Arianismo X Trinitarianismo X Adventismo Histórico

Existem pelo menos três posições quanto ao relacionamento e a natureza das pessoas divinas: Arianismo, Trinitarianismo e Adventismo Histórico. Cada uma dessas correntes mantinha uma posição própria, ou crença, acerca desse assunto. Cada uma se caracteriza por sua interpretação particular.

Arianismo:  Doutrina de Ário, famoso heresiarca de Alexandria (280-336), segundo a qual era Cristo uma criatura de natureza intermediária entre a divindade e a humanidade.

Trinitarianismo: Dogma católico que defende o MISTÉRIO DA SANTISSIMA TRINDADE, da união de três pessoas distintas (o Pai, Filho e Espírito Santo) em um só Deus.

Adventismo Histórico: Os pioneiros adventistas do sétimo dia não eram trinitarianos MAS TAMBÉM NÃO ERAM ARIANOS. A IASD original, que incluía Ellen White e os demais pioneiros, nem era trinitariana (um extremo) nem ariana (outro extremo). Mantinha uma posição equilibrada, singular e bíblica! Porque era composta de pessoas simples, objetivas, que aceitavam, em regra, apenas o que está na Bíblia sem admitir teorias e heresias sedutoras. Em resumo, não se enxergavam como "doutores em divindade" mas como alunos da escola de Cristo.

 

Ao publicar gradualmente o presente material que reúne idéias partilhadas com amigos adventistas, não desejo provocar ou alimentar nenhum debate por superioridade, nem por supremacia, pois nada ganharia com isso.

Oferto-lhes a presentes letras com espírito muito mais informativo do que combativo. Almejo apenas que não ignorem, fatos que me ocultaram! Não apreciei ter mantido uma visão falsa e tendenciosa da história da IASD. Isso me entristeceu. Por isso, apresentando a parte da questão menos conhecida, menos popular, mais desagradável, menos defendida atualmente. Assim, faço ouvir a voz dos esquecidos, voz dos desprezados, voz dos pioneiros mortos!

Creio que cabe a cada membro da igreja conhecer o mais possível a Verdade. A Verdade jamais nos afasta de Cristo, por isso, convém estimular um estudo, respeitoso e sério especialmente sobre tema Trindade na IASD nos dois últimos séculos:

 

Não-Trinitarina (IASD do Século. XX) X PosTrinitarina (IASD do Século XXI)

No primeiro momento (IASD do Século XX), o Espírito Santo é identificado como a “terceira pessoa da Divindade”, expressão que se refere a Jesus Cristo não encarnado ou desencarnado ou como o espírito de Deus, o Pai, e do filho de Deus, Jesus, habitando e habilitando homem a uma vida santa e justa e perfeita.

Os pioneiros adventistas acreditavam em Deus, o Pai, e Seu Filho (Deus unigênito) como pessoas distintas e IDÊNTICAS. O Pai, revelação perfeita e idêntica do Filho. O Filho, revelação perfeita e idêntica do Pai. E o Espírito Santo, Cristo despido da Sua humanidade, ou Deus, o Pai, e seu Filho, em espírito, habitando e habilitando, o homem a santidade.

No segundo momento (IASD do Século XXI), o Espírito Santo é descrito como a “terceira pessoa da Trindade”, expressão que revelaria a aceitação da existência de Deus, como ser TRIÚNO, nunca visto, que não podemos entender, formado por três pessoas, não distintas, nem idênticas, nem independentes, que de tão unidas formam um único ser, cuja terceira pessoa dessa composição seria denominada Espírito Santo. Isso seria Deus, segundo os ensinos trinitarianos.

E não me peçam para explicar melhor, pois a idéia dos teólogos trinitarianos não é possível de explicar ou entender mesmo. É mistério, mistério da Santissima Trindade, como o mistério da Imaculada Concepção de Maria,  mistério da Transubstanciação. Mistério que devemos crer, com fé cega, sem entender, mediante um culto racional. Fé irracional na estórias dos teólogos da igreja. Um Ser que não podemos entender, pois seria como entender que 3 = 1. Ilógico!

Também não apreciamos nenhum pouco termos como “triúno”. Essas terminologias teológicas são áridas e desagradáveis. Os pioneiros evitavam essas terminologias. Mantinham a simplicidade bíblica!

 

Rejeição da simplicidade do Evangelho de Cristo

Era bem simples a IASD no Século XX. Os primeiros adventistas eram humildes estudantes da Bíblia, sem essas terminologias e recursos e artifícios de teólogos. Não encontramos essas expressões ou raciocínios rebuscados nos escritos dos fundadores da IASD.

Ademais, tais contendas de termos teológicos vêm da soberba do homem de não aceitar a simplicidade do evangelho de Cristo! Deus nos alerta para ficarmos atentos, vejamos:

"Lembra-lhes estas coisas, conjurando-os diante de Deus que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes." 2 Tim. 2:14.

"Rejeita as questões tolas e desavisadas, sabendo que geram contendas." 2 Tim.2:23.

"Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs." Tito 3:9

"Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas." 1 Tim. 6:4.  

