USB Seduz Dizimistas com Promessa de Salário em Dobro e Emprego na Obra

Quem se conecta à homepage da União Sul-Brasileira surpreende-se freqüentemente com os milagres de prosperidade material descritos na seção "Provai e Vede". São histórias de adventistas que teriam vivenciado significativas mudanças em sua vida financeira como resultado da fidelidade no pagamento do dízimo para a Organização. A conclusão óbvia é que a devolução de 10% de toda a renda individual funciona como uma espécie de contribuição para a Obra, que nos garante o especial favor de Deus.

Veja, por exemplo, o caso do jovem Reinaldo da Silva Freitas. Em 1988, com apenas 17 anos, Reinaldo  trabalhava numa loja de materiais de construção na cidade de Cruz Alta, RS. Segundo o relato do Pastor Ilson Arlei Geisler, departamental de Mordomia, certo dia Reinaldo teve a curiosidade saber o que Deus falava no último livro do Antigo Testamento. Começou a ler o livro de Malaquias que ainda não conhecia, quando deparou-se com os versos 7–10 do capítulo 3, onde o profeta diz: " Roubará o homem a Deus? Todavia vós Me roubais, e dizeis: Em que Te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas." Versículo 8.

O pastor conta que, de imediato, Reinaldo entendeu que era necessário entregar a Deus 10% de sua renda. Mesmo assim, ao receber o próximo salário, o eqüivalente hoje a aproximadamente R$ 300,00, Reinaldo relutou em devolver o dízimo a princípio, pois tinha vários compromissos a pagar naquele mês. Mas a promessa do verso 10 - "fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênçãos sem medida" - desafiou-o a ser fiel.

Reinaldo foi fiel a Deus aquele mês, mesmo em meio a dificuldades. No mês seguinte, quando recebeu o salário notou que havia dinheiro demais. Praticamente o dobro do que deveria receber, cerca de R$ 600,00 hoje! Voltou ao escritório do patrão e devolveu todo o dinheiro em sua mão, dizendo que havia algum engano. O patrão olhou para Reinaldo e disse: "Não há engano, você recebeu um aumento".

E o pastor Ilson Arlei Geisler conclui: "Deus recompensou a fé daquele jovem. Hoje, Reinaldo é auditor das tesourarias das Igrejas da Missão Ocidental Sul-Riograndense em Ijuí, com a mesma disposição de ser sempre fiel a Deus em tudo." 

Com base nessa experiência isolada de alguém que em um determinado momento da vida recebeu um aumento salarial inesperado e posteriormente veio a prestar serviços à Igreja, o departamental de mordomia Ilson Arlei Geisler sugere em seguida que o membro da IASD deve confiar cegamente na Administração por que entende ser esta uma maneira de demonstrar fé em Deus. 

Primeiro, pergunta: "Se estou em desacordo com a maneira em que a Obra usa os dízimos, poderia reter os meus?" Em seguida, ele próprio responde: "Quando devolvo o santo dízimo na Igreja, termina aí minha responsabilidade diante de Deus. A direção da Obra saberá dar, de acordo com a orientação divina, o devido destino ao mesmo. Devo preocupar-me apenas em atender o 'assim diz o Senhor'." 

Até quando nossos departamentais de Mordomia subestimarão a capacidade raciocínio e discernimento dos membros da igreja? Quem se habilitaria a contar para eles que essas historinhas já não colam como antigamente? - Robson Ramos

Fonte: "Provai e Vede" - Janeiro de 2000


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com