Estudo Bíblico 6:
O Seu Nome no Juízo. Quando?

01 - Que certeza temos de que haverá um julgamento? At 17: 30, 31.

02 - Quantas pessoas deverão enfrentar o juízo? II Co 5:10.

03 - Qual é o padrão do juízo? Rm 2: 13-16; Ec 12: 13, 14; Tg 2: 12, 13.

04 - É possível alguém perder a salvação uma vez estando salvo? Ez 18: 24-27; I Co 10: 6, 7; Ap 3:1.

05 - De que forma ocorre o juízo? Dn 7:10.
O propósito de um julgamento é chegar a um veredicto. Para que isto aconteça é necessário uma investigação dos laudos do processo. Isto ocorre semelhantemente no Santuário celestial.

06 - Quais são os livros usados no juízo?
O livro da vida (nomes): Ap 20:15; 21.

"O livro da vida contém os nomes de todos os que já entraram para o serviço de Deus". - GC, pág. 484.

"... Nomes são registrados nos livros da Igreja, mas não no livro da vida, porque não sabem o que seja a religião experimental" - MJ, pág. 384. 

O livro memorial (atos): Ml 3:16; Ne 13:14; Sl 56: 8.

"No livro memorial de Deus toda ação de justiça se acha imortalizada. Ali, toda tentação resistida, todo mal vencido, toda palavra de terna compaixão que se proferir, acham-se fielmente historiados. E todo sacrifício, todo sofrimento e tristeza, suportado por amor de Cristo, encontra-se registrado". - GC, pág. 485.

O relatório dos pecados dos homens: Is 65: 6, 7; Ec 12: 14; Mt 12: 36, 37; ICo 4: 5.

"Os propósitos e intuitos secretos aparecem no infalível registro...". - GC, pág. 485.

"A obra de cada homem passa em revista perante Deus, e é registrada pela sua fidelidade ou infidelidade. Ao lado de cada nome, nos livros do Céu, estão escritos, com terrível exatidão, toda má palavra, todo ato egoísta, todo dever não cumprido, e todo pecado secreto, juntamente com toda artificiosa hipocrisia. Advertências ou admoestações enviadas pelo céu, e que foram negligenciadas, momentos desperdiçados, oportunidades não aproveitadas, influência exercida para o bem ou para o mal, juntamente com seus resultados de vasto alcance, tudo é historiado pelo anjo relator". - GC, pág. 481.

07 - Pelo que serão todos julgados? Ap 20:12; Ec 12:14; Mt 12: 36, 37; IICo 5:10; Mt 16:27; Ap 22: 12; Ez 18:30.

"Todos serão justificados pela sua fé e julgados pelas suas obras". - MM, Maranata, 1977, pág. 248.

08 - Que mais a Bíblia nos diz sobre o juízo? Hb 9:27.

"Todos devem ser julgados de acordo com as coisas que estão escritas nos livros, e recompensados conforme foram suas obras. Este julgamento não ocorre por ocasião da morte". - MM, Maranata, 1977, pág. 249.

"A vida de todos os Seus professos seguidores é passada em revista perante Deus; todos são examinados de conformidade com os relatórios nos livros do Céu, e o destino de cada um é fixado para sempre de acordo com os seus atos". - PJ, pág. 310.

"A obra do juízo investigativo e extinção dos pecados deve efetuar-se antes do segundo advento do Senhor. Visto que os mortos são julgados pelas coisas escritas nos livros, é impossível que os pecados dos homens sejam cancelados antes de concluído o juízo em que seu caso deve ser investigado. Mas o apóstolo S. Pedro declara expressamente que os pecados dos crentes serão apagados quando vierem 'os tempos do refrigério pela presença do Senhor', e Ele enviar a Jesus Cristo (At 3: 19, 20). Quando se encerrar o juízo de investigação, Cristo virá e Seu galardão estará com Ele para dar a cada um segundo for sua obra". - GC, pág. 488, 489.

09 - Em que ordem os santos são julgados? I Pe 4:17.

"Ao abrirem-se os livros de registro no juízo, é passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus. Começando pelos que primeiro viveram na terra, nosso advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva finalizando com os vivos". - GC, pág. 486.

10 - Podemos saber até quando poderá haver morte de santos? Ap 13: 11-15; 14: 13; 15: 1, 8.
Sim. Até o fechamento da porta da graça.

"Muitos irão para o descanso antes que venham as terríveis provas do tempo de angústia sobre o mundo. Esta é outra razão por que devemos dizer ao terminar nossa fervente súplica: 'Todavia não se faça a minha vontade, mas a Tua' (Lc 22: 41)". - CS, pág 375.

"O Senhor muitas vezes me instruiu de que muitos pequeninos hão de ser removidos do tempo de angústia". - ME, vol. II, pág. 259.

"Em breve seremos conduzidos a situações difíceis e probantes, e as numerosas crianças trazidas ao mundo serão misericordiosamente tiradas antes que venha o tempo de angústia." - ME, vol. III, pág. 419.

"Quando Cristo cessar a Sua obra como mediador em prol do homem, então começará este tempo de angústia". - EF, pág. 218.

11 - O que acontecerá com os santos após o fechamento da porta da graça? Dn 12: 1

"Terríveis testes e provas aguardam o povo de Deus... Mas em meio do tempo de angústia que está para vir - um tempo de angústia tal como nunca houve desde que houve nação - o escolhido povo de Deus permanecerá firme. Satanás e seus anjos não os podem destruir, pois anjos excelentes em poder os protegerão". - ME, vol. II, pág. 55.

