Explode o Desabafo!
Irmã Trazia Artigo Indigesto da Revista Adventista Entalado na Garganta Faz 2 Anos

Caro editor, não sei se o que lhe escrevi será lido por vós ou publicado em texto integral, tampouco lhe conheço ou concordo com todos os artigos publicados em seu site por achar que alguns são discussões sem muita importância, como o caso do nome de Jesus, que a meu ver, não importa a diferença de pronúncia, visto Ter sido o próprio Deus que criou a variedade de línguas na época em que a torre de Babel foi construída.

Acredito ser a pregação do Evangelho em todo mundo mais importante de que pensar “em qual o nome certo ao se referir ao Salvador”, visto Ele possuir uma infinidade de títulos, porém, este não é o motivo de escrever-lhe. A razão é que não acredito na doutrina da trindade, não renego entretanto o Espírito Santo por ser ele o próprio Deus e nem a Cristo, seu único filho e Salvador da humanidade. Deveras pela lógica serem apenas duas pessoas e não três como a trindade afirma, e ser Cristo o filho, e não o próprio Deus, contudo sendo Filho, herdado pois as características do Pai, tendo a natureza pura e imortal Deste, e tendo do mesmo amor de Javé para com a humanidade.

O Filho é igual em caráter e natureza ao Pai, mas não pode ser o Pai, visto ambos possuírem sua própria identidade. Eis a questão, simplesmente uma questão de identidade nada mais, visto ambos serem de fato e de direito importantes para a humanidade e Cristo conhecer todos os propósitos de Deus, ser tão importante quanto Ele e estar presente quando foi criado o mundo como diz em Provérbios 28:30 “então Eu estava com Ele e era Seu Arquiteto...”, e João falar: “todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem ele, nada do que foi feito se fez.” E mesmo o próprio Deus confirmar em Gênesis 1:26 “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” além de Apocalipse 7:10 dizer “ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a Salvação” e ainda confirmar Isaías 6:8 “A quem enviarei? E quem há de ir por nós?

O homem faz tempestade em copo d’água. A questão é mais simples do que se imagina e qualquer um que seja alfabetizado e tenha o pleno exercício de suas capacidades mentais entenderá o que disse acima, pois não é um sofisma. Não compreende quem não quer. Agora cabe a cada um de nós aceitar ou não a verdade ou o erro, pois não é lavagem cerebral e se o leitor tiver dúvidas poderá fazer sua própria pesquisa em casa, consultando diretamente a Bíblia, a qual nos foi dada justamente para ser estudada , o que é representado no Apocalipse, quando o anjo ordena que João devore o “livro” e este foi agradável a sua boca, mas amargo quando chegou ao estômago. Todos têm o direito e o dever de estudá-la para tirar suas conclusões a respeito do certo e errado de doutrinas que acreditamos ou ouvimos antes de afirmar que são heresias.

A Escritura Sagrada afirma que “maldito o homem que confia no homem”, sendo pois que Deus não escolheu um “grupo de iluminados” para entender Seus propósitos, visto que aprendi na própria IASD que “Deus não faz acepções de pessoas”, portanto, nenhum pastor ou padre possui conhecimentos que eu não possa adquirir e muito menos o fato de determinados pastores pregarem no púlpito, serem teólogos ou escreverem em revistas adventistas me faz inferior a eles, pois todos pecaram e carentes estão da graça de Deus, tendo Jesus dado autoridade a todos os que se arrependam de seus pecados de orar diretamente a Ele, dando mais autoridade ainda a que todos os seus discípulos preguem a palavra (e estes não eram rabinos e nem possuíam altas posições em sinagogas).

À Lei, Ao Testemunho e à Revista Adventista

Conheço irmãos que partilham do mesmo ponto de vista que o meu, mas infelizmente quando expus minha crença a respeito da trindade a um determinado irmão (o qual é sincero e dedicado na Igreja), recebeu de bom grado e até aceitou as bases bíblicas (que são várias!) . Contudo, apesar de entender meu ponto de vista (entendimento este que equivocado) me disse que eu inventava isto e atacava a Igreja por ter tido decepções com a mesma, baseado em um texto da Revista Adventista de maio de 2000, o qual diz que todos os que atacam a IASD “sentiram-se feridos por alguém ou algo na igreja e estão magoadas ou decepcionadas” e que talvez seja “a maneira de extravasar alguma revolta e algum ressentimento”. Senhores, não é mais apenas à Lei e ao Testemunho, mas também à Revista Adventista!

