O Ministério Remanescente Está de Luto

Depois de ler e reler os argumentos a favor e contra a igreja de Poá, depois de comentá-la com vários pastores e irmãos, depois de ficar chocado com a petição entregue ao Juiz daquela cidade gostaria de fazer algumas perguntas aos Pastores Tércio Sarli e Paulo Stabenow:

Teriam eles coragem de presentear um exemplar do Grande Conflito ao Juiz que recebeu essa petição depois de tê-la feita??? Especialmente os mais antigos sem os cortes feitos nas edições posteriores. Ou até mesmo está última edição condensada???

Teriam eles coragem de entregar a qualquer uma daquelas autoridades um exemplar do livro Subtilezas do Erro do celebrado Pastor Arnaldo Christianini, editado pela elogiada Casa Publicadora Brasileira que há 100 anos edita livros de excelente qualidade, mencionada na petição.

Teriam eles coragem de entregar um exemplar do Livro Preparação para a Crise Final do Pastor Chaij. Teriam eles coragem de entregar a qualquer daquelas autoridades uma série de Estudos Bíblicos elaborada pelo respeitado Pr. Henrique Berg, largamente utilizada pela IASD, durante tantos anos?

Ou mesmo a série de Estudos Bíblicos preparadas pelo Pr. Alberto Timm, PhD pela Andrews, ou uma apostila preparada por ele sobre a Instituição do Sábado e a Origem da Guarda do Domingo, ministrada nas aulas de Teologia aos Teologandos do IAE.

Teriam eles coragem de dar estudos bíblicos ao promotor, aos oficiais de justiça, aos policiais que cumpriram a liminar, e a todas as autoridades civis que dela tomaram conhecimento???

Teriam eles coragem de convidar qualquer uma das autoridades para assistirem a um culto, ou a uma classe de estudos bíblicos em qualquer uma de nossas igrejas???

Caso a resposta deles fosse afirmativa, continuo perguntando:

Que explicações dariam àquelas autoridades caso estivessem assistindo a um culto no IAE, ou qualquer outra Igreja, quando na hora da oração Pastoral, o pastor ou ancião encarregado da mesma convidasse toda a congregação para pôr-se de joelhos, e eles vissem velhos, crianças e mulheres grávidas se ajoelhando sem nenhum problema, inclusive as visitas?

Explicariam por acaso que estas pessoas só padecem quando se ajoelham na última oração, mas que na oração pastoral nada sentem???

Imaginem só se fosse um daqueles sermões inflamados ou até muito espirituais, quando no final o Pr. decide pedir a congregação que se ajoelhe para a oração final, ou então um dia daqueles apelos feitos pelo Pr. Bullón e muitos outros, que tem o costume de convidar as pessoas à frente para orar e com freqüência pede a todos se ajoelharem, num espaço que nem cabe todo mundo ajoelhado.

Quanta hipocrisia, quanta falsidade, como diria o Âncora Boris Casoy: É uma Vergonha!

Caso uma dessas autoridades tivesse a curiosidade de perguntar, por acaso, porque é que na plataforma (ou púlpito) não se encontra nenhuma mulher de calças compridas ou shorts, que explicação seria dada? Pois até nisso eles recriminaram os irmãos de Poá.

Se por uma terrível coincidência uma dessas autoridades estivesse assistindo o culto Divino justamente num dia em que o Pr. da igreja ou ancião da Igreja do IAE, estivesse convidando a congregação e os alunos para uma Vigília com o celebrado pr. Bullón, como as que assisti muitas vezes, o que diriam?

Teriam coragem de dizer que a vigília sendo com o Pr. Bullón não tem nenhum problema ou com outro figurão da Igreja?

Já imaginaram se nesse dia de azar, muito azar, coincidisse com um convite do Pr. da Igreja para um Jejum total??? Seria muito azar não é verdade???

