Este artigo vai estragar as férias do Dr. Timm: “Pelos seus frutos os conhecereis”

Nota do editor: A publicação do texto abaixo não representa nossa total ou parcial concordância com seu conteúdo. O objetivo da divulgação é fomentar uma sadia discussão a respeito do mesmo entre os leigos e obrigar os ministros adventistas a trabalhar e defender biblicamente os pontos de vista denominacionais, sob pena de serem vistos como omissos e/ou despreparados. 

 

“Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1:8).

Deus, através de seus verdadeiros profetas nos deixou as seguintes advertências:

"O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR." (Jeremias 28:9).

“Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” (Deuteronômio 18:22).

Ellen White, a profetiza da Igreja Adventista do Sétimo Dia escreveu:

Nunca escrevi um artigo que expressasse simplesmente minhas idéias. Meus escritos são o que Deus tem revelado em visão e preciosos rios de luz partem brilhando do seu trono.” (The Testemonies Slighted, p. 67, vol V).

No texto apresentado acima, Ellen White diz que NUNCA escreveu sequer um artigo que expressasse suas próprias idéias, pois TUDO o que escreveu foi revelado por Deus através de visões.

Diante disso, convidamos o amigo leitor a conferir o que Ellen White escreveu nos textos que apresentamos na seqüência e ver se o que ela escreveu poderia ter sido revelado por Deus:

O uso de drogas no combate a doenças:

“O povo precisa que se lhes ensine que as drogas não curam as moléstias” ... “Anos atrás o Senhor revelou-me que deviam ser estabelecidas instituições para tratamento dos doentes sem emprego de drogas.” (Temperança,l p. 86, 87)

Deixar os filhos sem comer:

Eu recomendaria deixá-los (as crianças) ficar sem comida pelo menos por três dias, até que sintam fome bastante para tomar o alimento bom e saudável. Arriscaria deixá-los passar fome.” (Temperança, 158).

Comer carne de porco:

"Alguns de nossos bons irmãos acrescentaram a ‘carne de porco’ à lista de coisas proibidas pelo Espírito Santo e pelos apóstolos e Anciãos reunidos em Jerusalém. Mas nós nos sentimos chamados a protestar contra essa decisão, por ser contrária ao claro ensino das Sagradas Escrituras." Present Truth, "Swine's Flesh," nov., 1850.

Não procurar o auxílio de médicos:

"Se alguém entre vós está enfermo, não desonremos a Deus recorrendo a médicos terrenais, mas recorramos ao Deus de Israel.” To Those Who Are Receiving the Seal of the Living God," (Tablóide 2), jan., 1849.

Veja agora o que disse Ellen White em outra oportunidade:

“A maneira por que cristo trabalhava era pregar a palavra, e aliviar o sofrimento por obras miraculosas de cura. Estou, porém instruída de que não devemos trabalhar agora dessa maneira, pois Satanás exercerá seu poder pela operação de milagres. Os servos de Deus hoje não poderiam trabalhar mediante milagres, pois espúrias obras de cura, pretendendo ser divinas serão operadas. Por esta razão o Senhor destinou um meio pelo qual seu povo pode executar uma obra de cura física, aliada ao ensino da palavra. Devem estabelecer-se sanatórios, e com essas instituições devem estar ligados obreiros que façam genuína obra médico-missionária. Estende-se assim protetora influencia em torno dos que vão aos sanatórios em busca de cura.” Medicina e Salvação. Pág. 54

Afinal devemos procurar a Deus ou aos médicos?

Com certeza devemos procurar tanto a Deus como aos médicos, uma vez que é Deus quem dá saberia e capacita os médicos para trazerem alivio e cura às enfermidades do povo. Isso não exclui de forma alguma a necessidade de buscarmos a Deus em busca do milagre da cura pelo poder de Deus através da fé em Cristo Jesus. até porque essa seria uma das características dos que cressem no poder de Jesus Cristo:

Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.” Marcos 16:17-18.

“Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei.” João 14:12-14.

