Comprovada Nova Manipulação de Testemunho Atribuído à Sra White

Desta vez, o testemunho de Ellen G. White foi adulterado para você pensar que a Chuva Serôdia cairia dentro das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia!

“Sela com um selo aqueles que lamentam e choram pelos pecados cometidos na casa de Israel.” Esta é a mensagem de Deus para todos os verdadeiros adventistas. A cada dia que se passa, percebemos que Deus estava correto ao dizer que os verdadeiros adventistas dos últimos dias serão “reparadores de brechas”. Hoje nos sentimos mais uma vez cumpridores desta profecia (seremos reparadores de brechas). Ao ler o livro “Eventos Finais”, nos deparamos com o seguinte texto:

Muitos Adventistas Tomam Posição Contra a Luz

Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que - dizem eles - não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?" Review and Herald Extra, 27 de maio de 1890.” Eventos Finais, pág. 180

Ao lermos o texto, qual é a conclusão a qual o leitor sincero chega? Que a Chuva Serôdia, o poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, cairá dentro das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia; portanto, não importa o quanto esta se afaste da clara verdade revelada pela Palavra de Deus, Ele porá tudo em ordem e esta igreja receberá a benção. Ao ler este texto, fui movido a conferir se o original em inglês apresentava-se exatamente da forma como está escrito no livro em português “Eventos Finais, pág. 180”.

Entre as páginas iniciais do livro, na página onde se encontram os dados de edição (antes da página intitulada “Chave de Abreviaturas”), encontramos a seguinte informação:

“Título do original em inglês: LAST DAY EVENTS”

Percebemos que este livro, “Eventos Finais” é a tradução do livro editado no idioma inglês, intitulado: “Last Day Events”.

Ainda nas páginas iniciais deste livro, na página intitulada “Ao Leitor”, que se encontra logo no início deste livro (antes do índice), lemos:

Maranata, um livro compilado de seus escritos e publicado em português em 1977, também trata do cumprimento das profecias bíblicas referentes aos últimos dias.

Como esforço adicional “para manter este assunto perante o povo”, preparamos este volume: Eventos Finais. Muitas das citações deste livro foram extraídas de fontes de Ellen White publicadas anteriormente, mas uma boa porcentagem dos materiais nunca foi publicada antes. ...

No fim de cada trecho indicamos a fonte, bem como a data em que a passagem foi escrita, ou uma data em que foi publicada durante a vida de Ellen White.” Os Depositários do PATRIMÔNIO LITERÁRIO DE ELLEN G. WHITE (grifos acrescentados)

O livro “Eventos Finais” não foi um livro escrito por “Ellen G. White”, e sim um compilado de textos preparado pelos Depositários do PATRIMÔNIO LITERÁRIO DE ELLEN G. WHITE. Estes depositários mesmos afirmam isto, como podemos ler na introdução “Ao Leitor”, que se encontra logo no início deste livro (antes do índice), apresentada acima. Você mesmo pode conferi-la caso possua este livro.

 

1. Checando no livro original em inglês

Como o livro “Eventos Finais” é uma tradução do original inglês, “Last Day Events”, o primeiro que fizemos foi comparar a citação do livro em português com o texto original em inglês. Apresentamos os dois textos, em português e inglês, abaixo:

Muitos Adventistas Tomam Posição Contra a Luz

Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que - dizem eles - não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?" Review and Herald Extra, 27 de maio de 1890.” Eventos Finais, pág. 180 (ênfase suprida)

Texto em inglês, extraído do site oficial do White Estate - www.egwestate.andrews.edu:

Last Day Events, page 209, paragraph 3

Chapter Title: The Loud Cry

Many Adventists Brace

Themselves Against the Light

“There is to be in the [Seventh-day Adventist] churches a wonderful manifestation of the power of God, but it will not move upon those who have not humbled themselves before the Lord, and opened the door of the heart by confession and repentance. In the

210

manifestation of that power which lightens the earth with the glory of God, they will see only something which in their blindness they think dangerous, something which will arouse their fears, and they will brace themselves to resist it. Because the Lord does not work according to their ideas and expectations they will oppose the work. "Why," they say, "should we not know the Spirit of God, when we have been in the work so many years?"--RH Extra, Dec. 23, 1890.” Last Day Events, pages 209, 210

Verificamos que o texto em português confere com o original em inglês, não havendo diferenças na tradução que comprometam o sentido do texto. Entretanto, a referência ao texto original não confere. Enquanto o livro em português cita:

“Review and Herald Extra, 27 de maio de 1890.”

o original em inglês cita:

“RH Extra, Dec. 23, 1890” (tradução: Review and Herald Extra, 23 de dezembro de 1890)

Como os próprios editores do livro “Eventos Finais” afirmam que este é apenas uma tradução do original “Last Day Events”, consideramos a referência dada pelo livro original inglês, que indica “RH Extra, Dec. 23, 1890” (Review and Herald Extra, 23 de dezembro de 1890).

