Membro da Igreja Recebe Notícia de Sua Exclusão Por
E-mail na Paulistana

Carta aberta, escrita pela irmã Daniela Catanho, da Igreja de Vila Buarque, São Paulo

 

Cara comissão da IASD de Vila Buarque e Associação Paulistana:

Venho por este e-mail, informar que após vários dias de minha exclusão, estou ciente do fato hoje, pois recebi um e-mail de um ex-membro me informando.  

Caro Irmão e Pastor Sidionil, é assim que funciona a Organização Adventista?

1-Levantam falso testemunho, Julgam as escondidas e Depois Excluem sem defesa?  

É assim que funciona? Você um dia é ensinado que é livre, que tem direitos na sociedade, etc; depois que vc aprende tudo isso , te expulsam dela?  

Penso que fui excluída injustamente.  

Vamos aos fatos.  

1-O Pastor Walter Rosa, (o qual está nesta lista de e-mail), também se mostrou insensível e Incorreto.  

Me convocou para uma Reunião de Comissão, no mesmo dia que eu tinha compromisso em outro lugar; para que eu pudesse explicar sobre os e-mail que eu havia mandado se era para ele mesmo ou para todos.  

Ora quando se coloca o nome numa lista, tudo que vem direcionado ä todos.  

O que mais me intriga é que ele(Pastor Walter), me excluiu por causa dos e-mails que eu estava mandando,(penso ser isso pois já fui advertida pelo secretário da IASD de VL Buarque Haruo Yano, que o Pastor estava nervoso com os meus e-mails), mas o que há de tão grave nisso? O que fiz para merecer tamanha punição? (se é que considero isso profundamente).  

Pastor Sidionil, não nos conhecemos pessoalmente, o senhor não pode me ver, nem saber quem eu sou, a única coisa que sabe é informações passadas por essa corja de homens sem coragem moral para dizer pessoalmente a minha pessoa o que sempre acharam.  

Mas mesmo assim vou lhe explicar em minhas palavra, e com Deus por testemunha o que vem acontecendo nesta igreja.  

1-O pastor Walter pregou algumas mentiras no Púlpito de Vl Buarque(Que o anjo de Deus entra em todos os Lugares), a única coisa que fiz, foi estudar o assunto afundo e mandar por e-mail textos comprovando que ele mentiu, e mostrar a verdadeira posição dos Anjos em nossa vida (SEGUE ANEXO).  

2-o Pastor Walter Rosa pregou OUTRA MENTIRA (que nossas obras não tem valor nenhum, que NOSSAS OBRAS SÃO TRAPOS DE IMUNDÍCIAS, QUEM SOMOS NÓS PARA ADVERTIR ALGUÉM?), ENTÃO a única coisa que fiz, foi estudar a fundo o tema e mandar textos por e-mail que contradizem o que ele falou, explicando que nossa JUSTIÇA PRÓPRIA É TRAPO DE IMUNDICIA E NÃO NOSSAS OBRAS (SEGUE ANEXO).  

3-Sempre que ele pregava algo que não tinha fundamento na palavra de Deus, eu procurava a verdade e compartilhava com meus colegas por e-mail.  

Por favor, me responda, isso é motivo para exclusão? E ainda sem a minha presença? Sem me comunicarem? Não me mandaram sequer um e-mail avisando!  

Sei que eles dirão: Esse pessoal não sabe falar é nervoso e ainda CONVERSAM COM OS EXCLUÍDOS!  

Ora Pastor Sidionil, penso que é momento de refletir sobre essas ações bárbaras que estão sendo cometidas em muitas igrejas; Lembro-me da frase dos mártires "O NOSSO SANGUE É SEMENTE".  

O Senhor é homem de grande posição na obra, vai passar estes atos impunemente diante de ti?, ou vais ouvir apenas os ''UNGIDOS DO SENHOR"?  

Aproveito a oportunidade para Lembrar que SAUL, foi o UNGIDO DO SENHOR, até que seu coração se corrompeu e ele não mais estava sobre sua proteção., e tantos outros foram ungidos do senhor, mas isso tudo é sobre CONDIÇÕES.  

A cada pessoa que é Excluída INJUSTAMENTE da igreja Adventista do 7 dia, mais pessoas saem da igreja por verem a injustiça a elas cometidas.  