Auto-abuso (masturbação), motivo de doenças:

“Enquanto o irmão (...) estava procurando inculcar princípios verdadeiros e estabelecer hábitos corretos, filhos muito mimados estavam se queixando de sobrecarga nos estudos. Essas mesmas pessoas, foi-me mostrado, estavam sofrendo porque a mente não estava suficientemente ocupada com assuntos convenientes. Seus pensamentos eram fixados em coisas desmoralizantes, e tanto a mente como o corpo estavam debilitados pelo hábito da masturbação. Era esta vil prática, não o excesso de estudo, que causava as freqüentes enfermidades desses filhos e impedia-os de fazer o progresso que os pais desejavam.” (Conselhos Sobre Educação, pág. 100-101).

“A prática de hábitos secretos [masturbação] certamente destrói as forças vitais do organismo. Toda ação vital desnecessária será seguida de correspondente depressão. Entre os jovens, o capital vital, o cérebro, é tão severamente submetido a esforço, em tenra idade, que há uma deficiência e grande exaustão, que deixam o organismo exposto a enfermidades de várias espécies.” Appeal to Mothers, pág. 28. (Orientação da Criança, pág. 444).

“Se a prática é continuada [da masturbação] nas idades de quinze anos e daí para cima, o organismo protesta contra o prejuízo já sofrido, e continua a sofrer, e os fará pagar a pena da transgressão de suas leis, especialmente nas idades de trinta a quarenta e cinco anos, por muitas dores no organismo e várias doenças, tais como afecções do fígado e dos pulmões, neuralgia, reumatismo, afecções da espinha, enfermidades nos rins, e tumores cancerosos. Alguns dos delicados mecanismos da natureza cedem, deixando uma tarefa mais pesada para os restantes realizarem, o que lhe desorganiza o delicado arranjo, havendo freqüentemente repentina decadência física, cujo resultado é a morte.”  Appeal to Mothers, pág. 18. (Orientação da Criança, pág. 444).

"O auto-abuso (masturbação) abre a porta para quase todas as enfermidades das quais sofre a humanidade e que o auto-abuso (masturbação) é um caminho seguro para a tumba.” Appeal to Mothers, pp.84,85,90.

"Com freqüência, a mente fica completamente arruinada, e tem lugar a loucura.” Appeal to Mothers, pág. 27.

"Vi uma jovem num povoado de Massachusetts que se havia tornado idiota por causa da masturbação." Appeal to Mothers, pág.3.

Excesso sexual, motivo de doenças:

O excesso sexual destruirá efetivamente o amor pelos exercícios devocionais e removerá do cérebro a substância necessária para nutrir o organismo, e com muita certeza esgotará a vitalidade. ... Muitos professos cristãos estão sofrendo com paralisia de nervos e cérebro dada a sua intemperança nessa direção. (Lar Adventista, págs. 124-126).

Nota: É importante lembrar que para os pioneiros a pratica de sexo mais de uma vez por semana já constituía um excesso.

Perucas causam excitação:

”As perucas reaquecem o cérebro e causam desnecessária excitação no sistema.” O Reformador da Saúde, Outubro de 1871, “Palavras Para Mães Cristãs.”

Tomar chá e café é pecado:

Tomar chá e café é pecado, condescendência prejudicial, que, como outros males, causa dano à alma.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 425.

É pecado ser doente:

É pecado ser doente, porque toda doença é resultado de transgressão.” Conselhos sobre a Saúde , p. 37, escrito em 1866.

Quem come manteiga, ovos e carne tem incitação pelas paixões animais e suas orações não se elevam ao céu:

"Pondes na mesa manteiga, ovos e carne, e vossos filhos deles participam. São alimentados justo com os artigos que lhes incitarão as paixões animais, e depois ides à reunião e pedis que Deus abençoe e salve vossos filhos. Até que altura subirão vossas orações?" Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 366, escrito em 1870.

Nota: Veja que no texto abaixo, Jesus deu como exemplo: "ovos", como boas coisas que um pai pode dar a seu filho:

“Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem! (Lucas 11:11-13).

