstone


Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com