Até quando os pastores ficarão somente no aprisco? Até quando rodearão apenas as 99 ovelhas? Quem sairá para resgatar a perdida? Ó sim, os excluídos sairão! E para GLÓRIA DE DEUS, farão este trabalho...  

Não para sua própria glória como muitos pastores costumam fazer e dizer, mas pela humilde causa do Senhor.  

Oro para que o Senhor como Líder da IASD, não esteja tão imerso nestas sujeitas e injustiças que se cometem pelo Brasil afora.  

"O SENHOR SAIU COM SEU BRAÇO FORTE PARA SEPARAR DO MEIO DE SUA OBRA OS QUE AMAM SUA VERDADE"  

OXALA EU POSSA SER FIEL ATÉ A MORTE!!!  

Obs:( Desculpe os erros de Português, Gramática, etc. Não fui formada na escola do mundo, mas quero me formada na escola do senhor!)

Daniela Catanho


Olá Dani.  

Li o seu contundente manifesto de protesto sobre a forma como você foi excluída da IASD. Como já passei por isso há 3 anos, sinto que devo lhe dirigir algumas palavras.  

(1) Lembre-se das palavras de Cristo: "Eu lhes disse estas coisas para que vocês não sejam abalados por tudo o que virá depois. Porque vocês serão expulsos das sinagogas, e na verdade está chegando o tempo em que aqueles que matarem vocês pensarão que estão prestando um serviço a Deus." João 16:1 e 2  

(2) Lembre-se de que os líderes da IASD escrevem um Manual que nem eles cumprem. Poderia citar vários exemplos, mas aqui vai apenas um: "à igreja que elimina um membro de sua comunhão compete informá-lo, por escrito, da resolução tomada pesarosamente, com a garantia de permanente interesse espiritual e solicitude pessoal." - Manual da Igreja, pág. 173 Dani, você foi notificada, por escrito, da resolução sobre sua eliminação? Eu fui eliminado há 3 anos e ainda não recebi minha notificação por escrito.  

(3) Lembre-se de que o sistema político na IASD é muito semelhante ao regime ditatorial absolutista. Há várias características de regime absolutista e ditatorial na IASD. Posso citar alguns:  

(a) os 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário) estão nas mãos dos pastores (a igreja local não tem autoridade nenhuma - principalmente em matéria de dinheiro). A decisão a respeito da sua e da minha exclusão não foi iniciativa da igreja local, foi iniciativa da administração (pastores). Os membros, como fantoches, apenas homologam decisões previamente estabelecidas. Os membros da comissão às vezes se orgulham de serem participantes do comitê administrativo da igreja local, mas o máximo que conseguem decidir é se as paredes da igreja serão pintadas de branco ou de gelo, para assuntos realmente importantes a decisão já vem pronta de cima. A comissão só homologa a vontade da administração. Quem faz a lei são os administradores (pastores), eles executam e julgam (sempre com uma minoria de leigos nas comissões para dar uma imagem de representatividade). E além disso estão acima da lei (veja o ítem 2 acima - eles não precisam obedecer o manual).  

(b) No sistema ditatorial defende-se o exílio para os que discordam do sistema administrativo. Discordou. Caia fora! Monte uma igreja para você. (bem democrático, não?).  

(c) Os pastores e administradores se consideram a personificação da Igreja, ou seja, qualquer crítica contra eles é encarada como uma crítica contra a igreja. Algo muito semelhante ao espírito absolutista de Luiz XIV, o rei Sol, que dizia "O Estado Sou Eu", ou seja, qualquer crítica contra ele era considerada uma crítica contra o Estado, e, portanto, merecia punição (geralmente a eliminação ou exílio). É como se os críticos do FHC fossem encarados como críticos do Brasil e, portanto, devessem ser exilados ou eliminados assim como você e eu fomos.  

(4) Lembre-se de que a justiça de Deus é bem diferente da justiça dos homens. Não me pareceu mentira a frase do Pr. W. Rosa quando ele disse que as obras são trapos de imundícia. Obras como esta (sua eliminação da IASD) realmente são trapos de imundícia. Concordo com o Pr. Rosa. Mas que nossas obras sejam para a glória de Deus.  

