Adventistas.Com
Olhando para o que é real

por Ruben Bullón

As empresas pontocom cresceram no Brasil e no mundo de maneira assustadora. Milhares de empresários deixaram seus trabalhos convencionais e palpáveis por uma aventura no mundo da informática. Os resultados, em primeiro plano, foram bons. Bons negócios, boas compras, milhões sendo investidos, status de modernidade, finanças "estáveis".

O que resta disso hoje, depois de quase uma década? O que restou dos mega-empresários da internet? O que é feito dos inovadores e talentosos jovens que fizeram da internet um ne­gócio cobiçado e almejado, a "Eldorado" moderna?

A Revista Veja, de 25 de abril de 2001, publicou uma matéria sobre a falência das empresas pontocom e do retorno dos seus diretores ao mundo real. Fracasso, desapontamento, perda, lições, são palavras que podem ser lidas em toda a entrevista. Um ar de humor e de mágoa gira em torno da entrevista. Em que aspecto isso se aplica a nós?

As empresas pontocom são denominadas assim por terem seu endereço com a terminação com e serem virtuais. O que é virtual? O que existe na era virtual ou no mundo virtual? Seria bom entendermos o que é uma coisa virtual. Vejamos o que diz o Dicionário Aurélio:" Que não existe como realidade, que não tem efeito atual."

A grande pergunta é: Sou eu um adventista.com ou um adventista real? Minha fé é uma fé.com ou real? Será que minha vida espiritual é uma vida virtual, pontocom, ou e uma vida de oração real, viva?

Ouvi, certa vez, algo que me chamou a atenção: Vivemos num mundo em que a tônica é a falta de compromisso. E é verdade. Vivemos num mundo onde tudo tem a tendência de se tornar virtual. Amizades virtuais, casamentos virtuais, compromissos virtuais, jogos virtuais, e até coisas sagradas, como sexo, têm sido tratadas de maneira virtual. Até onde chega essa nova onda?

Não quero aqui dizer que a internet é algo pernicioso. Meu discurso não é contra a internet, já que tem sido muito usada e com bons objetivos e grandes frutos. A virtualidade na vida cristã é que assusta. E comum hoje termos em nosso meio pessoas que têm um nome de fachada e não uma vida de realidade. Acredito que esse problema não é novo, mas tem ficado cada vez mais forte com base na pregação de que se deve deixar a hipocrisia e ser mais transparente. Assuma o que você é. Não se preocupe com os outros, seja você mesmo e esqueça as conseqüências.

Será que existe alguma solução não virtual para um problema real? Será que a virtualidade no cristianismo pode ser detida? Acredito que sim e nem poderia ser diferente, visto que a realidade se baseia num Deus, num livro e numa igreja que estão empenhados nessa solução.

Como fazer com que a vida virtual se transforme numa vida real? Olhe para o que é real. A vida em Cristo é real. O sacrifício de Cristo é real. O Seu amor e Seu perdão são reais. A Nova Jerusalém é real. Cristo em Seu santuário é real e a salvação é real, e tudo isso precisa ser real para um mundo que luta por ser virtual.

Quando as luzes se apagarem e as conexões caírem, quando a linha estiver ocupada e o computador estiver sem condições de completar a conexão, lembre-se de um Deus real. Quando o "chat" ficar chato e na vida virtual você sentir falta de alguém real, olhe ao lado e veja um Cristo real. Se o site estiver em construção ou se for impossível localizá-lo, lembre-se de que Cristo está ao seu lado através do Santo Espírito, para dizer ao seu ouvido: "Eu amo você. Morri por você. Minhas mãos foram traspassadas de verdade para que as suas não fossem. Olhe para Mim, dê-Me uma chance de lhe mostrar que é melhor estar na realidade da vida, por mais dura que pareça, porque Eu sempre estarei ao seu lado e pode contar que isso é real." -- Ruben Bullón é pastor em São Roque, SP. (Transcrito da edição de janeiro de 2002 da Revista Adventista, pág. 7.)


Propaganda Grátis!

O artigo da Revista Adventista deste mês, denominado "Adventistas.com", nem sequer mencionou o site do Robson de mesmo nome, conforme ele achava que seria. Porém, com certeza, fez uma enorme propaganda do mesmo sem querer... Ou será sem querer querendo? -- Teixeira.


