Idéias "Subversivas" para a Lição deste Sábado -- 21/07/2001

O tema da lição desta semana é como a história de um velho filme repetido, a que a gente já assistiu dezenas de vezes e até conhece o final de cor e salteado. Com certeza, existem, porém, alguns aspectos sobre os quais permanecem dúvida. Por exemplo:

1. O que significa exatamente a expressão "selo de Deus"?

Essa definição prévia do termo entre os alunos, talvez, conviria ser o primeiro item a ser debatido antes do início da recapitulação dos principais pontos da Lição, porque é muito comum que as pessoas não se entendam sobre determinado assunto por não definirem exatamente o que está sendo discutido. Pode ser também que uma participativa discussão sobre o termo já esgote o tempo da recapitulação da lição.

A. A expressão "Selo de Deus" pode ser entendida como o "Sinal de Deus", um símbolo oficial de nossa submissão a Ele. 

Era o caso do povo de Israel, para quem a observância do sábado deveria representar sua firme decisão de acatar a direção divina, inclusive quanto ao dia de repouso. Hoje, para aqueles que vêem a Igreja Adventista do Sétimo Dia como o Israel moderno, a guarda do sábado também representa um sinal pré-combinado entre nós e nosso Deus, que manifesta nossa aceitação de Seu comando em todos os aspectos de nossa vida e, desse modo, temos dEle a garantia de que somos Seu povo escolhido. 

Essa definição do sábado como "selo" ou "sinal" que identifica o povo de Deus no fim dos tempos não esgota todas as possibilidades de significação do termo e revela uma perigosa condição de exclusivismo quanto à Salvação. Ou você acha correto pensar que apenas os membros da Iasd pertençam ao povo de Deus na atualidade?

Discuta também com a Unidade:
Pertencer à Iasd e guardar o sábado significa necessariamente que você pertence ao povo de Deus? (Não, mas pode ser um bom indício. Aliás, é apenas isso, um indício, uma evidência, nunca uma garantia da Salvação, ou um motivo para a Salvação.)

De fato, porém, nesse sentido, o maior sinal exterior de que somos integrantes do moderno povo de Deus é o Amor. Sim, o selo que nos identifica como verdadeiros seguidores de Cristo, é a obediência ao mandamento de que nos amemos uns aos outros, como Ele nos amou. (Veja João 13:34-35; e 15:12-17.)

Isaías 58:5-14 relaciona a guarda do sábado e a correta adoração Deus com a prática do amor ao semelhante.

B. "Selo de Deus" pode ser a assinatura com firma reconhecida de Deus, o carimbo de Deus.

É nisso que as pessoas pensam ao dizer que o quarto mandamento é o selo de Deus, dentre os dez. Qualquer autoridade, humana ou espiritual, poderia pretender exigir que não tivéssemos outro Superior além dela, que não as representássemos ou substituíssemos outras coisas, que não usássemos seu nome em vão, honrássemos pai e mãe, não matássemos, não adulterássemos, não furtássemos. não testemunhássemos falsamente nem cobiçássemos o que não nos pertence. Mas somente o Deus Criador pode exigir que guardemos o sétimo dia da semana. 

Assim, dos dez mandamentos, o único que identifica o Legislador, como o Criador, especificando inclusive os limites de Sua autoridade - céus e terra - é o quarto mandamento. Sobre ele, aplicou Deus o Seu "selo". A ordem quanto ao sábado é como se fosse o timbre de Deus, Sua logomarca oficial, a evidência inequívoca da procedência divina da Lei. (Comentar sobre o anel usado como carimbo pelos reis da Antiguidade.)

C. "Selo de Deus" pode ser também a garantia ou sinal de aprovação por Deus. Neste sentido, entendem alguns que o selo de Deus, pelo qual estamos "selados" para o dia da Salvação, é o Espírito Santo.

E. "Selo de Deus" pode ser a marca de propriedade de Deus. Fica fácil entender se nos lembramos da marca que os fazendeiros usam para identificar os animais de sua propriedade.

Nesse sentido, entendemos que o sábado será um "selo" ou "sinal" que irá identificar aqueles que pertencem a Deus no período em que a Terra estiver sob o total controle do Diabo. De acordo com a interpretação adventista das profecias, nesse período da história terrestre, a guarda do sábado será o ponto de prova, a evidência de que não nos submeteremos ao Anticristo.

