Novo Material Antitrinitariano Pode Ser Usado Como Sermão e Como Apostila

 

"Meus irmãos, que a Graça e a Paz do Deus Todo-Poderoso e do Seu Filho Jesus Cristo estejam com vocês.

"Preciso de sua ajuda: neste domingo eu vou pregar em uma das IASD aqui em ......................., e eu quero pregar a verdade sobre o Único Deus, mas eu não tenho um sermão pronto. Por favor, se vocês puderem me ajudar, o Senhor Jeová ficará muito grato a vocês.

"Se for preciso que eu seja cortado do rol de membros da IASD, eu serei. Mas a verdade tem que ser dita.

Esperamos que o material abaixo possa ajudá-lo, bem como a aqueles irmãos que necessitam de um material consistente e simplificado para apresentar aos companheiros de jornada cristã na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Quem tiver interesse poderá obter cópias impressas do material, através do Ministério dos 4 Anjos, solicitando-as por e-mail à irmã Paula Álvares (pedidos@ministerio4anjos.com.br):

 

A Verdade Sobre a Trindade

“Mas vemos que o Deus do Céu por vezes comissiona pessoas para ensinar aquilo que é considerado contrário as doutrinas estabelecidas. Aqueles a quem o Senhor havia feito depositários da verdade provaram-se infiéis a seu legado, e Deus escolheu outros que receberiam os brilhantes raios do Sol da Justiça, e defenderiam verdades que não estavam de acordo com as idéias dos líderes religiosos. E depois esses líderes, na sua cegueira mental, deram amplo impulso ao que supunham ser uma justa indignação contra aqueles que estavam pondo de lado suas acariciadas fábulas..” (Ellen G. White em Meditações Matinais 2002, 23 de Outubro.)

 

Querido irmão,

Ultimamente você deve ter presenciado diversos sermões, estudos e até mesmo discussões a respeito do Espírito Santo e a doutrina da Santíssima Trindade. Buscando demonstrar-lhe o que se tem estudado com muito zelo e oração apresentamos este pequeno material que de forma resumida e simples busca esclarecer o que se tem aprendido. Não se trata de um estudo completo, nem muito menos definitivo e conclusivo, mas buscamos compreender e expressar um “assim diz o Senhor” sobre esta questão.

Não buscamos trazer uma definição sobre o Espírito Santo uma vez que a própria irmã Ellen White afirma que “A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou...Com relação a tais mistérios – demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro” (Atos dos Apóstolos, pg. 52). Desta forma defini-lo como uma pessoa, um poder, uma energia é erro! Resta-nos buscar entendimento até onde foi revelado por Deus na Bíblia.

De princípio temos como pressuposto comum que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja da profecia bíblica, teve um surgimento profético e acima de tudo não é Babilônia, isto é comprovado pelos escritos de Ellen G. White, a mensageira do Senhor, aos quais consideramos a luz menor que nos guia para a luz maior que é a Bíblia.

Em muitos textos EGW faz um paralelo entre a IASD e o antigo Israel, um exemplo está em Testemunhos Seletos II, pg. 157:”A mesma desobediência e o mesmo fracasso observados na igreja judaica, têm caracterizado em maior grau o povo que recebeu esta grande luz do Céu nas últimas mensagens de advertência. Deixaremos que a história de Israel se repita em nossa experiência?” No passado Israel era considerado o povo de Deus, mesmo quando se apostatou e até mesmo quando crucificou Jesus. Por sua vez, a IASD é a “menina dos olhos de Deus”, no entanto a profetiza do Senhor previu que um pouco antes da vinda de Jesus haveria também uma apostasia dentro da igreja verdadeira. E a irmã White define o propósito disto: “Deus tem permitido ocorrerem apostasias a fim de mostrar quão pouco se pode confiar no homem”. (ME,II, pg. 395)

 

INTRODUÇÃO – O ALFA E O ÔMEGA

Por volta do ano de 1904 a igreja passou por uma crise doutrinária envolvendo diversos médicos e pastores liderados pelo Dr. J.H.Kellogg que apresentou teorias panteístas. Resumidamente, através do livro Living Temple defendiam que como Deus habitava em cada um de nós através de seu espírito cada um possuía  um deus interior, isto é, Deus está em tudo e tudo também é Deus. Sobre isto EGW disse:

“No livro Living Temple acha-se apresentado o alfa de heresias letais. Seguir-se-á o ômega, e será recebido por aqueles que não estiverem dispostos a atender a advertência dada por Deus.”  “Living Temple encerra o alfa dessas teorias. Eu sabia que o ômega seguiria dentro de pouco tempo; e tremi pelo nosso povo. Sabia eu que devia advertir nossos irmãos e irmãs a que não entrassem em controvérsia em relação a presença e personalidade de Deus.” (Mens.Escolhidas I, pg. 200 e 203, grifo nosso).

Note-se que a apostasia da igreja adventista denominada ALFA era relativa a questão da divindade, veio da liderança (mais de 200 pastores deixaram a igreja) e EGW afirmou: “temos agora perante nós o alfa desse perigo. O ômega será de natureza mais assustadora.”(Mens. Escolhidas I, pg. 197).

Em outras ocasiões EGW escreveu:

“A voz de Battle Creek, que tem sido considerada como autoridade para determinar de que maneira deve ser efetuada a obra, não é mais a voz de Deus.” (Eventos Finais, pg. 45)

“Faz alguns anos que eu considerava a Associação Geral como a voz de Deus...Isso desses homens se encontrarem num lugar sagrado para serem como a voz de Deus para o povo conforme antes acreditávamos ser a Associação Geral é algo que já passou.” (Eventos Finais, pg. 45)

“A igreja está na condição laodiceana. A presença de Deus não está no meio dela.” (pg. 44)

Não apresentamos estes textos para denegrir a imagem da IASD ou criticá-la. Mencionamos para esclarecê-lo que a própria serva do Senhor deixou-nos advertências quanto à apostasia que deveria adentrar também à igreja verdadeira. É por isso que ela também afirma: “Deus possui uma igreja. Não é uma grande catedral, nem uma igreja oficialmente estabelecida, nem as diversas denominações, mas, sim, o povo que ama a Deus e guarda seus mandamentos. Porque onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles (Mat. 18:20). Ainda que Cristo esteja entre poucos humildes, esta é Sua igreja, pois somente a presença do Alto e Sublime que habita a eternidade pode constituir uma Igreja”. (Manuscript Releases vol 17, pg. 81,82)

 

ORIGEM DA TRINDADE

Abaixo relacionamos alguns textos católicos que nos aclaram qual é a origem da doutrina da Santíssima Trindade:

“O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. Nisto estão baseados todos os outros ensinos da Igreja”.(Manual para o católico de hoje, pg. 11)

“Nossos oponentes (os protestantes) às vezes reivindicam que nenhuma crença deveria ser dogmatizada que não seja explicitamente declarada na Bíblia... Mas as igrejas protestantes por elas mesmas tem aceitado tais dogmas como a TRINDADE pela qual não há nenhuma autoridade precisa nos evangelhos”. (Revista Vida – católica, 30/10/50)

Como a Bíblia não traz qualquer fundamento para a doutrina da Santíssima Trindade a seguinte citação de uma enciclopédia francesa demonstra que a igreja católica adaptou-a das religiões pagãs: “A Trindade Platônica, é meramente um rearranjo das antigas trindades que datam dos povos antigos....a concepção da trindade divina, pode ser encontrada em todas as antigas religiões pagãs.”(Paris, 1865-1870, Noveau Dictionnaire Universel, editado por M. Lachâtre, vol.2, pg. 1467)

Por sua vez, a Igreja Adventista do Sétimo Dia em seu “Manual da Igreja” descreve a doutrina da Santíssima Trindade da seguinte forma: “Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas co-eternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelação. É para sempre digno de culto, adoração e serviço por parte de toda a criação”. Tal definição em nada se difere do preceito católico de Santo Atanásio que diz: “A fé católica consiste em venerar um só Deus na trindade, e a trindade na unidade, sem confundir as pessoas, nem separar a substância; pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo; mas uma é a divindade, igual a glória, co-eterna a majestade do Pai, e do Filho e do Espírito Santo..”