 

2. Comparando o texto citado no livro “Eventos Finais” com o texto original indicado

Como os próprios compiladores afirmam no começo do livro que eles prepararam este livro e citaram a referência original, buscamos o texto original indicado para verificar se ele conferia com o texto apresentado no livro compilado “Last Day Events”. Apresentamos abaixo o texto original da “Adventist Review and Sabbath Herald, de 23 de dezembro de 1890”, indicado no compilado “Last Day Events” (Eventos Finais), extraído do site oficial do White Estate – www.egwestate.andrews.edu:

Advent Review and Sabbath Herald, December 23, 1890, paragraph 18

Article Title: Be Zealous and Repent

There is to be in the churches a wonderful manifestation of the power of God, but it will not move upon those who have not humbled themselves before the Lord, and opened the door of the heart by confession and repentance. In the manifestation of that power which lightens the earth with the glory of God, they will see only something which in their blindness they think dangerous, something which will arouse their fears, and they will brace themselves to resist it. Because the Lord does not work according to their ideas and expectations, they will oppose the work. "Why," they say, "should not we know the Spirit of God, when we have been in the work so many years?"

Tradução:

“Nas igrejas deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que - dizem eles - não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?" Review and Herald Extra, 27 de maio de 1890.”

 

Agora, compare o texto acima com o texto que aparece nos livros “Last Day Events” (original inglês) e “Eventos Finais” (tradução para o português):

Muitos Adventistas Tomam Posição Contra a Luz

Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que - dizem eles - não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?" Review and Herald Extra, 27 de maio de 1890.” Eventos Finais, pág. 180 (ênfase suprida, grifos acrescentados)

Perceba que há uma diferença. No texto citado no livro “Last Day Events”, traduzido para o português como “Eventos Finais”, lemos:

Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus

Enquanto no texto original lemos:

Nas igrejas deverá haver admirável manifestação do poder de Deus...

O termo “adventistas do sétimo dia” não está no texto original, mas foi acrescentado no texto apresentado no livro “Last Day Events” (Eventos Finais). Citar um texto e apresentá-lo como sendo a fiel reprodução do texto original, acresentando a ele palavras e não mencionando que acrescentou, é crime legal, caracterizado no Brasil como falsidade ideológica.

A pergunta é: porque foi acrescentado o termo “adventistas do sétimo dia”? A resposta é relativamente simples. Quando se acrescenta o termo “adventistas do sétimo dia”, o texto dá a entender que a chuva serôdia, a manifestação admirável do poder de Deus, deverá acontecer dentro das igrejas adventistas; assim, muitos adventistas sinceros, mesmo vendo a igreja como organização e na pessoa de muitos líderes afastando-se da verdade clara apresentada pela Palavra de Deus, são convencidos a permanecer dentro das igrejas adventistas, e até mesmo a não pregar a verdade que conhecem e que a igreja não vive, pensando que cedo ou tarde Deus porá tudo em ordem para que a igreja receba a chuva serôdia.

Tudo muda de figura quando lemos o texto conforme encontra-se no original. Este não diz que a chuva serôdia cairá dentro das igrejas adventistas. Apenas diz que o poder divino (chuva serôdia) será manifestado nas igrejas:

Nas igrejas deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que - dizem eles - não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?" Review and Herald Extra, 27 de maio de 1890.” (ênfase suprida)

Muitos adventistas sinceros, podem ainda desculpar a atitude dos compiladores de acrescentar o termo “adventistas do sétimo dia”, com base na seguinte alegação: “como os testemunhos são para a igreja adventista, subentende-se que este também esteja falando desta igreja, e não de outras”. Todavia, ao invés de simplesmente utilizar este raciocínio que parece lógico, devemos deixar que Jesus, através do próprio testemunho dado a Sua serva Ellen G. White, nos diga quais são as igrejas às quais Ele está se referindo no testemunho acima. Jesus nos responde, através do testemunho abaixo:

Deus possui uma Igreja. Não é uma grande catedral, nem uma igreja oficialmente estabelecida, nem as diversas denominações, mas, sim, o povo que ama a Deus e guarda seus mandamentos. Porque onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mat. 18:20). Ainda que Cristo esteja entre poucos humildes, esta é sua igreja, pois somente a presença do Alto e Sublime que habita a eternidade pode constituir uma Igreja.” - E.G.White. Manuscript Releases, nº 17, p. 81-82.) (ênfase suprida, grifos acrescentados)

