TigreSuperbom Pertence à Kellogs desde 1997

A curiosidade de um atento leitor que observou que os Skarchitos Superbom são fabricados pela Kellogg Brasil & Cia levou-nos a uma curiosa "descoberta" neste final-de-semana. Tudo começou com o recebimento dos arquivos de imagem linkados abaixo.

reg0905.jpg (59399 bytes)reg0901.gif (110088 bytes)Essas imagens, quando ampliadas (basta clicar nelas), revelam uma estranha ligação entre a conhecida fábrica de alimentos adventista Superbom e a multinacional Kelloggs pertencente à família do falecido Dr. John H. Kellogg, que costuma ser citado como exemplo de apostasia e revolta contra a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Para nossa surpresa, numa rápida pesquisa em que cruzamos os nomes Kellogg e Superbom, através do www.alltheweb.com, localizamos documentos confiáveis que comprovam a venda da Superbom para a Kellogg do Brasil em 1997, com intermediação do Banco Pactual e menção no site do Ministério da Fazenda. 

Não deveria a Igreja Adventista ter dado ciência desses fatos a seus membros? Leu você leu alguma nota sobre o assunto na Revista Adventista? É essa a explicação para o alto padrão de vida mantido pelo pastor Itamar de Paula Marques, denunciado aqui no www.adventistas.com no artigo Organização Admite Uso da Religião para Manipulação e Controle de Funcionários?

Confira os documentos:

Relatório Anual de 1997 do Banco Pactual

"...Entre nossas operações de destaque no ano que se encerrou, citamos a aquisição da Van Mill pela Santista, da Fanaplas e Pincéis Tigre pela Tubos e Conexões Tigre, e da Superbom pela Kellogg's. Também assessoramos a Cia. Siderúrgica Belgo Mineira na venda da Mapri e o BCN na aquisição do Credireal, materializando a relevância da nossa atuação em fusões e aquisições. Nas privatizações da Banda B da telefonia celular, assessoramos o Global Consórcio (Cia. Suzano, Inepar, Nisho Iwai, Motorola e DDI), buscando otimizações na construção de parcerias, formas de financiamento e estruturação final da proposta."

Fonte: http://www.pactual.com.br/r_areas.html


Relatório de Atividades da SEAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico) em 1998

KELLOGG / SUPERBOM

"A aquisição dos ativos da Superbom pela Kellogg do Brasil encontra-se entre os casos mais interessantes no contexto da defesa da concorrência. A Kellogg introduziu no Brasil os cereais prontos para consumo e permaneceu nesta condição de monopolista até o final da década de 1980, quando exercia preços bastante elevados, em relação aos praticados nos EUA. O mercado permaneceu altamente concentrado e, no momento da aquisição, a Kellogg ainda detinha 55,3% de participação e a Superbom 7,1%. Essa grande concentração resultou em contestação por parte da Nutrifoods que, inclusive, fez uma representação contra a Kellogg, referente à prática de preços predatórios e outras condutas anticoncorrenciais, questão que será descrita em outra seção deste relatório.

"Quanto ao aumento da concentração, ocorre que a elevada rentabilidade do segmento atraiu novos concorrentes de peso, como Nestlé, Parmalat, Xereta, Mococa, Bauducco, e esta nova estrutura da oferta proporcionou significativa redução dos preços, embora ainda se encontrem superiores aos praticados nos EUA. Nesse contexto, a SEAE aprovou a operação, concluindo que o mercado tem baixas barreiras à entrada e que nenhum ofertante poderá deter, isoladamente, poder de mercado."

Fonte: Site do Ministério da Fazenda



SEXTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO DE 1998

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA

ATA DE DISTRIBUIÇÃO ORDINÁRIA Nº 108

REALIZADA EM 15 DE OUTUBRO DE 1998

06.2. Ato de Concentração nº 0174/97 (08000.021975/97-99)

Requerentes: Produtos Alimentícios Superbom Indústria e Comércio Ltda e Kellogg Brasil & Cia

Advogado: Carlos Francisco de Magalhães e outros

Relator: Lucia Helena Salgado

Fonte: http://www.dou.gov.br/materias/do1/do1mjucad19981016084054.htm


CURRÍCULO (EM INGLÊS) DE EXECUTIVO ENVOLVIDO NO NEGÓCIO

Latin America's Professional Network home page

Name:
Category:
Curr/Prev. Title:

Undisclosed #1549
Marketing
Marketing Manager

 

Contact Information

Rua Diego de Castilho #500 Apt. 71-3
Jardins do Morumbí
São Paulo, S.P., Brazil 05704-070
Phone (55 11) 3758-3158 (H) / (55 11) 5504-7016 (O) / Fax (55 11) 5504-7005
E-mail: andres.carranza@kellogg.com

Objective

Marketing Director / Manager or equivalent position in a Multinational Consumer Goods Company where excellent trilingual, multicultural, strategic, analytical, creative, and communication skills can be fully utilized

Work Experience

KELLOGG BRAZIL & CIA., São Paulo, Brazil May 1997 to Present
MARKETING MANAGER
* Responsible for the successful development and execution of marketing strategies and plans for the Kellogg's ready to eat cereal (RTEC) business, including advertising campaigns, consumer promotions, market research and media plans.
* In charge of managing a 6 person marketing department, reporting to the subsidiary's Commercial Director
* Involved in the task force which analyzed and then successfully acquired the leading "low priced" RTEC competitor (Superbom), helping Kellogg Brazil compete in the low priced segment
* Responsible for the development of strategies and plans for the new Superbom line, plus the incorporation of Superbom into the Kellogg Brazil business model
* In charge of the advertising & promotions budget (US$ 8.1 million in 1998 & US$ 7.6 million in 1999)...

Fonte: http://www.4bilingual.com/resumes/1549.htm 

Veja também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com