Na verdade, bom seria não termos que nos preocupar com essas questões teóricas (Arianismo X Trinitarianismo X Adventismo Histórico), porém, como essa questão teórica (Trindade) foi incluída recentemente no Manual da IASD, logo isso tem efeitos práticos!

Existem membros sendo excluídos porque desejam crer do mesmo modo que os pioneiros e Ellen White. Estão sendo removidos do livro da igreja, simplesmente, porque desejam crer como criam seus pais, avós, bisavós, como criam seus pais na fé, como criam os adventistas pioneiros até por volta de 1915, crer na doutrina na sua pureza original.

Isso é muito triste, pois, se os pioneiros, Ellen White e toda a Igreja Adventista do Sétimo Dia era antitrinitarina até esse período, como nossos líderes podem hoje obrigar as pessoas a mudarem de posição, ou serem excluídas oficialmente da igreja, com base nessa teoria? Como podem excluir irmãos do rol de membros simplesmente porque desejam manter a posição doutrinária dos pioneiros, dos fundadores e da mensageira do Senhor, ou seja, da própria IASD do começo do século passado?

A Bíblia fala que o Filho e o Pai são um, como o marido e a mulher formam uma só carne, o Filho e o Pai formam um só Espírito Santo. Mas ainda não encontrei um o texto na Bíblia que diga que os três são um, referindo-se a Deus, o Pai, Jesus Cristo, Seu Filho, e o Espírito Santo. A Bíblia não diz isso em lugar algum.

Ellen White também não disse que os três são um. Mas sempre afirmou a divindade do Pai e de Cristo. Isso é óbvio e bíblico! Absurdo e antibíblico é advogar que Deus não são pessoas distintas, mas Pessoa composta por outras três, como se esses três fossem Um e o Um resultante fosse três!

Guilherme White, filho de Ellen White, declara (1935):

“Há muitos textos das Escrituras que falam do Pai e do Filho e a falta de textos que fazem referência similar ao trabalho unido do Pai e o Espírito Santo ou Cristo e o Espírito Santo me tem feito acreditar que o espírito sem individualidade era o representante do Pai e do Filho através do universo, e vem sendo através do Espírito Santo que eles habitam em nossos corações e nos fazem um com o Pai e com o Filho.”

Assim, mesmo o filho de Ellen cria que o Espírito Santo é espírito sem individualidade ou corpo, mas uma forma como Deus, o Pai, e seu Filho, habitam, em espírito, no coração do homem. Guilherme ainda informa quanto a personalidade o Espírito Santo:

“Minhas perplexidades foram minimizadas quando aprendi, no dicionário, que um dos significados de "personalidade" era características. Isto está declarado de tal forma que eu concluí que pode haver personalidade sem uma forma corpórea a qual o Pai e o Filho possuem”. (Carta escrita por Guilherme C. White em 30 de abril de 1935. A versão original dela está no White Estate da Associação Geral). Confira em: Filho da Sra. White Não Acreditava na Trindade!

Vemos na carta acima que Guilherme White não era trinitariano, nem jamais afirmou que sua mãe teria sido. Porém, notava novas idéias que surgiam entre os adventistas, as que destoavam simplicidade bíblica e geravam perplexidades. -- Colaborador anônimo. (Conheça suas razões para isso no texto abaixo.)


Por Que o Anonimato?

Julgo mais adequado, que se mantenha silente acerca da autoria, lançando ao fim do artigo um termo como "colaborador" ou outros semelhante de sua preferência, pois encontra-se mais apropriado com os princípios bíblicos da discrição:

João 3:30: É necessário que ele cresça e que eu diminua. 

Mat. 8:4: Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra... ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. 

Lucas 9:21: Jesus, porém, advertindo-os, mandou que não contassem isso a ninguém; 

A discrição e anonimato é um método eficiente de divulgação.

Mar. 7:36: Então lhes ordenou Jesus que a ninguém o dissessem; mas, quando mais lho proibia, tanto mais o divulgavam.

Que os artigos ofertados sejam como humildes esmolas doadas a Deus e aos homens.

Mateus 6:2-4: Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 

Cristo, sobretudo, no inicio de seu ministério, sempre, usou da discrição como meio de ampliar sua santa influência, valia-se do anonimato, evitando, assim, que o lideres da igreja impedisse o progresso de sua obra.

O primo de Jesus alertava o discreto como Cristo lançava os fundamentos de seu ministério:

João 1:26: Respondeu-lhes João: Eu batizo em água; no meio de vós está um a quem vós não conheceis. 

De igual modo convém que lhe sigamos o método, promovendo a mensagem de Deus e não ministros de Cristo. Como esta escrito:

2 Coríntios 4:5: Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus.

Assim, ainda que um ministro de Cristo abandone a fé, caindo em desgraça, a mensagem de Deus, se mantem firme e pura, cheia de graça e verdade.

Mateus 23:12  Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. 

Romanos 3:4: antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. 

Ademais devemos observar o oráculo divino:

Mateus 10:16: Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

João, também, era mui discreto:

Joao. 1:19-23: E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo. Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. 

Atenciosamente,

Colaborador Anônimo.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com