Somos, ou Não, o Povo do "Está Escrito"?

 

Após análise do estudo apresentado sob o título "IASD: Aqui Estão os que Guardam a Lei de Deus! Será?", gostaria de fazer algumas observações para o enriquecimento do tema.

"Não terás outros deuses diante de Mim." Êxo. 20:3.

Cristo não somente foi o guia dos hebreus no deserto - o Anjo em quem estava o nome de Jeová, e que, velado na coluna de nuvem, ia diante das hostes - mas foi também Ele que deu a Israel a lei. Por entre a tremenda glória do Sinai, Cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de Seu Pai. ... Patriarcas e Profetas –Israel no Egito e o Êxodo – págs. 366/368)

Cristo declarou a Lei de Seu Pai, a qual diz: Não terás outros deuses diante de MIM. Quando se refere a mim, refere-se ao Pai de Jesus, o ÚNICO DEUS.

Vejamos:

"Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele." I Coríntios 8:6

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (João 17:3)

...ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!” (Rom 16:27)

“...um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos (Ef. 4: 6)

Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem” (I Tim 2:5)

Notem que a frase do primeiro mandamento acha-se na primeira pessoa do singular (Mim). Já na criação, Gênesis 1:26, o texto acha-se na primeira pessoa do plural, porque foi Deus, o Pai, e Jesus, o Filho de Deus, que participavam o evento: "Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa e semelhança." (Gen. 1:26)

Confirma o Espírito de Profecia:

Pai e Filho empenharam-Se na grandiosa, poderosa obra que tinham planejado - a criação do mundo. A Terra saiu das mãos de seu Criador extraordinariamente bela... Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo Seu propósito, planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem à Sua própria imagem. Eles tinham operado juntos na criação da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora, disse Deus a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem." Gên. 1:26. ...O santo par unia-se a eles e elevava sua voz num harmonioso cântico de amor, louvor e adoração ao Pai e a Seu amado Filho pelos sinais de amor ao seu redor. Reconheciam a ordem e a harmonia da criação, que falavam de sabedoria e conhecimento infinitos. (História da Redenção, "A Criação", Pág. 20/21)

QUEM É JESUS?

Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus”. (I João 4:15).

“Quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (I João 5:5)

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus... Deus o exaltou sobremaneira que lhe deu um nome que é sobre todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho...todo língua confesse que JESUS Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai” (Fil. 2: 5:11)

“O qual é a imagem de Deus invisível, o primogênito de toda a criação... Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele...”(Col 1:13:17”

“Há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele." I Coríntios 8:6

“Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." (Colos.3:24).

 “...Esse Jesus, a quem crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo." (Atos 2:36)

"...Reis dos Reis e Senhor dos Senhores." (Apocalipse 19:16)

 

A HIERARQUIA CELESTE

“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo” (I Cor. 11:3)

“E quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1 Cor. 15:27:28)

 

JESUS RECEBE PODER DO PAI

"E foi-lhe dado domínio e a honra, e o reino, para todos os povos..." (Dan 7:13 e 14)

“Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo,m assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo.” (João 5:26)

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai...e ninguém conhece o Pai, senão o Filho...” (Mateus 11:27)

LEIA HISTÓRIA DA RENDENÇÃO, 1º CAPÍTULO, onde o Filho é investido de poder pelo Pai.

 

1º MANDAMENTO DA LEI DE DEUS:

"Não terás outros deuses diante de Mim." Êxo. 20:3.

Nos últimos dias da história da Terra, a voz que falou do Sinai está ainda declarando: "Não terás outros deuses diante de Mim." Êxo. 20:3. O homem tem posto sua vontade contra a vontade de Deus, mas não pode silenciar a palavra de ordem...Pode haver domínios das teorias e especulações; os homens podem opor a ciência à revelação, e assim afastar a lei de Deus; mas a ordem vem cada vez mais forte: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás." Mat. 4:10. PR 625

As impressionantes cenas relacionadas com a entrega da lei no Sinai não deviam jamais ser esquecidas.” -- Profetas e Reis, pág. 294.