(5) Lembre-se de que a Igreja Verdadeira de Deus é constituída por um povo que guarda os Seus mandamentos motivado pelo amor. A Igreja Verdadeira de Deus não é constituída por uma Corporação, uma pessoa jurídica com nome e logomarca registrados no IPI que possui hospitais, escolas, faculdades, fábricas de alimentos, casas publicadoras, e muito dinheiro. Conhecemos os verdadeiros membros do corpo de Cristo por suas obras e por seu amor, não por uma filiação a uma entidade denominacional religiosa.  

(6) Lembre-se de que nenhum ser humano (ou grupo de seres humanos) tem o poder de te excomungar, ou seja, de decidir se você vai para o céu ou para o inferno através de uma votação. Mas acredite: Há pessoas que realmente acreditam que quando o seu nome foi removido dos livros da IASD, eles foram removidos do livro dos céus também. Na mentalidade destas pessoas ingênuas, o livro da Vida é uma cópia exata do livro de membros da IASD. Quem é membro da IASD, tem o nome no livro da Vida, quem não é membro da IASD não está no livro da Vida. É incrível! Mas ainda há pessoas no século XXI que pensam desta maneira. Que Deus tenha misericórdia destes irmãos e não leve em conta sua ignorância.  

(7) Lembre-se de que Cristo te ama e tem uma obra para você. E a única pessoa que pode atrapalhar esta vocação é você mesmo caso se sinta excluída do Verdadeiro corpo de Cristo, Sua igreja invisível que O ama e guarda os seus mandamentos. Você é uma pessoa talentosa, responsável e cristã. A obra de Deus precisa de você. Ele precisa de você bem mansa e humilde. Ele precisa de pessoas como você: que tenham coragem de mostrar o erro com vigor, mas que estejam dispostas a perdoar aqueles que injustamente as ofenderam. Cristo é nosso exemplo em tudo. Ao mostrar o erro e ao perdoar.  

Um forte abraço e que Deus te abençoe.  

Ricardo Nicotra.


Daniela,

Segue seu destino (eterno) minha irmã. Se você fosse pegar um barco e, Alguém lhe dissesse: Moça, eu conheço perfeitamente esta embarcação, eu a montei muitos anos atrás. De lá para cá não fizeram a manutenção como especifiquei no manual. Dei uma inspecionada e vi falhas e defeitos repetitivos. Nada é feito para melhorar a condição. Lhe digo moça, que este barco não esta mais em condição de navegar.  

Não tem estrutura para resistir ao ataque maciço das ondas. O trajeto que vai fazer hoje é perigoso e de fortes correntes. O motor está mal cuidado, não vai resistir. O barco ficará a deriva. Fatalmente será jogado nos recifes de corais.  

Lhe digo moça, não entre e, avise os que estão dentro para que saiam. Você olha apavorada pelo que ouve e vê as inscrições quase invisíveis do que parece um I, um A, um S, um B ou um D, escrito logo abaixo das escotilhas. Olha de novo para o homem, que ao lado tem uma senhora. Ela olha bem nos teus olhos e diz, diz com toda certeza, com tanta convicção que a faz conter até a respiração: - Minha irmã, nem um em vinte, dos que estão dentro deste barco verão a luz do sol amanhã. Nem um em vinte.  

-- Vamos embora Ellen. Enquanto o homem se retira com a garota, esta ainda olha para trás como querendo puxa-la pelo braço a evitar que entre, mas...isto ela não pode fazer.A não ser lhe dizer ainda, já quase gritando pela distância - Vai, avise os outros que já entraram.  

- Vai embarcar ou não? É a voz forte que ouve atrás de si, como a tirar-lhe do transe.  

- O barco é seguro? Sim senhora, o mais seguro do porto. Entre e desfrute a viagem. A noite as estrela parecem vivas vistas do meio do oceano e, além do mais,  este barco nunca afundou nem vai afundar, com certeza lhe garanto que amanhã estará no seu almejado destino, na linda cidade portuária de Jerusalém.  

Dois dias depois, equipes de resgate estavam a procura dos corpos dos mais de duzentos passageiros e tripulantes que tinham desaparecidos no naufrágio. Apenas 4 foram resgatados com vida pois compraram coletes salva vidas individuais.  