Mulheres que possuem cintura fina são o resultado de pratica pecaminosa de suas mães e devem se considerar defeituosas:  

“Algumas mulheres tem naturalmente uma cintura fina, mas em vez de achar uma tal forma bonita, deveriam ver isso como um defeito.

Estas cinturas de vespa, podem ter sido transmitidas de suas mães, como resultado da sua indulgencia numa prática pecaminosa, de apertar as suas cinturas e em consequência da respiração imperfeita." A Reforma de Saúde – 1871.

Antes de orar por um doente deve-se verificar se ele não está retendo o dizimo:

"Oração pelos doentes

Nós primeiro devemos procurar saber se o doente não está retendo dízimos, ou se causou algum problema na igreja." Ellen White - Healthful Living (1897, 1898), page 237, paragraph 4.

Trazer filhos ao mundo, motivo de pesar:

Foi-me mostrado que o Irmão e Irmã V... se haviam afastado do conselho de Deus ao trazerem filhos ao mundo... . O tempo atual, bem como por anos, é tal que o trazer filhos ao mundo é mais uma ocasião de pesar do que de gozo... . Satanás controla essas crianças, e o Senhor pouco ou nada tem a fazer por elas.... É chegado o tempo em que, num sentido, os que têm esposas vivam como se não tivessem. MS Manuscrito 34, 1885.

A Porta da graça, fechada em 1844:

"Meu anjo acompanhante me convidou a buscar ver o trabalho pelas almas dos pecadores, como antes existia. Olhei, mas não pude vê-lo, porque o tempo da salvação deles havia passado." Present Truth, Ago., 1849.

"Mas o pecador, a quem Jesus havia estendido seus braços todo o dia, e que havia desprezado a oferta da salvação, ficou sem advogado quando Jesus saiu do Lugar Santo e fechou essa porta em 1844." Present Truth, maio, 1850.

“Era tão impossível para eles alcançar o caminho novamente e seguir para a cidade, como também para todo o mundo ímpio que Deus havia rejeitado. Logo ouvimos a voz de Deus como muitas águas..." Primeiros Escritos, & Word for the Little Flock).

Nota: Note que segundo Ellen White, em 1844 Cristo teria saído do Lugar Santo e fechado a porta da graça, não havendo mais possibilidade de salvação para o pecador, pois o tempo de salvação deles havia passado. Já no texto que apresentamos abaixo, Ellen White nega ter escrito o que escreveu nos textos acima:

 Nunca declarei nem escrevi que o mundo estava condenado ou perdido. Nunca, sob quaisquer circunstâncias, empreguei esta linguagem com ninguém, embora pecador. Tenho tido sempre mensagens de reprovação para aqueles que usavam essas ásperas expressões.” Carta 2, 1874. – Mensagens Escolhidas, Vol. I, pág. 74.

Veja agora que segundo Ellen White, Deus lhe deu duas visões confirmando a doutrina da porta fechada, fato este que segundo ela relata no texto abaixo, levou o “irmão Stowel” a crer na doutrina da porta fechada:

 Vi que o irmão Stowell, de Paris, vacilava sobre a questão da porta fechada. ...Deus me deu duas visões enquanto estive ali, para grande consolo e fortaleza dos irmãos e irmãs. O Irmão Stowell foi firmado na doutrina da porta fechada e em toda a verdade presente de que havia duvidado." Ibid., p. 93.

O mais incrível é que Ellen White, não tendo mais como sustentar a doutrina da porta fechada, em vez de ser humilde e admitir o erro, novamente desmente o que escreveu, negando que tenha tido qualquer visão sobre a porta fechada:

"Durante algum tempo após o desapontamento de 1844 eu de fato mantive, em comum com o corpo de adventistas, que a porta da misericórdia fora então para sempre fechada para o mundo. Esta posição foi assumida antes de minha primeira visão ter-me sido dada. Foi a luz concedida a mim por Deus que havia corrigido o nosso erro, e nos capacitou a ver a verdadeira posição." Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, Vol. 1, p. 63.