Decepção

A capacidade que nossos pastores têm de decepcionar as ovelhas é algo fora do comum. Nem quando se propõem a um ataque (ainda que de forma subjetiva) conseguem satisfazer a expectativa daqueles que, se não por direito, pelo menos por respeito, crêem que mereciam algo melhor. 

De aproveitável, no artigo não sobra nada. É um inútil esforço para se chegar a lugar nenhum, nem se sabe com que propósito foi feito. Bem feito para nós que teimamos em acreditar que estes pastores evangélicos (não-protestantes) poderiam nos trazer algo realmente substancioso!

Talvez o mais triste seja o fato de que estes artigos vazios sejam o que de melhor se pode esperar daqueles que ainda não compreenderam que para um pastor adventista não basta pregar a verdade, é necessário pregar a verdade presente. Verdade que é triste ser um adventista virtual (de mentira?). Verdade. Pode haver algo pior que isso? Sim. Pode. Ser um pastor hipócrita ou iludido. -- Anônimo.


Diferenças

Será que sou um Adventista.com ou um "adventista real"? Vamos ver as diferenças:

Adventista.com = Verdadeiro, existe, luta, clama.
"adventista real" = não é verdadeiro, existe?, é parado, pensa que clama.

Adventista.com = fé inabalável, lê, entende, obra realmente.
"adventista real" = duvida, vê, nem sempre entende, não obra.

Adventista.com = vida espiritual e social.
"adventista real" = só vida social.

Adventista.com = Oração e trabalho constantes.
"adventista real" = Só oração (às vezes, parece que dorme).

Adventista.com = Fica vendo a pizza ser comida e não recebe um pedaço.
"adventista real" = Come pizzas, churrascos, e não divide.

Adventista.com = Não pode ter compromissos. Sempre anda à pé.
"adventista real" = Tem compromissos, viagens, agenda cheia.

Adventista.com = É proibido de ter vida real. Paga caro para se defender.
"adventista real" = Se for proibido de ter vida real, processará você.

Adventista.com = Não tem fachada, não tem paredes, endereços, só despejos.
"adventista real" = Tem fachada, advogados, dinheiro, e "lei".

Adventista.com = Tem ficado cada vez mais forte com a pregação da verdade e transparência.
"adventista real" = Apenas acredita que tem ficado forte.

Adventista.com = Sabe que no fim sempre tem conseqüências.
"adventista real" = Diz: esqueça as conseqüências... Lembra-se de Eva no jardim?

Adventista.com = Sabe que a solução não virtual é evangelizar o "adventista real".
"adventista real" = Sabe que contra essa solução não há antídoto.

Adventista.com = Se empenha em temer a Deus e proclamar a salvação vinda de Cristo.
"adventista real" = Se empenha em temer a virtualidade fazendo crescer o número de membros passivos.

Adventista.com = Mostra e leva Jesus, dá assistência, ainda que com poucas posses, prioritariamente local, encaminha, não discursa, prova e suporta tudo.
"adventista real" = Mostra Jesus sendo real mas, não dá assistência local, nem ao necessitado. Antes, pede veementemente que repassemos as primícias para ser usado em um país distante. Não prova nada.

Adventista.com = A única conexão é Cristo - a mais próxima de você, não tem linha ocupada, não tem conta, você expõe seu pensamento e é ouvido.
"adventista real" = Tem várias conexões e você nunca saberá qual é a confiável, tem sempre um celular no colete, a ligação sempre tem comissão de interferência e você acaba pagando caro a conta, só é ouvido se o carnê do clubinho estiver em dia.

(Por favor, manter em sigilo minha pequena caixa postal eletrônica).

Obrigado.


Discordo Dessas "Diferenças"

Caro Amigo,

A paz do Senhor esteja convosco, é o meu desejo.

Acho que esse tipo de comentário deveria ser um pouco melhor pensado. Sou Adventista Real, mas NÃO DEIXO DE SER .COM. Por isso, não posso concordar com tudo o que qualquer um venha a dizer sobre ser ou não ser real.

Gosto dos comentários e artigos que são expostos, mas não concordo que alguém que se julga virtual possa ofender a todos de uma forma tão grotesca e a meu ver um tanto anticristã como o autor do texto "Diferenças".