Num jornal local da cidade de Jerusalem alguém lê o depoimento de um dos sobreviventes:  

"Um dos sobreviventes agradece o fato de estarem vivos a uma moça.Nós, disse um deles, já tínhamos notado por nós mesmo que as condições da embarcação não ofereciam segurança. Mas, depois que  uma moça  gritou bem alto, lá da proa, antes de partirmos - Este barco está com problemas, saim e investiguem; a viagem é longa e ele não vai aguentar, saiam, vai afundar. Então eu e os outros três, por nossa conta, nem pestanejamos,  tomamos providências e nos preparamos, nos preparamos individualmente para uma emergência futura, se bem que, o certo teria sido trocarmos de barco..."  

Com os olhos cheios de lágrimas você depõe o jornal sobre a mesa da sala de espera do hotel, sobe cambaleante até seu aptº. e, nem bem fecha a porta já cai de joelhos e agradece (apesar da tragédia): Obrigado Senhor, obrigado Ellen.  

Você não entrou.    

Léo.


Além de ser adventista (Cubatão-SP), sou também servidor do Poder Judiciário, trabalhando num tribunal na capital. Além disto, faço parte da Rede Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça.

Discordo veementemente da maneira como os "dissidentes" são tratados na IASD brasileira. Acho que precisamos avançar muito no campo da democracia. E para ser efetivamente uma democracia, é indispensável haver o contraditório.

Infelizmente, a cultura interna na IASD brasileira não é democrática.

Nossos líderes, salvo raríssimas e honrosas exceções, estão acostumados apenas ao pensamento único.

Nós membros, não temos um órgão interno a quem recorrer. Não temos uma ouvidoria, por exemplo.

Resta portanto, aos membros que sentirem-se tolhidos em seus direitos básicos, socorrerem-se no Judiciário. Além da Constituição Brasileira garantir plenamente o direito da livre manifestação do pensamento, agora temos o novo Código Civil, que exige um posicionamento mais ético e democrático por parte das igrejas.

Por exemplo, o novo código já está exigindo alterações em estatutos e regulamentos internos (o Manual da Igreja é um tipo de regulamento interno). E as igrejas terão que obedecer o que escreveram neles, sob pena de intervenção do Poder Judiciário. Resta aos membros exercitarem plenamente sua cidadania, não apenas no mundo secular, mas também dentro da igreja.

Samuca


Bom dia!

Despertado pelas colocações do Samuca de que agora temos um código para nos ajudar, nos socorrer contra os desmandos, contra as arbitrariedades e truculências dos administradores desta ou daquela igreja,enfatizo.

- Que bom então,  agora pois as igrejas serão controladas pelo poder Judiciário para freiá-las, contê-las em seu emanar de injustiças, crueldade.

Agora temos a lei dos homens (trapos de imundícia) para fazer cumprir, efetivar a lei de Deus(a lei do amor). A lei dos homens para forçar os nominais cristãos, a viver o Cristianismo tal qual o Modelo deixou bem claro.

Que loucura, né Samuca. Que cena trágica. O judiciário chegar para um pastor, para um clérigo adventista e dizer: Você está obrigado, sob pena de...a agir com humanidade, justiça e respeito para com seu irmão e, se você não quer agir assim por ele ser seu irmão, deverá obrigatoriamente agir porque ele é um cidadão brasileiro e tem direitos estabelecidos.

No sabado seguinte o pastor está nos púlpitos pregando que Jesus nos ama e que devemos amar-nos uns aos outros. Não! agora eu lhe pergunto? Dá, dá, dá para entender.

É incrível, inacreditável o poder, o nível de domínio de lúcifer sobre as mentes que não foram ofertadas sem reserva ao Salvador.

Estivemos conversando com alguns irmãos a respeito e, não descartamos mesmo a possibilidade até de atentado contra a vida provindo por parte da administração. Alguém duvida?

P.S.: Uma ora posso até  contar como fui tratado como um cachorro na forma como fui segregado da comunidade dos ASD. Mágoas? Que maravilha, graças a Deus não! Entendo que foi Deus quem me tirou de lá, porém, permitiu Ele que Lúcifer ditasse a forma (assim como lúcifer fez com Jesus - Ele não precisava ter sofrido tanto). Aprendi muito. Tirei dezenas de conclusões oriundas de fatos.

Léo.


Me perdoe, mas não é nada disso.

