A Comunhão do Espírito, Através do Ministério dos Anjos

 

Estaria errado, ou seria de algum modo blasfemo ou irreverente, se lhes saudasse com esta frase: "Graça e paz da parte de Nosso Pai e de Seu Filho Jesus Cristo, na comunhão dos santos anjos de Deus"?

Particularmente creio que não, mas sei que há quem discorde desta visão que surge, através do estudo da Bíblia, acerca de Deus, o Pai, Jesus Cristo, Seu Filho e o Espírito Santo. Este último, entendido como o poder de Deus; Seu "sopro" divino; Seu caráter; Sua glória; e também a manifestação atual do próprio Deus, pessoal e principalmente, através do ministério dos anjos, assim como o fez em Cristo, o que também explicaria a complicada "pessoalidade" desse espírito.

Acredito que não seria errado, portanto, dizer que o Espírito Santo de Deus se manifestou aqui, se tivéssemos uma entrevista pessoal com o anjo Gabriel, pois um anjo é espírito e obviamente, neste caso, é também santo, sendo portanto um "espírito santo", assim como o próprio Jesus, que também é espírito (segundo a Bíblia) e igualmente é santo.

Isso ajudaria a entender também porque o ministério dos anjos só pôde ser dado aos homens em sua plenitude após a morte de Jesus. Até a cruz, havia entre os anjos aqueles que ainda estavam em dúvida no Céu, aqueles que não estavam participando de forma ativa no plano da redenção. Uma vez que Deus respeita o livre arbítrio, Ele não poderia exigir que aqueles que estavam ainda inseguros quanto ao verdadeiro caráter de Satanás, participassem numa luta ampla e aberta contra aqueles que embora expulsos do Céu, poderiam estar finalmente com a razão.

Quando da morte de Jesus, porém, todos os anjos se convenceram do verdadeiro caráter de Satanás e de seus demônios. A totalidade dos anjos de Deus poderia a partir de então trabalhar para trazer o Espírito de Deus aos homens. Foi isso o que se observou no Pentecostes. Ouviu-se UM (singular) "vento" impetuoso (símbolo do ES, o poder de Deus que não pode ser visto), o qual foi manifesto como LÍNGUAS (plural) de fogo, que os atingiram. Línguas de fogo representam anjos, como está escrito: "Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; ...Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1:7 e 14.

É verdade que alguns textos da Bíblia e dos escritos da irmã White podem aparentemente causar alguns inconvenientes. Por exemplo: a ação de Satanás só pode ser contida pela terceira pessoa da trindade, cuidado para não negar o Espírito Santo e pecar contra Ele, que é o dedo de Deus, etc. Devemos lembrar, porém, que o próprio livro A Verdade Sobre os Anjos, afirma que Gabriel é o ser imediato a Cristo, estando na hierarquia celestial logo abaixo do Salvador. Assim, o Pai, Seu Filho e Gabriel, formam a hierarquia apresentada quando o registro inspirado refere-se a três pessoas distintas.

"A experiência de Filipe, incumbido por um anjo do Céu de ir ao lugar onde encontrou alguém que procurava a verdade; a experiência de Cornélio, visitado por um anjo com a mensagem de Deus; de Pedro na prisão e condenado à morte conduzido por um anjo à liberdade - tudo mostra a intimidade da ligação entre o Céu e a Terra.

"Os anjos da glória acham seu prazer em dar amor e infatigável cuidado a almas caídas e contaminadas. Seres celestiais buscam conquistar o coração dos homens; trazem a este mundo obscurecido a Luz das cortes em cima; mediante um ministério amável e paciente operam no espírito humano, para levar os perdidos a uma união com Cristo, mais íntima do que eles podem avaliar." O Desejado de Todas as Nações, pág. 14.

Note que, no relato bíblico do encontro de Filipe com o etíope, o autor usa as expressões anjo e espírito de modo intercambiável: "Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o." Atos 8:26-29.

O Espírito Santo de Deus pode ser entristecido na pessoa dos anjos? Com certeza! Na pessoa dos anjos, na pessoa de Cristo e na pessoa do próprio Pai, que se manifesta através deles e de Seu Filho.

"Cristo é nosso Modelo. Sua vida, um exemplo de boas obras. Ele foi um homem de dores e familiarizado com a tristeza. Chorou sobre Jerusalém porque o povo não quis ser salvo pela aceitação da redenção que Ele lhes oferecia. Não foram a Ele para que pudessem ter vida. Comparem sua conduta com a do Mestre, que fez tão grande sacrifício para que pudessem ser salvos. Não era incomum Ele passar a noite inteira na terra úmida em oração angustiante. Você estão buscando a própria satisfação. Ouçam a conversação frívola e vã; o riso, os gracejos, as piadas. É isto imitar o modelo? Escutem ainda. É Jesus mencionado? É a verdade tema de conversação? Estão os que conversa gloriando-se na cruz de Cristo? O assunto desse rapaz ou daquela moça é essa moda, aquele chapéu, aquele vestido ou as diversões que estão planejando? Que prazer! São os anjos atraídos e chamados a protegê-los contra as trevas em que Satanás está procurando envolvê-los? Oh! Não! Eles se afastam com tristeza. Vejo lágrimas em sua face. Pode ser que os anjos de Deus chorem? Assim é.

"As coisas terrenas têm pouco peso para a juventude. Os anjos de Deus estão em lágrimas enquanto escrevem no livro as palavras e atos dos professos cristãos." Testemunhos para a Igreja, Vol. 1, págs. 505-506.

Esta outra citação é também esclarecedora quanto à possibilidade de o Espírito de Deus manifestar-se através de Seu Filho e dos anjos:

"Foi-lhes então dada esta mensagem da parte de Jeová: 'Eis que Eu envio um anjo diante de ti para que te guarde neste caminho, e te leve ao lugar que te tenho aparelhado. Guarda-te diante dEle, e ouve a Sua voz, e não o provoques à ira, por que NÃO PERDOARÁ a vossa rebelião; porque o meu nome está nEle. Mas se diligentemente OUVIRES A SUA VOZ, e fizeres tudo o que Eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários." Êxodo 23:20-22. Patriarcas e Profetas, pág. 185.

Rogério Buzzi

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com