 

O ESTABELECIMENTO DOS ALICERCES DA NOSSA FÉ

EGW afirma em Mensagens Escolhidas I, pg. 206:

“Muitos de nosso povo não reconhecem quão firmemente foram lançados os alicerces de nossa fé. Meu esposo, o Pastor Bates, o Pai Pierce, o Pastor [Hiram] Edson, e outros que eram inteligentes, nobres e verdadeiros, achavam-se entre os que, expirado o tempo em 1844, buscavam a verdade como a tesouros escondidos. Reunia-me com eles, e estudávamos e orávamos fervorosamente. Muitas vezes ficávamos reunidos até alta noite, e às vezes a noite toda, pedindo luz e estudando a Palavra...Quando, em seu estudo, chegavam a ponto de dizerem: Nada mais podemos fazer”, o Espírito do Senhor vinha sobre mim, e eu era arrebatada em visão, e era-me dada uma clara explanação das passagens que estivéramos estudando, com instruções quanto à maneira em que devíamos trabalhar e ensinar eficientemente.”

Pouco a pouco, mediante oração e estudo destes pais da fé, Deus foi lhes apresentando a verdade:

“Mediante cuidado e labor incessantes e esmagadora ansiedade, tem a obra ido avante, até que agora a verdade presente está clara, sua evidência não é posta em dúvida pelos sinceros..A verdade agora é tornada tão clara que todos a podem ver; e abraçar, se quiserem; mas foi necessário muito trabalho para trazê-la à luz como está, e tão árduo labor jamais terá de ser realizado outra vez para tornar a verdade clara.” (MS 2, 26 de agosto de 1855)

No ano de 1903 quase no final de sua vida EGW afirmou:

“Os pontos fundamentais de nossa fé da forma como cremos hoje foram firmemente estabelecidos. Ponto após ponto foi claramente definido, e toda a irmandade está em harmonia. Todos os crentes foram unidos na verdade. Existem aqueles  que vem com doutrinas estranhas, mas nós nunca estaríamos com medo de enfrentá-los.”(Manuscrito 135) Nesta mesma época EGW confirmou que os pilares de nossa fé já estavam firmados: “Como um povo, devemos estar firmes sobre a plataforma da verdade eterna, que resistiu a todas as provas. Devemos ater-nos aos seguros pilares de nossa fé. Os princípios da verdade que Deus nos revelou são nossos únicos, fiéis alicerces. Eles é que fizeram de nós o que somos. O correr do tempo não lhes diminuiu o valor.”(Mensagens Escolhidas I, pg. 201)

“O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que este reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam rejeitados os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente. Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra nestes últimos cinqüenta anos, seriam tidos na conta de erros.”( Mens. Esc. I, pg. 204 e 205)

Por outro lado a mensageira do Senhor também previu que tentariam alterar e remover o fundamento e colunas de nossa fé:

“Preciosa é a verdade para este tempo; mas aqueles cujo coração não foi quebrantado mediante o cair sobre a rocha Cristo Jesus, não verão sua própria vaidade e estima, pensando que são capazes de remover as colunas de nossa fé, e substituindo-as por outras de sua própria invenção.” (Mensagens Escolhidas II, pg. 389)

 

COMO OS PIONEIROS CRIAM?

“A maior falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Tivessem eles ido avante e não teriam deixado o menor vestígio do papado restar, como a imortalidade, batismo por aspersão, a trindade e a guarda do Domingo. A igreja agora estaria livre de erros escriturísticos.”

Esta frase foi escrita por Thiago White na Review and Herald em 07/02/1856. Devemos lembrar que o Pr. Thiago White era esposo de EGW foi presidente da Conferência Geral e um dos pioneiros do adventismo. É interessante ressaltar que os pioneiros não somente ignoravam a doutrina da trindade como também a consideravam satânica, vinho de Babilônia e resquício do paganismo.

Em outra ocasião o Pr. Thiago White, na mesma revista Review and Herald (12/09/1854) afirmou:

“Como erros fundamentais, nós poderíamos classificar como este falso Sábado (o Domingo), outros erros que os protestantes trouxeram da Igreja Católica, como o batismo por aspersão, a trindade, a consciência dos mortos, o tormento eterno. O grupo que abraçou estes erros fundamentais fez isso ignorantemente, mas poderia a Igreja de Cristo levar junto de si estes erros até as cenas do julgamento que há de vir sobre o mundo? Nós acreditamos que não.”

