Ricardo Nicotra Comenta Artigo de José Carlos Ramos na Revista Adventista

Amados.

 
Recebi de um irmão uma cópia da página 12 da Revista Adventista deste mês. Trata-se de um artigo publicado pelo Dr. José Carlos Ramos.
 
Neste artigo ele tenta refutar que o Espírito Santo procede "de dentro" de Deus. Na matéria ele cita o livro "Eu e o Pai Somos Um" e também a "Divindade" (inclusive cita o nome dos autores como sendo "dissidentes", mas até ai tudo bem, porque já estamos acostumados com isso... )
 
Segue em anexo a matéria (arquivo .jpg) e alguns comentários que acabei de escrever.
Um forte abraço a todos e que tenham uma ótima semana.
Ricardo Nicotra

O Que Significa ekporeuomai?

A Palavra de Deus diz que o Espírito Santo procede (ekporeuomai) de Deus. (João 15:26) Qual é o significado deste verbo no original grego? Qual era a intenção do autor ao usar este verbo? Este verbo (ekporeuomai) significa “sair de dentro” de Deus ou simplesmente “partir de” perto ou do lado de Deus (não necessariamente de dentro)? Qual é ou quais são as melhores formas de saber o significado de uma palavra no original?

Uma boa forma de encontrar o significado de uma palavra é consultando um dicionário. Com certeza poucos irmãos leigos possuem um dicionário de grego. Mas quem tem acesso à internet tem também acesso a vários dicionários de grego (a maioria grego-inglês). Um dos dicionários mais utilizados é o fornecido pelo site www.blueletterbible.org.

Mas freqüentemente, ao procurarmos um sentido para uma palavra num dicionário, encontramos mais de um significado possível. Como então podemos escolher o melhor significado? Como lidar com alguns casos onde o termo tem um significado abrangente?

No livro “Eu e o Pai Somos Um” afirmei que o significado adequado para o verbo ekporeuomai é sair ou partir de dentro. O próprio Dr. José Carlos Ramos, em artigo publicado sobre este assunto na Revista Adventista de Fevereiro/2006 (pág. 12) admite que “o verbo tem um sentido amplo” e que o prefixo “ek” significa de, desde e pode envolver o sentido “do interior”, “de dentro”, sentido utilizado em Marcos 7:21 e 23. Mas o Dr. Ramos não admite que este sentido sempre é aplicável. Para mostrar que “ek” nem sempre significa “sair de dentro para fora” ele cita o exemplo dos trovões e do rio da vida que saem do trono de Deus. Neste caso, tanto os trovões quanto o rio da vida não sairiam do interior do trono, mas do lugar onde o trono está (do lado do trono, de perto do trono, mas não de dentro do trono). Aplicando esta interpretação do termo ekporeuomai ao caso do Espírito Santo, o Dr. Ramos chega à conclusão de que o Espírito Santo não parte do interior de Deus, mas do lugar onde Deus está (de perto de Deus, do lado de Deus).

Está claro o motivo que faz o Dr. Ramos optar por este significado do verbo. Para sustentar que o Espírito Santo é uma pessoa distinta de Deus e não uma parte integrante de Deus, o Dr. Ramos nega que o Espírito proceda de dentro de Deus. Utiliza-se do fato do verbo ter um significado amplo e prefere adotar o significado de que o Espírito Santo parte de perto de Deus ou do lugar onde Deus está. Admitir que o Espírito Santo “sai de dentro” de Deus seria admitir que o Espírito Santo não é uma pessoa distinta, mas uma parte integrante do próprio Pai. Isso derrubaria a teoria da trindade. É por esta razão que o Dr. Ramos prefere aplicar ao verbo ekporeuomai citado em João 15:26 o sentido de ekporeuomai dado em Apocalipse 4:5; 22:1 e não o sentido de ekporeuomai dado em Marcos 7:21 e 23.

Pelo fato de uma palavra poder ter mais de um sentido, cada um escolhe o sentido que melhor lhe convêm. Mas não deveria ser assim. Há formas de decidir qual é o significado mais adequado para cada caso. Consultar outros versos bíblicos sobre o mesmo assunto é uma excelente forma de decidir qual o sentido adequado para o termo. A escolha de um sentido inadequado pode convencer algumas pessoas no curto prazo. No longo prazo a adoção do sentido equivocado para o verbo acaba se revelando uma falácia. No caso do Espírito Santo, isto ocorre quando consultamos outros versos. Por exemplo, quando vemos Jesus soprando sobre os discípulos e em seguida dizendo: “Recebei o Espírito Santo”. (João 20:22). De onde sai o sopro de Cristo? De perto dele? Do lado dele? Ou de dentro dele?

Nada como comparar o texto em questão com outros textos quando surge a dúvida sobre o significado de uma palavra. Neste caso fica claro que o Espírito Santo procedeu “de dentro” do próprio Cristo pois o Espírito Santo foi soprado por Jesus. Quando sopramos sobre alguém, emitimos algo que está dentro de nós, não algo que está apenas perto ou ao lado.

O sentido do Espírito Santo como sendo o sopro, o fôlego de Deus é um conceito constante nas Escrituras. A própria palavra “Espírito”, no original “pneuma” tem este sentido de sopro, fôlego que vem de dentro do possuidor do Espírito e não de perto ou do lado do emissor.

Portanto não basta apresentar um contra-exemplo, um verso onde ekporeuomai tem um sentido diverso do comum, para afirmar que o Espírito de Deus não procede de dentro de Deus, mas de perto ou do lado de Deus. Há a necessidade de consultar outros textos que falem do mesmo assunto (sobre o Espírito Santo e não sobre o trono de Deus, sobre trovões ou rio da vida) para saber se o Espírito procede “de dentro” de Deus ou de perto ou do lado de Deus.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com