Como diz o velho adágio: Seria cômico, se não fosse trágico que uma dessas autoridades fosse convidada pelo Pr. Tércio Sarli, a assistir um culto onde o pregador estivesse falando precisamente dos sinais da volta de Cristo e mencionasse, ainda que de passagem, o tempo que estamos vivendo denominado Tempo do Fim e falasse uma frase sequer sobre a perseguição religiosa que virá, e do período da Angústia de Jacó, da Batalha do Armagedom, tantas vezes pregada, ensinada e difundida por nossa igreja.

Já pensou se esse triste dia fosse um domingo a noite quando a igreja inteira estivesse estudando, a famosa série de estudos As Revelações do Apocalipse, escritas pelo celebrado Pr. Belvedere, evangelista da Divisão Sul Americana, onde de maneira franca e aberta são tratadas todas aquelas questões mencionados nos benditos folhetos de Poá. Acho que já criei embaraços suficientes para o Excelentíssimo Tércio Sarli e Paulo Stabenow, corarem de vergonha, (caso tivessem) se precisassem enfrentar qualquer uma das situações acima.

Mas tem ainda outras questões:

Se por uma infelicidade uma dessas autoridades chegasse a ler o livro Eventos Finais da irmã White, e procurassem um dos pseudopastores Tércio e Paulo, com o livro em uma mão e a petição na outra exigindo uma explicação, com que cara ficariam esses homens, ao perceberem as autoridades que aquilo que ensinam os irmãos de Poá, lhes foi ensinado pelos pastores que lá passaram, e pela leitura dos livros oficiais da Igreja Adventista.

Seria quem sabe uma boa sugestão aos irmãos de Poá, entregarem logo as autoridades civis de Poá, exemplares desses materiais todos e alegarem em sua defesa, que receberam esses ensinos todos assistindo aos sermões dos pastores, estudando a lição da Escola Sabatina e lendo os livros da Igreja, e devolvessem a acusação contra esses pseudopastores, deixando com a eles a tarefa de se explicarem.

Já pensaram se os irmãos de Poá resolvessem passarem de réus a vítimas de lavagem cerebral patrocinado pelos pastores da Associação e da UCB. 

Já imaginou se os irmãos de Poá alegassem que foram os pastores da igreja que lá passaram, que lhes ensinaram tudo isso, inclusive a orar de joelhos, não usar calças compridas, fazer vigílias, jejuns, e durante anos insistiram na pregação das três mensagens angélicas, como coluna e fundamento de nossa fé.

Já pensou se eles dissessem ao juiz da cidade que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é identificada pela própria liderança da Igreja como a Mensagem do Terceiro Anjo. E que se isso agora não é verdade então eles foram enganados pelos Pastores que os fizeram crer nisso????

Estes homens precisam urgentemente ser banidos do ministério, disciplinados da Igreja, pois jogaram o nome da IASD na lama da maneira mais vergonhosa possível.

Existem muitas pessoas lúcidas no ministério, que suspiram e gemem por causa das abominações cometidas no meio da igreja. O Ministério Remanescente da IASD está de luto e envergonhado pela ação desses líderes que trouxeram opróbrio à nossa igreja.

Finalizando quero perguntar mais uma vez, de onde esses homens tiraram a alegação de que a mesa da associação é que escolhe alguns irmãos voluntários da igreja para auxiliar na administração da Igreja local?

Não é justamente o contrário o que diz o manual da Igreja? Não é mais eclesiástico-representativo a forma de administração de nossa igreja? Não são mais os membros da igreja que elegem alguns pastores para auxiliar na administração da associação, não são os membros em assembléia que têm o poder de removê-los num caso de falta grave como esse???

Como esses homens tiveram coragem de mentir descaradamente as autoridades civis de Poá?

Não são os pastores pagos pelo dízimo dos irmãos que tem o dever de confortá-los, animá-los e orientá-los, quando em dificuldades? Não cabe aos pastores dissuadir e desestimular os irmãos a recorrerem à justiça quando se sentirem lesados por quem quer que seja.

Não pregamos durante tantos anos no púlpito que um irmão jamais deveria ir a justiça contra outro e que era preferível sofrer o dano???

Precisamos fazer alguma coisa urgente...

Pastor 2

Outras reações:

Leia também:

Para entender o caso da Igreja de Poá, você precisa ler estes dois resumos:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com