Novamente repetiu tal afirmativa aproximadamente um ano após:

“Eles desviarão seus ouvidos da verdade para acreditar em fábulas...Aqui nós podemos mencionar a Trindade, que acaba com a personalidade de Deus e do Seu filho Jesus Cristo” (11/12/1855)

Também o pioneiro J.N.Andrews em artigo da mesma revista adventista americana escreveu:

A doutrina da trindade foi estabelecida na Igreja pelo Conselho de Nicéia, A.D.325. Esta doutrina destrói a personalidade de Deus, e seu Filho Jesus Cristo. As medidas infames pelas quais a Igreja foi forçada a acreditar, que aparece nas páginas do Eclesiástico (Livro apócrifo da Bíblia católica), pode também causar vergonha aos que acreditam nesta doutrina.”

Note-se que todos estes artigos foram escritos na Revista Adventista da época, por pastores atuantes, enquanto a mensageira do Senhor ainda estava viva e em nenhum momento ela os corrigiu ou afirmou que estiveram em erro e no futuro Deus mostrou-lhe a verdade. No caso do Dr. Kellogg, assim que ele apresentou suas errôneas idéias de pronto EGW se levantou e apontou o erro!

 

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A DIVINDADE?

“As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa. Grande Conflito, pg. 9.

“Mas Deus terá sobre a terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas. As opiniões de homens ilustrados, as deduções da ciência, os credos ou decisões dos concílios eclesiásticos...nenhuma dessas coisas, nem todas em conjunto, deveriam considerar-se como prova, em favor ou contra qualquer ponto de fé religiosa. Antes de aceitar qualquer doutrina ou preceito, devemos pedir em seu apoio um claro – “assim diz o Senhor”. Grande Conflito, pg. 595

A Lógica Bíblica

Deus foi muito sábio ao inspirar os escritores da Bíblia. No livro Primeiros Escritos EGW diz que Deus “fez com que Sua Palavra fosse escrita, e esclareceu de tal maneira os Seus propósitos com relação à raça humana que nem o mais fraco precisava errar.”(pg. 220) Mais adiante ela afirma: “Os verdadeiros inquiridores da verdade não devem errar; pois não somente é a Palavra de Deus clara e simples ao explanar o caminho da vida, mas o Espírito Santo é dado como guia na compreensão do caminho da vida ali revelado.”(pg. 221)

A serva do Senhor também ressalta a importância do conhecimento individual das escrituras na pg. 559 do Grande Conflito: ”Os que quiserem estar em pé neste tempo de perigo, devem compreender por si mesmos o testemunho das Escrituras...Não basta termos boas intenções; não basta fazermos o que se julga ser direito, ou o que o ministro diz ser correto. A salvação de nossa alma está em jogo, e devemos examinar as Escrituras por nós mesmos. (Grande Conflito, pg. 598)

A interpretação da Bíblia deve ser simples, segundo EGW “a linguagem da Bíblia deve ser explicada de acordo com o seu óbvio sentido, a menos que seja empregado um símbolo ou figura”.(pg. 599) Em todas as lições bíblicas Deus busca os exemplos mais simples da vida do ser humano para que suas verdades sejam acessíveis a qualquer dos seus filhos, vejamos alguns exemplos:

 

DOUTRINA                       EXPLICAÇÃO BÍBLICA

Mortalidade da alma           Morte  = Sono (Mat. 9:24)

Ressurreição dos mortos =  despertar do sono (Jo 11:11)

Sábado                            =  sétimo dia (Exo 20:10)

Bíblia                               =  luz (Sal.119:103)

 

Qualquer ser humano, por mais simples ou iletrado, conhece o significado dos exemplos simplistas utilizados por Deus na Bíblia.

 

A REVELAÇÃO DO VERDADEIRO DEUS NA CRIAÇÃO, REDENÇÃO, SEGUNDA VINDA E ETERNIDADE

Seguindo a mesma lógica, em toda a Bíblia, quando Deus explica a divindade utiliza-se de exemplos da vida cotidiano do homem através das seguintes ilustrações:

Deus é o único verdadeiro Deus:

Isa 44:7 – “Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.”

