O Que Fazer com a Nova Lição da Escola Sabatina, Que Tenta Provar a Existência da Trindade pelo Evangelho de João?

 

Caro irmão Robson,

 

Como professor da Escola Sabatina, já neste 1º trimestre de 2004, encontro-me em um dilema: a 11ª lição aborda a "terceira pessoa da trindade". Como farei para passar por esta lição?

Lembro que, no meu Campo, todas as igrejas adventistas estão envolvidas no plano Comunhão e Ação e que este ano é o "ano do Espírito Santo". Será este o ano da Sacudidura?

Aproveito este e-mail para fazer uma pergunta ao irmão Jairo Carvalho (não que eu creia diferente dele), mas é que, referindo-se aos originais em inglês (EUA) dos "Testemunhos Seletos" vol 2, citando as páginas 389-390, ele afirma:

...Todavia, o texto original inglês não nos leva a este entendimento. No rodapé da página 389 do compilado "Testemunhos Seletos Vol. 2", no qual encontra-se o texto citado acima, é mencionado que todo o capítulo foi extraído do original "Testimonies Vol. 6, págs. 91-99". Apresentamos abaixo o texto do qual o original inglês foi traduzido:... (Veja o estudo na integra: Pesquisa: Batismo pela Fé X Batismo das Obras).

E por isso, conclui ele, que a exigência de que os candidatos ao batismo devam "demonstrar" a sua real transformação - não fumando, não tomando café (coca-cola pode, não é?) ou ingerindo bebida alcoólica (cerveja sem álcool pode, não é mesmo?) não é exigência inspirada e portanto seriam apenas obras?

A dúvida que ficou no ar, para ser mais explicito é: Como agem os irmãos norte-americanos quanto a estas exigências, já que estão "imunes" a estas deturpações providas pelos nossos tradutores? Significa dizer que é somente aqui (e lá não?) que estamos fazendo exigências não apoiadas pelo Espírito de Profecia?

Não estou querendo polemizar, mas estes pontos apresentados pelo irmão Jairo não seriam apenas detalhes menores enquanto estamos exigindo votos em doutrinas não bíblicas tais como a "santa trindade" ou mesmo sobre o dízimo? São apenas perguntas para a nossa reflexão, irmãos!

Desejo a todos um excelente novo ano e que seja este o ano da chuva serôdia. Amém!


Breve Resposta do Editor

Caro irmão, como deve ser de seu conhecimento, temos vários artigos que tratam dessa questão da Divindade, à luz do Evangelho de João, disponibilizados entre os textos já publicados sobre a TRINDADE (Artigos Contra e a Favor).

Contudo, o argumento que me parece mais forte é exatamente aquele que se tratou de modo muitíssimo superficial na lição da primeira semana do ano: Com que objetivo foi escrito o Evangelho de João? A resposta é dada pelo próprio evangelista, que afirma:

"Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João 20:30-31.

Portanto, o Evangelho de João não foi escrito para provar a existência da Trindade, igualando o Filho ao Pai e acrescentando uma nova pessoa, o Espírito Santo, à Divindade. Não, o que o evangelista pretendia era demonstrar que Jesus é o Filho de Deus, distinto do Pai e submisso a Ele, e que é também o Cristo (ou Messias) enviado por Deus para nos conceder a vida eterna, por meio dEle.

Roteiro sugestivo para um breve estudo da
Divindade em João:

1. A quem os verdadeiros adoradores prestarão culto, segundo disse Jesus? João 4:21-23.

"Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores."

2. Quando os judeus lhe disseram que Ele, dizendo-Se Filho, fazia-Se igual a Deus, o que foi que Jesus lhes respondeu? João 5:18-19.

"Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai."

3. De que maneira se refere Jesus Cristo à Divindade? Faz Ele menção de um Deus triúno? João 5:44.

"Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?"

4. Quantas e quais são as pessoas que compõem a Unidade divina, descrita por Cristo?  João 10:30.

"Eu e o Pai somos um."

5. Em quantas e em quais pessoas divinas Jesus nos ensinou a crer? João 14:1.

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim."

6. Admitiu Jesus, em algum momento de Sua vida, que ocupava posição inferior à do Pai? João 14:28.

"Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu."

7. Qual seria o comportamento das lideranças e comunidades que acreditassem em um conceito de Deus, diferente do verdadeiro? João 15:2-3.

"Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim."

8. Qual é o segredo da vida eterna, segundo nos ensinou Jesus Cristo? João 17:3.

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."

9. Como era que o próprio Jesus Se referia a Deus, o Pai? João 20:17.

"Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus."

10. O que é o Espírito Santo, segundo nos ensina o Evangelho de João?

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. João 20:21-22.

Robson Ramos


Resposta do Irmão Jairo

Caro irmão em Cristo,

No caminho para nos tornarmos a igreja triunfante, haverão muitas pedras a serem removidas. A crença em uma trindade foi uma pedra removida, mas esta não é a única. O que Satanás menos quer é que a igreja de Deus se transforme em triunfante. Portanto, além da doutrina da trindade, colocou outras.

Ao apresentarmos a tradução infiel destes textos, mostramos que Satanás nos colocou outra pedra, relativamente a este tema.

Não enviei ainda para o site por uma tendinite que me acometeu a pouco por digitar demais um material que mostra que existe texto compilado no livro Evangelismo em inglês que é infiel no entendimento ao próprio original de onde é extraído (Test. para Ministros, pág. 128).

O caminho ficará cada vez mais estreito. Haverá cada vez mais conceitos errôneos a abandonar e maiores luzes a aceitar na caminhada rumo a nos tornarmos a igreja triunfante. Somos a geração que irá presenciar o retorno de Cristo, e portanto o fato de encontrarmos pedras como estas não nos deveria surpreender.

Muita luz no tocante à Divindade nos foi outorgada por Deus. O que nos cabe agora é divulgar a luz que temos e orar para que Deus opere por meio de Seu poder para que esta chegue ao conhecimento de todos. Posteriormente a este trabalho, será necessário se retirar outras pedras, como é o caso apresentado no tocante ao batismo. Apresento esta luz agora porque existem aqueles que já retiraram a pedra da trindade e estão já em condições de retirar esta segunda pedra. Talvez esta ainda não seja a situação do irmão agora, mas poderá vir a ser em breve.

Estarei orando por ti e pelo teu trabalho dentro da igreja.

Que Deus te abençoe,

Jairo Carvalho

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com