+ 1 Argumento Contra a Doutrina da Trindade!

 

Mesmo pequenos detalhes encontrados na Palavra de Deus são muito eficientes para a pregação e podem fazer ruir impressionantes estruturas argumentativas, construídas sobre a areia movediça das tradições e opiniões humanas, às quais não se aplica o "Assim diz o Senhor".

Com a citação deste pequeno texto, convidamos os irmãos apenas para uma reflexão sensata acerca de um trecho da Palavra de Deus. Chamamos-lhe a atenção para este texto de Atos 2:32-33:

"A este Jesus, Deus ressuscitou, do que nós somos testemunhas. Exaltado pois a destra de Deus, tendo recebido a promessa do Espírito Santo, derramou ISTO que vedes e ouvis."

Deus, em Sua Palavra, permitiu que o Espírito Santo fosse identificado pelo pronome demonstrativo "ISTO". Ora, se nos referirmos mesmo a um ser humano como "ISTO", nós o estaremos certamente ofendendo, pois utilizamos a expressão "ISTO" para designar objetos. Esta palavra não é utilizada sequer para designar animais...

A pergunta então é: se mesmo como referência a um ser humano se constituiria em uma indelicadeza e demonstração de falta de educação chamá-lo de "ISTO", que significaria então atribuir tal palavra a um deus? Permitiriam o Pai e o Filho que um Deus idêntico a eles fosse chamado de "ISTO"?

Em todos os livros que compõem a Bíblia, Deus é tratado com reverência. Tanto é que os escribas chegavam a usar uma pena especial para escrever o nome Seu nome. Em toda a Escritura, não se encontra um só texto onde o Pai ou o Filho sejam chamados de "ISTO".

Se no texto de Atos 2:33 a palavra "ISTO" se referisse a um Deus, como muitos pretendem, então o texto por si só constituiria uma blasfêmia, pois rebaixaria um deus ao nível de um objeto. Todavia, se essa palavra foi usada para indicar apenas a glória de Deus, um dom especial saído dEle, então não há qualquer aberração no texto, pois a glória que sai de Deus e que ele derrama sobre Seus filhos como um dom, pode ser chamada de "isto que vedes".

Que Deus abençoe a todos,

Jairo Carvalho


Leitor discorda

Caro Irmão Jairo,

Sinto uma profunda tristeza quando vejo tamanho engano sendo espalhado pela rede mundial de computadores, porém tenho convicção que todos têm o direito a expressão e somente Deus é nosso Juiz.

Porém, gostaria de expressar minha opinião sobre este texto: “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.” (Atos 2:32-33 RC)

Obviamente o "isto" do referido versículo não se refere ao Espírito Santo como pessoa e sim ao poder do Espírito Santo, ou seja, a promessa de derramamento do poder do Espírito Santo sobre os santos reunidos no cenáculo, como inauguração da igreja apostólica e missionária dando continuidade ao "ide" de Jesus Cristo.

Reginaldo Magro

Resposta do Autor:

Irmão Reginaldo,

Que a graça de Cristo Jesus esteja contigo.

Não tenho o desejo de discutir, mas, perdoe-me a sinceridade, o texto de Atos 2:32, 33 parece claro quanto ao seu sentido. Está dizendo que:

1 - Jesus recebeu a promessa do Espírito Santo de Deus o Pai;

2 - E enviou "isto". "Isto" o quê? O que recebeu, ou seja, o Espírito Santo.

Assim, não é difícil perceber que neste texto, aquilo que Jesus derramou (o Espírito Santo), é chamado de "isto".

Parto da premissa que o irmão é consciencioso e sincero pesquisador da verdade. Então, desejando fazer a vontade de Deus, convido-o a ler as Palavras de Jesus enviadas a nós através da Bíblia e dos testemunhos:

"Quando eles [Israel] chegaram ao Sinai, Ele aproveitou a ocasião para refrigerar-lhes o espírito com relação a Suas reivindicações. Cristo e o Pai, lado a lado no monte, proclamaram com solene majestade os Dez Mandamentos. Historical Sketches, pág. 231." Evangelismo, pág. 616

"Então, falou Deus todas estas palavras:...

Não terás outros deuses diante de Mim." Êxodo 20:3

"O Universo inteiro foi testemunha das cenas do Sinai." Patriarcas e Profetas, pág. 335

"Se alguém quiser fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo." João 7:17.

Como o irmão pode observar, o testemunho de Jesus dado a Ellen G. White afirma que foram Cristo e o Pai que proclamaram no Sinai os Dez Mandamentos. Eles deram um mandamento aos homens para que não aceitassem nenhum outro Deus. Pergunto: tendo Jesus dado tal testemunho a Sua serva, como poderia depois contradizer o que havia outrora dito, afirmando pelos Seus mesmos testemunhos dados à Sua serva que havia um terceiro Deus?

Ora, sabemos que Deus não está dividido e não muda (Tiago 1:17). Se nos disse que foram Cristo e o Pai que disseram no Sinai "não terás outros deuses diante de Mim", nunca jamais, em nenhuma circunstância afirmaria qualquer coisa diferente disso.

Triste é para o Céu ver que tantos pastores e irmãos que se dizem sinceros não querem reconhecer a verdade que Jesus lhes está mostrando. Falo com relação àqueles que sabem que não há qualquer fundamentação bíblica para se manter a crença em um Deus triúno, mas por qualquer motivo, que Deus sabe, preferem não se posicionar ao lado da verdade. Todos estes, sem exceção, em breve estarão diante do Juiz de toda a Terra para ouvir a sentença: "pesado foste na balança e achado em falta", caso não se arrependam e se convertam.

Esta mensagem não está indo apenas pela internet. Deus a levantou e não há homem que a possa impedir. Muitos defensores do erro já estão percebendo que estão lutando contra Deus. Como disse o apóstolo Judas em sua epístola, eles estão se enveredando pelo caminho de Balaão (idolatria) e em breve perecerão na revolta de Corá (afirmando que a IASD é infalível, na qualidade de seus líderes, mesmo que esta se posicione contra a clara verdade revelada na Palavra de Deus), caso não se arrependam.

Assim, irmão querido, por amor da Sua própria alma, arrepende-te diante de Deus do pecado de idolatria. Pregue a outros de sua igreja para que eles também arrependam-se de tão grave pecado. Não o convido a sair da IASD, e sim a aproximar-se de Jesus. Deus aceita que você esteja lá mesmo neste tempo, mas não participando da idolatria. Jesus pregou primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Faça o mesmo.

Que Deus te abençoe e te dê forças para abandonar por completo o caminho da idolatria.

Jairo Carvalho


Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com