Pastor que Garante o Emprego, Pode Perder a Salvação...  
A última moda no ministério adventista é defender a doutrina da Trindade a qualquer custo para não perder a "boquinha" na Obra tão cedo...  
   
Irmão Robson,
A paz do Nosso Senhor Jesus Cristo!
 
Recebi a visita do pastor para "explicar a TRINDADE". Ele, o pastor, usou alguns argumentos para os quais gostaria de receber sua ajuda,na elucidação:  
[As respostas do Editor serão intercaladas.]  
1. O pastor afirmou, "mostrou", que no original no NT a palavra "Theos" é usada para referir-se a Deus, Cristo e ao Espírito Santo. E que a palavra Yaweh é usada para se referir a Deus/Jesus/Espirito Santo. E que a palavra Senhor tb é usada para os três. Assim sendo existe igualdade de "patente" dos 3. Sei que está errado, mas não tive como contra-argumentar. Favor informar como rechaçar esse argumento, no original, já que sou totalmente leigo no Hebraico e Grego.  
Esse é o tipo de argumento aparentemente difícil de refutar, porque dá a entender que teríamos de recorrer ao original de todas as passagens bíblicas para certificar de que o pastor está falando a verdade... Como a maioria dos irmãos não estudou hebraico e grego, ficaria impossível ter qualquer certeza e a única saída seria confiar sempre no que os pastores dizem...  
Acontece, irmão, que a Bíblia está traduzida para o português e para facilitar temos até várias versões de tradução, o que nos permite confirmar se a tradução de um versículo está correta ou não. Portanto, não cabe esse argumento de que no original é assim ou assado e que o pastor sabe o que está dizendo, porque estudou grego e hebraico...  
Deus irá julgar-nos pela compreensão que tivermos de Sua revelação em nossa própria língua. Ele não condiciona nossa salvação à confiança naquilo que o pastor diz. Inventaram agora a SALVAÇÃO PELA ERUDIÇÃO TEOLÓGICA?! Voltamos ao tempo em que apenas os sacerdotes podem compreender a Bíblia?  
Um e outro versículo aqui e lá podem ser um pouco mais difícil de humanamente entender, mas não há nenhum texto que, no original, seja tão diferente da tradução em português a ponto de onde lemos "UM SÓ DEUS" estar querendo dizer "DEUS TRIÚNO"... O que esse pastor está pretendendo é condicionar a salvação do irmão à Fé no Conhecimeno de Grego e Hebraico dele! Peça-lhe para argumentar em português, com a Bíblia na mão...  
Esteja certo, porém, de que o critério bíblico para a salvação é apenas um: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3.  
"Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus." João 5:10-13.  
Avise a seu pastor que aquele que não crê em Jesus como o Filho de Deus está fazendo de Deus um mentiroso, pois o próprio Pai afirmou "Este É o MEU FILHO AMADO" em várias ocasiões. Não disse "Façam de conta que Ele é Meu Filho", ou "Por enquanto, você é Meu Filho"... Ou esse pastor acredita em Deus e ensina a verdade, ou estará perdido.  
   
2. O pastor informou que todas as referências a Jesus como "Filho de Deus" tratam unicamente de Cristo aqui na terra... "Cristo na missão". Raciocínio igualmente válido para todas as referências de Cristo, quanto ao Pai, durante sua missão. Tentei encontrar passagens que derrubassem esse argumento mas não encontrei. Por favor, me ajude.  
Lembre-se, irmão, que Jesus repetidas vezes afirmou que Deus, o Pai, enviou Seu Filho a este mundo. Ora, para que o Filho fosse enviado pelo Pai, essa distinção (Pai e Filho) deveria existir antes de que Cristo nascesse na Terra. Se fossem iguais em autoridade antes da Encarnação, seríamos obrigados a admitir até a idéia absurda de que o Deus Filho poderia ter enviado o Deus Pai. Mas Jesus afirma categoricamente em João 13:16 que o enviado é menor do que Aquele que o enviou. Portanto, para ser enviado, o Filho teria de ser menor que o Pai antes de Seu nascimento aqui na Terra!  
João 3:16, apenas como exemplo, diz que Deus tanto amou a humanidade que lhe deu o seu próprio Filho. Ora, se antes da encarnação Jesus não fosse Filho, Deus, o Pai não nos poderia tê-Lo dado, nem nos teria amado coisa alguma!  
Filipenses 2 descreve a condição de Jesus Cristo antes, durante e depois da encarnação:  
VERSÃO NA LINGUAGEM DE HOJE:  