Isa 45:21– “Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e salvador não há além de mim.”

I Cor.8:6 – “Todavia, há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos..”

 

Jesus é o Filho unigênito de Deus

I Pe 1:3 – “Bendito o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo..”

Mat. 3:17 – “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Col.1:15 – “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”.

I Jo 4:15 – “Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele..”

 

Deus e o Seu Filho são um, pois assim Deus o fez

Jo 10:30 – “Eu e o Pai somos um.”

Jo 14:11 – “Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim;”

Jo 17:22 – “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;”

“O grande Criador convocou os exércitos celestiais para, na presença de todos os anjos, conferir honra especial a Seu Filho. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a multidão celestial de santos anjos reunida ao redor. O Pai então fez saber que, por Sua própria decisão, Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho, isto valeria pela Sua própria presença. A palavra do Filho devia ser obedecida tão prontamente como a palavra do Pai. Seu Filho foi por Ele investido com autoridade para comandar os exércitos celestiais. Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua vontade e Seus propósitos, mas nada faria por Si mesmo. A vontade do Pai seria realizada nEle.” (História da Redenção, pg. 13 e 14)

“Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai – um em natureza, caráter, propósito – o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus...O Pai operou por Seu Filho na criação de todos os seres celestiais.” (Patriarcas e Profetas, pg. 34)

 

Nós fomos criados a semelhança de Deus (Gen. 1:26) e possuímos um espírito

Jó 6:4  – “..meu espírito sorve o veneno delas..”  (espírito de Jó)

Jó 6:11 – “..falarei na angústia do meu espírito..” (espírito de Jó)

I Reis 21:5 – “Que é isso que tens assim desgostoso o teu espírito e não comes pão?” (espírito de Acabe)

Daniel 2:1 – “..o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono...” (espírito de Nabucodonozor)

 

Assim como o ser humano possui um espírito pertencente a si mesmo e que não é outra pessoa, Deus também possui Seu Espírito, que é denominado santo porque pertence a um ente santo (Deus), não sabemos exatamente defini-lo mas temos certeza de uma coisa: não é outra pessoa!

Sal 139:7 – “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?”

Ezeq. 36:27 – “Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos..”

I Cor. 6:19 – “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.”

Rom. 8:16 – “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

 

Desta forma, a conclusão é muito simples: existe um único Deus, cujo filho é Jesus Cristo. Todo ser humano sabe o que é um filho. O filho é de mesma essência de seu pai, gozando das mesmas prerrogativas. Por outro lado Deus revela que possui um Espírito que pertence a Ele assim como o espírito de cada homem pertence a ele mesmo. O Espírito de Deus é Santo por que Deus é Santo (Lev. 19:2). EGW diz “O Espírito Santo é a presença vital de Deus, e, se for apreciado, suscitará louvor e ações de graças, e estará sempre jorrando para a vida eterna.” (MM, 1999 pg. 284)

 

RELEVÂNCIA E NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DESTE ASSUNTO

O movimento adventista surgiu juntamente com a pregação da primeira mensagem angélica. EGW afirma que “a fim de preparar um povo para estar em pé no dia de Deus, deveria realizar-se uma grande obra de reforma...,em sua misericórdia estava prestes a enviar uma mensagem de advertência a fim de despertá-los de seu torpor e levá-los a preparar-se para a vinda de Jesus. Esta advertência, temo-la em Apocalipse 14. Apresenta-se-nos ali uma tríplice mensagem...(Grande Conflito, pg. 311)

Em outra ocasião, EGW diz que: “Estas mensagens foram-me representadas como uma âncora para o povo de Deus. Aqueles que as compreendem e recebem serão preservados de ser varridos pelos muitos enganos de Satanás (Primeiros Escritos, pg. 256).

Sabendo da importância destas mensagens para os últimos tempos, e acima de tudo para nós adventistas do sétimo dia, analisemos o conteúdo da primeira advertência:

 

1.ª Mensagem Angélica: Ap. 14:7 Temei a Deus e dai-lhe glória pois é chegada a hora de seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”.

Note-se que logo na primeira advertência Deus revelou quem seria digno de adoração e temor: são eles: “Deus” e o “Criador” do céu, terra e mar. Por sua vez, as escrituras e EGW nos revelam quem foi o criador:

Jo 1:1-3 – “No princípio era o Verbo (Jesus), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele...”