Alguns estarão vivos por ocasião da volta de Cristo:

Foi-me mostrado o grupo de pessoas presentes à Assembléia. Disse o anjo: "Alguns, alimento para os vermes, alguns submetidos às sete últimas pragas, alguns estarão vivos e permanecerão sobre a Terra para serem trasladados por ocasião da vinda de Jesus." Testimonies, vol. 1, págs. 131 e 132.

O tempo é curto, por isso devemos trabalhar com diligência e redobrada energia. Nossos filhos talvez nunca ingressem na faculdade. Testimonies, vol. 3, pág. 159.

Na realidade não é prudente ter filhos agora. O tempo é curto, os perigos dos últimos dias estão sobre nós, e as criancinhas, em grande parte, serão levadas antes disso. Carta 48, 1876.

“Chegará a hora; não está muito distante, e alguns de nós que agora cremos estarão vivos sobre a Terra e verão confirmar-se a predição, e ouvirão a voz do arcanjo e a trombeta de Deus ecoar de montanhas, de planícies e do mar às partes mais longínquas da Terra.” - Review and Herald, 31 de julho de 1888.

Nota: Isso foi escrito há mais de cem anos atrás, com toda certeza, hoje não existe mais ninguém daquela época vivo. Quem seria esse anjo que mentiu para Ellen White?

Médicos não devem fazer partos:

Não condiz com as instruções dadas no Sinai, que os médicos devam desempenhar o ofício de parteiras. A Bíblia nos apresenta as parturientes atendidas por outras mulheres, e assim deverá ser, sempre."  -  Testemunhos Seletos, Vol. 3, pág. 375.

Os escravos não herdarão a salvação:

“Vi que o senhor de escravos terá de responder pela salvação de seus escravos a quem ele tem conservado em ignorância; e os pecados dos escravos serão visitados sobre o senhor. Deus não pode levar para o Céu o escravo que tem sido conservado em ignorância e degradação, nada sabendo de Deus ou da Bíblia, nada temendo senão o açoite do seu senhor, e conservando-se em posição mais baixa que a dos animais. Mas Deus faz por ele o melhor que um Deus compassivo pode fazer. Permite-lhe ser como se nunca tivesse existido, ao passo que o senhor tem de enfrentar as sete últimas pragas e então passar pela segunda ressurreição e sofrer a segunda e mais terrível morte. Estará então satisfeita a justiça de Deus.” – Primeiros Escritos pág. 276.

Nota: Segundo Ellen White, devido a sua ignorância, os escravos já foram julgados e condenados. No entanto, não é isso que a Bíblia ensina. Veja que segundo Paulo, para Cristo não existe diferença entre escravos e livres, todos são iguais:

“Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:28).

Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo.” (I Coríntios 7:22). 

Deus não aceita que ex-perfeccionistas e ex-espíritas mesmo convertidos, preguem a última mensagem ao mundo:

"Deus não confiará o cuidado do Seu precioso rebanho a homens cuja mente e discernimento tenham sido enfraquecidos por erros anteriores que acariciavam, tais como os assim chamados perfeccionismo e espiritismo, e que, por sua conduta quando nesses erros, infelicitaram-se a si mesmos e levaram opróbrio sobre a causa da verdade. Embora se sintam agora livres de erro e capacitados para ir e ensinar esta última mensagem, Deus não os aceitará. Ele não confiará almas preciosas aos seus cuidados; pois o seu juízo ficou pervertido enquanto estiveram no erro, e está agora debilitado. - PE, 102 " (Supplement to the Christian Experience and Views of Ellen G. White, page 19).

Nota: Essa afirmação de Ellen White contradiz a Bíblia quando diz que Deus lança os nossos pecados nas profundezas do mar e os torna brancos como a lã.

“Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” - Miquéias 7:19. 

