Conheça o Deus que se Move sobre as Águas

 

A Bíblia é uma carta de amor, que nos foi enviada por Deus e que traz advertências e ensinamentos. Alguns desses ensinamentos são inclusive repetidos por diversas vezes para que percebamos seu grau de importância. Dezenas de citações deixam claro, por exemplo, que há um Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, os quais são dignos de nossa adoração e louvor. Não há, porém, uma única passagem que nos recomende a adoração de um Deus Espírito Santo.

É bem verdade que, quando lemos o relato bíblico da criação, vemos que "no princípio, criou Deus os céus e a terra... e o Espírito de Deus se movia por sobre as águas." Não há necessidade de identificarmos o Deus que criou os céus e a terra, pois todos sabemos que se trata do Deus Pai. A dúvida ficaria por conta da segunda pessoa divina presente aqui e identificada como "o Espírito de Deus".

Se somos verdadeiramente o povo da Bíblia, não vamos agir com precipitação e afirmar que este é o Deus Espírito Santo, terceiro componente da Trindade. Usemos a regra que a própria Bíblia nos sugere e que, muitas vezes, temos usado contra católicos e evangélicos em nossos estudos bíblicos: "Porque é mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui um pouco ali."

Ao seguirmos essa recomendação, porém, devemos ficar com o que realmente está escrito e não com conclusões particulares. "Está escrito!" é o que vale e não as deduções humanas, ainda que elas pareçam corretas e inofensivas: "O Espírito Santo ouve, logo tem ouvidos; o Espírito Santo fala, logo tem língua; o Espírito Santo nos admoesta, logo pensa, avalia e, se é assim, tem cérebro...; se tem ouvidos, língua e cérebro, é uma pessoa!" Ora, a Bíblia também nos admoesta e não pensa, fala ao nosso coração e não tem língua, mas nem por isso se torna uma pessoa!

Sendo um pouco aqui e um pouco ali o método de pesquisa bíblica que devemos usar para identificar o Espírito de Deus mencionado na criação, a próxima etapa é saber onde buscar este outro pouco. Para nossa alegria, Deus em sua infinita bondade e misericórdia facilitou-nos o trabalho repetindo a expressão "no princípio" em um outro livro da Bíblia, ao tratar inclusive da criação, entre outros assuntos.

Assim, no Gênesis temos Deus, o Pai e o Espírito de Deus, o qual, por enquanto, não sabemos quem é. Tudo que lemos é que esse Espírito (1) estava presente ali e que (2) se movia sobre as águas.

Já no Evangelho de João 1:1, lemos: "NO PRINCÍPIO era o verbo, e o verbo ESTAVA COM Deus e o verbo ERA Deus..." Assim, João inicia seu relato sobre Jesus, dizendo-nos que NO PRINCÍPIO o Verbo ESTAVA COM DEUS e não somente estava ali presente, mas também ERA DEUS.

Sabemos então que, quem estava presente no principio, era o Verbo. O Verbo é a Palavra. Vemos ainda que no princípio DISSE Deus: Haja luz e houve luz. Assim, o Pai, para criar todas as coisas, usou o Verbo, usou a Palavra. Ele falou e tudo apareceu.

Embora por dedução já saibamos quem é o Verbo ou a Palavra, pois sabemos quem foi que Deus usou para dar forma às coisas, quem foi que pôs a mão na massa para construir o edifício, não vamos usar a dedução para isso e, sim, o está escrito, pois aí teremos a resposta de forma clara:

1. No princípio de Gênesis, a Bíblia nos fala da presença de um segundo elemento, denominado o Espírito de Deus.

2. No princípio de João, temos o esclarecimento, confirmando-se que um segundo elemento estava presente COM DEUS e esse segundo elemento era o verbo, que também ERA DEUS.

3. No entanto, embora já saibamos que o Espírito de Deus e o Verbo são o mesmo elemento, ainda precisamos certificar-nos pelo que está escrito acerca da identidade do Verbo. Sabendo quem é o verbo, encontraremos quem é o Espírito de Deus.

4. O verso 14 do mesmo livro de João esclarece: "E o verbo se FEZ CARNE e HABITOU ENTRE nós cheio de graça e de verdade, e vimos sua glória como a do UNIGÊNITO do Pai." (Note que ao afirmar que enviaria o consolador, Cristo disse que ele já habitava ENTRE eles, mas que estaria (depois) NELES!)

5. O texto de João nos diz quem habitou ENTRE nós. E o mesmo apóstolo nos afirma no livro de Apocalipse que Jesus bate à porta do coração e quando esta se abrir, Ele irá entrar e fazer morada EM NÓS. Não se trata, portanto, de um outro espírito consolador como pessoa e, sim, outro na forma como Cristo se manifestaria.

6. A diferença fica por conta da manifestação. Antes, Jesus habitava COM os seus servos, agora, com a lei escrita no coração destes, Jesus habitará NELES. Não apenas COM, mas DENTRO DE cada um. Assim, cumpriria Sua promessa de que não mais levaria seu povo pela mão como fez no deserto, mas estaria no próprio coração (mente), habitando. Por isso, diz o apóstolo Paulo que "nós temos a mente de Cristo".

7. Temos então que o verbo mencionado é Cristo e que, obviamente, Ele era o único ser divino presente na criação além do Pai. "Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez." E para que ninguém tivesse dúvidas de que o Filho de Deus foi esse elemento, o próprio Jesus repetiu parcialmente o ato no milagre da cura do cego, quando tomou barro e colocou sobre o olho do cego, reconstruindo assim a parte do "barro" que se havia desfeito.

8. Assim, segundo o que está escrito, o Espírito de Deus presente no princípio de gênesis era o Verbo, pois o Verbo era o único ser divino a acompanhar Deus na semana da criação. Ele estava com Deus e também era Deus, o filho unigênito de Deus. Para maiores informações sobre esse particular queira, por favor, ler o capítulo "A Criação" do livro Patriarcas e Profetas, que é enfático em afirmar que Deus tinha apenas UM companheiro no ato da criação.

Cremos que bastaria isso para provar que o Espírito de Deus, do Gênesis, é o mesmo ser divino identificado como o Verbo, no evangelho de João. Há, porém, uma informação adicional acerca do Espírito de Deus. É dito que ele "se movia sobre as águas". Com base nessa informação adicional, é possível confirmar com maior certeza que o Verbo (Jesus Cristo) é o Espírito de Deus.

Que personagem bíblico é encontrado movendo-se sobre as águas fora do relato da Criação? O livro de Mateus, referindo-se a Jesus, apresenta o seguinte relato: "E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, ANDANDO SOBRE O MAR, e queria passar-lhes adiante. Mas, quando eles o viram ANDAR SOBRE O MAR, cuidaram que era um FANTASMA (Espírito), e deram grandes gritos."

Assim, a única pessoa apresentada na Bíblia movendo-se sobre a água, ou andando sobre o mar, é Jesus Cristo! E isto também evidencia que Ele é o Espírito de Deus que se movia sobre as águas lá em Gênesis.

Alguém poderia dizer: "Ora, o Espírito Santo é como o vento e pode andar sobre o mar." A resposta seria até razoável, mas o problema é que isso não está escrito em nenhum lugar da Bíblia. Não é revelado que o Espírito Santo seja uma terceira pessoa da Trindade e que sobre as águas. Na falta de revelação, fiquemos com o está escrito!

Que Deus nos dê sabedoria e coragem para apresentar sempre um está escrito e apenas um está escrito contra os sofismas de Satanás!

Rogério Buzzi

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com