O primeiro e segundo mandamentos pronunciados por Jeová são preceitos contra a idolatria; pois a idolatria, se praticada, levaria longe os homens no pecado e rebelião... História da Redenção, pág. 141.

“Aquele que é Grande e Santo é um Deus zeloso, e deseja que os homens que levam a Sua verdade sejam santos. A santa lei anunciada por Deus do Sinai é parte de Si próprio, e somente homens santos que sejam seus estritos observadores honrá-Lo-ão ensinando-a a outros.” Primeiros Escritos, pág. E102 

“Rejeitando a verdade, os homens rejeitam o seu Autor. Conculcando a lei de Deus, negam a autoridade do Legislador. É tão fácil fazer um ídolo de falsas doutrinas e teorias, como talhá-lo de madeira ou pedra...Para muitos, um ídolo filosófico é entronizado em lugar de Jeová, enquanto o Deus vivo, conforme é revelado em Sua Palavra, em Cristo e nas obras da Criação, é adorado apenas por poucos.” -- O Grande Conflito, pág. 583

Aparece então de encontro ao céu uma mão segurando duas tábuas de pedra dobradas uma sobre a outra. Diz o profeta: "Os céus anunciarão a Sua justiça; pois Deus mesmo é o juiz." Salmo 50:6. Aquela santa lei, a justiça de Deus, que por entre trovões e chamas foi do Sinai proclamada como guia da vida, revela-se agora aos homens como a regra do juízo. A mão abre as tábuas, e vêem-se os preceitos do decálogo, como que traçados com pena de fogo. As palavras são tão claras que todos a podem ler. Desperta-se a memória, varrem-se de todas as mentes as trevas da superstição e heresia, e os dez preceitos divinos, breves, compreensivos e autorizados, apresentam-se à vista de todos os habitantes da Terra.” -- O Grande Conflito, pág. 639.

Podemos, cada qual, obedecer e viver, ou podemos transgredir a lei de Deus, desafiar-Lhe a autoridade, e receber a punição devida.” -- Reavivamento e seus Resultados, pág. 31

O caráter de Deus não mudou. Ele é hoje o mesmo Deus zeloso que era quando deu a Sua lei sobre o Sinai e a escreveu com Seu próprio dedo nas tábuas de pedra. Aqueles que espezinham a santa lei de Deus podem dizer: "Estou santificado"; mas estar santificado, de fato, e orgulhar-se de santificação são duas coisas diferentes.” -- Santificação, pág. 68.

O Universo inteiro foi testemunha das cenas do Sinai.” -- Patriarcas e Profetas, pág. 335.

Nunca, desde que o homem foi criado, se testemunhou uma manifestação de poder divino como a que houve quando a lei foi proclamada do Sinai. "A Terra abalava-se, e os céus destilavam perante a face de Deus; o próprio Sinai tremeu na presença de Deus, do Deus de Israel." Sal. 68:8. Por entre as mais tremendas convulsões da Natureza, a voz de Deus, semelhante a uma trombeta, foi ouvida da nuvem. A montanha abalou-se da base ao cume, e as hostes de Israel, pálidas e a tremer de terror, caíram sobre seus rostos em terra.” -- Patriarcas e Profetas, pág. 340.

 

CONCLUSÃO

Estimados irmãos, somos o povo do "ESTÁ ESCRITO"?

"Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes, sendo conhecido de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?" (Gálatas 4:8)

ESTÁ ESCRITO:  HÁ UM SÓ DEUS, O PAI..  UM SÓ SENHOR: JESUS, O FILHO DE DEUS. OU VAMOS ADORAR E CRIAR OUTROS DEUSES COMO NO TEMPO DA APOSTASIA DE ISRAEL DO REI ACABE? -- Dr. Reinaldo J. Fernandes


Reinaldo J. Fernandes,

Entendi, lendo seu artigo, Somos, ou Não, o Povo do "Está Escrito"?, que você crê não existir outro Deus além do Pai. Como podemos então compatibilizar o que você disse com o que está escrito em:

a) João 1:1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

b) João 8:24 - Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.