O novo código civil não vai trazer nada de transparencia para os FIÉIS e contribuintes da igrejas.

1 - O Codigo estabalece sim que as Igrejas serão obrigadas a obedecer os seus estatutos. Quem redige e aprova os estatutos? - os dirigentes.

2 - O código estabelece que pode haver varios tipos de associados (votantes, não votantes, contribuintes, honorários etc.)

3 - Quem estabelece qual o tipo de associado que VOCE ou algum grupo vai ser? Quem dirige e quem aprova as admissões.

O ESTATUTO SERÁ A LEI DA IGREJA e eu pergunto, quem conhece o estatuto da
sua propria Igreja?

No passado se poderia dizer que no caso da ASD ninguém tinha conhecimento, mas com o advento da internet o estatuto da Associação Geral está em ingles à disposição a muito tempo, e agora está em portugues também.

MAS VOCE É MEMBRO DA IASD-CORPORATIVA? Larga a mão de ser trouxa - leia o estatuto e descubra que voce NÃO É MEMBRO COISA NENHUMA!

Os membros da Confederação? São as Uniões. Quem é membro das Uniões? Ninguém. A união não tem membros. Tem Órgãos internos eufemisticamente chamados órgãos-membros os quais são as associações, as "igrejas locais" e alguns outros.

Mas e voce que frequenta a Igreja? Na Ordem estatutária voce não é nada, nada, nada. Essa é a verdade.

E mais: os estatutos da Corporação ASD pouco ou nada deverão ser reformados, eles já estão adaptados a muito tempo.

A C O R D A   G E N T E.

Edgard Durand


SE EU VOU PERTENCER A UMA IGREJA, ONDE PARA DEFENDER MEUS DIREITOS DEVA RECORRER A LEI DOS HOMENS (QUE JAZEM NO MALIGNO), ENTÃO PARA QUE PERTENCER A ESSA IGREJA?

Em segundo lugar, concordo com pelo menos 2/3 do e-mail do Edgard, pois li o Novo código civil, e tenho montado no passado estatutos para várias igrejas pentecostais.

Pelo novo código, a lei que regerá primariamente as igrejas serão os seus estatutos, e o código civil novo prevê a possibilidade de haver uma grande variedade de tipos de associados (membros), ou seja associados com voto, sem voto e outros detalhes.

Seguramente a Lei administrará as igrejas conforme os estatutos das mesmas.

Tudo é uma questão de formulação de estatutos.

É POR ESSA RAZÃO QUE SOU DEFENSOR INTRANSIGENTE DO CONGREGACIONALISMO.

Harosh


A Resposta do Pastor

Estimada Daniela:

É importante que, na tentativa de justificar a si mesma, as informações transmitidas sejam realistas e verídicas quanto aos fatos. A sra. deixou de informar neste manifesto, que por motivos de indisciplina e mau comportamento durante as reuniões, recebeu disciplina com voto de censura pela comissão da igreja com a duração de 6 meses.

Também deixou de informar que, por duas vezes, foi convidada à participar da comissão da igreja. E não UMA, como foi anteriormente citado. Sendo que, os seus descomparecimentos foram justificados da seguinte forma: "Não me será possível comparecer, pois tenho atividades junto com meus amigos." (amigos esses que já foram removidas do rol de membros da igreja por mau comportamento, formação de grupo paralelo dentro de nossa comunidade, etc., etc.)

Também é bom lembrar que, durante este período de disciplina, a sra. deixou de freqüentar nossas reuniões, participando ativamente das atividades desse grupo e atacando, sempre que possível, a IASD com sua liderança. Como a igreja cumpriu o seu papel em alertá-la sobre os riscos de participar de um grupo dissidente; e já que, apesar de todos os esforços por parte da comunidade, não houve mudanças de atitude e comportamento de sua parte, durante o período de censura; a remoção de seu nome do rol de membros da IASD de Vila Buarque, foi apenas consequência de escolha própria.

Quanto ao comunicado oficial por parte da igreja, que a sra. alega não ter recebido, não é possível fazê-lo enquanto a igreja reunida em assembléia não faz a votação. (O que já ocorreu, e foi votado pela maioria quase que absoluta). Acredito que a sra. já tenha em mãos o comunicado por parte da igreja de V. Buarque, assinado pelo Pr. e Secretário da igreja.

