Esqueletos na Igreja!

 

Texto atribuído ao pastor Jorge Mário de Oliveira, professor de teologia. A mensagem teria sido apresentada como sermonete do culto de ação de graças dos formandos do Salt de 1996 do IAE-2.

 

A versatilidade das parábolas Bíblicas é que elas permitem ampliar o leque das aplicações dentro da moldura das verdades da Palavra. Uma dessas parábolas, apresentadas ao profeta Ezequiel em forma de visão, tinha o objetivo de profetizar a união dos reinos de Israel e de Judá sob o poder vivificador do Espírito de Deus.

Esta profecia não se cumprira como o profeta predissera devido a incredulidade do povo em rejeitar a Jesus como o Messias. Mas ela está aí, e ainda ensina, e é exatamente dela que desejo extrair a principal idéia do sermonete desse culto.

Refiro-me à visão do vale de ossos secos do capítulo 37 de Ezequiel. (Ezequiel 37:1 - 10...)

Vs. 1-3 - Notem que esta não foi uma visão comum na qual o profeta vê alguma coisa que lhe é mostrado, ela é uma visão interativa. O profeta é transportado, em espírito, para o lugar da visão e interage com o meio ambiente.

Não é um quadro tétrico? Um cemitério abandonado. Túmulos abertos! Ossos expostos, secos muito secos! Sem nenhuma chance ou perspectiva de vida. O Senhor pergunta: "Poderão viver estes ossos?" O profeta diz: "Senhor Deus, Tu o sabes..." Realmente não tenho certeza! São tão secos, tão velhos! Só o Senhor é capaz de saber se podem viver ou não!

Vs. 4-6 - Ezequiel recebe uma ordem para profetizar sobre os ossos. Ordenando-lhes que ouçam a palavra do Senhor.  

Ao fazer isto, dizem os versos que houve um rebuliço de ossos ajuntando-se uns aos outros, osso com osso dando o formato de esqueletos que foram então cobertos de nervos, carne, pele, dando figuras humanas porém, sem vida. (Vs, 7 e 8)

O profeta recebe uma segunda ordem e aqueles corpos tornam a viver em pé, formam um grande exército. (Vs. 9-10)

Aplicações:

Encontro quatro idéias nesta parábola do vale de ossos secos sobre as quais desejo refletir:

1. Os ossos secos podem representar os membros da igreja, as pessoas no meio das quais irão trabalhar. Vidas sem Deus, vazias, sem significado e sem sentido! Jogadas, lançadas ao acaso à espera de alguém que lhes transmita a palavra da vida!

2. O profeta pode representar o ideal de Deus para os pastores. Na visão, Deus poderia falar, mas não. Ordenou ao profeta que falasse em Seu lugar. Disse-lhe o que deveria falar mas decidiu depender do profeta para que o fizesse.

Vocês serão instrumentos de Deus para transmitir vida. Deus pode realizar a obra muito melhor e com eficiência e rapidez mas resolveu usar-nos como veículos de vida. De vida derivada Dele, não de nós. A vida está na Palavra de Deus que partilhamos, que devemos apresentar aos ossos secos para que deixem de ser ossos sem vida!

3. Os teologandos, futuros pastores, podem ser ossos secos. Você mesmo é um osso seco que precisa viver! A vida acadêmica forma o esqueleto teórico para a prática e precisa de carne, de nervos, de pele. Necessita de vida!

Você precisa viver antes de ser um instrumento de vida para as pessoas com as quais trabalhará.

E a vida, está no Espírito! É Ele que dá a vida! Na vida há poder!

Gosto de pensar que não devo viver o que ensino, mas devo ensinar o que vivo!  

4. Pastores, que já estão exercendo o ministério, podem ser também como ossos secos, porque falta este poder na vida de muitos servos de Deus. Há poucos como Elizeu conhecidos como homens de Deus. Que pena!

Carecem do Espírito! É que o envolvimento com o mundo afasta o Espírito de Deus. Hoje lê-se mais jornal, para se atualizar das obras satânicas no mundo do que a palavra de Deus para atualizar-se das ações de Deus na história e na vida de Seus filhos!

Há servos de Deus que conhecem todos os artistas famosos de Holywood, o nome de todos os jogadores do Flamengo, do Grêmio, do Palmeiras mas não sabem o nome dos discípulos de Jesus ou mesmo a ordem dos livros da Bíblia.

Sabem de cor as tabelas das competições entre os times de futebol brasileiro mas não sabem dar um estudo bíblico sobre a volta de Jesus.

Conhecem os últimos lançamentos em vídeo mas não reconhecem mais os sinais do fim.

Sabem jogar todos os jogos de computador mas estão perdendo o jogo da vida para o diabo.

Sabem operar com perfeição os mais sofisticados programas de computação, mas não conseguem manusear a Palavra de Deus! Os valores estão invertidos.

E ainda querem poder!

Jejum e oração não fazem parte da vida. Eis porque vemos esqueletos ocupando nossos púlpitos. Um amontoado de ossos pregando para um vale de ossos secos!

Não é um triste quadro! Deus quer mudar esta situação! A igreja clama por este reavivamento da verdadeira piedade na vida dos ministros de Deus. A igreja quer pastores vivos, não esqueletos ou corpos sem vida!

Quando Jesus comissionou os discípulos a irem ao mundo para pregar o evangelho do reino ordenou-lhes que ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder. (Luc. 24:49)

Eles ficaram, vocês conhecem a história. Depois de 10 dias de espera, de jejum, oração, confissão, humilhação, foram revestidos de poder e somente então, saíram e aquele punhado de homens ignorantes abalaram o mundo com mensagem impopular do Cristo de Nazaré.

Conclusão: O mundo é um vale de ossos secos! Poderão estes ossos viverem? Sim, podem, pelo poder do Espírito agindo por intermédio dos servos de Deus quer sejam pastores ou não, muitos haverão de reviver, de se transformar de criaturas de Deus dominadas pelo demônio, em filhos de Deus dirigidos e controlados pelo Espírito.

Mas isto só ocorrerá quando você, eu, a igreja, deixarmos de ser ossos secos e recebermos a vida do Espírito.

Como ter a plenitude da vida do Espírito? A primeira condição é pedir, querer.

Luc. 11:9-13

Deus está desejoso em querer dar-nos o Espírito. É só pedir!

Portanto, meus colegas de ministério evangélico. Trabalhem no poder do Espírito. Quer sejam assalariados ou não. Em um distrito ou em uma escola. Em funções administrativas ou não, no poder do Espírito. Com a vida do Espírito porque osso seco só serve para esterco. Voltará a ser terra e desaparecerá. Mas cheios do Espírito haverão de servir, independente de estarem sentados à direita ou à esquerda Dele. Assim cheios de vida, falarão e pelo poder de Deus, ossos secos tornarão a viver. Amém! 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com