Resposta de Ancião a Comentários Agressivos de Pastor Anônimo

Ao ler os comentários do intitulado Pastor fiquei profundamente triste com a aparente agressividade demonstrada. Aceito que ele poderia discordar teologicamente, mas não precisava ser agressivo. Aliás, nada fiz para agredi-lo pessoalmente apenas expressei minha opinião, o que necessariamente não constitui a última palavra sobre o assunto. Destarte, eu gostaria de esclarecer alguns pontos de minhas reflexões que foram deturpados no referido comentário.

Para fundamentar minhas considerações antes gostaria de transcrever abaixo o texto de Ellen G. White que encontramos em Mensagens Escolhidas, Vol. I, Pág. 408-409:

"Em Cristo combinaram-se divindade e humanidade. A divindade não se degradou, para tornar-se humanidade; a divindade conservou seu lugar, mas a humanidade, pela união com a divindade, resistiu à mais feroz prova da tentação no deserto. O príncipe deste mundo chegou-se a Cristo depois de Seu longo jejum, quando estava no auge da fome, e sugeriu-lhe que mandasse às pedras que se tornassem pão. Mas o plano de Deus, delineado para a salvação do homem, previa que Cristo conhecesse a fome, a pobreza e todos os aspectos da experiência do homem. Resistiu Ele à tentação, mediante o poder que o homem também pode possuir. Apoiou-se no trono de Deus, e não existe homem ou mulher que não possa ter acesso ao mesmo auxílio, pela fé em Deus. Pode o homem tornar-se participante da natureza divina;  não vive uma alma que não possa chamar o auxílio do Céu, quando tentada e provada. Cristo veio para revelar a fonte de Seu poder, a fim de que o homem não confiasse jamais em suas capacidades humanas desajudadas.

"Os que querem vencer devem empenhar ao máximo todas as faculdades de seu ser. Devem lutar, de joelhos diante Deus, pedindo poder divino. Cristo veio para ser nosso exemplo e nos revelar que podemos ser participantes da natureza divina. Como?  - Tendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo. Satanás não alcançou a vitória sobre Cristo. Não pôs o pé sobre a alma do Redentor. Não atingiu a cabeça, se bem que tenha ferido o calcanhar. Cristo, por Seu exemplo, tornou evidente que o homem pode permanecer íntegro. É possível ao homen ter poder para resistir ao mal - poder que nem a Terra nem a morte nem o inferno conseguem dominar; poder que os colocará onde alcancem vencer, como Cristo venceu. Neles pode combinar-se a divindade e a humanidade."

Vejamos também o que diz II Pedro 1:4 -  "pelas quais têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo."

O Pastor escreveu: "A única natureza que nós poderemos ser participantes é a natureza caída (carne), como dizia Lutero, “simultaneamente justos e pecadores”, mas vivificada (pelo espírito) e glorificada quando Cristo voltar. Então seremos participantes da natureza divina, e não da natureza de Adão antes da queda." Pelos textos acima citados, por Ellen White e por Pedro, não posso concordar que somente receberemos a natureza divina  por ocasião da volta de Jesus. O Espírito Santo é que gradativamente está nos comunicando a natureza divina, glorificada, já desde agora, veja II Cor. 3:18 - "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." Isto é santificação. Pela fé recebemos gradativamente a natureza divina, o caráter de Jesus e assim resistirmos as tentações enquanto nos mantivermos em espírito de oração e comunhão com o Pai, através do Espírito Santo, como fez Jesus; lutou para manter sua natureza divina, para não cair desta condição. Quando Adão pecou ele deixou de ter a natureza glorificada, a natureza divina com a qual foi criado, veja Rom. 3:23 -"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"

O Pastor escreveu: "Concluir que Jesus recebeu de Maria uma natureza antes da queda é cair no erro da Igreja Católica" Eu não concluí isto! Eu disse que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e foi através do Espírito que recebeu a natureza de Adão antes da queda e de Maria a natureza decaída.

O Pastor escreveu: "temos que concluir que Jesus possuía 3 naturezas". E eu digo: Não, não temos que concluir isto, mas que Jesus tinha duas naturezas irmanadas a natureza de Adão antes da queda e a natureza de Adão depois da queda. Entendo que natureza de Adão antes da queda seja o mesmo que natureza imaculada, glorificada, caráter de Deus, natureza divina, natureza que tem prazer em fazer a vontade de Deus, mente de Cristo, a qual nos é comunicada pelo Espírito Santo com a conversão. Após a conversão passamos a ser semelhantes a Jesus, com duas naturezas irmanadas, a divina, imaculada e a maculada, decaída.

O Pastor escreveu: "O irmão Jackson continua. 'A rejeição do testemunho direto da Testemunha fiel e a aceitação de diversas doutrinas errôneas produzirão forte sacudidura'. Primeiros Escritos 270,Testemunhos para Ministros 112, 3 Testemunhos Seletos 271, Testemunhos para Ministros 475. Estaria Ele aqui procurando incluir a cristologia que crê que Jesus possuía natureza caída nessas 'doutrinas errôneas'? Respondo: NÃO.

Que o Espírito Santo seja com todos para glória do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Jackson Diogo Damásio Outeiro
IASD - Central de Campo Grande,MS

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com