Gostaria de terminar esta mensagem, lembrando que vivemos num período difícil deste mundo em que a religião virou praticamente um comércio. Enquanto os sinais bíblicos se cumprem rapidamente, provando que o fim está próximo, vamos perder tempo olhando os erros, defeitos e falhas que os OUTROS cometem? Olhemos para nós mesmos, busquemos maior comunhão com Jesus e preparemo-nos para os acontecimentos que estão às portas.

A Palavra nos adverte:"Aquele que pensa estar em pé, cuidado para que não caia." Que o Senhor tenha piedade de nós, nos ajudando a levantar nosso olhar para Cristo. Texto para reflexão - S.Mateus 7:21 a 23 - Cordialmente, Pr. Valter Rosa.


Pr. Valter Rosa,

Estamos limitados ao debate porque não fazemos parte de sua igreja, no entanto acredito que nossas considerações poderão estar no contexto a que o debate sugeriu na lista de conversação.

É possível que o senhor tenha razão em algumas coisas e como pastor, deve defender aquilo que acha ser prejudicial para sua igreja, no entanto gostaria de fazer apenas duas colocações acreditando que poderá ajudar na compreensão de certos conceitos que nos acostumamos a aceitar.

Não acha o Sr. estranho, que ultimamente mais e mais pastores declarem: "Vamos perder tempo olhando os erros, defeitos e falhas que os OUTROS cometem?"

Ora imagine que o mundo aplicasse este princípio que muitos líderes adventistas sugerem, como seria a justiça social e política? Imagine como seria este mundo se os jornais e comunicação em geral aplicasse o princípio do deixa pra lá! Não será que esta frase poderá, ao invés de desdramatizar algo não muito relevante, estar na verdade desviando denúncias graves?

Em primeiro lugar acredito que não devemos fazer de nosso ministério o atacar seja quem for e sim o de perdoar, mas pergunto, se estamos vivendo momentos em que: "lembrando que vivemos num período difícil deste mundo em que a religião virou praticamente um comércio," como o senhor destacou, será momento para fecharmos os olhos e fingir que não vimos o mal? Afinal devemos ter tolerância para com o mal? Temos de fato de calarmos quando sentimo-nos inquietos em situações que acreditamos estar contra a vontade de Deus?

Mas será que nossa irmã Daniela está simplesmente criticando o cabelo de uma outra irmã, ou falando mal da cor que foi pintada a igreja? Será que são coisas deste "molde" que de facto está em causa? Já perguntou a si próprio o porque que ultimamente estão-se dizendo tanto mal da igreja? Por que será?

Ora, não foi na dita Idade Média que líderes religiosos rejeitavam qualquer um que denunciasse o mal praticado por eles próprios? Pergunto o que estava em causa, apenas o mal comportamento de uma alma ou graves pecados do clero?  Será que tal não está acontecendo hoje na igreja adventista, ou estamos imunes deste mal? Ou será que para nós que dizemos ser o "Remanescente" é diferente? É tempo de sabermos porque tem surgido dia a dia mais e mais pessoas no mundo adventista que "falam mal dela!"

Em segundo lugar temos de definir o que vem a ser "DISSIDENTE." Ora, segundo o Dicionário Universal-Fundamental da língua portuguesa é: "Pessoa que diverge da opinião de outrem." Neste caso temos de saber que opinião é a que o senhor defende que trouxe discordância para com esta jovem, se não, não sabemos o que de fato está em causa.

Minha pouca experiência na IASD revela que os dissidentes tem sido a própria organização da IASD que sutilmente, para sobreviver e ser aceite no mundo, tem mudado a mensagem que defendeu por décadas. Falamos de fatos, situações concretas! Há lugares piores que outros é verdade, mas a Igreja funciona a nível mundial e não é independente uma da outra para impor uma crença ou comportamento.

Ou seja, se uma Igreja Adventista surge com um ensinamento ou tendo um comportamento que está contrário ao que ensinou antes então os responsáveis por esta situação é que são dissidentes! Ora, faço minha última pergunta, será então a Daniela que tem surgido com novos "ventos de doutrina"?

Que Deus possa ter misericórdia dos dissidentes e de todos nós. -- Jaime Bezerra, do Ministério Aconselho-te, de Portugal.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com