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.”-  Isaías 1:18 

“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” -  João 6:37 

Não se deve ensinar aos que aceitam o Salvador que se sintam salvos:

Nunca se deve ensinar aos que aceitam o Salvador, conquanto sincera sua conversão, que digam ou sintam que estão salvas Isto é enganoso”. – Parabolas de Jesus, pág. 155. 

Nota: Esse ensino de Ellen White contradiz as palavras do próprio Cristo que disse:

“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. -João 5:24.

Deus não ama as criancinhas más.

"O Senhor ama aquelas criancinhas que tentam fazer o bem e prometeu que estas estarão em Seu reino. No entanto, as crianças más Deus não ama".

"Deus ama as crianças de coração honesto e que são verazes, contudo, não pode amar aquelas que são desonestas" --- An Appeal to Youth p. 61

Nota: Ellen White esqueceu que Deus ama indistintamente todas as criancinhas, e Jesus morreu tanto pelas boas criancinhas como pelas más, e pode transformar o caráter de todas.

Discriminação racial

As pessoas de cor não devem pressionar para serem colocados em igualdade com os brancos.” - Testimonies for the Church Volume Nine, page 214, paragraph 3.

“Oportunidades estão sempre aparecendo nos Estados do Sul, e muitos homens de cor são chamados ao trabalho. Mas, por muitas razões, os brancos devem ser escolhidos como líderes. Todos nós somos membros de um corpo que é completo unicamente em Jesus Cristo, que vai elevar seu povo do baixo nível que o pecado degradou e então serão colocados onde devem ser reconhecido nas cortes celestiais como trabalhadores juntos a Deus.” Testimonies for the Church Volume Nine, page 202. 

“Devemos tratar as pessoas não-brancas com o mesmíssimo respeito com que tratamos as brancas. E podemos agora, por preceito e pelo exemplo, ganhar outros para o mesmo procedimento.   Mas há uma objeção ao casamento de brancos com negros. Todos devem considerar que não têm o direito de trazer a sua prole aquilo que a coloca em desvantagem; não têm o direito de lhe dar como patrimônio hereditário uma condição que os sujeitaria a uma vida de humilhação. Os filhos desses casamentos mistos têm um sentimento de amargura para com os pais que lhes deram essa herança para toda a vida. Por essa razão, caso não houvesse outras, não deveria haver casamentos entre brancos e negros. Manuscrito 7, 1896. 

“Nenhuma animação deve ser dada a casamentos dessa espécie entre nosso povo. Que o irmão negro se case com uma irmã negra que seja digna, que ame a Deus e guarde os Seus mandamentos. Que a irmã branca que pensa em unir-se em casamento a um irmão negro se recuse a dar tal passo, pois o Senhor não está dirigindo nessa direção.” Mensagens Escolhidas, Vol. 2, págs. 343-344.

Ofertas pelo Pecado

"O único meio ordenado por Deus para o avançamento de Sua causa, visa abençoar os homens com posses. Ele dá-lhes sol e chuva; faz florir a vegetação; dá saúde e habilidade para adquirir meios. Todas as nossas bênçãos vêm de Suas mãos generosas. Por Sua vez espera que homens e mulheres mostrem sua gratidão, devolvendo-Lhe uma parte em dízimos e ofertas - ofertas de gratidão, ofertas voluntárias e ofertas pelo pecado." (Testimonies, pág. 150) e (Conselhos sobre escola sabatina)

"Segundo a importância concedida, será a soma requerida. Quanto maior o capital confiado, tanto maior a dádiva que Deus requer Lhe seja devolvida. Caso um cristão possua dez ou vinte mil dólares, os direitos de Deus sobre ele são imperativos no sentido de dar, não somente a proporção relativa ao sistema do dízimo, mas de apresentar-Lhe as ofertas pelo pecado e as ofertas de gratidão." (Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 545 e 546).

"Ide ao Senhor com coração transbordante de graças pelas misericórdias passadas e presentes, e manifestai vossa apreciação da liberalidade de Deus levando-Lhe vossas ofertas de gratidão, ofertas voluntárias e ofertas pelo pecado." (Review and Herald, 4 de janeiro de 1881).