[ANTES DA ENCARNAÇÃO]
6 Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus.

 

[DURANTE]
7 Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano,
8 ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte-morte de cruz.

 

[DEPOIS]
9 Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é mais importante do que todos os outros nomes,
10 para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos
11 e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

 
VERSÃO ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA (TRADICIONAL):  

[ANTES DA ENCARNAÇÃO]
6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;

 

[DURANTE]
7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

 

[DEPOIS]
9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

 
Note: Se queremos glorificar ao Pai, devemos tê-lo como Deus e a Jesus Cristo como Senhor! Essa era a doutrina dos cristãos primitivos: "Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele." I Coríntios 8:5-6.  
Apenas a título de ilustração, observe na reprodução interlinear grego/inglês abaixo, que a palavra theos (em grego) é usada tanto para outros deuses (gods, em inglês) quanto para o único Deus (God, em inglês) verdadeiro:  
Em Atos, depois da ressurreição, isto é, depois de terminada Sua "Missão", vemos Jesus Cristo afirmar que há tempos e datas que Deus, o Pai, reservou para Sua "exclusiva autoridade". Está logo no primeiro capítulo, quando os discípulos perguntam a Ele sobre a futura restauração de Israel (Atos 1:7).  
No livro do Apocalipse, já no primeiro versículo, vemos que o livro apresenta uma revelação que Deus deu a Jesus Cristo para que este transmita a Seus servos, através de seu anjo (Gabriel). Portanto, mesmo nas cortes celestes, depois da glorificação de Jesus Cristo, permanece a subordinação do Filho ao Pai. Aliás, em Apocalipse 3:2 e 12, Jesus se refere ao Pai como Seu Deus! Ou seja, Jesus é divino, mas Ele próprio admite que tem um Deus, que é o Seu Pai!  
Leia I Coríntios 15:24-28 para confirmar que o Filho será submisso ao Pai por toda a Eternidade.  
   
3. O pastor falou que a palavra "gerar" de Provérbios 8:24 não significa "gerar" ou "nascer" no original. Ele me prometeu um estudo, mas acredito que não receberei.  
O pastor pode até demonstrar que a palavra traduzida por gerar em Provérbios tem mais de um significado, mas não pode provar que não signifique também gerar. E acima de tudo, não pode contradizer o que é dito em Provérbios 30:4: "Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" Ou seja, muito antes da encarnação de Cristo, por ocasião da criação de todas as coisas, Deus já possuía um único Filho!  
Em João 17:8, Jesus afirma ter saído do Pai e depois disto ter sido enviado ao mundo. Isto é, Cristo foi gerado/nascido do Pai e enviado por Ele ao mundo: "Porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste."  
I João 5:18 claramente identifica Jesus Cristo como "Aquele que nasceu de Deus": "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca." Quem nos guarda do Maligno é Jesus Cristo, Aquele que nasceu de Deus!  
"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna. Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar." I João 2:22-26.  
"Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus." I João 5:5.  
   
Gostaria de ressaltar que peço a Deus todos os dias por vc e por todos que acessam esse site. Entendo que o seu objetivo e compromisso é com a verdade e louvo a Deus por isso. Os profetas, geralmente, não eram bem vistos pelo povo de Israel, idem para vc e demais. Mas siga avante...  
Obrigado antecipadamente e que Deus o abençoe ricamente!  
"A graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor." II João 1:3.  

Robson Ramos

 

Leia também:

Retornar

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com