Prezado amigo, ser virtual ou ser real depende somente do relacionamento com o Criador. Se revida a uma agressão com outra, pode estar demonstrando qual é o grau de seu amor em Cristo.

Concordo com muitas das comparações, mas algumas são tão rudes e de um mal gosto tal que peço ao nosso Pai eterno que o ilumine para que não venha a ser um instrumento do inimigo, mas, sim, o que no começo de tal comparação o fazes com bastante propRiedade.

.COM = VERDADEIRO, EXISTE, LUTA, CLAMA...
REAL = SOU VERDADEIRO, EXISTO E, COMO EU, DEVEM EXISTIR MUITOS. NÃO ESTOU PARADO, PARTICIPO EM MINHA IGREJA E NÃO APENAS PENSO QUE CLAMO. CLAMO VEEMENTE PARA QUE PESSOAS QUE SE JULGAM VERDADEIROS, QUE EXISTEM, QUE LUTAM, QUE CLAMAM, NÃO INCLUAM TODOS NA MESMA SACOLA... POIS SE O FIZEREM, NÃO ESTARIAM COLOCANDO-SE COMO JUIZ E JULGANDO O RESTANTE EM GERAL? E COMO SE SABE, PARA TODAS AS REGRAS SEMPRE HÁ EXCEÇÕES.

Adventista.com = fé inabalável, lê, entende, obra realmente.
"adventista real" = duvida, vê, nem sempre entende, não obra.
(IRREAL, NÃO CONCORDO POIS MUITOS QUE CONHEÇO, TÊM FÉ INABALÁVEL, LÊEM, ENTENDEM, E SÃO ATIVOS MISSIONÁRIOS, JÁ QUE ELES CONTACTAM PESSOAS QUE NÃO TÊM ESTAS MÁQUINAS E O NÚMERO DELAS É, COM CERTEZA, MUITO SUPERIOR AOS QUE POR MEIO DESTAS MESMAS MÁQUINAS POSSAMOS ATINGIR. 

Adventista.com = vida espiritual e social.
"adventista real" = só vida social.
(JULGAS SER EU E MUITOS OUTROS ESPIRITUALMENTE MORTOS? CUIDADO QUE, COM A MESMA MEDIDA QUE MEDIRES,  SERÁS MEDIDO DIZ O SENHOR. QUEM SABE, VOCÊ ESTÁ SE REFERINDO A ALGUMA PANELINHA?

Adventista.com = Oração e trabalho constantes.
"adventista real" = Só oração (às vezes, parece que dorme).
(SERÁ MESMO? EU SOU DIFERENTE E MUITOS QUE CONHEÇO TAMBÉM. E COMO VÊ NÃO ESTOU DORMINDO E MEU AMIGO, SOU BEM REAL. NÃO OBSTANTE, NÃO DEIXO DE SER ".COM" AO QUE PODES COMPROVAR. PORÉM NÃO PRECISO APARECER OU ESTAR PRESENTE NA MÍDIA PARA DIZER QUE ESTOU VENDO E PARTICIPANDO DE IDÉIAS AQUI COMENTADAS E DISCUTIDAS.

Adventista.com = Fica vendo a pizza ser comida e não recebe um pedaço. (ALGUMA MÁGOA? GOSTARIA DE ALGUM PEDAÇO? EU NÃO.)
"adventista real" = Come pizzas, churrascos, e não divide. (SIM, HÁ MUITOS QUE ASSIM SÃO. MAS CRÊS MESMO SEREM ESTES ADVENTISTAS? EU NÃO.)

Adventista.com = Não pode ter compromissos. Sempre anda à pé. (SE NÃO TENS COMPROMISSO, COMO PODES ESTAR ENVOLVIDO COM UM ASSUNTO DE TAL COMPROMETIMENTO COMO É A SALVAÇÃO? OU ESTÁS AQUI TENTANDO SER "COMUNISTA" SÓ PARA SER DO CONTRA?)
"adventista real" = Tem compromissos, viagens, agenda cheia. (ALGUMA OBJEÇÃO? SABEMOS QUE ALGUNS AS INVENTAM, MAS NÃO SOMOS TODOS FARINHA DO MESMO SACO.)

Adventista.com = É proibido de ter vida real. Paga caro para se defender. (POR QUÊ? EU TENHO.)
"adventista real" = Se for proibido de ter vida real, processará você. (PARA UM GRANDE NÚMERO SIM, MAS NÃO TODOS.)