Depois do caos, que certamente virá. Quando o diabo aparentemente resolver todos os problemas da humanidade, inclusive o da vida eterna através da engenharia genética. Quando já não houver fome, nem doença, nem injustiças de espécie alguma. E no domingo, se celebrar a paz e a segurança entre os homens. A guarda do sábado será, então, um sinal de fé na palavra infalível de nosso Deus, sinal de uma certeza contrária àquilo que os olhos estarão vendo.

Naquele tempo futuro, em que o Espírito de Deus terá se retirado do planeta, e o poder será exercido na Terra por Satanás, personificando a Cristo. Nesse tempo, santificar o sábado será um sinal de teimosia (insubordinação) contra o Capeta (Anticristo). Por outro, assinalará aqueles que serão propriedade divina, aos quais Cristo virá buscar.

Outras aplicações:

Num mundo em que o ateísmo domina a política e o evolucionismo, o meio científico, a guarda do sábado é SINAL de INCONFORMISMO contra toda forma de exploração do semelhante e desrespeito à vida. Porque expressa a crença no Deus Pai, Criador, cujos filhos tem idênticos direitos a condições dignas de vida e vida de qualidade...

Num mundo em que o CONSUMISMO norteia a existência, o não-consumo durante o sábado é SINAL DIFERENCIADOR, que distingue pessoas libertas do eterno círculo Trabalho > Trabalho > Trabalho > Trabalho > Trabalho > Consumo > Consumo > Trabalho...

"Cinco dias trabalharás e em dois dias consumirás o que tiver ganho", diz o quarto mandamento capitalista. Sábado e domingo são dias "sagrados" para o consumo, especialmente de produtos e serviços da chamada indústria do "lazer". Ou seja, são dias para você gastar e mandar de volta para os patrões tudo que ganhou durante a semana. 

Pessoas com perfil diferente, libertas desse círculo escravizante. Pessoas cujo sentido da vida é outro, que não o de consumir. Cidadãos do Céu, em vez de meros consumidores terrestres, logo serão desinteressantes para o sistema econômico mundial... E a correta observância do sábado é sinal claro dessa inadequação para o mundo.

Num mundo de pessimismo e desesperança, que prepara o caminho para a vinda e entronização do Anticristo como o salvador da humanidade, a santificação do sábado é sinal, desde já, de confiança num poder acima de todos os poderes da Terra. No futuro, significará ainda confiança exclusiva e submissão única ao Deus do Céu.

Dúvidas que restam:

2. A guarda do sábado é o selo de Deus? No sentido de identificar quem será destruído ou poupado no Juízo Final, ainda não, mas será no futuro.

3. Por que o mandamento acerca do sábado foi dado apenas no Sinai? Porque no Éden, Adão e Eva tinham a lei de Deus inscrita em seu coração, como condição original, "característica de fábrica". Eles transmitiram essa verdade oralmente a seus descendentes. Até que Deus achou por bem explicitar a perpetuidade de Sua Lei, escrevendo-as em tábuas de pedra.

4. Como entender a guarda do sábado no contexto da justificação pela fé? 

Lembre-se: Como professor (coordenador da discussão da Lição na unidade), convém que você desenvolva sua própria argumentação e fundamentação bíblica a respeito.


Reação do Leitor

"Irmão Robson Ramos,

"Muito obrigado pelo seu comentário para a lição sobre o Selo de Deus o qual achei excelente. O seu comentário me chamou a atenção ao título da lição que é 'O Selo de Deus' quando a lição não comenta nada sobre o 'selo de Deus' na lição dos alunos, exceto no comentário dos professores, pág. 32. Bons pontos que o senhor enfatizou e o seu comentário vai ser valioso para mim. Feliz sábado, ..."

"Robson, porque você diz que as idéias sobre o sábado expostas no comentário são 'subversivas'?"

É que, na semana passada, publicamos um primeiro comentário para a Lição (clique) e com esse adjetivo entre aspas, numa alusão ao que se costuma dizer sobre o site e também porque naquele primeiro havia certo conteúdo nessa linha da "oposição" mesmo. Esse segundo texto pegou carona no título e até teria algum reforço "subversivo" se eu houvesse tido tempo de terminá-lo. - RR

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com