Segundo Ellen White, para agradar a Deus e ter a remissão dos pecados não basta crer no sacrifício de Cristo e aceita-lo como Salvador. Se não apresentar sua oferta pelo pecado, você estará perdido.

Veja agora o que diz a Bíblia:

"Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado." (Hebreus 10 – 5, 6, 10, 17, 18).

Amalgama (cruzamento) de homens e animais

"Mas se há um pecado acima de todo outro que atraiu a destruição da raça pelo dilúvio, foi o aviltante crime de amálgama de homem e besta que deturpou a imagem de Deus e causou confusão por toda parte.”  Spiritual Gifts, Vol. 3, p. 64, 1864.

"Toda espécie de animal que Deus criou foi preservada na arca. As espécies confusas que Deus não criara, resultantes da amálgam, foram destruídas pelo dilúvio. Desde o dilúvio, tem havido amálgama de homem e besta como pode ser visto nas quase infindáveis variedades de espécies animais e em certas raças de homens.”  Spiritual Gifts, Vol. 3, p. 75, 1864.

Guerra civil americana:

“Quando a Inglaterra declarar guerra, tôdas as nações terão seu próprio interesse em acudir, e haverá guerra geral e confusão geral.” (Testemony for The Church, vol. I, citado em Subtilezas do Erro, p. 48)

Nota: A história americana sobre a guerra civil não registra o envolvimento da Inglaterra e muito menos de outras nações.

Adão foi enganado por Satanás:

“Satanás, que é o pai da mentira, enganou a Adão de modo semelhante, dizendo-lhe que não precisava obedecer a Deus, que não morreria se transgredisse a lei.” (Evangelismo pág. 598).

Veja agora o que diz a Bíblia:

E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão.” (I Timóteo 2:14).

Jerusalém jamais será reconstruída:

Foram-me indicados então alguns que estão em grande erro de crer que é seu dever ir à antiga Jerusalém, entendendo que têm uma obra a fazer ali antes que o Senhor venha. Tal opinião é de molde a afastar a mente e o interesse da presente obra do Senhor, sob a mensagem do terceiro anjo, pois os que pensam que devem não obstante ir a velha Jerusalém terão sua mente firmada ali, e os seus recursos serão tirados da causa da verdade presente para permitir a eles e outros estar ali. Vi que tal missão não realizaria nenhum bem real, que levaria um bom espaço de tempo para levar alguns judeus a se tornarem crentes mesmo na primeira vinda de Cristo, quanto mais no Seu segundo advento. Vi que Satanás havia enganado sobremodo alguns neste ponto e que as almas a todo redor deles, neste país, poderiam ser ajudadas por eles e levadas a guardar os mandamentos de Deus, mas foram, deixando-as perecer. Vi também que a velha Jerusalém jamais seria reconstruída, e que Satanás estava fazendo o máximo para levar a mente dos filhos do Senhor para essas coisas agora, no tempo do ajuntamento, impedindo-os de  dedicar todo o seu interesse à presente obra do Senhor, levando-os assim a negligenciarem a necessária preparação para o dia do Senhor.” - Primeiros Escritos pág. 75-76.

Apesar de tudo isso ser muito estranho, ninguém pode negar que tudo foi escrito por Ellen White.

Teria Ellen White equivocado-se ao escrever tudo isso e com o passar do tempo teria mudado de idéia sobre estes assuntos?

Se sim, qual foi a fonte de sua inspiração, uma vez que em Deus não existe variação nem sombra de mudança?

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tiago 1:17).

Diante do que foi apresentado acima e do fato de que Deus não muda, apesar de Ellen White ter escrito muitas coisas úteis, fica muito difícil, ou melhor, praticante impossível aceita-la como uma verdadeira profetiza.

O fato é que:

"Deus sempre terá novas revelações a fazer a Seu povo, no entanto, Ele jamais revelará algo que seja contrário àquilo que Ele já tenha revelado no passado."

Que o Altíssimo nos abençoe!

Adilson de Souza

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com