Ex-Redator, "Ex-Pastor", Ex-Arautos do Rei Sente-se Muito Bem: Longe da Organização, Mas, Finalmente, Perto de Cristo

Olá, Robson,

Faz algum tempo que aparentemente estou fora do ar. Na verdade, visito o seu site pelo menos uma vez por semana para me manter atualizado. A minha vida segue bem e estou muito firme em Jesus. Continuo tendo reuniões em casa e o número de «membros» está crescendo. Deus está me concedendo o privilégio de trabalhar com muitas pessoas machucadas nas igrejas tradicionais, incluindo batistas, presbiterianos e da Comunidade da Graça (asd só os meus familiares, pois, em geral, o asd pode até se sentir machucado, mas é muito orgulhoso para reconhecer que precisa de ajuda). 

As reuniões têm sido uma bênção. O que tenho aprendido recentemente, nunca aprendi nas escolas de teologia, incluindo mestrado. Sabe, Robson, é fantástico encontrar um Cristo vivo, poderoso, pessoal e não aquele Ser que nos era apresentado muito mais em teoria do que na prática.

Infelizmente, a gente vê poucos frutos de transformação de vida na IASD. Há casos, mas poderia haver muito mais. EGW diz que poderia haver 100 conversos onde há apenas um se houvesse verdadeiro amor. O pessoal fica tão empolgado com aspectos doutrinários que acaba se esquecendo da simplicidade do «Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa»!!! 

Tenho lido muitas e muitas vezes I Cor. 13, sempre pedindo graça a Jesus para que eu dê e receba esse amor. Tudo vai passar. Só permanecem a fé, a esperança e o AMOR. Tudo o mais é periférico, válido, sim, mas periférico e sem valor quando não é acompanhado de amor. Teoria, meu amigo, vai levar muita gente «boa» e até «bem-intencionada» a ouvir aquela terrível frase, naquele dia final: «Nunca vos conheci, apartai-vos de Mim, malditos!»

Bem, vou ficando por aqui. Sinta-se livre para publicar, se desejar este testemunho.
Aproveito para alterar meu e-mail, que passa a ser wilalfa1@aol.com.

Abraços, Wilson Almeida.

Discordo do Título "Ex-Pastor"

Oi, Robson.

Você não me conhece, sou primo do Wilson Almeida. Não sou o Pastor Itanel Ferraz. Estive lendo a carta do Wilson que você publicou no seu site. Tenho apenas um comentário, e neste caso não seria apenas neste caso da carta do Wilson. Você colocou o seguinte título: "Ex-Redator, Ex-Pastor, Ex-Arautos do Rei Sente-se Muito Bem: Longe da Organização, Mas, Finalmente, Perto de Cristo". Vários dos Ex-...... estão corretos. Mas um deles, que você usa para falar sobre várias pessoas, e muitas vezes tenho o sentimento que você salienta Ex-Pastor, não deveria ser usado, exceto em casos especiais. 

Minha opinião é que quando alguém como o Wilson, e vários outros casos que encontramos, saem da Obra, desde que não por “quebra” de mandamento (seja lá qual for), não deveriam ser considerados como Ex-Pastores. Afinal, um pastor não é pastor porque tem a credencial de pastor. Não é pastor só porque fez a faculdade de teologia. É pastor porque um dia, fez um compromisso com Deus de que seria um líder, um guia para as ovelhas. Afinal, não é isso que o Wilson está fazendo na sua casa com tantos vindo estudar a bíblia? O testemunho dele é o de um Pastor. 

Alias, todos somos sacerdotes, “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; ” 1 Ped 2:9. Todos temos a responsabilidade de levar pessoas à Jesus. 

Conclusão. Quando usamos o termo “Ex-Pastor”, estamos levando as pessoas a entender que esta pessoa foi “expulsa/exonerada” deste título. Não é digna deste título. Torna-se uma pessoa da qual o testemunho não é algo de se confiar muito. 

Gosto de pensar que alguns saem da organização pois Deus, por algum motivo, os tirou de lá para prestarem um serviço mais eficiente para Ele. Se o Wilson saiu da Organização, não foi só porque alguns queriam, mas sim porque Deus o permitiu. E Deus tem propósitos específicos para ele. 

Não escrevi tudo isto só porque o Wilson é meu primo, e alguém que considero meu irmão, mas sim por todos aqueles dos quais já ouvi ou li este título “Ex-Pastor”. Se a pessoa continua a servir a Deus com o mesmo amor de antes, pra mim continua sendo um Pastor. 

Itanel Ferraz


Depois que Saí, Virei Pastor de Verdade!

Olá, Robson,

Já vi meu e-mail no seu site. Gostaria apenas de fazer um reparo. Entre tantos «ex», o único indevido é o de ex-pastor, porque é isso o que agora realmente sou. Antes só tinha título, mas não era pastor de verdade. Agora, sou de fato e de direito mesmo sem a credencial da IASD. Agradeceria a correção. 

Abraços do amigo Wilson 
wilalfa@aol.com.br

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com