Admito que tive decepções com “membros” da igreja que freqüento, mas não com alguém que possua “altos cargos”, além do mais, o fato de decepcionar-me com fraquezas de outrem me tornam inapta para ser cristã? Ou me tornam inapta apenas para criticar as falhas de “altos membros” desta Organização? Ou talvez inapta para estudar a Bíblia e os livros de Ellen Gold White? De uma coisa eu tenho certeza, decepções não me tornam idiota e muito menos submissa a algo que vejo ser desleal. Ou será que pobre não pode criticar político?(se critica a conjuntura do país é porquê não está satisfeito, logo, decepcionado). Então Deus não pode ameaçar a Israel e a humanidade com castigos, visto que o Onipotente já está mais do que decepcionado com ela desde que Adão e Eva pecaram?

É contra este artigo que escrevo, pois me acusaram de querer “extravasar minha raiva” por ser uma “decepcionada” e até mesmo de “Sinagoga de Satanás”. Agora tenho direito à réplica, tréplica e recorrer com ação em instâncias superiores. EIS POIS MINHA RÉPLICA, que faço, dando graças a Deus, pois sei que Ele me ama e que me dotou de conhecimentos que muitos não tem. (A Organização pode se acalmar, pois não vou entrar literalmente com uma ação na justiça, minhas réplicas e tréplicas são um sentido figurado, não precisarão inventar um artigo na próxima revista dizendo que membro sem “credenciais divinas” (“credenciais da igreja”), quer entrar com uma ação contra esta). É claro porém, que nada me impede, quer seja Direito Civil ou Penal.

Em Defesa da Fé?

Sobre o artigo publicado na Revista Adventista em maio de 2000, escrito por José Carlos Ramos, na coluna “Em defesa da fé”, a qual deveria chamar-se “Em defesa da Associação” ou “Em defesa do Órgão Geral da Igreja Adventista no Brasil” ou até mesmo “Em defesa da má-fé”, que quer dizer “à traição, deslealmente”, pois tal instrumento usa a boa-fé de muitos crentes em defesa de interesses da Administração e não de interesses divinos.

A palavra “fé” é de origem latina – termo fide – e significa : “convicção, crédito na existência de uma fato, crença nos dogmas e doutrinas de uma religião”; artigo o qual  não defendeu nenhuma fé (a não ser a de que a organização é corrupta) ou doutrina que por acaso estivesse sendo atacada, mas uma instituição nominal acusada de desviar o dinheiro do dízimo e de expulsar membros da igreja por pregarem as três mensagens angélicas, as quais a dita Associação “se esforça” para pregar, denominando de “Sinagoga de Satanás” as pessoas que não aceitam a tamanha corrupção.

Se pois, a “Sinagoga de Satanás” é responsável por denunciar os pecados da Associação e se porventura tais acusações sejam sem fundamento, então por quê não mostram que “quem não deve não teme”, e publicam para a membresia as acusações, impressas na própria Revista Adventista, junto com sua defesa e provas que mostrem o contrário (lógico que com respaldo do juiz!), provando ser sua moral ou reputação ilibada?

Por que não usam o Direito de Resposta (garantido por lei) e rebatem as acusações feitas contra a mesma no próprio site da “Sinagoga de Satanás”, em vez de ficar deturpando as palavras de Ellen White e do próprio Jesus Cristo para justificar sua falta de ética?

O fato dessas acusações virem à tona não são motivos para que membros saiam da igreja (tendo eles contudo livre-arbítrio para isso), pois não somos nós que pecamos por expor vossos crimes e por anunciar a Casa de Jacó os seus pecados. Nós não fazemos os membros saírem da IASD, e sim a corrupção dos dirigentes desta associação e aqueles que os acobertam, vós sim, sois as pedras de tropeço. Sois vós que causam  as denúncias e o descrédito na IASD, pois apenas proíbem acusações, e quando acusados, não se manifestam (a não ser como vítimas). Ficam calados sem dar satisfações e acontece como no dito popular: quem cala consente. Pecam, não se arrependem e ainda se fazem de vítima, ou seja, tudo que for acusação contra essa instituição é mentira, “pois ela é perfeita”, agem de maneira parecida com as do líderes da Igreja Renascer m Cristo, que se enriqueceram às custas de dízimos e agora estão tendo que acertar as contas com a justiça, tendo a cara de pau de dizer que “é perseguição religiosa” e os membros acreditam.

Ora, não atacamos a Israel, mas a vós, lobos disfarçados de cordeiro, que fazem com que o povo pereça por falta de conhecimento, que trazem a operação do erro, dirigentes que tornam impossível que a mensagem a Laodicéia seja atendida, por não terem o amor da verdade, nem ouvirem o Conselho do Senhor que repreende  e disciplina a quantos ama, visto não comprarem o ouro da fé e do amor para enriquecerem-se, vestes brancas da Justiça de Cristo para se vestirem e o colírio do discernimento espiritual para enxergarem a vergonha da nudez dos seus pecados, visto julgarem-se demasiadamente perfeitos para isso.