Como Jesus mesmo afirma pelo Seu testemunho, Sua Igreja não é uma igreja oficialmente estabelecida – e a IASD é uma igreja oficialmente estabelecida. Jesus não virá buscar uma organização, e sim pessoas que realmente o amam e guardam os Seus mandamentos. Assim, percebemos que quando Jesus, através do testemunho dado à Sua serva, que foi publicado na “Review and Herald de 23 de dezembro de 1890”, disse que haverá admirável manifestação do poder divino nas igrejas, Ele estava se referindo ao “povo que ama a Deus e guarda os seus mandamentos”. Um povo que diz que ama a Deus, mas adora um deus que não é Deus (o Espírito Santo), é transgressor do primeiro mandamento, e não fará parte da verdadeira igreja de Deus, a menos que abandone este pecado de idolatria.

A verdade e a glória de Deus são inseparáveis; é-nos impossível, com a Bíblia ao nosso alcance, honrar a Deus com opiniões errôneas. Muitos alegam que não importa o que alguém creia, se tão-somente sua vida for correta. Mas a vida é moldada pela fé. Se a luz e a verdade estão ao nosso alcance, e negligenciamos aproveitar o privilégio de ouvir e vê-las, virtualmente as rejeitamos; estamos a escolher as trevas em vez da luz.

"Há caminho, que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." Prov. 16:25. A ignorância não é desculpa para o erro ou pecado, quando há toda a oportunidade de conhecer a vontade de Deus. Um homem está a viajar, e chega a um lugar em que há várias estradas, e uma tabuleta indicando aonde cada uma delas leva. Se desatende à indicação da tabuleta, tomando qualquer caminho que lhe pareça direito, poderá ser muito sincero, mas encontrar-se-á com toda a probabilidade no caminho errado.” O Grande Conflito, págs. 597, 598

Assim, se você está hoje a ver as abominações sendo cometidas dentro do arraial do Senhor, das igrejas adventistas, não fique calado esperando que Deus um dia vá por tudo em ordem. Tal fato nunca ocorrerá, pois Deus não força homens que estão no caminho da apostasia e da idolatria, sejam eles líderes ou membros de igrejas, a mudarem de caminho. O pensamento de que Deus levará os membros da igreja ao triunfo final, mesmo quando estes não estão dispostos abandonar a idolatria, as apostasias e os caminhos do mundo, é um engano satânico, que levará a todos os que o aceitarem à morte, tal como levou aos revoltosos Coré Datã e Abirão no passado. Pessoas que pensam assim estão hoje a dizer, como disseram estes revoltosos do passado: “basta, toda a congregação é santa”. Esquecem-se que Deus deixou a todos uma clara definição de quem são os santos do últimos dias: “aqui está a perseverança dos santos, o s que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” Apocalipse 14:12.

O que Deus pode fazer por estes pobres homens enlameados pelo erro é apresentar um convite ao arrependimento e a conversão através de agentes humanos como você.

A falta de coragem moral para sair da trilha batida do mundo, leva muitos a seguirem as pegadas de homens ilustrados; e, pela relutância em examinarem por si mesmos, estão-se tornando desesperançadamente presos nas cadeias do erro. Vêem que a verdade para este tempo é claramente apresentada na Bíblia, e sentem o poder do Espírito Santo acompanhando sua proclamação; permitem, todavia, que a oposição do clero os desvie da luz. Embora a razão e a consciência estejam convencidas, estas almas iludidas não ousam pensar diferentemente do ministro; e seu discernimento individual, os interesses eternos, são sacrificados à incredulidade, ao orgulho e preconceito de outrem.” O Grande Conflito, pág. 597

A chuva serôdia cairá sim sobre as igrejas, conforme diz o testemunho que lemos na Review and Herald. Todavia, ela cairá sobre as verdadeiras igrejas, os ajuntamentos de dois ou mais santos, que verdadeiramente guardem os mandamentos de Deus e tenham o testemunho de Jesus; porque onde houverem dois ou mais santos assim reunidos, o Senhor Jesus estará entre eles, e virá até eles “como chuva serôdia que rega a terra” Oséias 6:3, conforme está escrito. Que todos nós nos esforcemos para participar desta verdadeira igreja, humilhando-nos diariamente diante do Senhor, confessando nossos pecados, deles nos arrependendo e andando nos caminhos da obediência pelo poder que o Senhor nos dá através da fé.

Que Deus o abençoe. -- Jairo Carvalho, do Ministério dos 4 Anjos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com