Foto ao Lado de Nicotra Apressa Disciplina a Jovem Curitibano

"Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus." João 16:2

A profecia acima tem se cumprido com assustadora precisão entre os adventistas brasileiros nos últimos meses. Primeiro, foi a irmã Nildes, de Goiânia, que até está sendo processada por três pastores que se sentiram prejudicados por informações supostamente divulgadas por ela no jornal Falando Sério. Depois, o jovem Luciano Carvalho, também de Goiânia, foi disciplinado e perdeu o emprego na Prefeitura por revelar dados comprometedores da contabilidade da Associação.

Em seguida, um dos principais colaboradores do Mova (Movimento de Obreiros Voluntários Adventistas), Ricardo Nicotra, acabou excluído da igreja de São João Clímaco depois de irresistível lobby conduzido pelo presidente da Associação Paulistana, que atendeu a determinação do departamento de mordomia da Divisão Sul-Americana. Mais recentemente, no começo desta semana, soubemos da exclusão do jovem Léo Marcos, de Curitiba. 

A divulgação pela internet dessa foto em que aparece tocando flauta ao lado de Ricardo Nicotra foi a gota d'água para que a Organização decidisse discipliná-lo. Segundo fomos informados, "o irmão Léo Marcos recebeu uma censura por três meses por trazer opróbrio à Causa de Deus, através da divulgação de "material impróprio". Ele teria fotocopiado partes do jornal Falando Sério e também enviou cópias do artigo "Quem está roubando a Deus?", de autoria do irmão Nicotra, para várias igrejas de sua região.

Ricardo Nicotra contou ao www.adventistas.com que teve a oportunidade de conhecer o irmão Léo no mês de agosto. "Ele esteve em São Paulo, visitou a igreja de São João Clímaco e almoçou em minha casa. É um jovem bastante talentoso e muito consagrado. O irmão dele é pastor adventista... A censura do irmão Léo não me surpreendeu, assim como minha exclusão não me surpreendeu. Mexemos com a menina dos olhos da administração: o dinheiro! E quando o assunto é dinheiro não há tolerância."

Ricardo Nicotra relatou ainda como estão os trabalhos do Mova após sua exclusão e anunciou o lançamento de um curso apostilado de treinamento à distância para o trabalho missionário. O primeiro módulo da apostila inclusive já está à disposição dos interessados através deste link

Veja abaixo a íntegra do novo desabafo de Ricardo Nicotra:

O Fim do Sistema Papa-Dízimo Está Próximo

Os pastores administradores em sua mansidão e diplomacia falam como cordeiro e agem como dragão, devorando aqueles que se opõem ao sistema "papa-dízimo". É muito difícil para alguns irmãos admitirem esta triste realidade, mas o dinheiro é a palavra forte nas instâncias superiores da Obra.

Os que já trabalharam para a organização (associações, escolas, hospitais) podem compreender exatamente o que estou dizendo e até comprovar este fato. Os novos na fé tem alguma dificuldade para aceitar esta realidade, mas um dia, finalmente, compreenderão. Não foi diferente na época do Israel do Velho Testamento, não foi diferente na época de Cristo, não foi diferente na Idade Média.

A Administração está descendo dos céus (Associação) como um raio e vindo à terra (igrejas e sites) apavorada, porque sabe que pouco tempo lhe resta. Ai de nós! Vamos sofrer um pouco, mas a festa da administração está quase acabando. Posso ver o dia em que todo, eu disse todo, o dízimo arrecadado nas igrejas será utilizado para a pregação do evangelho e salvação de almas. Neste dia, que está bem próximo, as poucas despesas administrativas serão cobertas com ofertas voluntárias.

O povo está abrindo a mente. Os jovens estão assumindo posições de liderança nas igrejas. Aqueles que pensavam "se eles fazem mau uso do dízimo vão ter que prestar contas só com Deus" já estão morrendo. Hoje, boa parte dos membros têm nível universitário e mesmo os que não tem graduação, têm manifestado um excelente discernimento entre o que é certo e o que é errado. Eu tenho recebido inúmeros telefonemas e e-mails de toda parte do mundo de irmão solidários, que já não devolvem mais o dízimo integralmente para a administração. Devolvem para a casa do tesouro e para financiar o ministério dos sacerdotes leigos.

O MOVA em dezembro, apos minha exclusão, bateu recorde de arrecadação (mais de 2600 reais!). Nunca haviamos arrecadado tanto. Em 2000 vamos poder investir bastante em treinamento de leigos. Já estamos procurando um pastor para prestar servicos (free-lancer) para o MOVA na área de treinamento de obreiros leigos. Se houver alguém que esteja à disposicao ou souber de algum pastor que tenha sido demitido pela obra e queira prestar este tipo de servico, por favor, entre em contato comigo. Na semana passada compramos mais 128 Biblias. As 160 que havíamos comprado há 3 meses já estão quase no fim.

Com a graca de Deus estamos conseguindo fazer muita coisa com pouco dinheiro. Deus usa as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias. Deus usa as coisas fracas para humilhar as fortes.

Esperamos que mais e mais irmãos sejam disciplinados e excluídos pela
administração para que a Verdade fique cada vez mais evidente e que aqueles irmãos sinceros que ainda estão em cima do muro (inclusive pastores sinceros) possam descer e assumir sua posição ao lado da Verdade sem medo de ser desamparados.

Um feliz ano 2000 para todos.

Um abraco do amigo e irmão Ricardo Nicotra 


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com