"Depois que Jesus Se levantar do trono mediatório, todo caso estará decidido, e a opressão e a morte que sobreviessem ao povo de Deus não seriam então um testemunho a favor da verdade..." - ME, vol. III, pág. 399.

12 - Qual a relação entre a onisciência divina e o juízo? Deus é onisciente, pois conhece todas as coisas (Jó 37: 16; Sl 139: 1-18; 147: 5; IJo 3:20); na qualidade de Alfa e Omega (Ap 1:8), Ele conhece o fim desde o princípio (Is 46: 9-11).

"Deus pode ver antecipadamente todas as decisões individuais que serão tomadas, mas em Sua presciência Ele não determina quais devem ser estas escolhas". - SDAE, pág. 1144 - Jó 34:23.

Portanto, Deus não necessita de uma investigação minuciosa para determinar o juízo, visto que Ele sabe, mesmo antes de nascermos, quem se salvará ou se perderá (Sl 139: 1-4, 16, 17).

Porém, Suas criaturas não são oniscientes; e, como o juízo final ocorrerá após o milênio, mas os salvos já receberão sua recompensa (o céu) após a segunda vinda de Cristo, é necessário que haja um juízo pré-advento, para determinar a justiça da recompensa dos salvos e dirimir qualquer dúvida que possa pairar sobre os seres celestiais.

13 - Recapitulando:

Já vimos anteriormente que:

  • Deus é plenamente onisciente, portanto, não necessita do juízo investigativo;
  • Nós estamos na terra e o juízo investigativo acontece no Santuário celestial. Portanto, não podemos acompanhá-lo;
  • Os seres celestiais acompanham com interesse o juízo investigativo, portanto, não pode haver dúvidas, pois eles não são oniscientes;
  • O juízo investigativo é realizado com base nos livros celestiais e não na onisciência de Deus;

14 - Nossos atos, decisões e escolhas vão sendo anotados nos livros celestiais à medida que os praticamos ou as tomamos, mesmo porque, o anjo relator, na qualidade de criatura, não é onisciente, portanto, não pode anotá-los antecipadamente.

"Que a livre vontade humana é o fator determinante em seu destino pessoal, torna-se evidente pelo fato de que Deus continuamente apresenta os resultados da obediência e da desobediência, e insiste em que o pecador escolha a obediência e a vida (Dt 30: 19; Js 24: 15; Is 1: 16-20; Ap 22: 17)". - SDAE, pág. 1144.

"A cada nação, a cada indivíduo de hoje, tem Deus designado um lugar no Seu grande plano... Todos estão pela sua própria escolha decidindo o seu destino, e Deus está governando acima de tudo para o cumprimento de Seu propósito". - E, pág. 178.

"O destino dos ímpios se fixa por sua própria escolha. Sua exclusão do Céu é espontânea da sua parte, e justa e misericordiosa da parte de Deus". - GC, pág. 531.

15 - Só há três fatos que selam o destino do homem: a morte, o pecado imperdoável ou o fim da graça da salvação. A bíblia se refere a estes fatos em Ap 2: 10, 26.

  • A morte (Ap 2:10).
  • O pecado imperdoável (Mt 12: 31).
    "O livro da vida contém os nomes de todos os que já entraram ao serviço de Deus. Se quaisquer destes se afastam dEle, e por uma obstinada persistência no pecado se tornam finalmente endurecidos à influência do Espírito Santo, seus nomes serão no juízo apagados do livro da vida, e eles serão votados à destruição". - PP, pág. 326.
  • O fim da graça da salvação (Ap 2: 26; 22: 11).

"Quando Jesus deixar de interceder pelo homem, os casos de todos estarão decididos para sempre...Termina o tempo da graça; as intercessões de Cristo cessam no Céu. Este tempo virá repentinamente sobre todos, e os que não purificarem a alma pela obediência à verdade, serão encontrados dormindo.

"Quando terminar o tempo da graça, isso se dará repentina e inesperadamente - numa ocasião em que menos o esperamos. Mas podemos ter hoje um registro limpo no Céu, e saber que Deus nos aceita". - EF, pág. 229.

16 - O nome só passa no juízo investigativo em um destes momentos:

  • Após a morte;
  • No momento, ou depois, do selamento descrito em Ap 7: 2-4.
    Isto significa que, somente a última geração de santos vivos na face da terra, aquela que contemplará a Cristo em Sua volta, será julgada viva, pois esta não passará pela morte.

"Agora, enquanto nosso grande Sumo sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo. Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação... Satanás nada pôde achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia." - GC, pág. 628.

"Vivemos hoje no grande dia da expiação... Todos quanto desejem seja seu nome conservado no livro da vida, devem agora, nos poucos dias de graça que restam, afligir a alma diante de Deus, em tristeza pelo pecado e em arrependimento verdadeiro. Deve haver um exame de coração profundo e fiel. O espírito leviano e frívolo, alimentado por tantos cristãos professos, deve ser deixado... A obra de preparação é uma obra individual... A pureza e devoção de um, não suprirá a falta dessas qualidades em outro... Cada um deve ser provado e achado sem mancha ou ruga, ou coisa semelhante... 'Vigiai, pois... para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo". - GC, pág. 493, 494.

Referências: 
GC Grande Conflito
MJ Mensagens aos Jovens
MM Meditação Matinal
PJ Parábolas de Jesus
CS Conselho sobre Saúde
ME Mensagens Escolhidas
EF Eventos Finais
SDAE Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia
E Evangelismo
PP Patriarcas e Profetas
 

Série de Estudos Bíblicos preparada por Valdir Abreu dos Santos:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com