"Desafio" Virtual Desagrada o Pastor Timm

Erramos ao usar linguagem diferenciada na comunicação com o Diretor do Centro de Pesquisas Ellen G. White. Veja os textos abaixo e entenda as razões.

Provocação Infeliz

De: Robson Ramos [robsonramos@uol.com.br]
Enviada em: Segunda-feira, 16 de Julho de 2001 23:48
Para: 'UNASP - Centro White'
Cc: 'atimm@unasp.br'
Assunto: Novo Pedido, digo "Desafio"

Uma vez que não obtivemos resposta através de um pedido amigável, optamos por mudar o tom e desafiá-lo, como se lidássemos com um inimigo. Não é o caso, mas, talvez, assim, sinta-se obrigado pelos ensinos de Jesus Cristo a atender-nos. Afinal, são dEle as palavras: "Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos maldizem."

Pois bem, "pastor" Timm, até quando vai se fazer de surdo (ou cego) e não enviar os estudos bíblicos que lhe pedimos, em defesa do dom profético, conforme manifestado através de Ellen G. White? Ou será que o Sr. também já não consegue defendê-la, usando a Bíblia? Não precisa gostar de nossa página, nem concordar com nada que publicamos nela, só estamos lhe pedindo que cumpra seu papel de fiel depositário do patrimônio White? Será que estamos pedindo muito?

Informamos também que o livro "Nuvem Branca", do Dirk Anderson, já está traduzido para o português e logo deverá estar explodindo aqui na Internet. Não teria o senhor interesse (ou o dever) de obter uma cópia (se é que já não a tem) e refutá-lo para que possamos, embora discordemos em milhões de aspectos, oferecer logo às explicações de que a igreja necessita?

Como estudioso da história passada da igreja, o nobre "professor" deve estar atento à atual história do adventismo "pós-internet". Não gostaria de, pelo menos tentar, alterar o rumo que ela está tomando aqui no Brasil?

Seu "inimigo", Robson.

Enfim, uma Resposta!

De: UNASP - Centro White [mailto:cwhite@unasp.br]
Enviada em: Terça-feira, 17 de Julho de 2001 14:08
Para: 'Robson Ramos'
Assunto: Resposta aos e-mails recebidos em 4 e 17 de julho de 2001

Prezado Robson,

Obrigado por seu e-mail de 4 de julho último, que chegou enquanto estava participando de uma programação em São Paulo, conforme lhe foi notificado pela Kênia, uma de nossas secretárias. Naquele e-mail você solicita "roteiros de estudos bíblicos bem fundamentados mas simplificados, quanto à natureza da inspiração profética". Uma boa série de estudos que, na minha opinião, se enquadra dentro de suas expectativas foi preparada pelo Pr. Renne Teixeira dos Reis, obreiro da Associação Paulistana. Por questões de respeito aos direitos autorais, sugiro que você entre em contato diretamente com o referido pastor para solicitar-lhe cópia desse material.

Como não respondi seu e-mail de 4 de julho tão prontamente como você esperaria, devido ao envolvimento com outros projetos, você optou por enviar um novo e-mail (recebido em 17 de julho), afirmando: "Uma vez que não obtivemos resposta através de um pedido amigável, optamos por mudar o tom e desafiá-lo, como se lidássemos com um inimigo". A isto você acrescenta: "Pois bem, 'pastor' Timm, até quando vai se fazer de surdo e não enviar os estudos bíblicos que lhe pedimos...?" Finalmente, depois de mencionar outras coisas, você não hesita em concluir seu e-mail com a expressão "Seu 'inimigo', Robson".

Sinceramente não entendi a mudança de tonalidade entre o seu primeiro e-mail, escrito de forma bastante amigável, e o segundo, carregado de expressões hostis. É lamentável que um simples lapso de tempo fosse suficiente para você assumir uma postura tão belicosa. Não sei se isso foi uma exceção à maneira como você se relaciona com as pessoas, ou se é, em realidade, o seu modo costumeiro de agir. Seja como for, isso é uma questão pessoal sua, mas que poderá acabar distanciando indivíduos que discordam desta forma de procedimento.

Pessoalmente, tenho mantido contatos e correspondências com muitas pessoas, mesmo de outras denominações, que podem não concordar ideologicamente com as minhas convicções pessoais, mas que sempre mantêm um tom amigável e respeitoso. Agora, se você não tem dificuldade de rotular pessoas que não lhe atacam pessoalmente e de exigir respostas imediatas, mesmo desconhecendo as circunstâncias envolvidas, gostaria de deixar bem claro que não me interessa qualquer diálogo neste nível.

Cordialmente,

Alberto R. Timm

Pedido de Desculpas

Obrigado por sua resposta! E desculpe-me pela tentativa de provocá-lo virtualmente, como se fôssemos inimigos. Embora tenha sido eficaz, uma vez nos respondeu prontamente, imaginei que as expressões entre aspas e as explicações de que estávamos mudando o tom "como se lidássemos com um inimigo" seriam facilmente compreendidas pelo senhor, como um jeito irreverente de refazer a solicitação. Surpreendeu-me também saber que faça tanto caso dos títulos de "pastor" ou "professor", uma vez que apenas Um os merece.

Se o magoeei, repito, perdoe-me não era essa a intenção. Apenas imaginei que não se recusaria a ensinar a verdade para um grupo de pelo menos 500 pessoas/dia, que acessam nosso site. E concluí que, diante das prováveis pressões para que não nos respondesse ou ignorasse, cutucá-lo seria o melhor jeito de fazê-lo sair da toca. (Desculpe-me também essa expressão porque sou um caipira pantaneiro, de vocabulário limitado.)

Sinto que, talvez, lhe tenha dado o pretexto de que precisava para não responder aos nossos e-mails e empurrar-nos para um outro que provavelmente não nos irá atender também. Se o senhor que é o Diretor do Centro de Pesquisas Ellen White não nos pode enviar cópia desse material ou outro de sua própria autoria, "quem poderá nos defender"?

De qualquer modo, obrigado.

Apesar de não ter solicitado, segue cópia do livro Nuvem Branca, do Dirk Andreson, já em português, ao qual gostaríamos de publicar uma refutação sua aqui no www.adventistas.com.

De nossa parte, a primeira proposta, quanto aos estudos bíblicos, continua de pé. Isso se nos puder perdoar pela brincadeira de fazer de conta que fosse nosso "inimigo".

Gostaria também de receber a versão em português daquele seu artigo que publicamos em espanhol aqui na internet sobre "Cristo e os Profetas".

Mais uma vez, deixo claro que não temos nenhum interesse em ter um dos poucos homens lúcidos da Organização como nosso inimigo. A igreja e mesmo os "renegados" do sistema, como eu, precisamos muito ouvi-lo.

Robson Ramos

Leia também: 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com