Cristo, Sem Credencial

A primeira frase diz: “Os que acusam a igreja não possuem credenciais divinas”. Eis o que afirmam com isso:

  • que todo descontente não tem credencial divina;

  • que todos os que são contra o engano e a corrupção não tem credencial divina;

  • que todo que mostra a Casa de Jacó seus erros só pode fazê-lo se autorizado pela Associação (Quando virem alguém que denunciou algo de errado que a administração fez com o consentimento desta me avisem!).

De acordo com a lógica da Associação Geral, nem Cristo teria credencial  divina em seu tempo, pois o que  pregava não estava de acordo com o que os rabinos diziam e Ele ( o Messias) apesar de ir todos os sábados às sinagogas era acusado de expulsar demônios por força de Belzebu (os próprios fariseus assim diziam). Segundo a organização, quem a critica, mesmo sendo adventista, não possui credencial divina. Tolos! Se Cristo, sendo judeu, criticava o sistema religioso perante as pessoas que o seguiam (sendo elas judias ou não), mesmo sendo Israel muito amado de Deus, querem pois dizer que Deus deu  à IASD imunidade, proibindo quaisquer críticas? Que eu saiba eram os líderes os grandes responsáveis pela ignorância espiritual daquele tempo e hoje isso não é diferente. Foram eles que condenaram Jesus a morte no Sinédrio, antes que fosse encaminhado a Pilatos.

Vocês enganam os membros através de sofismas. Se os israelitas responderão pelo julgamento injusto daquele tempo e por não estudarem as escrituras (até mesmo reis magos do oriente as estudavam), quanto mais nós na atualidade, que possuímos maiores condições de aumentar nosso conhecimento e por não sofrermos (pelo menos no Brasil) perseguição religiosa, temos condições de estudar, ao invés de esperar tudo que o pastor ou as publicações tragam mastigados. Temos liberdade de pensar e investigar os fatos. “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” Mt. 23:12; “Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade”. Mt. 23:28.

Sinagoga de Satanás

Com relação ao termo “Sinagoga de Satanás” ao qual o texto afirma que “o próprio Apocalipse chama a Satanás de acusador”12:10, “portanto sinagoga de satanás é a sinagoga dos que acusam”, conclusão esta baseada no teólogo católico Tertuliano (que interessante!). Meu caro irmão, você acha certo usar interpretações de Tertuliano, para o qual a Igreja Católica é a única igreja verdadeira? – TERTULIANO QUINCTUS SEPTIMUS FLORENS TERTULLIANUS *O QUAL DEIXOU INÚMEROS TRABALHOS POLÊMICOS, QUE FOI LEVADO A COMPOR PELAS CIRCUNSTÂNCIAS E PELO ZELO NA DEFESA DA FÉ (CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA).

Santa paciência! O irmão que é professor do SALT-IAE, Campus 2, Engenheiro Coelho, SP, deve saber que quando Tertuliano escreveu tais textos visava única e exclusivamente defender a Igreja Católica (lá pelos anos 195 e 122 depois de Cristo) e não defender a Igreja Adventista. Logo para ele Sinagoga de Satanás eram todos aqueles que acusavam as religião católica (logo, a IASD estaria no meio!).

O citado autor José Carlos Ramos utiliza a expressão de forma equivocada, uma vez que esqueceu de avisar que Satanás, além de significar “príncipe das trevas” e “acusador”, significa também “mentiroso”, ou seja, o irmão esqueceu de dizer que para que nós mereçamos tal título nossas acusações deveriam ser baseadas em mentiras, o que não ocorre. Lembre-se que Lúcifer não foi expulso do céu por acusar ou questionar a Deus, mas por querer tomar o lugar de Deus. Ou seja, suas acusações não eram para o bem da classe angelical, mas visava seus próprios interesses. O que nossa sinagoga tem ganhado até agora com isso? Que eu saiba só insultos e falta de esclarecimentos de uma instituição que afirma ser o único objeto de consideração de Deus sobre a terra.

Povo de Deus ou IASD?

Outra frase intrigante: “Finalmente ele congregará o mundo para a última batalha contra Deus e Seu povo”(Apc. 16:14, 16). Me pergunto se apenas os Adventistas do Sétimo Dia irão para o céu. Em nenhum momento vi Ellen White dizer que o povo de Deus estava restrito à IASD, mas “a todo aquele que guarda os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. Ela afirma que o ataque será contra o “povo de Deus” e não contra a Igreja Adventista do Sétimo Dia.  Aprendi na escola sabatina que igreja não eram os templos, organizações etc., mas as pessoas. Cristo ordenou apenas que pregássemos o evangelho até a consumação do século, mas não fundou nenhuma instituição nominal.

