Bode Azazel: Símbolo de Satanás ou de Cristo?
(Última Parte)

Nesta última parte que será apresentada, como comentário sobre Levítico 16, abordaremos apenas os versos 23 a 28, porque os versos 29 a 34 trazem algumas informações a mais, porém, de maneira geral, é apenas um reforço ao que foi dito anteriormente.

 

VERSO 23:

Depois, Arão virá à tenda da congregação, e despirá as vestes de linho, que havia usado quando entrara no santuário, e ali as deixará”.

 

O SUMO SACERDOTE NO YOM KIPPUR

Agora, apresentaremos, apenas uma curiosidade, mas de fundamental importância para o estudo sobre o capítulo 16 de Levítico. O sumo sacerdote entra três vezes na tenda da congregação (no santuário). Resumindo, podemos dizer que a primeira vez ele entra por ele e por sua casa. (Levítico 16:11 a 14). A segunda vez ele entra pela congregação dos filhos de Israel. (Lev. 16:15-19). Por último, ele entra após o bode Azazel ser conduzido ao deserto. (Lev. 16:23-24).

 

O MESSIAS COMO SUMO SACERDOTE

O Messias já entrou duas vezes no Santuário celestial. A primeira, Ele entrou no dia da Sua ressurreição (João 20:16-18; Mat. 28:8-9; Mar. 16:8-11 e Luc. 24:9-11; Mar. 16:12 e Luc. 24:13-32; – O Desejado de Todas as Nações - DTN. Capítulos 82 – Por que Choras? e, 83 -  A Viagem para Emaús. A segunda, Ele entrou no dia da Sua ascensão, 40 (quarenta) dias, após a Sua ressurreição. (Luc. 24: 50 e 51; Atos 1:1-11 e DTN – Capítulo 87 – Para Meu Pai e Vosso Pai ). A terceira, então, será após O Anjo, descrito em Apocalipse 20, prender o Dragão, a Antiga Serpente no Abismo. (Apoc. 20:1-3).

“Mas então, em Sua voz familiar, lhes diz Jesus: ‘Maria!’ Agora sabia que não era um estranho que se dirigia a ela e, voltando-se, viu diante de si o Cristo vivo. Em sua alegria, esqueceu que Ele fora crucificado. Saltando-se para Ele, como para abraçar-Lhe os pés, disse ela: ‘Raboni.’ Cristo, porém, ergueu a mão, dizendo: Não Me detenhas, ‘porque ainda não subi para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus’. E Maria pôs-se a caminho para ir ter com os discípulos, com a jubilosa mensagem.

Jesus recusou receber a homenagem de Seu povo até haver obtido a certeza de estar Seu sacrifício aceito pelo Pai. Subiu às cortes celestiais, e ouviu do próprio Deus a afirmação de que Sua expiação pelos pecados dos homens fora ampla, de que por meio de Seu sangue todos poderiam obter a vida eterna. O Pai ratificou o concerto feito com Cristo, de que receberia os homens arrependidos e obedientes, e os amaria mesmo como ama a Seu Filho. ... Todo o poder no Céu e na Terra foi dado ao Príncipe da Vida, e Ele voltou para Seus seguidores num mundo de pecado, a fim de lhes comunicar Seu poder e glória.

Enquanto o Salvador Se achava na presença de Deus, recebendo dons para Sua igreja, pensavam os discípulos no sepulcro vazio, e lamentavam-se e choravam. O dia em que todo o Céu vibrava de alegria, era para os discípulos de incerteza, confusão e perplexidade. ...”

“... Depois de haver ascendido ao Pai, Jesus apareceu, às outras mulheres, dizendo: ‘Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os Seus pés, e O adoraram. Então Jesus lhes disse: Não temais; ide dizer a Meus irmãos que vão a Galiléia, e lá Me verão.’” – (DTN. 20ª ed. pp. 790 e 793.).

 

VERSO 24:

Banhará o seu corpo em água no lugar santo e porá as suas vestes; então, sairá, e oferecerá o seu holocausto e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo”.

No verso anterior, sobre o Sumo sacerdote está escrito: “despirá as vestes de linho”. E neste é dito: “porá as suas vestes”. Além deste detalhe das vestes, encontramos outro de fundamental importância: “então, sairá, e oferecerá o seu holocausto e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo”.

Como já dissemos na parte anterior, é aqui que identificamos o final da expiação pelos nossos pecados. Por isso, descartamos totalmente a idéia de que a expiação seja feita por meio do bode Azazel quando, levado ao deserto.

 

VERSOS 25 a 28:

Também queimará a gordura da oferta pelo pecado sobre o altar. E aquele que tiver levado o bode emissário lavará as suas vestes, banhará o seu corpo em água e, depois, entrará no arraial. Mas o novilho e o bode da oferta pelo pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no santuário, serão levados fora do arraial; porém as suas peles, a sua carne e o seu excremento se queimarãoAquele que o queimar lavará as suas vestes, banhará o seu corpo em água e, depois, entrará no arraial.”.

A parte final da expiação, no que diz respeito aos sacrifícios, nós encontramos nestes versos – 25 a 28. E neles, mais uma vez não encontramos nenhuma referência ao bode Azazel. No entanto, nos versos 5 a 9 está escrito:

Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para a oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto. Arão trará o novilho da sua oferta pelo pecado e fará expiação por si e pela sua casa. Também tomará ambos os bodes e os porá perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. Lançará sortes sobre os dois bodes: uma, para o SENHOR, e a outra, para o bode emissário. Arão fará chegar o bode sobre o qual cair a sorte para o SENHOR e o oferecerá por oferta pelo pecado”. (Lev. 16:5-9 – ARA).

Perguntas para serem analisadas: Então, quando o Messias despiu ou despirá as vestes de linho? Quando subiu ao Céu no dia da ressurreição? Quando  subiu ao Céu, após permanecer quarenta dias? Será no início (Quando estiver encerrado o tempo de graça) ou será após o milênio (Quando houver  destruído pecado e pecadores)? (Quando estiver encerrado o tempo de graça ou após destruir pecado e pecadores).  E esta expressão: “Banhará o seu corpo em água”, apresentada nos versos 24, 25 e 28, tem alguma relação com as Chuvas Temporã e Serôdia?

Portanto, por meio dos estudos que foram apresentados e concluindo com este, podemos responder à pergunta: “Bode Azazel: Símbolo de Satanás ou de Cristo?” Com certeza, diante dos estudos analisados e apresentados, não podemos dizer outra coisa, senão que o bode Azazel é símbolo de Satanás. Mas principalmente, e fundamentalmente, o que pretendemos deixar claro é que a expiação é iniciada e concluída com o Messias/Sumo Sacerdote (Ele é quem começou a interceder por nós após a queda de Adão e Eva e continuará a interceder por nós, por toda a eternidade) que também é oferta pelo pecado e para o holocausto expiatório (Ele entregou-Se para receber a sentença de morte em nosso lugar, tornando possível ao pecador arrependido, obter a vida eterna que fora perdida no jardim do Éden). O Messias, somente Ele, é “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.  – josielteli@hotmail.com

Índice da Série:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com