Obrigado, Jackson Diogo Damásio Outeiro
IASD Central de Campo Grande


O irmão Reinaldo, com certeza, irá responder-lhe. Mas me deixa meter a colher só um pouquinho. Se formos verificar no grego, você irá ver que a preposição que se traduz por "estava no princípio com Deus" significa também "estava no princípio em Deus". Para entender melhor, temos a ilustração de Adão e Eva, criados à imagem e semelhança de Deus:

No princípio era Eva e Eva estava com/em Adão. Ela estava no princípio com Adão e Eva era Adão. Quer dizer, estava com Adão ou em Adão. Estava contida nele!

Estes outros artigos, talvez, ajudem a esclarecer:

Robson


Estimado irmão, Jesus é  a imagem de Deus invisível, o primogênito de toda a criação...  (Col 1:13:17), ...e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade... (Is 9:6)''

História da Redenção, 1º Capítulo, EGW, inspirada por Deus, relata o momento em que o Filho foi investido de poder pelo Pai:

O  Pai então fez saber que por sua própria decisão, Cristo, seu Filho, deveria ser considerado igual a ele, assim que qualquer lugar que estivesse presente seu Filho isso valeria pela sua própria presença. A palavra do Filho deveria ser obedecida tão prontamente como a palavra do PAI...

Considerado em honra. Vide Apoc. 5: ...Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra e glória e poder para todo o sempre... Note, estimado irmão, Jesus, O Cordeiro.

Provérbios 9,22-36: A Sabedoria de Deus.

...o Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas

...antes de haver abismo, fui gerada...

...antes dos outeiro fui gerada...

...eu estava com ele e era seu aluno...

I Cor 1:24: ...pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

Jesus, o Deus Conosco, foi investido de poder pelo Pai, “E quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1 Cor. 15:27:28)

Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus... todo língua confesse que JESUS Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai” (Fil. 2: 5:11)

PAZ SEJA CONTIGO.

REINALDO


Irmão Jackson,

Devemos ter cuidado para não atribuir palavras a quem não as disse, principalmente se quem as falou foi o próprio Deus. O sábio já aconselhara em Provérbios 30:4-6:

4 Quem subiu ao céu e desceu? quem encerrou os ventos nos seus punhos? mas amarrou as águas no seu manto? quem estabeleceu todas  as extremidades da terra? qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho? Certamente o sabes!
5 Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam.
Nada  acrescentes  às  suas palavras, para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso.

Na pergunta feita encontramos uma declaração de que o Verbo (Cristo) é Deus (João 1:1) e outra de que quem não crer o que Cristo é, estará perdido (João 8:24). O problema está que, na ligação dessas duas frases, há a indicação de que Cristo falou que é Deus. Isso é um acréscimo ao que Cristo disse. Cristo nunca disse que era Deus.

No verso seguinte a João 8:24 encontramos o desafio dos fariseus para que Cristo diga quem ele é. Eis a resposta:

João 8:25:

Perguntavam-lhe então: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Exatamente o que venho dizendo que sou.

Cristo informa que era o que vinha dizendo ser durante a discussão com os fariseus, e a definição de quem ele era se encontra nos versos:

12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.

18 Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou, também dá testemunho de mim.

No verso 12 Cristo é a Luz do mundo e no verso 18 Cristo é o Filho de Deus e o Enviado de Deus. Em nenhum momento Cristo diz que é Deus. Ele sempre se apresenta como o Filho de Deus. Para mim, ser Filho de Deus é diferente de ser Deus.

Portanto, não podemos colocar afirmações na boca de Cristo que Ele não tenha dito. Esse é o conselho de João:

1 João 5:10: Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a  Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.

Leia bem, devemos crer que Cristo é o Filho de Deus, senão fazemos a Deus mentiroso. E qual é o testemunho que o Pai deu senão o que está registrado no batismo de Cristo?

Mateus 3:17: E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Isso coincide com o sábio que disse que quem não crer no Criador e em seu Filho faz a Deus mentiroso (Prov. 30:4-6).

Fábio

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com