Segundo o autor do artigo “as sinagogas de Satanás são um centro promotor de perseguição, planejando acusações que fariam contra os cristãos às autoridades...são os piores inimigos da igreja...acusam por meio de falsos boatos e insinuações... incitam governantes contra os cristãos...não importando que as acusações tenham fundamento ou não”. Meus caros, isso se aplicaria a Idade Média ou ao tempo e que já estivesse ocorrendo perseguição, até porquê nossa sinagoga não tem estrutura e nem poderio para tal. Todavia a Organização tem esse poderio de sobra, para expulsar irmão da igreja em Poá e construir outra em tempo recorde, além de outros tipos de perseguições, pois bem, quem será que é a sinagoga de Satanás agora? Se não fosse tamanha a corrupção, o evangelho não estaria com anos de atraso como a própria senhora White fala e a pesquisa da Revista Veja confirma, mostrando que somos uma das igrejas que menos cresce no mundo.

Cem Anos de Atraso, Por Quê?

Vejam quem realmente leva cristãos perante autoridades para serem acusados  com acusações falsas. Aí se aplica o versículo “faz-se ao próprio Cristo o que se faz ao seguidor de Cristo”Mt.25:40. “Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificados nas tuas palavras e venhas a vencer segundo está escrito”. Rm 3:1-8. Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conheces a tua vontade e aprovas as cousas excelentes, sendo instruído na lei; que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade, tu pois que ensinas a outrem não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Dizes que não se deve cometer adultério, e cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.”

Será que o evangelho está com anos de atraso em sua pregação devido a essas recentes denúncias ou a anos de desvio de dízimo? Se não denunciarmos tais falcatruas é que estaremos fazendo a obra de Satanás e nos tornaremos cúmplices de tais pecados, pois enquanto persistirem nela doutrinas duvidosas e a corrupção de lideranças, mais se atrasará a pregação do evangelho ou será que a “menina dos olhos de Deus” espera receber chuva serôdia com Deus vendo tudo o que ela vem praticando?

I T, 186: “Foi-me mostrado que o testemunho aos Laodiceanos se aplica ao povo de Deus no tempo presente...Destina-se a despertar o povo de Deus, a revelar-lhes as suas apostasias e conduzir a zeloso arrependimento, para que desfrutem a presença de Deus e estejam preparados para o alto clamor do 3ºanjo.”

I T, 619: Foi-me mostrado que se o povo de Deus não fizer qualquer esforço de sua parte, mas esperar que lhe venha o refrigério para remover suas faltas e corrigir seus erros, se dependerem disso para serem purificados da impureza da carne e do espírito, e para serem habilitados a se empenhar no alto clamor do 3º anjo, serão achados em falta.

Militante, Não Conivente

A igreja deverá ser militante até o final, visto ser composta por pecadores, mas isso não significa que ela deva ser conivente com os pecados da liderança e nem dos membros. Se a direção da igreja desse satisfação dos casos aos membros, as apostasias não aconteceriam.

Quanto a questão de Internet, acho que se ela existisse na época de João Batista, de Elias ou qualquer outro profeta, não teria dúvida nenhuma de que eles a usariam para pregar suas advertências. Se ela existe hoje devemos dar graças a Deus por ter concedido ao homem a sabedoria para criá-la.

Quanto ao debate acerca do direcionamento do dízimo, acredito que se fosse bem aplicado e as denúncias feitas fossem devidamente esclarecidas, os irmãos não se sentiriam obrigados a buscar formas melhores de aplicá-lo, visto não terem confiança de entregar os dinheiro a esta instituição, e esta por sua vez, como é feito na igreja batista por exemplo, não expedir um relatório mensal ou bimestral, detalhando sua aplicação. Não adianta dar a desculpa de que o dízimo pertence a Deus e que ele vai ter que voltar a terra para dar um jeito na questão. Por acaso esse argumento foi usado para que Ananias e Safira não fossem punidos?

Quanto a questão pertinente a decepções ou falhas de quem é uma “pedra no sapato” de uma Instituição (Martinho Lutero foi acusado de iniciar a reforma protestante apenas porque não podia casar-se!), não é novidade que tal organização utilize aspectos psicológicos de quem a acusa para desacreditá-lo e assim, desculpar seus erros. Admito que me decepcionei e oro a Deus para que cure meu coração e que seja mais compreensiva com os demais irmãos. Todavia, o fato de ter perdoado não me torna uma imbecil a ponto de não enxergar os abusos cometidos por líderes e demais membros. Sabe-se que Deus ama o pecador e abomina o pecado.

A associação sempre diz que quem a acusa está afastado dela. Será que ela diz o porquê? Muitos são tão hipócritas que já nem diferenciam o certo do errado. Ninguém sai de uma instituição e muito menos da IASD à toa. Como sempre, a IASD é a mocinha e os afastados ou os que a criticam os vilões. -- Irmã .....................

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com