Livro de Praxes da DSA Permite Que Pastor Alugue Sua Casa Própria Para Si Mesmo

Você sabia que o obreiro (pastores e administradores se incluem neste grupo) que tem casa própria pode alugar a sua casa para si mesmo e receber o aluguel da Associação? A legalidade deste auxílio é detalhada na página 332 do Livro de Praxes, sob o código Y 20 10 S Auxílio Aluguel de Casa Própria. O capítulo Y do Livro de Praxes apresenta os benefícios a que os obreiros têm direito.

O Livro de Praxes diz o seguinte: "Pode-se conceder auxílio de aluguel ao obreiro que possui, compra ou constrói uma casa para sua própria moradia e cujo compromisso de compra e venda ou escritura esteja em seu nome ou no da esposa, na cidade onde exercer sua atividade."

O valor do auxílio é fixado com base nos parâmetros estabelecidos pela Comissão Regional de Aluguel, mas o Livro de Praxes deixa claro que "a ajuda de aluguel casa própria não poderá superar o aluguel que seria pago se o imóvel fosse locado."

Além deste benefício, o Livro de Praxes prevê a concessão de um 13º auxílio aluguel. Isto está estabelecido no item 5: "para ajudar na cobertura das despesas com pagamento de tributos, manutenção e conservação da casa própria, que não são de responsabilidade exclusiva do obreiro, se concederá após cada período de 12 meses um subsídio adicional equivalente ao valor do auxílio pago em um mês."

O Livro de Praxes isenta ainda o obreiro do pagamento das taxas relacionadas com o imóvel tais como condomínio, IPTU. "As despesas condominiais, imposto predial e taxas incidentes sobre a unidade, serão reembolsadas ao obreiro."

Escolhemos abordar este tópico do Livro de Praxes pois ele está relacionado com os dados revelados pelo jovem Luciano, de Goiânia, que recentemente foi disciplinado por revelar dados referentes a essa prática "legal, mas imoral". Não há, portanto, má fé por parte dos pastores Emerson Costa, Job Santos, Wagner Mesquita, Josue Miotto e Luís Soares. 

Estes pastores recebem auxílio aluguel, mesmo tendo casa própria. Utilizam-se deste auxílio pois a Divisão Sul Americana aprovou esta abertura. Do ponto de vista da legislação da Divisão esta é uma prática lícita e comum. 

Alguns pastores preferem alugar suas casas para terceiros, pois desta forma recebem o valor do aluguel e moram em uma casa alugada pela Associação com o dinheiro proveniente do dízimo. - Transcrito, com adaptações do Mova News, edição nº 2.


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com