Laodicéia e os Flagelos

 

Nem pergunte se Laodicéia tem algo a ver com os sete flagelos pois a resposta será positiva. Não me demorarei neste fato porque é um aspecto da profecia que carece de mais estudo, portanto, não cabe aqui especulações. Porém, leia abaixo o texto descrito em Apocalipse 15:5 e 6:

Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do Testemunho, e os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santurário, vestidos de linho puro e resplandecentes e cingidos ao peito com cintas de ouro.

Quem eram mesmos os sete anjos que estavam no Santuário diante do trono de Deus?

Com certeza esta é uma parte da profecia que carece de muito estudo, pois simbolicamente, a igreja joga o flagelo na Terra.

 

A Igreja Triunfante

Há alguns dias eu li um artigo em que apontava a Igreja de Filadélfia como a igreja triunfante. Será isso mesmo que ensina a Bíblia?

Para a igreja ser triunfante ela precisa ser vitoriosa. Então, voltemos às fases das igrejas para descobrirmos se isso realmente é verdade.

Ao anjo da Igreja em:

Ao vencedor:

Apocalipse

Éfeso escreve:

dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no Paraíso

2:1 e 7

Esmirna escreve

de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte

2:8 e 11

Pérgamo escreve

dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.

2:12 e 17

Tiatira escreve:

que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.

2:18 e 26-28

Sardes escreve:

será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos anjos.

3:1 e 5

Filadélfia escreve:

fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus e o meu novo nome.

3:7 e 12

Laodicéia escreve:

dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

3:14 e 21

Observe que cada fase da igreja precisou se vitoriosa em algum ponto. Obviamente que todas venceram e Laodicéia também vencerá pelo poder do Espírito. Mas nos façamos uma pergunta:  Em cada vitória existe uma promessa atrelada. Então só aquela fase irá receber aquela recompensa a ela prometida? Ou seja, somente a Éfeso poderá se alimentar da árvore da vida? Somente Esmirna não sofrerá dano da segunda morte? Somente Pérgamo receberá a pedrinha branca? Somente Tiatira terá autoridade sobre as nações? Somente Sardes não terá o seu nome apagado do Livro da Vida? Somente Filadélfia terá o nome de Deus, da cidade e de Jesus? E, por fim, somente Laodicéia poderá se sentar no trono do Cordeiro? Claro que não. Esta promessa é feita para todos em todas as épocas. Logo, podemos concluir que não somente será uma a igreja triunfante e sim todas serão a igreja triunfante. Ela por completo. Observe que quando a igreja sai do Santuário em Apoc.: 15:6, ela já recebeu a vitória de Cristo. Então não saí apenas um anjo, simbolizando apenas uma fase da igreja, e sim saem os sete vitoriosos, simbolizando a igreja triunfante como um todo.

Como será a igreja triunfante? Leiamos as sete cartas e saberemos. Basta-nos apenas aceitar todos os conselhos dados às sete igrejas e também realizar aquilo que elas realizaram de bom e receberam aprovações e elogios. Assim será a igreja triunfante.

Queridos, chego ao fim do texto. Este que deveria ser uma carta aos irmãos de Porto do Rosa acabou se tornando um longo texto que carece de mais estudo e correções.

Saudações do irmão em Cristo Eduardo Godim.

Retorna ao Índice

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com