Gên 1:26 – “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança..”

“Pai e Filho se empenharam na grandiosa, poderosa obra que tinham planejado – a criação do mundo. ..depois que a Terra foi criada com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo seu propósito, planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem a Sua própria imagem. Eles tinham operado juntos na criação da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora disse Deus a Seu Filho: Façamos o homem a nossa imagem..” (História da Redenção, pg. 20 e 21)

“O santo par (Adão e Eva) unia-se a eles e elevava sua voz num harmonioso cântico de amor, louvor e adoração ao Pai e a Seu amado Filho pelos sinais de amor ao seu redor. (Idem, pg. 22)

“O Filho de Deus executara a vontade do Pai na criação de todos os exércitos do Céu; e a Ele, bem como a Deus, eram devidas as homenagens e fidelidade daqueles.” (Patriarcas e Profetas, pg. 36)

Pai e Filho foram os únicos responsáveis pela criação e segundo a primeira mensagem angélica, somente a Eles deve ser outorgada toda adoração. A Bíblia inteira, tanto o Velho como o Novo Testamento, afirma que somente o Pai e o Filho são dignos de adoração, vejamos alguns versos:

Sal 95:6 – “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.”

Mat. 4:10 – “Ao Senhor teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.”

Filip. 2:10,11 – “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

Rom. 16:27 – “ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos.”

Judas 25 – ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!”

Apoc. 4:11 – “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder..”

Apoc. 5:13 – Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória..”

 

Qualquer adoração que extrapole o que a Bíblia nos ensina é transgressão do primeiro mandamento que diz: “não terás outros deuses diante de mim” (Exo 20:3).

Para proporcionar oportunidade de salvação ao homem pecador foi divinamente formulado o Plano da Redenção, vejamos quem participou de sua definição e execução:

“Antes que os fundamentos da Terra fossem lançados, o Pai e Filho se haviam unido num concerto para redimir o homem, se ele fosse vencido por Satanás.” (DTN, pg. 834)

“Perante o universo foi apresentado claramente o grande sacrifício feito pelo Pai e o Filho em prol do homem.” (Grande Conflito, pg. 671).

Este é nosso maior motivo de alegria! Saber que Deus e Jesus se preocupam com nossa Salvação e almejam muito em breve nos encontrar. A Bíblia também nos ensina como alcançarmos a vida eterna:

Jo 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo,  a quem enviaste.”

Jo 5:24 – “..quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna...”

I Jo 4:10 – “Nisto consiste o amor: ..que Ele (Deus) nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”

I Jo 5:11 - “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.”

II Jo 9:2 –“Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.”

 

Por fim, depois de compreendermos o caminho da salvação proporcionado por Deus e seu amado Filho, estaremos aptos para o grandioso dia da volta de Jesus. Nesta ocasião, segundo a Bíblia, Pai e Filho tomarão para si seus fiéis.

Luc. 9:26 – “Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.”

Apo 12:10 – “Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo.”

 

E assim, quando forem estabelecidos novo céu e nova terra estaremos felizes para sempre gozando das alegrias celestiais junto de Deus e Seu Filho Jesus. Somente Eles estão no trono, não existe nenhum outro e a Bíblia bem esclarece:

Apo 20:6 – “..serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.”

Apo 21:22 – “Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.”

Apo 22:3 – “Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro.”

 

Amado irmão, por todo exposto só podemos concluir que a Bíblia é suficiente clara ao revelar-nos quem é Deus, quem é digno de adoração e que o Espírito Santo não é uma pessoa. Não somos capazes de definir exatamente o que seja e seria pretensão de nossa parte apresentar uma conclusão sobre ele. No entanto, pelas Sagradas Escrituras aprendemos que inspira os profetas, orienta a igreja e como um sopro vindo de Deus nos traz luz, poder e muito amor, alegria e paz (Primeiros Escritos, pg.55). Desta forma devemos orar diariamente pelo seu derramamento pois a partir do momento que estivermos cheios do espírito de Deus poderemos compreender as maravilhosas verdades que o Senhor quer nos revelar.

“Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Rom.16:27 e Ef. 6:23)

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com