Adventista.com = Não tem fachada, não tem paredes, endereços, só despejos.
"adventista real" = Tem fachada, advogados, dinheiro, e "lei". (SERÁ QUE TODOS OS TÊM?)

Adventista.com = Tem ficado cada vez mais forte com a pregação da verdade e transparência.
"adventista real" = Apenas acredita que tem ficado forte. (NÃO É O QUE PARECE, BEM DEPENDE A QUE VOCÊ SE REFERE. SE O CASO É MONEY, CREIO QUE VOCÊ ESTÁ ERRADO, POIS A GRANDE MAIORIA DE MEMBROS DE NOSSA IGREJA NÃO TEM NEM COMPUTADOR EM CASA, OU MESMO DINHEIRO PARA COMPRAR A LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA. SE NÃO FOR ISSO, FORTE EM QUÊ?) 

Adventista.com = Sabe que no fim sempre tem conseqüências. (SE O QUE FOR CIRCULAR FOR UMA INVERDADE, CONCORDO CONTIGO)
"adventista real" = Diz: esqueça as conseqüências... Lembra-se de Eva no jardim? (SE DIZ, TAL PESSOA NÃO É REAL, MAS CONCORDO QUE HÁ MUITAS QUE ASSIM AGEM.)

Adventista.com = Sabe que a solução não virtual é evangelizar o "adventista real". (É DOS DOENTES QUE CRISTO VEIO CUIDAR, SE OBJETIVO É EVANGELIZAR. AGORA, SE FOR AO CONTRÁRIO? QUE POSSO DIZER? ACREDITAR QUE REALMENTE ÉS CRISTÃO?
"adventista real" = Sabe que contra essa solução não há antídoto. (QUAL SOLUÇÃO? SER REAL?)

Adventista.com = Se empenha em temer a Deus e proclamar a salvação vinda de Cristo. (CUIDADO PARA NÃO OFENDER. VOCÊ ACHA MESMO QUE O REAL NÃO O FAZ?)
"adventista real" = Se empenha em temer a virtualidade fazendo crescer o número de membros passivos. (NÃO CONCORDO, A NÃO SER QUE A VIRTUALIDADE SEJA OFENSIVA COMO ESTA. PASSIVOS SÃO SÓ ALGUNS QUE GOSTAM DE APARECER.

Adventista.com = Mostra e leva Jesus, dá assistência, ainda que com poucas posses, prioritariamente local, encaminha, não discursa, prova e suporta tudo.
"adventista real" = Mostra Jesus sendo real mas, não dá assistência local, nem ao necessitado. Antes, pede veementemente que repassemos as primícias para ser usado em um país distante. Não prova nada.
(ERRADO, POR MAIS PRECÁRIA QUE ESTEJA A NOSSA IGREJA, O NECESSITADO SEMPRE TEM APOIO DE UMA OU OUTRA FORMA. SE NÃO PROVA NADA, CONHECE O DITADO QUE DIZ "FAZEI O BEM SEM OLHAR A QUEM"?" SOU REAL. SE ESTÃO ERRADOS, NO JUÍZO OS JUROS ESTARÃO ALTÍSSIMOS.

Adventista.com = A única conexão é Cristo - a mais próxima de você, não tem linha ocupada, não tem conta, você expõe seu pensamento e é ouvido.
"adventista real" = Tem várias conexões e você nunca saberá qual é a confiável, tem sempre um celular no colete, a ligação sempre tem comissão de interferência e você acaba pagando caro a conta, só é ouvido se o carnê do clubinho estiver em dia.
(CONCORDO CONTIGO, MAS INFELIZMENTE SEJA BEM VINDO AO MUNDO...)

(Por favor, manter em sigilo minha pequena caixa postal eletrônica).ISTO NÃO CONDIZ COM SUA PRIMEIRA AFIRMAÇÃO CARO AMIGO... "VERDADEIRO". TENS RECEIO DE ALGO? DE ALGUÉM? ALGUMA COUSA QUE ESCREVESTE É INVERDADE? TEMES SER PERSEGUIDO POR ALGUÉM? NÃO TEMAS AMIGO, SE DEUS É CONOSCO QUEM SERÁ CONTRA NÓS?

MARIEL MEDINA

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com